Triban RC520 Mulher (2020)

TRIBAN RC520 Mulher
Bem-vindo à ficha técnica do Serviço Pós-venda da bicicleta Triban RC520 Mulher. Bicicleta polivalente e confortável, graças ao quadro em alumínio e à suspensão em carbono. As manetes de travão mais juntas, o selim ergonómico e o avanço mais curto adequam-se à morfologia da mulher. Com potentes travões de disco e pneus Tubeless Ready para minimizar os riscos de furo. O grupo de transmissão Shimano 105 permite uma passagem de mudanças fluída e rápida.
1. MONTAR A BICICLETA
Para facilitar a montagem da bicicleta, siga o nosso tutorial em vídeo!
Atenção à montagem do avanço! Os parafusos que fixam o guiador ao avanço devem ser apertados em cruz e com um binário de 6 Nm.
Ao utilizar a bicicleta pela primeira vez, deverá efetuar a rodagem das pastilhas. Veja o procedimento neste vídeo:
2. AFINAÇÕES E AJUSTES

Ajustar a caixa de direção
Afinação do desviador traseiro
Ajustar a sua posição
Afinação do desviador dianteiro
Afinar os travões
3. MANUTENÇÃO
Para uma boa manutenção da sua bicicleta, deverá ter as ferramentas adequadas.
Etapa 1: desengorduramento
Etapa 2: limpeza
Etapa 3: lubrificação
Para mais informações, clique na hiperligação abaixo:
No artigo abaixo encontrará as verificações que deve fazer na sua bicicleta antes de utilizá-la:
O pneu é o único elemento em contacto com o piso, pelo que é fundamental minimizar os riscos de perda de aderência. Logo, o pneu deverá ter a pressão correta. Veja os nossos conselhos na hiperligação seguinte:
Para manter um ajuste ideal do selim, é necessário apertar corretamente o mesmo. Um espigão de selim mal apertado poderá descair durante as suas sessões de bicicleta. Por outro lado, se estiver demasiado apertado, corre o risco de esmagar o espigão de selim e danificar a bicicleta.
A melhor forma de apertar um espigão de selim é com uma chave dinamométrica. O aperto recomendado é de 6 a 7 Nm.
Atenção! A altura máxima indicada no espigão de selim não deverá ser ultrapassada.
Antes de iniciar a montagem dos pneus, verifique se são compatíveis com Tubeless Ready.
Siga o nosso tutorial para saber como montar os pneus em Tubeless.
Andar de bicicleta com pneus gastos acarreta riscos:
Perda de aderência,
Vulnerabilidade aos furos.
No artigo seguinte aprenderá a reconhecer um pneu gasto:
A corrente é um elemento-chave da transmissão da bicicleta, ligando a pedaleira à cassete. Para assegurar a eficácia da corrente, é necessário que esta se encontre em bom estado. No artigo seguinte aprenderá a reconhecer uma corrente gasta:
Para saber se as pastilhas estão gastas, deverá verificar a espessura remanescente do seu revestimento. Se for inferior a 0,5 mm, as pastilhas deverão ser substituídas por precaução, a fim de evitar travagens menos eficazes.
4. REPARAÇÃO
Os pedais estão danificados? Quer passar a utilizar pedais de encaixe? Siga o nosso conselho.
Atenção! Importa informar que a rosca do pedal esquerdo é invertida, pelo que o pedal é enroscado no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. O pedal direito possui uma rosca normal.
Utilize a ferramenta adequada para desmontar os pedais, pois deverá utilizar força para desenroscá-los.
Em caso de furo, siga o nosso tutorial para saber como substituir a câmara de ar.
Com o passar do tempo, a fita do guiador sofre desgaste, pelo que se torna importante proceder à sua substituição.
Se o disco fizer ruído:
- Verifique se a roda está corretamente centrada. Para tal, desaperte a roda e, depois, volte a apertá-la.
- Verifique se o travão está corretamente afinado.
- Verifique o desgaste das pastilhas de travão.
- Verifique a tensão dos cabos de travão.
Se notar que a travagem é menos eficaz, poderá utilizar várias soluções:
- Limpe o disco do travão com um desengordurante próprio.
- Verifique o desgaste das pastilhas de travão.
- Verifique se a tensão do cabo é adequada.
É importante substituir as pastilhas do travão dianteiro que já apresentem algum desgaste. Isso evitará o desgaste prematuro do disco e proporcionará maior segurança.
Tem de substituir os cabos e/ou as bichas de travão? Siga o nosso tutorial.
Se as mudanças saltarem, será necessário verificar:
- O desgaste da transmissão.
- A tensão dos cabos.
- A ponteira de desviador, para ver se se encontra torcida.
Por último, deverá afinar o desviador.
Se a ponteira de desviador estiver torcida ou partida, é necessário substituí-la.
A seguir, ficará a saber como substituir corretamente a corrente da bicicleta.
A transmissão está gasta? Quer uma cassete com um número diferente de carretos? Veja o nosso tutorial para saber como substituir a cassete de bicicleta.
Atenção! O tamanho máximo da cassete nesta bicicleta é de 11 - 34.
Os pratos estão gastos? Quer mudar o número de dentes? Os pratos podem ser facilmente substituídos. Para tal, utilize uma chave sextavada para remover os parafusos de fixação dos pratos. Em seguida, monte os novos pratos. Nesta bicicleta, o tamanho mínimo do prato é de 34 dentes.
Tem de substituir os cabos e/ou as bichas de desviador? Siga o nosso tutorial.
5. PEÇAS
Necessita de uma peça de substituição? Encontre todas as peças.
6. SERVIÇOS DE OFICINA
Poderá efetuar todas as operações acima descritas ou solicitar a sua realização numa oficina das lojas Decathlon. Para mais informações sobre os nossos serviços de oficina, clique na hiperligação abaixo.
7. INSTRUÇÕES



8. GARANTIAS

A TRIBAN fornece à sua bicicleta de estrada uma garantia vitalícia para o quadro, guiador e avanço (mediante condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Refira-se ainda que, após as primeiras pedaladas, alguns componentes podem ceder ligeiramente. Por esse motivo, oferecemos uma revisão gratuita da sua bicicleta de estrada no período de 6 meses a contar da data de compra da bicicleta.
O quadro ao lado apresenta os principais componentes de uma bicicleta, os fenómenos de desgaste não abrangidos pela garantia e a respetiva duração da garantia no espaço da União Europeia.
8. GARANTIAS

A TRIBAN fornece à sua bicicleta de estrada uma garantia vitalícia para o quadro, guiador e avanço (mediante condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Refira-se ainda que, após as primeiras pedaladas, alguns componentes podem ceder ligeiramente. Por esse motivo, oferecemos uma revisão gratuita da sua bicicleta de estrada no período de 6 meses a contar da data de compra da bicicleta.
O quadro ao lado apresenta os principais componentes de uma bicicleta, os fenómenos de desgaste não abrangidos pela garantia e a respetiva duração da garantia no espaço da União Europeia.