PRIMEIRA UTILIZAÇÃO
Para entenderes corretamente a tua nova bicicleta, eis alguns conselhos para a primeira utilização da tua NCR:
REF: 8788563, 8788562
2023
Bem-vindo/a à ficha de suporte da bicicleta NCR CF SRAM APEX.
Encontras nesta ficha todos os nossos melhores conselhos para utilizar, manter e reparar corretamente a tua NCR: instruções, manutenção, reparação e peças de substituição.
Para entenderes corretamente a tua nova bicicleta, eis alguns conselhos para a primeira utilização da tua NCR:
PRESSÃO DOS PNEUS
Para a primeira saída, pensa na escolha da pressão dos pneus em função das condições meteorológicas e do teu peso. Eis as nossas recomendações para pneus de 28 mm:
- Roda dianteira: 5,5 bar (80 psi)
- Roda traseira: 6 bar (90 psi)
RODAGEM DAS PASTILHAS DE TRAVÃO
A rodagem das pastilhas de travão é um ponto essencial na primeira utilização de uma bicicleta. E ainda mais importante numa bicicleta elétrica.
Para uma rodagem ideal, aconselhamos fazer 20 a 30 travagens sem bloquear a roda, a partir de 25 km/h.
BINÁRIOS DE APERTO
Deves respeitar os binários de aperto, nomeadamente no que se refere ao avanço/guiador (ver as instruções de utilização) que poderiam provocar um queda se mal apertados.
Para definires corretamente a tua posição na bicicleta, equipa-te com uma multiferramenta ou um jogo de chaves Allen.
ETAPA 1
Com um conjunto de reparação, desmonta um lado do pneu para retirar a câmara de ar da jante da NCR.
ETAPA 2
Uma vez desmontado o lado do pneu da jante, coloca a válvula adaptada para tubeless no espaço na jante previsto para o efeito.
Injeta o líquido preventivo e faz girar a roda para que o líquido se espalhe por toda a roda.
ETAPA 3
Com o líquido corretamente colocado, substitui o pneu e enche-o até que o pneu "prenda" na jante.
Gira mais uma vez a roda para garantir que o líquido preventivo se reparte bem em todo o pneu.
AFINAR AS MUDANÇAS
O ajuste das mudanças para um desviador elétrico é diferente do ajuste para um desviador mecânico.
CARREGAR AS BATERIAS
Para engatar as mudanças, os desviadores e as manetes utilizam uma bateria. Cada desviador tem uma bateria que podes recarregar com o carregador fornecido com a bicicleta.
Efetuar a manutenção da bicicleta é fundamental para prolongar a sua vida útil. E tal começa com uma bicicleta regularmente limpa, quadro e transmissão.
Etapa 1
Aplica um produto desengordurante na transmissão. Coloca um pano por baixo dos discos de travão para não espalhar o desengordurante em baixo.
Etapa 2
Limpa a transmissão com uma escova. Aplica um produto de limpeza adaptado no quadro.
Etapa 3
Seco a bicicleta e lubrifico a transmissão.
O pneu é o único elemento em contacto com o solo, pelo que é importante minimizar os riscos de perda de aderência; para tal, é essencial saber escolher o tipo de pneu e adaptar a pressão em função dessa escolha.
É de notar que a NCR dispõe de rodas tubeless ready.
Encontra os nossos conselhos na ligação seguinte:
Para manter um ajuste ideal do selim, é necessário apertá-lo corretamente. Um espigão de selim mal apertado arrisca-se a descer durante a utilização.
Por outro lado, se o apertares demasiado, arriscas-te a esmagar o espigão de selim e a danificar a bicicleta.
A melhor forma de apertar um espigão de selim é com uma chave dinamométrica. O aperto recomendado é de 6 a 7 Nm.
Atenção, não deverá ser ultrapassada a altura máxima indicada no espigão de selim.
Diversos sinais podem indicar a necessidade de substituir as pastilhas de travão:
- A NCR está menos reativa do que quando a compraste e tem falta de mordente,
- Há um ruído anormal quando travas bruscamente,
- A espessura da guarnição é inferior a 0,5 mm.
Encontra neste artigo o método para substituir as pastilhas de travão:
Embora os travões de disco sejam concebidos para que se usem as pastilhas dos travões e não o disco, este último acaba sempre por ser utilizado devido a estar sujeito a solicitações.
