Montagem
A FCR é uma bicicleta com cabos e bichas completamente integrados e ser-te-à entregue numa embalagem perfeitamente adequada para a bicicleta:
REF: 8550907, 8675871
2023
Bem-vindo à ficha de Serviço Pós-Venda da tua FCR CF ULTEGRA DI2.
Disponível em 2 cores nesta configuração, a FCR está destinada a todas as pessoas que amam a velocidade pura da VAN RYSEL.
Encontras nesta ficha todos os nossos melhores conselhos para utilizar, manter e reparar corretamente a tua FCR CF ULTEGRA DI2.
A FCR é uma bicicleta com cabos e bichas completamente integrados e ser-te-à entregue numa embalagem perfeitamente adequada para a bicicleta:
MONTAGEM DA RODA DIANTEIRA
A direção da FCR vem inteiramente montada na embalagem. Apenas tens de montar a roda dianteira.
ALTURA DO SELIM
Para ajustar a altura do selim, podes encontrar o parafuso de aperto situado no lado direito do quadro da FCR. A chave é fornecida na caixa de acessórios da bicicleta.
INTEGRAÇÃO TOTAL
A integração do posto de condução da FCR é integral pelo que o ângulo de rotação do guiador é reduzido com a presença de um bloqueio da direção. Não o deves forçar.
Para entenderes corretamente a tua nova bicicleta, eis alguns conselhos para a primeira utilização da FCR:
PRESSÃO DOS PNEUS
Para a primeira saída, pensa na escolha da pressão dos pneus em função das condições meteorológicas e do teu peso. Eis as nossas recomendações para pneus de 25mm :
- Roda dianteira : 6,5 bar (95 psi)
- Roda traseira : 7 bar (100 psi)
RODAGEM DAS PASTILHAS DE TRAVÃO
A rodagem das pastilhas de travão é um ponto essencial na primeira utilização de uma bicicleta.
Para uma rodagem ideal, aconselhamos fazer 20 a 30 travagens sem bloquear a roda, a partir de 25 km/h. Também não deves parar entre as travagens para não "vidrar", logo colar as pastilhas nos discos.
BINÁRIOS DE APERTO
Deves respeitar os binários de aperto, nomeadamente no que se refere ao avanço/guiador (ver as instruções de utilização) que poderiam provocar um queda se mal apertados.
Para definires corretamente a tua posição na bicicleta, equipa-te com um jogo de chaves Allen nas tuas saídas.
CARREGAR A BATERIA
Para engatar as mudanças, os desviadores e as manetes utilizam uma bateria. Podes recarregá-la com o desviador traseiro.
Efetuar a manutenção da bicicleta é fundamental para prolongar a sua vida útil. E tal começa com uma bicicleta regularmente limpa, quadro e transmissão.
Etapa 1
Aplica um produto desengordurante na transmissão. Coloca um pano por baixo dos discos de travão para não espalhar o desengordurante em baixo.
Etapa 2
Limpa a transmissão com uma escova. Aplica um produto de limpeza adaptado no quadro.
Etapa 3
Seco a bicicleta e lubrifico a transmissão.
O pneu é o único elemento em contacto com o solo pelo que é importante minimizar os riscos de perda de aderência; para tal, é essencial saber escolher o tipo de pneu e adaptar a pressão em função dessa escolha.
É de notar que a FCR dispõe de rodas tubeless ready.
Para manter um ajuste ideal do selim, é necessário apertá-lo corretamente. Um espigão de selim mal apertado arrisca-se a descer durante a utilização.
Por outro lado, se o apertares demasiado, arriscas-te a esmagar o espigão de selim e a danificar a bicicleta.
A melhor forma de apertar um espigão de selim é com uma chave dinamométrica. O aperto recomendado é de 6 a 7 Nm.
Atenção, não deverá ser ultrapassada a altura máxima indicada no espigão de selim.
Diversos sinais podem indicar a necessidade de substituir as pastilhas de travão :
- A FCR está menos reativa do que quando a compraste e tem falta de mordente,
- Há um ruído anormal quando travas bruscamente,
- A espessura da guarnição é inferior a 0,5 mm.
