Tens a tua própria prancha de snowboard e queres saber como proceder à sua manutenção? O nosso chefe de produto DREAMSCAPE explica-te como e quando deves encerar a tua prancha de snowboard.
Philippe, gerente de produto de snowboard: "Não! Todas as nossas pranchas de snowboard já vêm enceradas quando saem da fábrica, portanto, estão prontas para andar na neve mesmo 6 meses após a compra. protegidas do sol. Aconselhamos também a remover a descrição técnica adesivo da sola antes do armazenamento."
Dito isso, alguns gostam de colocar uma camada de cera para nutrir a base antes do primeiro passeio. Se já tens o equipamento necessário, não custa nada e protege bem a sola.
Podes esperar cerca de 5 a 10 voltas no máximo antes de encerares a prancha. O ponto difícil do snowboard continua sendo os flats... E para abordá-los com mais facilidade precisas de uma prancha bem encerada. Aconselhamos-te, portanto, a ter o melhor deslize possível para encerar em média a cada 5 saídas.
O enceramento de uma prancha de snowboard gasta mais cera do que o de um ski, pois a superfície é maior e, se não tiveres em casa o equipamento necessário para mantê-lo plano durante o enceramento, a manobra pode ser complicada.
Não hesites em contactar os nossos técnicos de oficina na tua loja Decathlon para que possam encerar a tua prancha de snowboard.
Para encerar uma prancha de snowboard em casa, precisas do seguinte equipamento:
• Um removedor de cera
• Um torno de snowboard (importante para manter o snowboard plano)
• Cera dependendo do tipo de neve
• Um ferro de depilar
• Um raspador
• Uma escova de nylon
➡️ Instala a prancha no torno de forma que fique o mais plana possível. Identifica claramente a frente e a traseira da prancha de snowboard, pois deves aplicar os produtos sempre no sentido do deslize.
➡️ Começa por limpar a sola da prancha de snowboard para depois aplicares a cera numa superfície limpa para evitar que se fixem impurezas na mesma.
➡️ Em seguida, aquece o ferro. Derrete a cera no ferro para fazer as gotas de cera caírem na base da prancha de snowboard. Despeja quantas gotas forem necessárias antes de voltar a fazê-lo na base para distribuir a cera por todo o comprimento (na direção do deslizamento). Cuidado, a sola do snowboard é mais larga que a de um ski, mas não deixes a mão muito pesada com cera senão corres o risco de ter muito o que arranhar. A menos que as bases sejam brancas, elas absorverão relativamente pouca cera (se forem brancas, estão com falta de cera). Cuidado para não colocares cera nas bordas, mas chegar o mais próximo possível delas. Uma vez que o produto é distribuído em todos os lugares, podes deixar a cera endurecer.
➡️ Depois de algumas horas é hora de usar o raspador de cera para retirar o excesso de cera. Este deve estar inclinado em torno de 45° para ser o mais eficaz possível. Claro, raspa sempre na direção do deslizamento. Para raspar próximo às bordas, usa o entalhe que geralmente está localizado no canto superior direito do raspador. Ele é projetado especificamente para facilitar a passagem perto das bordas.
➡️ Assim que a raspagem for feita, podes escovar! A escovação cria micro sulcos que ajudam a evacuar a água sob a prancha, facilitando muito o deslize. Escova na direção do deslizamento com a escova de nylon. Não pressiones muito, seria uma pena ter que começar tudo de novo
Afiar as bordas de uma prancha de snowboard é importante após uma temporada para manter uma boa aderência na neve. Na verdade, é graças às arestas que podes girar na pista, o teu equilíbrio depende disso e sem arestas muito vivas, terás dificuldade em fazer curvas.
A resposta de Philippe: "Não há um tempo recomendado, é uma questão de condições de uso. Em geral, durante a manutenção do final da temporada (encerar) ou no início da temporada, é recomendável reafiar. Depois, observa as arestas regularmente , se passas-te por cima de pedras e aparecem "rebarbas", então é necessário passar por cima delas novamente para manter uma boa aderência."
Conclusão: Sem regra rígida, a afiação será feita de acordo com o desgaste das arestas.
No dia a dia ou no final da temporada, é importante adaptares a manutenção da tua prancha:
Limpa as bordas com um pano após o passeio, antes de colocá-las de volta no porta-malas, para que sempre penses nisso e evites sujar o carro. Isso evitará o aparecimento de ferrugem. Este também é um bom momento para verificar a sua nitidez.
Não deixes o teu equipamento no porta-malas do carro. As grandes variações de temperatura entre a noite e o dia, quando estás em altitude, podem danificar a tua prancha.
Não coloques a tua prancha na gravilha ou verticalmente numa parede rebocada (não vamos fazer um desenho para ti, mas, basicamente, corres o risco de danificar a sola).
A temporada acabou, e é um bom momento para fazer um balanço da tua prancha: repara-a se necessário, encera-a e talvez afia-a antes de guardá-la.
Philippe: "O mais importante é proteger a sola da prancha de snowboard para manter as suas propriedades de deslizamento. Por isso é aconselhável levar a prancha à oficina para refazer a sola de forma a colocá-la plana, eliminar riscos e refazer uma limpeza estrutura. Especifica que é para armazenamento no final da temporada, desta forma será aplicada uma cera de base e principalmente não raspada para fazer uma camada protetora na base."
Depois que a prancha estiver pronta para as férias prolongadas, guarda o teu equipamento em local seco para evitar qualquer sinal de ferrugem. Portanto, tenta evitar a garagem, o abrigo do jardim ou o porão... e, se puderes, escolhe um cómodo dentro de casa. Evita também locais onde a temperatura ambiente varie muito (mais uma vez, o porta-malas de um carro não é o local ideal para guardar equipamentos deslizantes).
Idealmente, aconselhamos que guardes o equipamento numa capa protetora.
Podes deixar completamente as ligações entre 2 estações deslizantes. Isso permite que mantenha as configurações e não percas os parafusos!
Agora podes manter o teu equipamento de snowboard para que dure muito tempo enquanto desfrutas ao máximo na neve.
Tudo o que precisas fazer é divertir o máximo possível!