manutenção dos skis com os conselhos wedze

Como fazer a manutenção dos skis?

Queres fazer a manutenção dos teus skis mas não sabes por onde começar? Temos consciência que os teus skis, quer tenham sido um presente ou uma compra, são um investimento. É por essa razão que te damos todas as nossas dicas sobre como manteres os teus skis em ótimo estado durante muito tempo! 

"O objetivo da cera é preencher as micro-ranhuras para que posteriormente a parte inferior absorva a cera, tudo isto com o objetivo de melhorar o deslize dos teus skis."

Tenho de encerar os meus skis após a compra?

Não há necessidade de encerares os teus skis imediatamente após a compra (a menos que planeies competir, caso em que prepararás sempre os teus skis antes de te lançares nas pistas). Todos os skis foram encerados antes de sair da fábrica, por isso estão prontos para a neve, mesmo 6 meses após a compra. Para isso, basta guardá-los corretamente protegidos do sol. Recomendamos também que retires o autocolante da descrição técnica que se encontra na parte inferior de um dos skis antes de os guardares.

Mesmo 6 meses após a compra, a cera ainda se mantém em boas condições, desde que sejam respeitadas as condições de armazenamento mencionadas anteriormente. Dito isto, algumas pessoas preferem retirar a cera de origem e colocar uma camada de cera elas próprias. Encerar os skis no início da temporada será sempre um bom princípio para deslizares bem e prolongar o tempo de vida dos skis.

Como fazer a manutenção dos skis

Porquê encerar regularmente os meus skis e quando é que os devo encerar?

Pequena nota sobre a parte inferior dos skis:
- Não é uma superfície lisa. Assemelha-se mais a uma esponja composta por micro-ranhuras.
- Os teus skis deslizam sobre uma película de água criada pela fricção da parte inferior e não diretamente sobre a neve.

O objetivo da cera é preencher as micro-ranhuras para que posteriormente a parte inferior absorva a cera, tudo isto com o objetivo de melhorar o deslize dos teus skis.O segundo objetivo é proteger a parte inferior da abrasão provocada pela fricção durante os teus dias nas pistas. 

Se os teus skis não tiverem cera, vais sentir: vais ter a impressão que os skis aderem demasiado à neve. Se continuares a esquiar sem ligares às sensações, verás que a parte inferior do ski começa a ficar esbranquiçada, o que indica que está na altura de encerar novamente os skis. Podes até encerá-los duas vezes, pois é provável que a parte inferior dos skis absorva a maior parte da cera que aplicares.

Resumindo, deves encerar os teus skis a cada 5 a 10 saídas no máximo, , isto variará de acordo com a duração das tuas saídas, a qualidade da neve (a neve de primavera mais húmida é sempre mais pegajosa) e a velocidade de desgaste da parte inferior. A decisão vai depender das tuas sensações e do desgaste visível da parte inferior (branqueamento).

Quando devo afiar as lâminas?

Não existe um timing recomendado para afiar as lâminas dos skis, tem a ver com as condições de utilização. Se esquias muito e por vezes (frequentemente) encontras pequenas pedras na borda das pistas ou em freeride, vais precisar de afiar as lâminas pelo menos uma vez durante a temporada, ou até um pouco mais. De uma maneira geral, durante a manutenção de final de temporada (afiamento/enceramento) ou no início de temporada recomenda-se o afiamento. 

Depois, deves observar regularmente as lâminas, se passaste por cima de pedras ou que observas alguns danos, é necessário voltar a afiar as lâminas para manter uma boa aderência.

Saídas em pista ou neve dura necessitam de um afiamento mais regular (a par com o enceramento) ao contrário dos amantes da neve solta que irão desgastar as lâminas mais lentamente.

Conclusão: Não há uma regra exata, proceder de acordo com o desgaste.

Como fazer a manutenção dos skis

O que fazer se as minhas lâminas " ") de ski têm ferrugem?

Observaste ferrugem nos teus skis? Não entres em pânico, provavelmente é apenas superficial. Poderás resolver o problema utilizando um afiador ocasional, concebido para efetuar uma pequena afiação rápida entre duas descidas, se necessário. 

Se for um pouco mais profundo deverás recorrer a um profissional para afiares as tuas lâminas. Ele irá remover o material até encontrar o metal sólido. Esperemos que a ferrugem não esteja lá há muito tempo...

Mais informações sobre o que fazeres se encontrares ferrugem nos teus skis.

Como guardar os meus skis no final do dia para prolongar a sua duração de vida?

Prolongar a duração de vida dos skis faz-se diariamente quando esquias. Ao cuidares deles após cada saída, estás a aumentar as hipóteses de os manter em boas condições e deslizar com prazer durante o máximo de tempo possível. 

Após cada saída, só precisas de 5 minutos (ok nem sequer 2) para limpares os teus skis com um pano seco. Desta forma proteges as lâminas da ferrugem evitando que fique humidade sobre os skis.

