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2020
Precisas de ajuda para a montagem, manutenção ou reparação da tua bicicleta?
Encontra aqui todos os nossos conselhos, tutoriais e vídeos, bem como os manuais e peças de substituição para a tua bicicleta GRVL120!
A utilização de uma bicicleta gravel exige, logo à partida, a adoção de bons comportamentos. Fornecemos-te conselhos para a prática de gravel e ainda para uma boa utilização da tua bicicleta.
Durante a primeira utilização da bicicleta, é importante fazer a rodagem das pastilhas. Observa o procedimento neste vídeo:
Após a montagem da tua bicicleta gravel, é possível que os travões precisem de ser afinados. Eis um vídeo que explica como fazer isso.
Para que não tenhas dores, é necessário que encontres a melhor posição na tua bicicleta. Apesar de te propormos um guia generalista de posições, é importante que vejas como te sentes na bicicleta e que te adaptes a ela.
Em gravel, a pressão dos pneus é fundamental, pois a bicicleta passa por vários tipos de terreno. A pressão deve ser adequada ao peso total, ao tipo de terreno e ao pneu. No teu modelo de bicicleta recomendamos: que vejas a ficha-conselhos, na ligação abaixo.
Os valores fornecidos são indicativos. Não hesites em testar e adaptar a pressão usando a tua experiência.
Podes encontrar valores mínimos e máximos no flanco do pneu.
Se isto te interessar, eis uma ficha-conselho completa sobre o assunto!
Antes de começares a montar o pneu, assegura-te de que os pneus são compatíveis com Tubeless ready.
Segue o nosso tutorial sobre montagem do pneu em Tubeless.
Para manter um ajuste ideal do selim, é necessário apertá-lo corretamente. Um espigão de selim mal apertado arrisca-se a descer durante a utilização. Por outro lado, se o apertares demasiado, arriscas-te a esmagar o espigão de selim e a danificar a bicicleta.
A melhor forma de apertar um espigão de selim é com uma chave dinamométrica. O aperto recomendado é de 6 a 7 Nm.
Atenção, não ultrapasses a altura máxima indicada no espigão de selim.
Para guardares a tua bicicleta GRAVEL por períodos médios e longos:
- Guarda a tua bicicleta num local seco e abrigado
- Limpa quaisquer resíduos de lama ou areia, para que os mesmos não corroam a tua bicicleta.
- Lubrifica a corrente. Pulveriza um produto «ALL IN ONE» em toda a bicicleta para protegê-la da corrosão
- Coloca o desviador no pequeno carreto
- Se a tua bicicleta for tubeless ready, verifica o nível de líquido antifuros antes de a reutilizar. Em longos períodos de imobilização da roda, o líquido pode endurecer e tornar-se ineficaz.
Recomendamos o uso de um capacete e de luvas nas tuas saídas. Podes sofrer uma queda aparatosa... e os teus únicos aliados serão o capacete e as luvas!
A manutenção da tua GRVL 120 é crucial para prolongar a vida útil dos seus componentes, aumentando assim o prazer na prática do teu desporto. Para além do aspeto estético de ter uma bicicleta limpa, uma manutenção descuidada pode provocar alguns problemas que podem causar acidentes: cablagem gripada, ferrugem, fugas, desgaste precoce…
O prolongamento da vida da bicicleta e dos seus componentes possibilita um impacto ambiental reduzido.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si.
É por isso que te propomos uma revisão gratuita da tua bicicleta nos 12 meses após a compra.
Com a tua bicicleta gravel, vais poder andar na estrada, mas também na lama. A certa altura, será necessário substituir alguns componentes durante a manutenção da tua bicicleta gravel.
Para saber se as tuas pastilhas estão gastas, é necessário controlar a espessura que resta das borrachas das mesmas. Se for inferior a 0,5 mm, é necessário substituir por prevenção para evitar uma perda de eficácia de travagem. Eis um vídeo explicativo da substituição das tuas pastilhas de travão.
Após a substituição de pastilhas, recomendamos uma rodagem rápida para não "vidrar" as pastilhas (travagem menos eficaz).
O pneu pode ficar rígido com o passar dos anos, não hesites em fazer força!
Encontrarás os teus pneus na ligação abaixo.
O pneu pode ficar rígido com o passar dos anos, não hesites em fazer força!Aconselhamos-te a não reutilizares o antigo líquido antifuros.
Encontrarás os teus pneus na ligação abaixo.
Para substituíres a cassete, deves ter contigo o extrator de cassetes e um chicote de corrente. As duas ferramentas encontram-se na ligação abaixo.
