
Bicicleta de BTT elétrica ROCKRIDER e-ST 500 V2
Com esta BTT elétrica (BTT com assistência elétrica), explore todos os terrenos graças ao motor potente e prolongue os seus passeios graças à bateria de 420Wh. As peças estão dimensionadas para aumentar a robustez.
PRIMEIRA UTILIZAÇÃO
A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.
Para minimizar o risco de furo e garantir uma bicicleta confortável com boa aderência, recomendamos que encha os seus pneus até 1,8 bar.
Se pesar mais de 90 kg, aumente ligeiramente esta pressão.
A bateria precisa de 6h para realizar uma carga completa (de 0% a 100%). No entanto, bastam 3h para passar de uma carga de 0% para 80%.
É obrigatório guardar e carregar a sua bateria num local fresco (entre +10 °C e +25 °C), seco e abrigado do sol.
Não guardar a bateria descarregada (com menos de 10% de carga) para evitar uma descarga total, uma vez que isto pode provocar um mau funcionamento.
E lembre-se de recarregar a bateria (mesmo que não usada) pelo menos de 6 em 6 meses para evitar uma descarga total e uma alteração das capacidades da bateria.
Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas a qualquer momento.
É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.

Sim, a BTT ROCKRIDER e-ST500 é uma bicicleta com assistência elétrica.
Esta assistência liga-se apenas se o utilizador estiver a pedalar. Um sistema de acompanhamento motorizado sem pedalagem é considerado como um ciclomotor, tendo limitações de utilização e de segurança muito mais estritas.
Um sensor de binário transmite a informação de potência de pedalada ao computador de bordo (controlador) da bicicleta que aciona o motor.
Este sensor mede a potência de pedalada exercida e permite fornecer uma assistência proporcional à força aplicada nos pedais. Assim, quanto mais força imprimirmos nos pedais, mais assistência obtemos, beneficiando deste modo de uma pedalada fluida e sem movimentos bruscos.
O nível de assistência fornecido poderá então ser modulado consoante o modo de assistência selecionado (1, 2, 3). Assim, no modo 1, é necessário imprimir uma força de pedalada maior do que no modo 3 para atingir o mesmo nível de assistência.
Não, não existe efeito de «dínamo». Alguns sistemas permitem recarregar a bateria durante o andamento ou a travagem, mas o desempenho é muito reduzido. Seria necessário percorrer várias dezenas de quilómetros para produzir 1 km de assistência adicional.
Pode comprar uma nova bateria na oficina da sua loja DECATHLON.
Contacte a oficina da sua loja mais próxima para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.

A bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser submergida ou lavada com jato de alta pressão.
O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.
Aconselhamos, no entanto, a guardar a sua bicicleta da forma mais abrigada possível quando não estiver a utilizá-la.
Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24h.
Quando a bateria está totalmente carregada, o carregador desliga-se. Pode identificar isto graças ao LED indicador do carregador que se desliga.
Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.
Nessas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência far-se-á naturalmente sentir.

Existe uma secção de respostas a perguntas frequentes no separador "TENHO UM PROBLEMA" para ajudar a resolver as eventuais dificuldades que poderá encontrar com a sua BTT ROCKRIDER e-ST500.
Um técnico especializado estará disponível para responder por e-mail a todas as suas perguntas e dúvidas através deste formulário de assistência (ASSISTÊNCIA).
Poderá igualmente dirigir-se à oficina de qualquer loja DECATHLON para deixar a sua bicicleta nas mãos dos nossos mecânicos de bicicleta.

Quando a sua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderá entregá-la na sua loja DECATHLON para que ela seja reciclada por um organismo especializado para tal.
A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos parada.
Por predefinição, desliga-se ao fim de 20 minutos (este tempo pode ser ajustado pelo utilizador da bicicleta).
A bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga a 100% + 1 descarga a 100%).

A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> CARGA DA BICICLETA: a autonomia reduz-se se a bicicleta estiver sujeita a uma carga excessiva.
> TIPO DE PERCURSO: a autonomia reduz-se em subida
> PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia melhora com pneus enchidos até 1,8 bar.
> TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia será reduzida com tempo frio.
> MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> CADÊNCIA DE PEDALADA: no caso de encostas íngremes, como acontece com uma BTT clássica, convém selecionar o pinhão correto para limitar o esforço fornecido por si e pelo motor.
> RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA.

A sua bicicleta é compatível com o suporte de bicicleta THULE Europower, vendido na nossa rede Decathlon.
Este suporte de bicicleta de fixação em reboque pode acolher até duas bicicletas elétricas.

