Primeira utilização
PARTE MECÂNICA
REF: 8829440
2023
Esta bicicleta BTT elétrica suspensão total (BTTAE) foi selecionada para a prática de All-Mountain/Enduro
Com o novo Bosch E-bike System totalmente conectado no sistema inteligente, esta bicicleta está perfeitamente adaptada para andar em trilhos técnicos e exigentes.
PARTE MECÂNICA
Na montagem de origem com câmara de ar, a pressão média recomendada é 1,6 bar.
Se procura mais conforto e tração E/OU se pesa menos de 70 Kg, pode reduzir a pressão em 10% sem nunca descer abaixo de 1,4 bar, mas isso aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.
Numa montagem Tubeless, pode reduzir o nível de pressão para cerca de 1,2 bar.
Verifica regularmente a pressão dos pneus.
Quando a tua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.
Uma travagem a frio intensa e contínua (por exemplo numa descida), pode levar ao sobreaquecimento e à "vidragem" das pastilhas.
Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faças a rodagem aos teus travões.
A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por travão. Em cada uma dessas travagens, deverás passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.
Para limitar o risco de perfuração ou trilhamento da sua câmara de ar, é possível que os pneus da sua BTT sejam TUBELESS.
Na montagem de origem, o fundo de jante estanque já está montado, mas deverá comprar pneus TUBELESS READY.
A isso acrescenta-se:
- Um par de válvulas TUBELESS
- Líquido preventivo (antifuro):
E depois, nada mais simples! Segue as etapas passo a passo descritas abaixo. Podes igualmente visualizar o vídeo.
1. Desmonta a roda.
2. Retira o pneu e a câmara de ar de origem da jante.
3. Insere uma válvula TUBELESS pelo interior, no orifício da jante.
4. Acrescenta líquido preventivo (antifuro).
5. Monta o teu novo pneu TUBELESS READY.
6. Enche bem a roda para que o pneu fique bem encaixado na jante.
Se a operação te parecer demasiado delicada, dirige-te à oficina DECATHLON mais próxima para efetuá-la.
A regulação da tua suspensão ROCKSHOX GOLD RL precisa de ser personalizada em função do teu estilo de condução, do terreno e do teu gosto pessoal, mas também, e sobretudo, em função do teu peso.
Existem três tipos de regulação na suspensão: A pré-tensão, o ressalto e a compressão
A pré-tensão determina a dureza da tua suspensão. Como se trata de uma mola pneumática, é necessário comprimir o ar para ajustar a dureza da mesma. Sendo assim, precisarás de uma bomba de alta pressão para suspensões. Sobretudo, não utilizes uma bomba de pneus ou um compressor nesta fase, pois poderás danificar a suspensão. A válvula do ar encontra-se por cima do êmbolo esquerdo da suspensão.
O ressalto (ou a descompressão) determina a velocidade à qual a suspensão regressa à posição inicial depois de amortecer um choque. É regulado através de uma pequeno botão rotativo sob a suspensão (ver foto).
A compressão faz variar a velocidade de afundamento da suspensão. É regulada através de um pequeno botão rotativo azul no T da suspensão.
Para mais informações sobre a regulação das suspensões, segue a ligação: explicamos-te tudo o que precisas de saber!
Para teres uma BTT homogénea no seu comportamento, recomendamos que concilies a regulação da suspensão com a do amortecedor. A manipulação é quase a mesma que para a suspensão:
ATENÇÃO: A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!
PARTE ELÉTRICA
O teu ecrã BOSCH KIOX concentra-se no essencial e apresenta claramente todas as informações importantes da tua BTTAE. Para o ligar e desligar, prime o botão por cima do ecrã.
Os botões + e - permitem-te navegar entre os diversos modos de condução:
OFF: Nenhuma assistência.
ECO: Assistência que maximiza a eficácia para uma autonomia máxima.
TOUR: Assistência constante com uma boa autonomia.
EMTB/SPORT: Assistência potente e progressiva para um comportamento de pedalagem natural e um controlo ideal em terreno difícil.
