Ref: 8289292
2014
Precisa de ajuda para a preparação, manutenção ou reparação da sua bicicleta?
Irá encontrar aqui todos os nossos conselhos, peças de substituição e as instruções da sua BTT!
Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos são novos e portanto a performance de travagem é muito fraca.
As pressões mínimas e máximas do pneu na sua montagem de origem em câmara de ar (Tubetype) estão indicadas no flanco do pneu.
Contudo, tenha presente que o enchimento dos pneus é personalizável e que a pressão vai depender do seu peso, do terreno no qual conduz e da sua experiência.
É preciso que encontre o compromisso certo entre rendimento da pedalada (pressão alta) e conforto/aderência (pressão baixa).
Para isso pode proceder do seguinte modo:
Encontre um circuito fechado curto (5-10 minutos) que passe pelo máximo de terrenos possíveis (lamas, terrenos frágeis, raízes, empedrados...). Encha os pneus com a pressão recomendada máxima e dê uma volta. Se o pneu estiver demasiado rígido e não sentir conforto ou aderência suficiente nas curvas, diminua a pressão. Recomece até encontrar a pressão ideal para os seus pneus.
Tenha atenção, não desça abaixo da pressão mínima recomendada, caso contrário estará sujeito a um maior número de situações de convergência e furos.
Um pneu bem cheio é um elemento essencial na prática do seu desporto. Pense então em controlar regularmente a pressão dos seus pneus.
O TUBELESS é uma boa forma de aproveitar plenamente o trabalho do pneu. A pressão é mais fraca (na ordem do meio bar) do que num pneu Tubetype. Menos cheia, a "carcaça" do pneu vai poder entrar em contacto com o solo. Tudo isto, sem ser parado pela câmara de ar.
Numa montagem Tubeless, o objetivo é diminuir a pressão para aproveitar todo o trabalho do pneu sem que por isso a jante toque no solo aquando da transposição de um obstáculo.
Tenha o cuidado de não ultrapassar os 2,5 bar numa montagem TUBELESS, as suas jantes em carbono poderiam deformar-se
.
Um pneu bem cheio é um elemento essencial na prática do seu desporto.Pense então em controlar regularmente a pressão dos seus pneus.
Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas BTT para TUBELESS.
Para isso, terá de adquirir:
- Líquido preventivo (antifuros):
ETAPAS :
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante
3. Aplicar o fundo de jante
4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante
5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)
6. Montar o seu novo pneu específico TUBELESS
7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante
Se a operação lhe parecer demasiado delicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para que o façam por si.
Depois de ter efetuado a regulação da sua suspensão, terá de se fazer acompanhar de uma pessoa e de se equipar com uma bomba de alta pressão para suspensão e com uma régua, régua graduada ou metro.
Em primeiro lugar, encha a sua suspensão seguindo os parâmetros recomendados no estojo da sua forqueta. Para afinar o seu SAG, baixe a pressão da sua suspensão para o aumentar e, para o reduzir, encha um pouco mais a sua suspensão.
ATENÇÃO: A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!
Para ter uma BTT homogénea no seu comportamento, recomendamos que concilie o SAG da suspensão com o do seu amortecedor. A manipulação é quase a mesma do que para a sua suspensão:
Terá de se fazer acompanhar de uma pessoa e de se equipar com uma bomba de alta pressão para suspensão e com uma régua, régua graduada ou metro.
Em primeiro lugar, encha a suspensão seguindo os parâmetros recomendados no estojo da sua forqueta. Em seguida peça à pessoa para estabilizar a BTT para que possa montá-la. Meça a compressão assim que se sentir estável na bicicleta. Para afinar o seu SAG, baixe a pressão da sua suspensão para o aumentar e, para o reduzir, encha um pouco mais a sua suspensão.
ATENÇÃO : A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!
Para limpar bem a sua bicicleta, precisa de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.
Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes.
Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.
É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta
.Far-se-á a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.
Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.
Para limpar e lubrificar a sua transmissão, utilize um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.
A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo. Depois aplique desengordurante em toda a transmissão, esfregue a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.
Deixe atuar alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada.
Aguarde até a transmissão secar, antes de iniciar a fase de lubrificação.
Agite o lubrificante e aplique-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia.
O cabo da transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades é difícil, dura ou aleatória?
Nesse caso, o cabo da transmissão deve ser substituído! Para tal, disponha de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave sextavada e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.