Quando precisa de empurrar a sua bicicleta numa subida, este modo irá ajudar a fazer esquecer o peso da bicicleta!
Cuidado com este modo que não deve ser usado enquanto se encontra sobre a bicicleta. Premir durante mais de 2 segundos o botão " + " para iniciar o modo pedonal. O modo é interrompido quando se solta o botão.
Não utilize o modo pedonal enquanto estiver em cima da bicicleta. Poderá provocar danos no motor.
A bateria pode ser guardada até 6 meses sem ser recarregada, com toda a segurança, sem alterar as suas capacidades.

Para efetuar uma reposição a zero, premir longamente (segundos) o botão " - ".

Pressão longa e em simultâneo dos botões " + " e " - " para abrir o ajuste das definições.
Pressão curta no botão "ON/OFF" para visualizar as diferentes definições.
Pressão curta nos botões " + " e " - " para visualizar as diferentes opções de ajuste.
Pressão longa no botão " + " para validar e regressar ao ecrã inicial.
St 1 = Ajuste da luminosidade do ecrã
St 2 = Escolha das unidades (km = quilómetros / Mi = milhas)
St 3 = Seleção da duração antes da hibernação do ecrã (em minutos)
Para que os seus travões tenham o máximo desempenho, é necessário proceder previamente à sua rodagem. Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.
A rodagem ficará feita após cerca de 10 travagens com cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.
ESTOU COM UM PROBLEMA ELÉTRICO
Poderá mandar fazer uma nova chave num serralheiro normal.
Se perder as duas chaves, dirija-se a uma loja DECATHLON para mandar trocar o canhão.
Ser-lhe-á fornecido então um par de chaves do novo canhão.
1. Verifique se não há resíduos a incomodar o carregamento.
Os conectores do carregador e da bateria devem estar limpos. Não pode haver resíduos a incomodar o contacto entre o carregador e a bateria.
2. Verifique a ligação Bateria > Carregador > Tomada de alimentação elétrica.
Verifique que o carregador utilizado é o de origem fornecido pela DECATHLON.
Ligue o carregador à bateria e a uma tomada de alimentação elétrica.
LED carregador vermelho fixo = a bateria está a carregar.
LED carregador verde fixo = a bateria acabou de carregar.
LED carregador a piscar = a bateria ou o carregador estão com um problema.
O tempo de carga de uma bateria totalmente descarregada é de 6h.
3. É possível que apenas as luzes LED indicadoras situadas na bateria estejam defeituosas.
Dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para a reparação.
Se o problema persistir, contacte-nos através do pedido de assistência ou dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON.

Atenção, a BTT ROCKRIDER e-ST500 é uma bicicleta com assistência elétrica e sensor de binário. Se deixar de carregar nos pedais, a assistência irá desligar-se. Se achar que o esforço é demasiado difícil, aumente o modo de assistência e passe para uma relação de transmissão que deslize melhor.
De igual modo, é normal que a assistência se desligue depois de 25 km/h, não se trata de um defeito.
Se, no entanto, a sua assistência tiver cortes intermitentes invulgares, verifique os pontos seguintes:
1. Verifique se a bateria está bem carregada.
Uma bateria quase vazia e um modo de assistência demasiado elevado pode causar este efeito intermitente durante o andamento antes de ficar totalmente descarregada.
> Retire a bateria da bicicleta.
> Carregue no botão da bateria.
> Verifique se há, pelo menos, uma luz LED acesa.
> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarregue a bateria.
2. Verifique se a bateria está limpa, devidamente engatada e adequadamente bloqueada.
> Verifique se os conectores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve estar corretamente inserida no tampão inferior (ver fotografia) e a pega deve estar totalmente recolhida (deve ouvir um "claque"), o que confirma que ela está bem encaixada.
3. Verifique se as conexões do motor estão ligadas.
> A ligação do motor situada ao nível da escora traseira esquerda do quadro pode estar ligeiramente desconectada.
Basta engatá-la corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conector macho) para eliminar o ruído e os soluços do motor.
Se, apesar disso, o problema persistir, contacte-nos através do pedido de assistência ou dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para realizar um diagnóstico completo da sua bicicleta.
1. Verifique a pressão dos pneus.
> A pressão dos pneus é fundamental para a eficácia da assistência elétrica. Assegure-se de que encheu os pneus até 1,8 bar antes de cada utilização.
2. Assegure-se de que não carrega excessivamente a bicicleta.
3. Em caso de bateria com pouca carga, o motor não receberá corrente suficiente para fornecer o nível de assistência pedido. Terá então de diminuir o modo de assistência selecionado.
4. Se o motor parecer estar aos soluços, verifique se as conexões do motor estão bem engatadas.
A ligação do motor situada ao nível da escora traseira esquerda do quadro pode estar ligeiramente desconectada.
Basta engatá-la corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conector macho) para eliminar o ruído e os soluços do motor.
A assistência elétrica exige que seja exercida força sobre os pedais e requer que um modo de assistência seja ativado (que não 0)
Se, apesar disso, a assistência elétrica não se ativar, siga as seguintes instruções:
1. Verifique a carga da bateria.
Se o nível de carga da bateria for baixo e o modo de assistência selecionado for demasiado elevado para a corrente residual, a assistência elétrica irá desligar-se.
A bateria vai manter a pouca energia residual que tem para os modos que usam pouca corrente e para permitir ao ecrã manter-se ligado.
Se o primeiro LED estiver intermitente e nenhum outro LED estiver aceso, é sinal de que a bateria está descarregada. Ligue-a ao respetivo carregador e a uma tomada de alimentação para a recarregar.
2. Verifique se a bateria está limpa, bem engatada e bem bloqueada
> Verifique se os conectores da bateria e do seu alojamento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve estar corretamente inserida no tampão inferior (ver fotografia) e a pega deve estar totalmente recolhida (deve ouvir um "claque"), o que confirma que ela está bem encaixada.
3. Deixe arrefecer o sistema
Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixe a bicicleta arrefecer sem a usar durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.
Se, apesar disso, o problema persistir, contacte-nos através do pedido de assistência ou dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON.
1. Assegure-se de que recorre às boas práticas de utilização e de armazenamento.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de muitos fatores:
> CARGA DA BICICLETA: a autonomia reduz-se se a bicicleta estiver demasiado carregada.
> TIPO DE PERCURSO: a autonomia reduz-se em subida.
> PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia melhora com pneus enchidos até 1,8 bar.
> TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia reduz-se em caso de tempo frio (até -50%).
> MODO DE ASSISTÊNCIA USADO: recomenda-se reduzir o modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> CADÊNCIA DE PEDALADA.
> CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARGA E ARMAZENAMENTO DA BATERIA.
2. Com a idade, uma bateria pode perder as suas capacidades.
A sua autonomia vai deste modo ficando mais curta. Contacte a oficina da sua loja DECATHLON para realizar um teste de desempenho da sua bateria.

