Como cuidar e lavar têxteis técnicos de montanha?

Como cuidar e lavar têxteis técnicos de montanha?

Não sabes como tratar dos teus têxteis técnicos? Um casaco impermeável, umas calças de alpinismo ou um casaco acolchoado de penas precisam de tratamentos diferentes dos têxteis de cidade do dia-a-dia. Segue estas regras de ouro para preservares o seu desempenho o maior tempo possível. 

Compraste o mais recente casaco impermeável, as calças de alpinismo dos teus sonhos ou o casaco acolchoado de penas mais quente e compacto do século. Depois de um mês de prática desportiva intensiva e de acampamentos sem duches, merecem uma boa limpeza! Vê como cuidares da tua roupa favorita para que preservem o seu desempenho o maior tempo possível. 

Não é complicado, mas cuidares dos teus têxteis técnicos requer alguns bons reflexos. Vê todos os nossos conselhos de manutenção.

Porquê cuidar dos têxteis técnicos?

simplesmente para preservar o seu desempenho técnico e permitir que desfrutes deles o maior tempo possível. Em função da frequência e da intensidade das tuas saídas outdoor os têxteis vão-se sujando e perdendo as suas capacidades técnicas devido à transpiração, ao pó e às fricções. Mas não te preocupes! Com uma manutenção regular da tua roupa técnica e adotando os gestos corretos, poderás prolongar a sua duração de vida. 

Com que frequência lavar a roupa de outdoor?

tudo depende do número de saídas, do calor, mas também da proximidade direta com a tua pele.

Para as primeiras camadas (base layer) é necessário lavar frequentemente os têxteis para evitar a acumulação de sal e de sujidade. Se a tua primeira camada for em lã de merino, podes espaçar a lavagem, mas se for uma primeira camada sintética, recomendamos que laves a roupa após cada saída, especialmente se transpiraste muito.

Para as segundas camadas (polar, sweat, casaco acolchoado) e para as calças, podes lavá-las após algumas saídas ou quando achares necessário.

Os casacos (softshell, casaco impermeável) podem ser limpos uma a duas vezes por ano no máximo. Lembra-te que um casaco impermeável deve ser lavado o menor número de vezes possível.
Não hesites em saltar a tarefa da lavagem e dedicar-te apenas às zonas sujas.

Dica : se a tua roupa sintética tem manchas amarelas por baixo dos braços:são manchas provocadas pela reação química entre o teu desodorizante e a transpiração.Quando o processo natural de sudação se produz, os sais minerais da tua transpiração entram em contacto com os sais de alumínio presentes na maioria dos desodorizantes e deixam manchas amareladas nos têxteis. Para atenuar estas manchas, podes usar vinagre de limpeza ou limão antes da lavagem.

As 7 regras a adotar urgentemente para cuidares do teu guarda-roupa de montanha

1. Lavagem à mão ou na máquina, mas enxaguamento duplo
2. Utilizar um detergente especial
3. Eliminar os amaciadores e tira-nódoas
4. Centrifugação delicada
5. Secar ao ar livre
6. Reimpermeabilização regular

Outras perguntas

Como lavar roupa técnica de montanha?

O mais importante é seguir sempre as instruções indicadas na etiqueta da roupa técnica.

Lavagem à mão  
Se lavares a tua roupa à mão, mergulha-a em água tépida com sabão. O calor intenso não é aconselhado, opta por uma temperatura moderada.Esfrega suavemente as nódoas e zonas sujas.Enxagua abundantemente, não hesites em repetira a operação de enxaguamento até que a água esteja totalmente limpa.

Lavagem à máquina
Podes lavar a roupa técnica na máquina. Conselhos a seguir:

. Esvazia os bolsos, fecha o fecho de correr central, e os bolsos.
. Solta os elásticos e fecha as tiras aderentes na posição mais solta possível.
. Vira a roupa do avesso para evitar os borbotos e as fricções sobre as membranas exteriores, mas também para permitir a eliminação correta da água durante o enxaguamento.
. Separa a roupa técnica da roupa da cidade, separa também as cores para evitar qualquer acidente.
. Enche a máquina de lavar no máximo ou a 2/3.
. Acrescenta bolas de ténis caso a tua roupa contenha penas
. Coloca a quantidade indicada de detergente especial
. Inicia um ciclo de lavagem delicado a frio ou a 30º no máximo.

Enxaguamento

A regra de ouro é enxaguar duas vezes! É importante eliminar corretamente qualquer vestígio de detergente para que as fibras preservem o seu desempenho e se mantenham respiráveis.