Pode ser perigoso circular com um disco demasiado gasto; este poderia ceder aquando de uma travagem brusca e intensa.
O valor do desgaste máximo da espessura do disco corresponde sensivelmente a 10% do seu valor original. Recomendamos vivamente a sua substituição, uma vez alcançado este valor.
Para uma maior durabilidade do quadro, não te esqueças de lubrificar regularmente os rolamentos e os pontos sujeitos a abrasão da NCR; eis os componentes que devem estar sujeitos a vigilância:
- Caixa da pedaleira,
- Pivot da suspensão,
- Rolamentos das rodas,
- Espigão de selim.
Se a transmissão está demasiado ruidosa e/ou as mudanças engatam mal, deves certamente afinar os desviadores.
Descobre como fazê-lo com o seguinte vídeo:
Desengordurantes, lubrificantes...
Correntes, cassete, pedais
Pastilhas, discos de travão, cabos...
Pneus, câmaras de ar, remendos...
Descobre os pontos fortes em pormenor.
Nesta secção, inventariámos os problemas mais frequentes que podem afetar a NCR. Para prolongar a vida dos componentes e evitar problemas, estes são os nossos conselhos:
MANUTENÇÃO/LAVAGEM DA BICICLETA
Para prolongar a duração da vida de cada peça da bicicleta e da transmissão, deves lavá-las regularmente.
Consulta a secção acima para saberes como proceder.
DESGASTE DAS PEÇAS
Os consumíveis da bicicleta têm limites de utilização. Se não os respeitas, podes acelerar o desgaste de outras peças ou provocar danos:
corrente: 5000 km,
- cassete: 10 000 km
- controlar o desgaste dos dentes dos pratos e dos roletes do desviador.
BINÁRIOS DE APERTO
Para não solicitar demasiado os diferentes componentes da NCR, não te esqueças de respeitar os diferentes binários de aperto que preconizamos.
Se os binários de aperto são demasiado elevados, podem causar danos e provocar quedas.
Os pedais estão estragados? Desejas substituir os pedais por encaixes automáticos? Segue o nosso conselho.
Atenção, é necessário ter em consideração que a rosca do pedal esquerdo está invertida, o pedal está virado, portanto, no sentido contrário ao dos ponteiros de um relógio. A rosca do pedal direito é normal.
Utiliza a ferramenta correta para desmontar os pedais, pois terás de forçar para os desaparafusar.
Se reparas que a tua travagem está menos eficaz, existem várias soluções:
- Limpa o disco com um desengordurante de travões.
- Verifica o desgaste das pastilhas de travão.
- Verifica se a tensão do cabo está boa.
Se as pastilhas de travão estão gastas, deves substituí-las. Podes seguir o nosso tutorial abaixo.
Se o teu disco faz ruído:
- Verifica se a roda está bem centrada. Para tal, desaperta-a, depois volta a apertá-la.
- Verifica se a pinça de travão está bem afinada.
- Verifica o desgaste das pastilhas de travão.
- Verifica a tensão dos cabos dos travões.
Se o desviador já não responde às passagens de mudanças, deve ser porque é necessário substituir os cabos e as bichas do desviador.
Para tal, podes seguir o nosso tutorial:
Se as mudanças saltam, deves de imediato verificar:
- O desgaste da transmissão.
- A tensão dos cabos.
Se o problema não provém de um destes pontos, deves ajustar o desviador.
Se a transmissão já não funciona normalmente e a ponteira do desviador está torcida.
Podes substituí-la com o auxílio do tutorial seguinte.
Podes saber rapidamente se a cassete está gasta controlando os dentes desta. Se a corrente salta ou a cassete tem mais de 10 000 quilómetros, é tempo de a substituir:
Segue o nosso tutorial para saberes como a substituir:
Os pratos estão desgastados? Queres substituir a mudança?
Segue o nosso tutorial para saber como o fazer.
Para substituir o desviador traseiro, podes assistir ao vídeo seguinte:
VAN RYSEL NCR
SRAM APEX
Não encontras a solução para o teu problema? Contacta o nosso técnico de bicicletas para te assistir.
Instruções da bicicleta
VAN RYSEL NCR CF SRAM APEX
Transmissão
SRAM AXS
A VAN RYSEL garante o quadro NCR CF por 5 anos.
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.