1. Verifique se a bateria está bem carregada.
O nível de carga da bateria pode ser verificado premindo o botão de alimentação da bateria.
Se o primeiro LED estiver intermitente e nenhum outro LED estiver aceso, é sinal de que a bateria está descarregada. Ligue-a ao respetivo carregador e a uma tomada de alimentação para a recarregar.
2. Verifique se a bateria está limpa, devidamente engatada e adequadamente bloqueada.
> Verifique se os conectores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve estar corretamente inserida no tampão inferior (ver fotografia) e a pega deve estar totalmente recolhida (deve ouvir um "claque"), o que confirma que ela está bem encaixada.
3. Verifique se o ecrã de comando está adequadamente ligado.
> Identifique o conector do ecrã situado à frente do guiador.
> Desenrosque as duas roscas e puxe de um lado e outro para desligar o ecrã e o cabo de ligação.
> Verifique se nenhuma ficha elétrica está dobrada.
> Volte a ligar as conexões, assegurando-se de que não se engana no sentido e dobra uma ficha! Pode usar, como auxílio, as duas setas de posicionamento gravadas de cada lado dos conectores. Estas duas setas devem ser idênticas e colocadas frente a frente antes de engatar as conexões.
> Depois de as conexões estarem engatadas, fixe tudo enroscando as duas porcas até que a junta de união esteja ligeiramente comprimida e deformada.
4. Deixe arrefecer o sistema
Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixe a bicicleta arrefecer sem a usar durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.
5. Ligue o ecrã premindo o botão ON/OFF.
Ligue o ecrã de comando premindo o botão ON/OFF.
Se o ecrã continuar a não se acender, contacte-nos através do pedido de assistência do site ou dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para realizar a reparação.