TURBO : Assistência direta e potente até às frequências de pedalagem mais elevadas.
Por baixo do ecrã, encontra-se um botão "WALK" que permite ativar uma assistência ligeira que pode atingir os 6 km/h. Para mais segurança, a ajuda à marcha é ativada em dois tempos: prime o botão "WALK" e depois mantém a pressão em + para ativar a assistência, solta-o para a desativar.
ATENÇÃO: Se o modo de utilização estiver em OFF, não poderás utilizar a função WALK.
O manual completo do BOSCH PURION encontra-se em fundo de página, na secção INSTRUÇÕES.
É possível mudares a visualização das funções na tua consola.
Para isso, mantém premido o botão - para fazer deslizar as diversas informações, entre as quais:
- Visualização permanente do modo de assistência
- A quilometragem de percurso, indicado como "Trip"
- A quilometragem total da bicicleta, indicada como "Total"
- A autonomia restante estimada em função da carga da bateria, indicada como "Range"
Para repor a quilometragem de percurso a zero, seleciona a quilometragem "Trip" e depois só terás de premir de forma prolongada e simultânea o botão + e -. É então visualizada a informação "Reset" e o conta-km é reiniciado.
Para passar da visualização dos valores em quilómetros à visualização dos valores em milhas e inversamente, mantém premido o botão - e prime brevemente o botão Marche/Arrêt (Ligar/Desligar).
Finalmente, para regular a luminosidade do ecrã, desliga o ecrã e prime simultaneamente os botões + e - de forma prolongada e prime o botão Marche/Arrêt (Ligar/Desligar). O ecrã iluminar-se-á, fornecendo-lhe as versões de software. Durante este lapso de tempo, podes regular a luminosidade, aumentando-a com o botão + e reduzindo-a com o botão -.
Vídeo a seguir.
Escolhemos um motor BOSCH Performance Line CX pelas suas características técnicas.
É o motor mais potente da BOSCH, com um binário máximo de 85 Nm. Pesa apenas 2,9 kg e é particularmente compacto.
O nível de assistência máximo no modo TURBO é de 340% e pode chegar aos 25 km/h.
O manual elétrico encontra-se em fundo de página na secção INSTRUÇÕES.
A BOSCH disponibiliza, no seu sítio de Internet, uma aplicação para calcular a autonomia da tua bateria em função da sua utilização.
Se não tens a certeza de que a tua bateria tem carga suficiente para a tua saída, podes utilizar este simulador, indicando os modos de condução, o teu peso completamente equipado, a tua frequência de pedalagem e os equipamentos da tua BTT e fornecendo informações sobre o ambiente.
Para desmontar a sua bateria, retire a tampa da fechadura e depois, com a chave, abre o compartimento da bateria. A bateria ficará solta. Sobre a mesma, encontra-se um pequeno cadeado que deverás pressionar para desencaixar a bateria. Podes agora retirá-la com toda a segurança.
Para (voltar a) montar a bateria no quadro da bicicleta, coloca a bateria no respetivo compartimento, começando por baixo, e depois empurra-a a partir do topo até ao fundo do compartimento, até ouvires o "estalido" do cadeado. A tua bateria está agora encaixada. Podes fechar o compartimento e trancá-lo com a chave.
Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesites em equipar-te adequadamente antes de uma saída em BTT.
Eis uma seleção de produtos que poderão ajudar-te numa série de contratempos técnicos.
> ELÉTRICO
1. VERIFICAR A LIGAÇÃO ENTRE BATERIA > CARREGADOR > TOMADA ELÉTRICA
Verifica se o carregador utilizado é o carregador de origem BOSCH.
Liga o carregador à bateria e a uma tomada de alimentação elétrica.
A bateria possui um sistema de controlo da temperatura que impede qualquer carga que se encontre acima do limiar de temperaturas de 0°C a 40°C. Se a bateria se encontrar fora deste limiar, 3 dos 5 LED começam a piscar. Neste caso, desliga a bateria do carregador e aguarda que a mesma regresse ao limiar de temperaturas admissíveis.
