trekking chuva molhado seco

Proteger-se da chuva no trekking

Praticante de trekking principiante ou avançado, as previsões meteorológicas da sua próxima expedição não lhe dão garantias de bom tempo? Mas nem pensar deixar-se impressionar e cancelar o trekking!

Venha conhecer as nossas dicas para fazer trekking à chuva.

Para sair quando chove ou ameaça chover, basta estar bem equipado! Como se costuma dizer, não há mau tempo, mas sim apenas mau equipamento.

É tudo uma questão de se proteger eficazmente, bem como à sua mochila.

Proteja-se a si mesmo

Uma dica singular que nos chega dos acompanhantes de montanha de média altitude e dos guias dos Alpes: leve um guarda-chuva. Suficientemente grande para o proteger a si e à mochila.

Coloque um casaco e umas calças impermeáveis no topo da mochila para os poder tirar facilmente em caso de chuva de pouca duração. Refiro-me a "curta duração" porque os produtos impermeáveis mais respiráveis acabam por gerar condensação e ficamos molhados por baixo se caminharmos durante demasiado tempo com eles vestidos!

Pôr um par de polainas sobre o calçado é garantia de manter os pés secos.

E se desejar continuar a progredir sem se cobrir, recomendo a camisola de lã merino, que permanece quente mesmo que esteja molhada!

Proteger o equipamento

Em síntese: sacos de plástico! Coloque todos os seus pertences dentro de sacos de plástico ou sacos estanques. À chegada, terá a alegria de encontrar a sua roupa e o edredão secos.

Há muitas mochilas que têm uma bolsa de chuva integrada. Muito prática, mas nem sempre infalível! Por isso é importante embalar tudo em sacos de plástico.

Se não tiver a bolsa, um saco de lixo grande servirá perfeitamente, desde que preveja espaço para as alças.

Por fim, para realizar o trekking à chuva, preveja um saco estanque com o formato do seu mapa!

Poncho: sim ou não?

O debate que inflama as hostes: Com ou sem poncho?

Venerado por alguns, odiado por outros, o poncho não deixa ninguém indiferente. Vamos lá resumir os prós e os contras!

Pontos positivos: Um poncho grande cobre também a mochila. Prático como proteção tudo em um. Alguns transformam-se em lona, pelo que proporcionam facilmente um abrigo.

Pontos negativos: Demasiado grande, tapa os pés, pelo que pode dificultar muito as passagens estreitas. O vento engolfa-se dentro do poncho, transportando também a chuva, pelo que não funciona como proteção!

Uma dica bónus: Se o capuz estiver demasiado próximo da cara, coloque um boné por baixo para o ajudar a ver mais longe!

Uma coisa é certa: só testando perceberá o que é mais adequado a si! E isso é o mais importante

Uma breve palavra final

Por Clothilde, editora e praticante de trekking 

"É bom fazer trekking! E fazer trekking com bastões é ainda melhor... Sobretudo com chuva porque, se os trilhos ficarem escorregadios, os bastões evitarão algumas belas quedas.

Está agora equipado para fazer trekking com chuva, mas tenha cuidado com as tempestades! "