4. Como encher pneus para longos percursos
A pressão dos pneus não será sempre constante durante uma viagem em bikepacking. Terá de ser adaptada em função do tipo de terreno onde se vai andar. Eis um testemunho que te pode ajudar.
Yann Gobert é fã de desportos ao ar livre, gravel, BTT, trail e longos percursos em geral. Embaixador Triban desde 2019, partilha a nossa visão de passeios tranquilos em convívio.
"Se sei que vou fazer um misto estrada/caminho, parto com pneus bem cheios, próprios para andar em estrada, e depois, ao longo dos quilómetros e dos trilhos, vou retirando pressão para aderir ao piso e manter o conforto. Em pisos acidentados ou húmidos, importa não ter o pneu excessivamente cheio, pois corre-se o risco de derrapar atrás e, sobretudo, perder o controlo da roda dianteira. A minha experiência permite-me controlar a pressão dos pneus. Esvazio os pneus pouco a pouco, mas se regressar a um percurso longo em estrada volto a enchê-los um pouco. Com pneus tubeless, posso baixar a pressão para pisos macios ou húmidos, o que me permite ter uma maior superfície de contacto com o solo, útil para subidas técnicas que requerem uma boa aderência.
A minha primeira memória de um mau enchimento ocorreu num dos meus primeiros passeios de BTT, no início da década de 90 (sim, há já muito tempo, eu sei…).
Devia ter 12 ou 13 anos de idade e andava num dos meus primeiros passeios de montanha com a minha novíssima BTT. Para isso, tinha enchido os pneus ao máximo, de modo a não trilhar as câmaras de ar. Na primeira grande descida, os pneus simplesmente ressaltaram com violência de pedra em pedra e, com os meus 25 quilos, rapidamente me tornei vítima da minha bicicleta. Ganhei a minha primeira cicatriz e tive uma boa lição acerca do enchimento excessivo para todo-o-terreno".