A escolha do detergente

Evita sempre que possível a utilização de detergente em pó, é difícil de eliminar no enxaguamento e pode obstruir as malhas da roupa. Os produtos de limpeza que utilizas são importantes para preservar a tecnicidade das fibras.

Porquê não utilizar um detergente tradicional?
Porque os detergentes tradicionais contém ingredientes como perfume, enzimas, branqueadores óticos ou produtos de limpeza demasiado agressivos para roupa técnica.Isto pode alterar as propriedades impermeáveis e a respirabilidade.Opta por um detergente especial que elimina as micropartículas de pó e de lama permitindo de seguida uma aplicação mais eficaz do reativador de resistência à água que escolheres.

Amaciadores e tira-nódoas

Não utilizes amaciador na roupa técnica. 
O amaciador é enviado para o tambor da máquina no momento do enxaguamento, é como um amaciador de cabelo mas para tecidos que vai ficar na fibra tornando-a mais suave. Só que, no cado dos têxteis técnicos, é necessário evitar que resíduos permaneçam na malha, uma vez que vão obstruir e assim diminuir seu desempenho técnico em termos de respirabilidade e resistência à água. Lembra-te de limpar bem a gaveta do detergente da máquina para evitar que os resíduos de amaciador utilizado na lavagem anterior possam ir para o tambor.

Na lista de produtos a evitar também se encontra a lixívia. É óbvio sem o ser!
Podemos ter tendência de utilizar lixívia para eliminar odores ou branquear a roupa.No entanto, os têxteis desportivos são muitas vezes em material sintético ou em lã de merino.São fibras delicadas e a lixívia é demasiado agressiva para elas.

Para eliminar o odor da transpiração incrustado, opta por vinagre branco de limpeza. Deita o vinagre sobre as zonas de transpiração, deixa atuar alguns minutos e depois lava o têxtil. 

Para eliminar uma nódoa de lama ou de erva, utiliza vinagre de limpeza ou sumo de limão (ou álcool a 70° para as nódoas mais difíceis). Procede da mesma forma.

Para eliminar nódoas de gordura, podes utilizar sabão azul e branco, sabão clarim ou outro sabão suave, ideal para têxteis delicados e quase totalmente biodegradável (em função dos outros ingredientes existentes no sabão).  Começa por humidificar a zona manchada com a seguinte mistura: uma colher de café de percarbonato de sódio para 1/2 L de água quente. Depois esfrega o sabão sobre a nódoa e deixa atuar alguns minutos.Enxagua ou coloca na máquina de lavar.

Eficaz e melhor para o ambiente!

A centrifugação

A centrifugação é ao momento de cuidar da membrana impermeável (tipo Gore-tex) ou melhor, de não a danificar. 
Escolhe um programa de centrifugação suave. O que é importante é evitar os vincos e amachucar. 
Imagina a membrana impermeável como uma folha de papel que vai ficando mais frágil a cada dobra ou quando se amachuca. Se o vinco se produz repetidamente na mesma zona, a membrana acabará por perder a estanqueidade. 
Duas soluções podem evitar isto, uma centrifugação suave ou não centrifugar ! Podes comprimir a roupa numa toalha de microfibra para acelerar a secagem se optares por não efetuar a centrifugação da roupa técnica.

Para os outros têxteis técnicos (sem membrana) podes optar por uma centrifugação suave, neste caso não há risco de danificar a membrana. 

Secagem e reimpermeabilização

Para a secagem dos têxteis técnicos, o mais recomendado é a secagem ao ar livre. Podes também optar pelo secador de roupa se o têxtil o permitir, mas o importante é manter uma temperatura moderada.

Se optares pela secagem ao ar livre, coloca os tecidos sobre uma zona plana para evitar qualquer deformação (nomeadamente a lã de merino). Instala o estendal longe de qualquer fonte de calor, como lareira ou radiador.
Pode parecer uma ótima ideia para acelerar a secagem, mas o calor pode danificar as estruturas, colagens e revestimentos da roupa.

Se optares pelo secador de roupa, seleciona um programa delicado, uma temperatura moderada e não hesites em repetir várias vezes a operação até que a roupa fique totalmente seca.

Para a roupa impermeável:
Secagem e reimpermeabilização são duas etapas associadas no que diz respeito à roupa impermeável. É durante a subida da temperatura que a resistência à água ou o tratamento DWR (Durable Water Repellent) se reativam.
Pode ser apenas necessário reativar a resistência à água de base, ou então podes impregnar novamente a membrana com um  líquido reativador da resistência à água  que colocaste previamente na gaveta do amaciador da roupa durante a lavagem. A temperatura deve ser sempre moderada para não danificar as estruturas e a membrana.