Encontra neste artigo o método para substituir as pastilhas de travão :
Embora os travões de disco sejam concebidos para que se usem as pastilhas dos travões e não o disco, este último acaba sempre por ser utilizado devido a estar sujeito a solicitações.
Pode ser perigoso circular com um disco demasiado gasto; este poderia ceder aquando de uma travagem brusca e intensa.
O valor do desgaste máximo da espessura do disco corresponde sensivelmente a 10% do seu valor original. Recomendamos vivamente a sua substituição uma vez alcançado este valor.
O posto de condução da FCR é totalmente integrado pelo que a respetiva manutenção é diferente da manutenção das bicicletas clássicas.
Os cabos e as bichas passam completamente no interior do guiador, avanço e quadro. Para os substituir, em caso de desgaste, deves respeitar o mesmo caminho.
Podes também retirar ou juntar "espaçadores" para levantar ou baixar o teu posto de condução. Começa por desapertar o parafuso de compressão situado na parte de cima da forqueta e, em seguida, os parafusos laterais do avanço. Retira, e seguida, o conjunto avanço/guiador para juntar/retirar os "espaçadores".
Desengordurantes, lubrificantes...
Correntes, cassete, pedais
Pastilhas, discos de travão, cabos...
Pneus, câmaras de ar, remendos...
QUADRO VAN RYSEL FCR CF:
2 cores: VIOLETA E CINZENTO
S/M/L
Nesta secção, inventariámos os problemas mais frequentes que podem afetar a FCR. Para prolongar a vida dos componentes e evitar problemas, estes são os nossos conselhos:
MANUTENÇÃO/LAVAGEM DA BICICLETA
Para prolongar a duração da vida de cada peça da bicicleta e da transmissão, deves lavá-las regularmente.
Consulta a secção acima para saber como proceder.
DESGASTE DAS PEÇAS
Os consumíveis da bicicleta têm limites de utilização. Se não os respeitas, podes acelerar o desgaste de outras peças ou provocar danos :
corrente: 5000 km,
- cassete : 10 000 km
- controlar o desgaste dos dentes dos pratos e dos roletes do desviador.
BINÁRIOS DE APERTO
Para não solicitar demasiado os diferentes componentes da FCR, não te esqueças de respeitar os diferentes binários de aperto que preconizamos.
Se os binários de aperto são demasiado elevados, podem causar danos e provocar quedas.
Os pedais estão estragados? Desejas substituir os pedais por encaixes automáticos? Segue o nosso conselho.
Atenção, é necessário ter em consideração que a rosca do pedal esquerdo está invertida, o pedal está virado, portanto, no sentido contrário ao dos ponteiros de um relógio. A rosca do pedal direito é normal.
Utiliza a ferramenta correta para desmontar os pedais, pois terás de forçar para os desaparafusar.
Se reparas que a tua travagem está menos eficaz, existem várias soluções:
- Limpa o disco com um desengordurante de travões.
- Verifica o desgaste das pastilhas de travão.
- Verifica se a tensão do cabo está boa.
Se as pastilhas de travão estão gastas, deves substituí-las. Podes seguir o nosso tutorial abaixo.
Se o teu disco faz ruído:
- Verifica se a roda está bem centrada. Para tal, desaperta-a, depois volta a apertá-la.
- Verifica se a pinça de travão está bem afinada.
- Verifica o desgaste das pastilhas de travão.
- Verifica a tensão dos cabos dos travões.
Se as mudanças saltam, deves de imediato verificar:
- O desgaste da transmissão.
- A tensão dos cabos.
Se o problema não provém de um destes pontos, deves ajustar o desviador.
VAN RYSEL FCR
SHIMANO ULTEGRA DI2
Não encontras a solução para o teu problema? Contacta o nosso técnico de bicicletas para te assistir.
Instruções da bicicleta
VAN RYSEL FCR CF ULTEGRA DI2
Desviador dianteiro
Shimano ULTEGRA DI2
Desviador traseiro
Shimano ULTEGRA DI2
A VAN RYSEL garante o quadro FCR CF por 5 anos. Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Além disso, com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. É por isso que oferecemos uma revisão gratuita da tua FCR CF nos 6 meses a seguir à compra da bicicleta.