Para o transporte utiliza as fitas para skis, evitando que as partes inferiores friccionem uma na outra. Idealmente uma bolsa de transporte irá protegê-los bem se tiveres que ir de carro até à estância de ski. 

💡 Pequena dica : Se colocas os teus skis no tejadilho do carro para os transportar, recomendamos que os coloques numa capa para os proteger dos elementos exteriores. E sobretudo, coloca os skis no sentido do deslize (parte dianteira do ski virada para a parte da frente do carro) para evitar que se deformem durante a viagem.

Evita deixar os skis na mala do carro entre duas sessões: as diferenças de temperatura podem danificá-los. 

Não deixes os skis ao sol na varanda ou no terraço. 

Como armazenar os skis entre temporadas?

A manutenção anual dos teus skis permite conservá-los para que os possas guardar durante o verão. Efetuar um afiamento-enceramento antes de os guardares (dentro de uma bolsa se possível) permite proteger as lâminas e alimentar parte inferior. E a vantagem: se efetuaste a manutenção dos skis no final da temporada, não precisas de pensar nisso quando voltares a colocá-los nos pés! Estarás mais tranquilo e evitas assim a corrida às lojas especializadas assim que cair a primeira neve! 

Após teres mandado efetuar (ou efetuares tu próprio) a manutenção dos teus skis, escolhe um local limpo para os guardar, de preferência afastado de uma fonte de calor.

Quando efetuar a manutenção dos skis?É necessário efetuar um enceramento no final da temporada?

A opção é tua: podes efetuar a manutenção dos teus skis no final da temporada numa loja especializada, o que te evita ter que pensar nisso até ao próximo inverno. Ou no início da temporada para verificares o seu estado numa loja especializada. 

Uma coisa é certa, a manutenção dos skis (enceramento, afiamento, se necessário) é feita pelo menos uma vez por ano para um deslize ótimo. 

Ou seja, se esquiares muito, poderás ter necessidade de efetuar um enceramento a meio da temporada. Da mesma forma, também poderás optar por efetuar o enceramento de acordo com as condições da neve, de forma a aplicares uma cera adaptada às condições (ski de primavera, ou neve com gelo).

Como evitar a formação de ferrugem nos skis?

A ferrugem nas lâminas pode ser provocada por duas coisas: não limpar as lâminas no final do dia, guardar os skis num local húmido. Em ambos os casos, a solução é relativamente simples: evitar a exposição dos skis à humidade quando não estão em uso.

Limpar os skis após cada saída é realmente a etapa mais simples para a sua manutenção e faz toda a diferença na duração de vida dos skis.

Outras questões sobre a manutenção dos skis 

Como fazer a manutenção dos skis

O que é a sobreinjeção do ski?

Se aparecerem pequenos buracos na parte inferior do ski após passares sobre pedras, por exemplo, podes repará-los com uma vela de reparação. Explicamos-te como proceder no artigo  como reparar a parte inferior dos skis.

Mas se os buracos forem grandes, ou se estiverem perto das lâminas dos skis, a reparação com vela não será suficiente. É aqui que entra a sobreinjeção dos skis. Trata-se, na realidade, de colocar uma camada de material sobre a parte inferior dos skis. É durável a longo prazo e dá-lhes uma nova vida!

Queres saber mais acerca da sobreinjeção? Vê o nossos artigo: O que é a sobreinjeção de skis?

É necessário fazer a manutenção das fixações dos skis?

Não, se limpares bem os teus skis no final do dia não precisas de mexer nas fixações. Pelo contrário, podes assim manter as tuas regulações. Para evitar surpresas desagradáveis em caso de queda, lembra-te de ajustar a regulação das fixações caso aumentes ou diminuas de peso. É uma etapa essencial para evitar lesões.

Tens agora toda a informação necessária para fazer a manutenção do teu equipamento de ski e prolongar a sua vida útil, enquanto desfrutas ao máximo do deslize. Se tiveres alguma dúvida ou precisares de conselhos sobre a reparação de buracos nos teus skis ou afiamento das lâminas, os nossos técnicos do serviço pós-venda estão lá para ti!   

Como fazer a manutenção dos skis

James

Chefe de produto Skis

Descobre os nossos outros conselhos:

Afiação de skis, como proceder?

Afiação de skis, como proceder?

A afiação das lâminas de ski é uma etapa imprescindível.Vamos explicar-te como proceder.

como escolher skis de adulto

Como escolher skis de adulto?

Vê os nossos conselhos que te ajudam a escolher os skis

fazer a manutenção correta dos skis de caminhada e das peles de ski com a Wed'ze

FAZER A MANUTENÇÃO DAS PELES DE SKI

Como todo o equipamento de ski e snowboard, os skis e as peles de ski requerem alguma manutenção para manter as suas qualidades técnicas e mantê-las em bom estado durante o maior tempo possível. Bastam apenas alguns gestos simples. Vê como deves fazer aqui.