É melhor esperar um pouco mais tempo do que aumentar a temperatura! A secagem na máquina de secar é no entanto o método mais eficaz para reativar a resistência à água.
Para reativar a resistência à água, podes utilizar um spray reativador. Pulveriza o produto sobre a roupa, uniformiza com a ajuda de um pano limpo.
Deixa secar algumas horas e já está! Podes voltar para as tuas aventuras na natureza!

Dica: para saberes se a tua roupa precisa de ser reimpermeabilizada, faz o teste da gota de água. Se a gota escore, não precisas de fazer nada! A tua roupa mantém o seu desempenho máximo! Se a gota ficar estagnada e penetrar na malha, é necessário reativar o tratamento.

Como cuidar e lavar têxteis técnicos de montanha?

Outras questões que possas ter:

.

A arrumação

No final da estação ou entre duas atividades outdoor, arruma a tua roupa num local seco, protegido da humidade e dos raios UV. Coloca a roupa impermeável e os casacos acolchoados de penas num cabide para evitar os vincos e a compressão das penas. 
Para as primeiras camadas e roupa sintética ou em lã, podes guardá-las dobradas. Lembra-te de colocar algumas castanhas, lavanda ou madeira de cedro para afastar as traças.
Se tiveres que guardar a tua roupa numa garagem, coloca-a dentro de um saco de vácuo para evitar a humidade.
Tenta evitar ao máximo as grandes diferenças de temperatura, uma vez que alteram os materiais.

É necessário lavar as calças de ski tal como as calças de caminhada?

Não é necessário lavar as calças de ski tantas vezes como as calças de caminhada. Tal como os casacos e as calças impermeáveis, os têxteis técnicos de ski têm uma membrana e geralmente também um tratamento de resistência à água.
Por isso a regra é a mesma:lavar a roupa o menos possível.

Pelo contrário, se esfregaste a roupa na neve (sabemos perfeitamente que acabaste por descer a encosta sem trenó ou desceste de barriga depois de uma queda na pista azul 😄) reativar a resistência à água regularmente é uma boa ideia. Lembra-te que és tu que deves avaliar o estado da tua roupa.

Reparação do têxtil técnico

Vieste pela encosta abaixo após uma queda na neve e depois do susto do momento, verificas que as tuas calças, casaco ou t-shirt técnico têm agora um buraco? Não entres em pânico, temos soluções!

A primeira é dirigires-te ao nosso serviço pós-venda em loja .

Podes também pedir ajuda a uma loja de costura especializada. Cada vez mais costureiros/as sabem como reparar um têxtil técnico.

E por fim, também podes passar tu próprio à ação e reparares a roupa em função das tuas competências. Para um pequeno buraco, opta pelos remendos de reparação ou adesivos de reparação. Limpa, cola, e segue para o próximo buraco!
Também podes coser a roupa, mas lembra-te que os pequenos orifícios feitos pelas agulhas são entradas de água em caso de chuva. Então para um têxtil primeira ou segunda camada, podes remendar ou coser um remendo, mas num têxtil impermeável, opta pelos remendos autocolantes ou por uma reparação profissional.

E já está! Já cobrimos todas as questões. 
Se tens outras perguntas, não hesites em colocá-las nos comentários.
Não te esqueças que roupa bem cuidada permite-te aproveitar durante mais tempo do seu desempenho e renová-la menos vezes!

Conteúdos adicionais

Lavagem de tecidos impermeáveis e resistentes à água: o guia

Lavagem de tecidos impermeáveis e resistentes à água: o guia

À procura de dicas para prolongar a impermeabilidade e resistência à água das peças de roupa? Neste artigo, explicamos como se faz a manutenção, lavagem e reparação da roupa.

Como cuidar de peças de roupa em lã de merino?

O cuidado e lavagem de uma roupa de lã merino (na máquina)

Adoras a tua roupa em lã de merino e queres conservá-la durante o maior tempo possível? Descobre como lavar a lã de merino, como arrumá-la corretamente e como reparar um buraco!

laver doudoune plume

Como lavar, secar e reparar um casaco de penas?

Optas-te por um casaco de penas e não sabes como mantê-lo? Segue os nossos conselhos para desfrutares da tua roupa durante muitos e belos anos! Encontra aqui todas as nossas dicas.