Como conservar e reparar um casaco de penas?

Trekker experiente, decidiu mimar-se com um belíssimo casaco de penas. Trekker principiante, optou pelas penas e penugens para se manter bem quente durante a caminhada. Quer te identifiques com o primeiro, quer com o segundo, o objetivo é conservar o casaco de penas o máximo de tempo possível. Segue os nossos conselhos para tirar partido da roupa por muitos e bons anos!

lavar casaco penas

Como lavar um casaco de penas mantendo a capacidade insuflável?

Regra geral, não é recomendado lavar um casaco com demasiada frequência porque a lavagem diminui as propriedades isolantes e insufláveis das penas.
Além disso, a lavagem de produtos com penas e penugem por vezes não termina em final feliz: as penas suportam mal a água e tende a aglomerar-se quando molhada. Explicamos como evitá-lo!

A palavra de ordem é: AREJAR! Será preciso arejar ou sacudir as penas e a penugem em todas as etapas da lavagem:
Eis 4 etapas para lavar bem um casaco de penas ou penugem:
- Fechar os fechos éclair do casaco e colocá-lo na máquina
- Acrescentar 2 ou 3 bolas de ténis (idealmente já algo usadas para evitar a perda de fios amarelos) e outras peças de roupa no tambor da máquina
- Iniciar um ciclo a 30°C com o detergente de roupa habitual (dose menor do que a habitual) ou um detergente especial para peças acolchoadas  que preserva as propriedades isolantes.
- Enxaguar 2 vezes e definir para uma centrifugação muito delicada para evitar criar emaranhados de penas

Como secar um casaco de penas?

- O melhor método: a máquina de secar roupa!
Coloca o casaco de penas na máquina de secar com 2 ou 3 bolas de ténis e algumas peças de roupa e inicia 2-3 ciclos de secagem suave. Entre cada ciclo, sacode e bate no casaco de penas para quebrar os aglomerados que se formaram.

- Não tem máquina de secar?
Não há problema: podes secar o casaco de penas num estendal, mas tens de o sacudir e virar regularmente para evitar as bolas de penas! Deixa secar num local seco à temperatura ambiente (não em cima de um aquecedor... Estamos atentos!).

Como reativar a resistência à água de um casaco de penas?

Para que conste, um casaco que não era originalmente impermeável, não se pode tornar à prova de água! No entanto, é perfeitamente possível reativar a resistência à água, a sua propriedade de ser hidrofóbica e não absorver gotículas na sua superfície.

Eis como reativar a resistência à água de um casaco de penas:
- Lavagem: segue as instruções apresentadas em cima
- Impregnação: utilizar um líquido reativador da resistência à água num alguidar de água (30°C e 15 minutos de molho) ou na máquina de lavar roupa com as bolas de ténis (compartimento amaciador, ciclo delicado 30°C).
- Ativação: é feita aplicando calor ou numa máquina de secar roupa (seguir as instruções acima) ou num estendal (seguir as instruções acima) utilizando um secador de cabelo com calor suave.

COMO GUARDAR UM CASACO DE PENAS SEM DANIFICAR AS PENAS?

A forma como se arruma o casaco de penas também afeta sua longevidade. É muito comum os casacos de penas poderem tornar-se compactos e arrumar-se dentro do próprio bolso ou numa bolsa à parte, mas NUNCA, mas nunca deves arrumar os artigos com penas comprimidos, sob pena de diminuir as propriedades térmicas no longo prazo. O mesmo se aplica a sacos a vácuo.

É óbvio que se pode comprimir o casaco de penas durante o período de um trekking. Mas, durante os longos meses de verão, o melhor é colocar o artigo num cabide e pendurá-lo em todo o seu comprimento. Desta forma, o casaco de penas mantém a capacidade insuflável e, por isso, o seu calor!

Guardar um casaco de penas

COMO REPARAR UM CASACO DE PENAS COM UM FURO?

O que fazer se o casaco de penas se rasgar? Ouve bem: uma pequena perda de penas é possível sem que haja necessariamente um buraco. As penas chegam, por vezes, e apesar dos nossos esforços, a atravessar as costuras de união da roupa.
Nesses casos, o rasgão não terá sido provocado por nenhum ramo ou pedra.

- Gostavas que a reparação não fosse muito visível, ou mesmo que ficasse engraçada?
Se o tecido não for muito fino, dispõe de um tempo para voltar a coser o buraco com uma linha da mesma cor que a parte exterior do casaco de penas.
Atenção: se coseres, evita furar o outro lado do casaco de penas, ou corres o risco de criar uma ponte térmica, o que diminuiria o desempenho do casaco.
- Não tens muito tempo nem jeito para a costura?
O teu aliado será um adesivo de reparação: corta um retângulo com bordas arredondadas com um tamanho um a dois centímetros maior do que o do rasgão, cola o tecido limpo e bem alisado e já está, pronto a usar novamente!

Agora poderás desfrutar muito tempo do casaco de penas!
Não hesites em partilhar connosco os pontos no globo onde o quentinho do teu casaco de penas te serviu melhor! E, claro, as tuas dicas de lavagem, se tiveres outras. 

SABIAS QUE??

OUTROS CONSELHOS QUE O PODEM INTERESSAR