Como encher pneus de gravel

Como encher pneus de gravel?




A pressão colocada nos pneus de gravel é essencial, uma vez que influenciará o comportamento da bicicleta. Descobre os nossos conselhos que te ajudarão a encontrar a pressão certa e a tirares o máximo partido das tuas aventuras em gravel!

1. Porque é importante colocar a pressão correta nos pneus

De acordo com a tua prática e os caminhos onde vais andar, vais necessitar de aderência ou performance.
Para trilhos e caminhos de gravilha, é recomendado baixar a pressão dos pneus para uma maior aderência. Haverá mais tacos em contacto com o solo e, por conseguinte, uma melhor aderência! Isso faz aumentar o conforto.

Para caminhos de bom piso, é necessário aumentar a pressão para oferecer uma maior performance. A superfície de contacto com o solo será menor, pelo que haverá menos resistência ao rolamento e melhor performance para ir mais depressa!

Como encher pneus de gravel

2. Que pressão adotar em pneus de gravel

A pressão ideal para pneus de gravel depende de vários critérios:

- o peso: o teu peso + o peso da bicicleta + o peso da carga (se existir)
- o tipo de pneu: se está equipado com câmara de ar ou se é tubeless
- a largura do pneu (que poderás encontrar no flanco do pneu)
- o tipo de terreno: seco ou húmido

No flanco do pneu encontrarás a largura e também a pressão mínima e máxima recomendada pelo fornecedor (Rec Pressure). É importante respeitá-las: se o pneu estiver pouco cheio, arriscas-te a que este saia da jante; se estiver demasiado cheio, o pneu pode rebentar.

As dimensões mais frequentes dos pneus de gravel são as seguintes:
700x32
700x35
700x38
700x40
700x45
650x47

Como encher pneus de gravel

Quadro indicativo

No quadro abaixo encontrarás a pressão recomendada para pneus de gravel em função do teu peso + peso da bicicleta + carga e largura dos pneus.
Nota: o valor da pressão é indicado em bar e psi (unidade de pressão anglo-saxónica) para pneus tubeless. Para o equivalente em pneus com câmara de ar, basta adicionar 0,3 a 0,7 bar (de 5 a 10 psi).

Os valores fornecidos são indicativos. Não hesites em testar e adaptar a pressão usando a tua experiência.

Saliente-se que a pressão ideal dos pneus pode variar de marca para marca.

Como encher pneus de gravel

Eis um exemplo concreto:

- para uma pessoa com 60 kg com uma bicicleta de 10 kg sem carga
- com um tamanho de pneu de 40 mm

-> o valor a ter em conta para a largura dos pneus é o seguinte: 40 mm
-> peso total: 70 kg
-> pressão recomendada para os pneus de gravel: 2,2 bar.

3. Fatores a ter em conta para ajustar a pressão dos pneus

        - Pressão à frente/atrás

A pressão será mais elevada no pneu traseiro, uma vez que o peso assenta essencialmente na parte traseira da bicicleta.
Recomendamos o enchimento do pneu traseiro com mais 0,1 a 0,3 bar.

        - O tipo de terreno

-> Para pisos acidentados, podes retirar entre 0,2 e 0,4 bar da pressão recomendada para maior aderência. Cabe-te a ti testar!
-> Para bons pisos lisos: podes acrescentar entre 0,3 e 0,7 bar para maior performance e velocidade.

        - As condições meteorológicas

Em condições húmidas, recomenda-se retirar entre 0,1 e 0,3 bar para o pneu ter uma maior superfície de contacto com o solo e evitar derrapagens.

Verifica a pressão dos pneus antes de cada saída e adapta-a em função do terreno onde vais andar e as condições meteorológicas. Podes optar por diversos tipos de bombas:

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4. Como encher pneus para longos percursos

A pressão dos pneus não será sempre constante durante uma viagem em bikepacking. Terá de ser adaptada em função do tipo de terreno onde se vai andar. Eis um testemunho que te pode ajudar.

Yann Gobert é fã de desportos ao ar livre, gravel, BTT, trail e longos percursos em geral. Embaixador Triban desde 2019, partilha a nossa visão de passeios tranquilos em convívio.

"Se sei que vou fazer um misto estrada/caminho, parto com pneus bem cheios, próprios para andar em estrada, e depois, ao longo dos quilómetros e dos trilhos, vou retirando pressão para aderir ao piso e manter o conforto. Em pisos acidentados ou húmidos, importa não ter o pneu excessivamente cheio, pois corre-se o risco de derrapar atrás e, sobretudo, perder o controlo da roda dianteira. A minha experiência permite-me controlar a pressão dos pneus. Esvazio os pneus pouco a pouco, mas se regressar a um percurso longo em estrada volto a enchê-los um pouco. Com pneus tubeless, posso baixar a pressão para pisos macios ou húmidos, o que me permite ter uma maior superfície de contacto com o solo, útil para subidas técnicas que requerem uma boa aderência.

A minha primeira memória de um mau enchimento ocorreu num dos meus primeiros passeios de BTT, no início da década de 90 (sim, há já muito tempo, eu sei…).
Devia ter 12 ou 13 anos de idade e andava num dos meus primeiros passeios de montanha com a minha novíssima BTT. Para isso, tinha enchido os pneus ao máximo, de modo a não trilhar as câmaras de ar. Na primeira grande descida, os pneus simplesmente ressaltaram com violência de pedra em pedra e, com os meus 25 quilos, rapidamente me tornei vítima da minha bicicleta. Ganhei a minha primeira cicatriz e tive uma boa lição acerca do enchimento excessivo para todo-o-terreno".

5. Como identificar o desgaste de um pneu

É importante verificar o estado dos pneus antes de cada saída, pois andar com pneus gastos pode acarretar riscos: derrapagem, perda de aderência, furos…

Para evitar isso, deve observar-se a parte central dos pneus, denominada banda de rodagem, que está em contacto com o solo. Se tiveres pneus com tacos e a superfície central estiver lisa, é altura de os mudar. O mesmo se aplica à parte lateral do pneu: se observares tacos degradados após uma prática mais agressiva, tal significa que o pneu está gasto.

Se tiveres pneus semi-slick, os tacos encontram-se na superfície lateral; se estiverem degradados, é altura de mudares os pneus.

Para saberes mais acerca do desgaste dos pneus:

Agora já sabes como encher pneus de gravel. Cabe-te a ti ajustar a pressão de acordo com a tua experiência e o tipo de prática para encontrares o melhor compromisso e tirares o máximo partido dos teus passeios, aliando conforto e segurança!

Porquê praticar gravel?

Porquê praticar gravel?

Nova tendência, o gravel é uma prática de que se fala cada vez mais. Mas porquê? Quais são as vantagens desta modalidade?

O que é o gravel?

O que é o gravel?

Situado entre o ciclismo de estrada e o BTT, o gravel permite percorrer caminhos rurais, de gravilha, de terra batida ou trilhos. É um desporto lúdico e variado que te oferece diversão, independentemente do teu nível de prática.