Encerar a prancha de snowboard
Agora, vamos falar de encerar a quente. Se utilizas cera para encerar a frio (líquida ou em stick), podes soltar esta parte. O enceramento a quente é recomendado para um resultado que dure toda a época.
👉 Começa por aquecer o ferro de encerar. Deve ser aquecido a baixa intensidade para poder contactar com a parte inferior da prancha de snowboard sem a danificar e derreter a cera sem a queimar.
👉 Passa o ferro de encerar na parte inferior, no sentido do deslize, de modo a torná-la porosa e assim facilitar a absorção da cera.
👉 É hora de derreter a cera na parte inferior, gota a gota. A parte inferior vai absorver um pouco de cera, mas é melhor ser moderado na dose.
👉 De seguida, com a ajuda do ferro, vais passar a parte inferior (no sentido do deslize! Isso mesmo!) num gesto o mais fluído possível. Assim, espalhas a cera e garantes que se distribui uniformemente por toda a parte inferior.
👉 Agora podes descansar umas horas! E deixar a prancha de snowboard arrefecer à temperatura ambiente (não demasiado quente, caso contrário a cera nunca mais se irá congelar).
👉 Assim que a prancha e a cera tiverem arrefecido, podes raspar para retirar o excesso com a espátula para cera.
👉 Escova a parte inferior (ainda no sentido do deslize) com a ajuda da escova de nylon (ou de crina de cavalo, se fores mesmo muito chique). Assim se eliminam eventuais resíduos de cera e criam pequenas ranhuras na cera fresca que otimizam ainda mais o deslize da prancha.
⚠️ Atenção: uma prancha encerada de fresco adere! E, deu momento para o outro, começa a deslizar e, zum, desliza a fundo. Por isso, mantém-te alerta quando calçares a prancha de snowboard para a primeira (ou primeiras) descidas depois de encerar.