A deteção de um eventual problema na bateria é assinalada pela iluminação intermitente de 2 LED. Dirige-te a uma oficina DECATHLON para fazer um diagnóstico da tua bateria.
Cinco LED indicam o estado da carga. Cada LED corresponde a 20% da carga da bateria. Quando a autonomia é inferior a 5%, todos os LED se apagam, permanecendo apenas uma função de visualização da autonomia no computador de bordo.
Uma bateria completamente descarregada leva 8,8 h a recarregar com o Compact Charger, 4,9 h com o Standard Charger e 3,7 h com o Fast Charger.
2. VERIFICAR SE ALGUM RESÍDUO ESTÁ A CRIAR OBSTÁCULOS À CARGA
Os conetores do carregador e da bateria devem estar limpos. Nenhum resíduo deve impedir o contacto entre o carregador e a bateria.
3. É POSSÍVEL QUE APENAS OS LED INDICADORES DA BATERIA ESTEJAM COM DEFEITO
Dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON para reparação.
É possível que um código de erro apareça no teu ecrã BOSCKH KIOX.
Todos os códigos de erro se encontram registados na hiperligação seguinte, cada um deles acompanhado do respetivo procedimento de resolução do problema.
Se o problema persistir ou se não conseguires realizar os procedimentos descritos, dirige-te a uma das oficinas DECATHLON para reparação.
1. Assegura-te de que estás a seguir as boas práticas de utilização e de armazenamento.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: A autonomia reduz-se se a bicicleta estiver sujeita a uma carga excessiva.
> DO TIPO DE PERCURSO: A autonomia diminui nas subidas.
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia melhora com pneus corretamente enchidos.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia é reduzida com tempo frio (até -50%).
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: Recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA.
2. Com o tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades.
A sua autonomia vai deste modo ficando mais curta. Contacta a oficina da loja DECATHLON para realizar um teste de desempenho da bateria.
> MECÂNICO
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirás certamente "ranger". Esse "ranger" resulta da torção residual decorrente da montagem.
Isto não significa que a roda está empenada. Se contudo isso acontecer, dirige-te a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.
Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:
1/ Verifica os cabos e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posiciona o terminal de bicha corretamente à mão.
1b. Se o desviador não se mover ao manusear a manete das mudanças, significa provavelmente que o cabo e a bicha estão emperrados. Será, neste caso, necessário substituir o cabo e as bichas.
Podes levar a tua BTT a uma oficina DECATHLON para substituição dos teus cabos e bichas.
2/ Verifica se a ponteira do desviador não está empenada:
Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloca-te atrás da bicicleta e observa o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada, dirige-te a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir.
NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.
ATENÇÃO: Se utilizas regularmente a tua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lavas regularmente a tua bicicleta com água abundante, deverás substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
Se tiveres perdido as duas chaves e não tiveres contigo o número da chave, dirige-te a uma oficina DECATHLON para mudar o canhão. Ser-te-á fornecido então um par de chaves do novo canhão.
Se tiveres perdido uma das duas chaves, poderás mandar fazer uma nova num normal serralheiro, utilizando a segunda chave como modelo.
Se perderes as duas chaves e se tiveres anotado o número presente numa das duas chaves, poderás encomendar uma nova clicando na hiperligação seguinte.
Para limpares bem a tua BTT, precisas de um detergente para bicicletas, de uma esponja e de uma escova.
Passa a bicicleta por água antes de aplicares os detergentes. Depois, utiliza a esponja e a escova para aplicares os produtos de forma eficiente. É importante deixares atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
O enxaguamento deve ser feito a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.
Finalmente, seca a tua bicicleta com um pano seco, limpo e macio.
Para lavar a tua BTT elétrica, é importante deixar a bateria na bicicleta. Esta protegerá o motor de eventuais infiltrações!