Para efetuar esta substituição, precisas de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.
Posiciona a corrente no último carreto e no prato mais pequeno.
Em primeiro lugar, retira o elo rápido com um alicate e remove a antiga corrente da transmissão.
ATENÇÃO: determinadas correntes têm um sentido, lê bem as instruções.
Posiciona a corrente nova no último carreto e no prato mais pequeno para definires o comprimento ideal mais facilmente.
A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador.
Quando o comprimento estiver definido, corta a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.
Por fim, instala a fixação rápida na corrente e dá uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegura-te que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.
Estás com um problema mecânico pontual ou estás com dificuldades em executar um procedimento? Juntámos vários tutoriais referentes à maior parte dos procedimentos que poderás ter de executar.
Os teus pedais estão estragados? Tens vontade de substituir os pedais por encaixes de pés automáticos? Segue o nosso conselho.
Atenção, é necessário ter em consideração que a rosca do pedal esquerdo está invertida, o pedal está virado, portanto, no sentido contrário ao dos ponteiros de um relógio. A rosca do pedal direito é normal.
Utiliza a ferramenta correta para desmontar os pedais, pois terás de forçar para os desaparafusar.
Se o teu disco faz ruído:
-Verifica se a roda está bem centrada. Para tal desaperta-a, depois volta a apertá-la.
- Certifica-te de que o estribo do travão está bem afinado, assim como a tensão dos cabos dos travões.
- Certifica-te de que o disco está bem direito.
- Limpa o sistema de travagem com água. Se necessário, limpa os discos com água e sabão.
Se não forem seguidos os procedimentos recomendados de rodagem, o disco poderá fazer ruídos. Se for este o caso, executa os procedimentos de rodagem indicados.
Se tiveres realizado uma travagem forte e prolongada (no caso de uma descida, por exemplo), as pastilhas poderão ficar vidradas e/ou o disco poderá sobreaquecer. Neste caso, substitui as pastilhas e os discos.
Se reparares que a travagem está menos eficaz, existem várias soluções:
-Limpa bem a bicicleta, os discos e os travões com água e sabão
- Verifica o desgaste das pastilhas de travão.
- Verifica se a tensão do cabo está boa.
- Verifica se o estribo do travão está bem centrado.
Para substituíres as bichas e os cabos de travão, opta por uma bicha de travão anticompressão, a qual poderás encontrar na ligação abaixo.
Enquanto não puderes visualizar um vídeo específico sobre a tua bicicleta, eis aqui um vídeo que te explica os procedimentos gerais. Se tiveres alguma dúvida, não hesites em dirigir-te a uma loja!
A substituição do cabo do desviador exige a regulação do teu desviador. Este procedimento necessita de conhecimentos mecânicos. Enquanto não puderes visualizar um vídeo ou um tutorial que explique de forma simples este procedimento, preferimos que te dirijas a uma das nossas oficinas, onde os nossos mecânicos experientes se ocuparão da tua bicicleta.
A passagem incorreta das mudanças (carretos) pode dever-se a vários fatores.
1 - Verifica o posicionamento dos terminais de bicha. O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (carretos) na traseira. Se for o caso, posiciona o terminal de bicha corretamente à mão.
2- É possível que o cabo e as bichas estejam gripados. Se a descida para as velocidades (carretos) mais pequenas não acontecer, se o desviador não se mexer mesmo após o acionamento da manete de mudanças, então significa que o cabo e as bichas estão certamente gripados. As bichas e o cabo devem ser substituídos.
3- Dirige-te a uma oficina DECATHLON para afinar de novo o teu desviador
NOTA: Se utilizares regularmente a tua bicicleta em condições húmidas ou com lama, ou se lavares regularmente a tua GRAVEL com água abundante, deverás substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
Propomos-te acessórios compatíveis com a tua GRVL 120.
Repara a tua bicicleta na loja!
Os nossos mecânicos qualificados terão todo o prazer em trabalhar na tua máquina.
É preciso equipares-te como ciclista para aproveitares ao máximo um passeio. O Conforto e a Segurança são garantidos graças à nossa gama de vestuário e acessórios concebidos especificamente para a tua prática.
Entre em contacto com um técnico através do formulário em baixo.
A Riverside compromete-se a reduzir ao máximo as emissões de gases causadas pelo fabrico das bicicletas.
Todos os componentes são estudados para terem o menor impacto possível em termos de emissões de carbono.
Garantia vitalícia para o quadro, o avanço e o guiador. Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Além disso, com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que te oferecemos uma revisão gratuita da tua bicicleta de estrada nos 12 meses a seguir à respetiva compra.