A afiação das lâminas é uma etapa que não pode faltar. Vamos explicar-te como deves proceder.
Compraste skis em segunda mão e queres renová-los para desceres as pistas em grande estilo?
Os teus skis já fizeram várias temporadas e precisam de alguma manutenção?
Vamos ajudar-te a fazer a aplicação de cera nos skis.
Comecemos por esclarecer um ponto: vais afiar as lâminas dos teus skis.
As lâminas estão localizadas sob o ski de ambos os lados da base. Permitem cortar literalmente a neve, e é graças a elas que te consegues agarrar ao gelo. Skis mal afiados, ou lâminas danificadas, são difíceis de dirigir.E já sabes, as lâminas não perdoam os erros!
É por isso que a afiação das lâminas faz parte dos gestos de manutenção para todos os amantes de grandes descidas de ski.
Se começares a cometer erros repetidos na borda, se faltar velocidade ou se já não conseguires morder corretamente a neve, é altura de tirar as ferramentas para afiares os teus skis!
É também a regularidade e intensidade do teu ski que determinará se precisas de afiar os teus esquis todas as temporadas ou se podes dar-te ao luxo de o fazer uma vez a cada duas temporadas.
Após a afiação das lâminas, também podes queres encerar a base da prancha.Uma vez que já tens o material à mão, aproveita. Pega também no teu kit para aplicação de cera antes de iniciares a afiação.
Podes demorar uma ou duas horas, mas depois os teus skis estarão prontos para enfrentar novamente as montanhas.
Ter as boas ferramentas é essencial para efetuar uma boa afiação das lâminas. O ângulo de afiação é muito importante para fazer um bom trabalho e o uso de um pequeno esquadro de lâmina é altamente recomendado.
Luvas, as lâminas estão e/ou podem tornar-se cortantes, por isso protege as tuas mãos.
O kit de afiação tem geralmente: um esquadro de lâmina, pedras de afiar (diamante), limas, uma escova, elásticos.
👉 Começa por preparar os skis: Certifica-te de que estão secos e faz um balanço das operações que vão ser necessárias. Se as lâminas apresentarem sinais de ferrugem (não te vai acontecer, tenho a certeza que guardas sempre os teus skis num local seco, mas nunca se sabe), terás de esfregá-las com uma escova metálica.
Se tiveres um torno para ski e uma bancada de trabalho, estarás mais confortável a trabalhar.
Coloca os teus skis limpos e secos sobre a bancada.
👉 Se tiveres um esquadro de lâmina, ajusta o ângulo pretendido (ou então pressioná-lo sobre uma ferramenta do tipo base edge para ter o ângulo certo). Desliza o esquadro ao longo do ski, num gesto o mais fluído possível.Para evitar múltiplas passagens, certifica-te que os dentes passam bem sobre o metal.
Cuidado com as limalhas de ferro que se vão formando à medida que a lâmina passa sobre o metal da lâmina (também chamadas cutículas). Para evitar lascas de metal, limpa a lâmina esfregando com a escova de aço inoxidável.
👉 Pega agora na lima de diamante para suavizar o fio da lâmina e obter um acabamento perfeito.
Pequeno ponto adicional: Se fores destro ou canhoto, terás provavelmente uma direção de trabalho preferida. Escolhe o que mais te convém.😉
Prepara e instala os skis
Passa o esquadro ao longo do ski
Passa a lima sobre o ski
Terminaste a afiação dos teus skis? Podes então passar à aplicação de cera.
Para efetuar esta operação, precisas de um ferro para aplicar cera, um bloco de cera, um raspador de plástico e uma escova de nylon bronze. Para fixar os skis, também vais precisar de uma mesa e de uma bancada.
Para saberes como encerar corretamente os teus skis, acede ao nosso conselho dedicado (link).
Se preferires confiar a manutenção dos teus skis a profissionais, dirige-te ao serviço pós-venda nas lojas Decathlon.
Os teus skis serão mimados e não terás que investir em material de afiação ou de enceramento. O preço será indicado no orçamento apresentado pelo serviço pós-venda antes de iniciar o trabalho. O trabalho de afiação e de enceramento de skis tem em geral um valor de 15 euros.
Tudo depende do estado dos teus skis e, claro, a manutenção regular significa que não será necessário efetuares trabalhos muito importantes nos teus skis.
Não hesites em pedir-lhes conselhos sobre a escolha da cera, a frequência da manutenção, e qualquer outra questão que possas ter sobre o teu equipamento de ski.
Agora já conheces os passos a seguir para fazeres a manutenção adequada do teu equipamento de ski. Não hesites em vir ao serviço pós-venda da Decathlon, poderemos aconselhar-te e cuidar do teu equipamento para te proporcionar o melhor ski durante todo o Inverno.