Secagem e reimpermeabilização
Para a secagem dos têxteis técnicos, o mais recomendado é a secagem ao ar livre. Podes também optar pelo secador de roupa se o têxtil o permitir, mas o importante é manter uma temperatura moderada.
Se optares pela secagem ao ar livre, coloca os tecidos sobre uma zona plana para evitar qualquer deformação (nomeadamente a lã de merino). Instala o estendal longe de qualquer fonte de calor, como lareira ou radiador.
Pode parecer uma ótima ideia para acelerar a secagem, mas o calor pode danificar as estruturas, colagens e revestimentos da roupa.
Se optares pelo secador de roupa, seleciona um programa delicado, uma temperatura moderada e não hesites em repetir várias vezes a operação até que a roupa fique totalmente seca.
Para a roupa impermeável:
Secagem e reimpermeabilização são duas etapas associadas no que diz respeito à roupa impermeável. É durante a subida da temperatura que a resistência à água ou o tratamento DWR (Durable Water Repellent) se reativam.
Pode ser apenas necessário reativar a resistência à água de base, ou então podes impregnar novamente a membrana com um líquido reativador da resistência à água que colocaste previamente na gaveta do amaciador da roupa durante a lavagem. A temperatura deve ser sempre moderada para não danificar as estruturas e a membrana.
É melhor esperar um pouco mais tempo do que aumentar a temperatura! A secagem na máquina de secar é no entanto o método mais eficaz para reativar a resistência à água.
Para reativar a resistência à água, podes utilizar um spray reativador. Pulveriza o produto sobre a roupa, uniformiza com a ajuda de um pano limpo.
Deixa secar algumas horas e já está! Podes voltar para as tuas aventuras na natureza!
Dica: para saberes se a tua roupa precisa de ser reimpermeabilizada, faz o teste da gota de água. Se a gota escore, não precisas de fazer nada! A tua roupa mantém o seu desempenho máximo! Se a gota ficar estagnada e penetrar na malha, é necessário reativar o tratamento.