A assistência elétrica ativa-se através da pedalagem. É necessário aplicar esforço nos pedais e selecionar um modo de assistência adaptado ao esforço.
Se, apesar disso, a assistência elétrica não se ativar, siga as seguintes instruções:
1. Verifique a carga da bateria.
O nível de carga da bateria pode ser verificado pressionando o botão de alimentação da bateria.
Se o primeiro LED estiver intermitente e nenhum outro LED estiver aceso, é sinal que a bateria está descarregada. Ligue-a ao respetivo carregador e a uma tomada de alimentação para a recarregar.
2. Verifique se a bateria está limpa e devidamente engatada.
> Verifique se os conectores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve estar corretamente inserida no tampão inferior (ver fotografia) e a pega deve estar totalmente recolhida (deve ouvir um "claque"), o que confirma que ela está bem encaixada.
3. Deixe o sistema arrefecer.
Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixe a bicicleta arrefecer sem a usar durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.
4. Verifique se as conexões do motor estão ligadas.
> A ligação do motor situada ao nível da escora traseira esquerda do quadro pode estar desligada ou danificada.
> Abra o conector e verifique se nenhuma ficha elétrica está dobrada.
> Volte a ligar as conexões, assegurando-se de que não se engana no sentido e dobra uma ficha! Pode usar, como auxílio, as duas setas de posicionamento gravadas de cada lado dos conectores. Estas duas setas devem ser idênticas e colocadas frente a frente antes de engatar as conexões.
> Depois de as conexões estarem engatadas, fixe tudo enroscando as duas porcas até que a junta de união esteja ligeiramente comprimida e deformada.
Basta então engatá-la corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conector macho). Respeite corretamente o posicionamento do conector (os indicadores de setas devem estar frente a frente).
4. Ligue o ecrã premindo o botão ON/OFF
Ligue o ecrã de comando premindo o botão ON/OFF até surgir o ecrã de boas-vindas.
5. Selecione um modo de assistência diferente de zero
Se o modo apresentado no ecrã for o modo 0, é normal não haver assistência elétrica.
Selecionar um dos modos de assistência 1, 2 ou 3.
Quando um modo estiver selecionado, pedale carregando bem nos pedais. Aumente o modo de assistência (3 corresponde ao mais potente) se o esforço de pedalada que tiver de imprimir para acionar a assistência elétrica for demasiado alto para si.
Se, ainda assim, a assistência elétrica continuar a não funcionar, contacte-nos ou dirija-se a uma das lojas DECATHLON.
> 1.º LED intermitente: a bateria está quase vazia e precisa de ser recarregada. Ligue-a ao respetivo carregador e a uma tomada de alimentação para a recarregar.
> 2.º LED intermitente: a bateria entrou em proteção "sob tensão" na sequência de uma manipulação inadequada ou de um longo período sem carga. Ligue-a logo que possível ao respetivo carregador e a uma tomada de alimentação para a recarregar e para retirá-la do modo de proteção
> Se outro LED ou vários LEDs estiver(em) a piscar, significa que a bateria está defeituosa. Leve a sua bateria à oficina de uma loja DECATHLON para realizar um diagnóstico completo da sua bateria.
Este código assinala um erro ou um aviso após um evento elétrico (sobreaquecimento, subtensão,...).
Consultar o parágrafo CÓDIGO DE ERRO (página 17 e 18 no final do manual) em caso de aparecimento desta mensagem para saber o seu significado.
ESTOU COM UM PROBLEMA MECÂNICO
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem.
Isto não significa que a roda está empenada. Se, no entanto, estiver empenada, aproveite a revisão gratuita oferecida nos primeiros 6 meses e dirija-se à oficina de uma das nossas lojas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.
Para evitar que a manete de travão esteja demasiado frouxa ou esponjosa, ou que toque facilmente no guiador sem exercer muita força, deverá ajustar a tensão do cabo de travão rodando a porca situada na própria manete, conforme indicado no vídeo abaixo.
Desaperte a porca e a contra-porca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura.
Uma vez obtida a tensão desejada, apertar ao máximo a contra-porca na manete para bloquear este ajuste.
Se a sua suspensão estiver demasiado dura, tal poderá dever-se a vários fatores:
1- A afinação
Visite a rubrica "Como funcionam as afinações da minha suspensão" para afinar facilmente o nível de dureza conforme a sua preferência.
2- A manutenção básica
As suspensões devem ser lubrificadas regularmente com um óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.
3- A manutenção completa
Se a afinação e a manutenção básicas não forem suficientes, será necessário proceder a uma manutenção completa da suspensão, conforme indicado no vídeo abaixo.
A afinação e a manutenção da sua suspensão são da sua inteira responsabilidade e a DECATHLON não assumirá qualquer responsabilidade em caso de procedimento incorreto. Se tiver dúvidas quanto ao correto procedimento de afinação, dirija-se à oficina de uma loja DECATHLON mais próxima de si.
A temperatura ideal para um bom funcionamento da sua suspensão dianteira situa-se acima dos +5 °C. Abaixo dessa temperatura, o frio poderá tornar a suspensão mais dura ou até mesmo bloquear a mesma, sem no entanto a danificar.
A suspensão volta ao normal logo que a temperatura volta a ser superior a +5 °C. Se, no entanto, constatar um defeito ou se duvidar da saúde da sua suspensão, dirija-se imediatamente à oficina da loja DECATHLON mais próxima para realizar um diagnóstico aprofundado da sua bicicleta.
CUIDO DO MEU PRODUTO
1. Assegure-se de que encheu os pneus com uma pressão de 1,8 bar antes de cada utilização. 2. Recarregue a bateria, pelo menos, a cada 6 meses. 3. Guarde a bateria num local seco, temperado e ao abrigo do sol.
PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO
Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as nossas peças de substituição para a BTT e-ST 500.
O NOSSO COMPROMISSO
A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.