Evita igualmente os sistemas de limpeza de alta pressão pois a água poderia penetrar nos rolamentos de esferas e danificar permanentemente os componentes elétricos.
Guardar corretamente a tua BTT é indispensável para melhorar a sua longevidade, sobretudo se tiver assistência elétrica.
Após uma saída, recomendamos que:
> Limpes a bicicleta para remover a lama ou a areia que poderiam corroer a sua BTT.
> Seques e lubrifiques a tua transmissão (evitando aplicar nos travões) para protegê-la da ferrugem e da corrosão.
> Guardes a BTT num local seco e fresco.
Para guardar a BTT durante o inverno , outras recomendações deverão ser seguidas:
> Encaixa o desviador no pequeno pinhão para libertar a tensão sobre os cabos.
> Carrega a bateria entre 30% e 60%.
> Podes lubrificar a bicicleta com uma fina camada de vaselina, insistindo bem nos raios e cubos, nas jantes, no guiador e no avanço. Utiliza um pano limpo, ligeiramente embebido neste óleo; isso permitirá proteger os componentes das poeiras.
> Opta por suspender a BTT pelo quadro, para reduzir a pressão nos pneus e evitar possíveis fissuras.
> A melhor forma de guardares a tua bicicleta consiste em pendurá-la ao contrário para que o óleo contido nas bainhas da suspensão possam descer para as pernas de suspensão. Aumentarás assim a duração de vida da tua suspensão!
Atenção: Fresco não significa frio! Evita a todo o custo as temperaturas demasiado elevadas ou demasiado baixas. Não guardes a tua BTT ao sol e tem atenção ao gelo do inverno.
A garagem pode ser uma boa solução, desde que o local permaneça seco e sem gelo no inverno, caso contrário, prefere o interior da tua casa.
As baterias BOSCH encontram-se entre as baterias mais duradouras do mercado, com uma duração de vida de cerca de 30 000 km. Para um praticante regular de BTT que pedale 150 km por semana, e na condição de realizar a sua manutenção, a bateria durará de 3 a 4 anos.
Para prolongar ao máximo esta duração de vida, recomendamos:
- Não a pressionar demasiado (uma BTT não é uma scooter!)
- Carregar a tua bateria a temperaturas entre 10°C e 20°C, sem nunca ultrapassar os 30°C (para isso, utiliza o carregador de origem e certifica-te de que o mesmo se encontra em bom estado)
- Guardar a tua BTT com um nível de carga compreendido entre 30 e 60% (Não deixes a bateria ligada para além dos 100% e não a guardes completamente descarregada)
- Guardar a tua BTT à sombra ou em local fresco.
Durante o transporte, lembra-te de retirar a bateria da tua BTT e de a arrumar no interior do veículo.
Para verificar a versão do teu software, com o ecrã de comando BOSCH PURION, desliga o aparelho e prime de forma simultânea o botão + e o botão - , mantendo brevemente a pressão.
Em seguida, prime a tecla Marche/Arrêt (Ligar/Desligar). As versões do software começarão a desfilar. Anota-as num papel para te lembrares mais tarde.
DISPL. representa a versão de software do ecrã.
DU é a versão de software do motor.
Bat. corresponde à versão de software da bateria.
Em seguida, poderás verificar se o teu software está atualizado, comparando-o com as versões indicadas no sítio eletrónico BOSCH.
A tua bicicleta STILUS E-AM V2 é compatível com a bateria BOSCH PowerTube 500, ficará menos potente do que a PowerTube 625 de origem mas ficará mais leve.
ATENÇÃO: Se quiseres mudar de bateria, terás de reposicionar o suporte da bateria. Dirige-te a uma oficina DECATHLON para realizares este procedimento.
Precisas de substituir alguns componentes? Encontra aqui todas as peças de substituição para a BTT STILUS E-ST.
Se algumas peças não se encontrarem disponíveis, não hesites em contactar-nos para que possamos encomendá-las junto dos nossos fornecedores.
Estamos aqui para ajudar e dar uma solução em função das tuas necessidades.