Em primeiro lugar, deve remover o cabo da bicha. Comece por retirar a tampa do manípulo e coloque o cursor na última mudança e, em seguida, corte o cabo de modo a retirar a totalidade do cabo e depois da bicha.
De seguida, defina o comprimento da bicha mediante a BTT, corte-a e coloque os terminais nas extremidades. Pode agora instalar a bicha.
Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Assim que estiver concluído, coloque a tampa no manípulo e fixe o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas a aumentar as velocidades e diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las.
Uma vez terminado, corte o cabo e monte o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.
Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.
Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passe a câmara de ar por água. Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto. Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.
Coloque a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min.
Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o alguns minutos.
Já pode recolocar a câmara de ar no pneu!
Para efetuar esta substituição, precisa de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave sextavada de 3 mm.
Em primeiro lugar, retire a roda. Utilize depois uma chave de fendas grande de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.
Depois, retire a cavilha que mantém as pastilhas e remova-as do seu compartimento. Prepare as novas colocando a mola de retorno entre elas.
Insira as novas pastilhas no estribo de travão e conclua a operação colocando de novo a cavilha.
Pode voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.
Para isso, irá precisar de uma chave sextavada de 5 mm.
Desaparafuse o estribo de travão, gire a roda e acione a alavanca do travão. Deve manter a manete de travão acionada antes de reaparafusar a pinça.
De seguida, realize um controlo visual para verificar se o disco e as pastilhas ainda estão em contacto.
Para realizar esta operação, vai precisar de uma nova ponteira de desviador adequada para a sua bicicleta (consulte a parte "PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO") e de uma chave sextavada de 5 mm.
Desmonte a roda da bicicleta bem como a ponteira do desviador danificada com as ferramentas adequadas.
Posicione a nova ponteira no quadro.
Retire a parte da antiga ponteira antes de montar a nova com a chave sextavada de 5 mm.
Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.
Para efetuar esta substituição, precisa de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.
Coloque a corrente no último dos pinhões. Em primeiro lugar, retire o elo rápido com um alicate e retire a antiga corrente da transmissão.
Posicione a corrente nova no último pinhão e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente. A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador. Quando o comprimento estiver definido, corte a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.
Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.
Aquando das primeiras voltas com a sua nova bicicleta, muitos elementos vão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção residual decorrente da montagem.
Se a sua roda estiver empenada, contacte uma das nossas oficinas DECATHLON para que essa pequena deformação seja reajustada. Aproveite a revisão gratuita dos primeiros 12 meses após a data de compra da bicicleta para o fazer!
Várias causas podem ser identificadas aquando de um furo:
- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos...)
- A utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos, etc.) estão na maioria das vezes na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).
Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a
:- Uma má montagem da roda nas nossas fábricas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)
- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.
É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação. Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou mudar uma câmara de ar?
1- O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la novamente com uma bomba de reparação antifuro:
Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema!
2- Se tiver subscrito o seguro contra danos, poderá mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON
3- Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.
Vários níveis de ação para «suavizar» a sua suspensão:
1- Verifique o ajuste da dureza: consulte o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA MINHA SUSPENSÃO»
2- Efetue uma operação de manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.
3- Realize uma manutenção completa na oficina.
Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:
1/ Verifique os cabos e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.
1b. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.
Pode escolher substituí-las por si mesmo seguindo o vídeo na rubrica "MUDAR UM CABO DE TRANSMISSÃO" ou levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON.
2/ Verifique se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada:
Um dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada, dirija-se a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir.
NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.
ATENÇÃO : Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:
É tempo de purgar o seu sistema de travagem! Pode dirigir-se a uma oficina DECATHLON para que um dos nossos técnicos reabilite o seu sistema de travagem hidráulica
De modo geral, aconselhamos a que purgue o sistema de travagem uma vez por ano.
Um dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.
Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se o dropout estiver empenado ou quebrado, dirija-se a uma oficina DECATHLON para o substituir ou substitua-o autonomamente com a ajuda deste vídeo.
Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis:
1- Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido.
2- Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.
Como substituir a corrente da sua bicicleta?
Como substituir a cassete da sua bicicleta?
Como substituir as pastilhas de travão da BTT SRAM?
Como afinar a suspensão?
Como passar um pneu BTT para Tubeless?
Como regular o amortecedor?
A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.