ROCKRIDER 520 Preto

Ref. 8350582

Concebida para a prática regular de BTT, com intensidade moderada, na busca de sensações!

Posição elevada, avanço ajustável em altura até 3 cm, selim ergonómico: o conforto ao serviço da eficácia. Rodas 27.5'', travões de disco duplos e 24 mudanças: nada lhe falta!

Primeira utilização

COM QUE PRESSÃO DEVO ENCHER OS PNEUS DA MINHA BICICLETA?

A pressão ideal dos pneus é determinada com base no peso do utilizador.

 

Essa pressão determinada em função do peso do utilizador corresponde ao compromisso ideal entre rendimento e resistência ao trilhamento (contacto da jante com a câmara de ar suscetível de provocar um furo).

 

Se procura mais tração, pode reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo dos 2 bar, mas aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.

COMO RODAR OS MEUS NOVOS TRAVÕES DE DISCO?

Para que os seus travões tenham o máximo desempenho, é necessário proceder previamente à sua rodagem. Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.

 

A rodagem é feita após cerca de 10 travagens com cada travão, em que deverá passar de 25 a 5km/h em cada uma dessas travagens, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

COMO FUNCIONAM AS AFINAÇÕES DA MINHA SUSPENSÃO?

A sua bicicleta ROCKRIDER 520 pode vir equipada com duas suspensões diferentes.

 

A afinação apropriada é feita da seguinte forma:

1/ Suspensão SUNTOUR XCT

 

Se a sua suspensão tiver 2 botões de pré-carga, os 2 são totalmente independentes; poderá utilizar o primeiro e, se o nível de pré-carga ainda não for suficiente depois de o ter apertado totalmente, poderá utilizar o segundo. Rode o botão no sentido horário para aumentar a dureza e no sentido anti-horário para diminuir a dureza.

 

2/ Suspensão BTWIN U-Fit A suspensão U-Fit foi concebida para simplificar ao máximo essas afinações. É uma verdadeira inovação: rode o botão rotativo até aparecer o seu peso no topo da suspensão. Ao rodar o botão, irá comprimir a mola para a adaptar ao seu peso.

ONDE POSSO VER AS INSTRUÇÕES DA MINHA SUSPENSÃO?
ONDE POSSO VER AS INSTRUÇÕES DOS DESVIADORES?
COMO SUBSTITUIR AS MINHAS PASTILHAS DE TRAVÃO?
COMO AJUSTAR A ALTURA DO MEU GUIADOR?
COMO AJUSTAR O MEU SELIM?

Algum problema?

A MINHA RODA EMPENOU APÓS AS PRIMEIRAS VOLTAS

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.

 

É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem.

 

Isto não significa que a roda está empenada. Se, no entanto, estiver empenada, aproveite a revisão gratuita oferecida nos primeiros 6 meses e dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas Decathlon para reajustar esse ligeiro empeno.

AS VELOCIDADES NÃO PASSAM CORRETAMENTE À FRENTE

A passagem incorreta das velocidades pode dever-se a vários fatores.

 

1- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha

 

O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta mudança de velocidades atrás. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão, conforme indicado na imagem abaixo.

 

2- O cabo ou as bichas poderão estar emperrados

 

Se a corrente tiver dificuldade em passar para os pratos mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear os manípulos das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados.

As bichas e o cabo devem neste caso ser substituídos. Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon ou substituir pessoalmente essas peças com ajuda deste tutorial.

Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais regularmente.

 

3- Afinação do desviador dianteiro

 

 

AS VELOCIDADES NÃO PASSAM CORRETAMENTE ATRÁS

A passagem incorreta das velocidades pode dever-se a vários fatores.

 

1- Verifique se a ponteira de desviador (drop-out) não está empenada.

 

Se a ponteira estiver empenada o desviador fica desalinhado não podendo deste modo cumprir corretamente a sua função. 

Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento da ponteira de desviador, conforme indicado na imagem abaixo.

Se a ponteira de desviador estiver empenada, dirija-se à oficina de qualquer loja Decathlon.

 

2- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha

 

O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta mudança de velocidades atrás.

No caso do desviador traseiro, o posicionamento dos terminais de bicha deverá ser verificado em 4 pontos. Se algum dos terminais de bicha estiver mal posicionado, reposicione-o corretamente à mão.

 

3- O cabo ou as bichas poderão estar emperrados

 

Se a corrente tiver dificuldade em passar para os carretos mais pequenos (ou em passar para as velocidades mais pesadas, da 1ª até à 7ª) ou se o desviador não se mover ao manusear os manípulos das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados.

As bichas e o cabo devem neste caso ser substituídos. Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon. Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais regularmente.

 

4- Afinação do desviador traseiro

 

A MANETE DE TRAVÃO ENCOSTA DEMASIADO AO GUIADOR ANTES DE TRAVAR

Para evitar que a manete de travão esteja demasiado frouxa ou esponjosa, ou que toque facilmente no guiador sem exercer muita força, deverá ajustar a tensão do cabo de travão rodando a porca situada na própria manete, conforme indicado no vídeo abaixo.

 

Desaperte a porca e a contra-porca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura.

Uma vez obtida a tensão desejada, apertar ao máximo a contra-porca na manete para imobilizar esta afinação. 

A SUSPENSÃO DIANTEIRA ESTÁ DEMASIADO DURA

Se a sua suspensão estiver demasiado dura, tal poderá dever-se a vários fatores.

 

1- A afinação

 

Visite a rubrica "Como funcionam as afinações da minha suspensão" para afinar facilmente o nível de dureza conforme a sua preferência.

 

2- A manutenção básica

 

As suspensões devem ser lubrificadas regularmente com um óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.

 

3- A manutenção completa

 

Se a afinação e a manutenção básica não forem suficientes, será necessário proceder a uma manutenção completa da suspensão, conforme indicado no vídeo abaixo.

 

A afinação e a manutenção da sua suspensão são da sua inteira responsabilidade e a Decathlon não assumirá qualquer responsabilidade em caso de procedimento incorreto. Se tiver dúvidas quanto ao correto procedimento de afinação, dirija-se à oficina de uma loja Decathlon mais próxima de si.

A MINHA SUSPENSÃO PRENDE OU NÃO DESLIZA DE FORMA FLUIDA

A temperatura ideal para um bom funcionamento da sua suspensão dianteira situa-se acima dos +5 °C; abaixo dessa temperatura, o frio poderá tornar a suspensão mais dura ou até mesmo bloquear a mesma, sem no entanto a danificar.

 

A suspensão voltará a funcionar normalmente assim que a temperatura subir novamente acima dos +5 °C. Se todavia detetar alguma falha ou tiver dúvidas sobre o bom estado de funcionamento da sua suspensão, dirija-se à oficina de uma loja Decathlon perto de si para efetuar um diagnóstico mais aprofundado da sua bicicleta.

Manual e software

Manual de utilização

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