Video da montagem
*Bicicleta não correspondente, mas a montagem realiza-se na mesma forma. Ferramentas não incluídas.
REF: 8577923, 8667178
2022
Necessitas de ajuda para montar, proceder à manutenção, e reparação ou encontrar um acessório para a tua bicicleta?
Vais encontrar aqui tutoriais e vídeos a explicar-te como fazer para ter saídas com toda a tranquilidade!
Poderás obter o Certificado de Conformidade CE para a tua bicicleta.
Manual de Utilizador
Manual da Travagem
Certificado de Conformidade
*Bicicleta não correspondente, mas a montagem realiza-se na mesma forma. Ferramentas não incluídas.
1 - Botão "APAGADO"
- Toque curto: Alterar exibição (ODO, TRIP, TripToGo)
- Pressão longa: desligue ou ligue a tela
2 - Botão "Modo de assistência"
- O modo "ECO" é o modo de assistência padrão quando a tela é ligada.
- A potência do motor se adapta de acordo com o modo selecionado
3 - Botão "+"
- Pressão curta: Mudar para o modo de assistência superior (3 sendo o máximo)
- Pressão longa (e segurando o botão): Uso do modo "pedestre"
4 - Botão "-"
- Corte Support: Reduza o modo de atendimento
- Pressão longa (5 segundos): Reinicialização do contador de distância parcial (TRIP)
5 - Botão "Iluminação"
Ligar ou desligar a luz de fundo da tela
6 - "Nível da bateria"
Cinco níveis de bateria. Quando o nível da bateria é insuficiente, o indicador começa a piscar em vermelho.
Lembre-se de verificar o estado da sua bicicleta antes de cada saída.
O teu modelo está equipado com uma roda de aperto rápido. No vídeo, deves prestar especial atenção à primeira parte.
ATENÇÃO: se a tua roda traseira estiver solta, dirige-te à nossa oficina!
Enquanto não há um vídeo explicativo, vamos explicar como fazer:
- em primeiro lugar, verifica se o disco não está empenado;
.
- se não estiver empenado, desaperta ligeiramente os teus estribos, gira a roda e trava de forma brusca;
.- continua a pressionar o travão com a mão e aperta os estribos.
Se o problema persistir, vem visitar-nos à oficina!
Quando a tua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase.
Uma travagem a frio intensa e contínua (por exemplo numa descida), pode levar ao sobreaquecimento e à "vidragem" das pastilhas.
Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faças a rodagem aos teus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverás passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.
A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica. As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.
Para minimizar o risco de ocorrência de furos e assegurar uma otimização da autonomia, aconselhamos que enchas os teus pneus com uma pressão entre 4 e 5 bar.
Uma altura correta do selim permite pedalar sem dores.
Fecha bem a tua bateria com a chave e garante que a carga da bateria é suficiente para o teu percurso.
> Guarda a tua bicicleta num local seco e fresco
> Limpa quaisquer resíduos de lama ou areia, para que os mesmos não corroam a tua bicicleta.
> Lubrificar a corrente: pulverizar com produto "ALL IN ONE" o conjunto da bicicleta para a proteger da corrosão
> Colocar o desviador no pinhão mais pequeno
> Carregar a bateria a cada 3 meses, no mínimo (quanto mais regular for o carregamento, melhor)
VAIS FAZER UM PASSEIO ou UMA SAÍDA COM A TUA RIVERSIDE
Eis as nossas dicas:
1-PARA TUA SEGURANÇA
Usa um capacete recente e homologado, uma queda em cada duas envolve a cabeça!!
INFORMAÇÃO ÚTIL: Um capacete tem uma vida útil limitada, mesmo que não tenha sido submetido a um choque! Informa-te no momento da compra!
-Sai com uma bicicleta bem afinada e com uma manutenção adequada
-Leva um telemóvel (carregado!) para poder telefonar em caso de problemas.
-Analisa o itinerário antes de sair para seguir prioritariamente pistas, ciclovias e caminhos sem carros.
-Traz um kit de primeiros socorros (num alforge por baixo do selim, por exemplo)
-Se pedalares à noite, instala as luzes dianteiras e traseiras
2-PARA MAIOR CONFORTO
-Se estás a iniciar-se na prática da bicicleta: aumenta gradualmente a duração dos passeios, começando por saídas de uma hora
-Usa vestuário adequado à duração da tua saída, assim como luvas.
- Não forces os pedais. Utiliza as mudanças para pedalar com a transmissão leve (rotação rápida das pernas): Irás mais longe, durante mais tempo
-Prevê uma roupa quente ou para a chuva em função da meteorologia
-Lembra-te de alongar depois da tua saída
-HIDRATA-TE!!
3- LEVA SEMPRE CONTIGO MATERIAL PARA REPARAR UM FURO!
-Uma bomba. Alguns modelos podem ser fixados nos parafusos para porta-bidon existentes no quadro
-3 desmonta-pneus, uma câmara de ar, (uma chave de fendas de 15 mm Riverside 100): que podes colocar num alforge de selim.
Aprende a reparar sozinho/a!! Vê o seguinte vídeo.
4-HIDRATA-TE REGULARMENTE
- Equipa a tua bicicleta com um bidon e porta-bidon (para poder beber enquanto pedalas) ou traz uma garrafa de água numa mochila.
- Lembra-te de beber regularmente água (de 20 em 20 minutos e, pelo menos, 500 ml por hora)!
5-LEMBRA-TE DE COMER
-Leva barras energéticas (podes transportá-las num alforge de quadro ou de guiador)
-Come antes de ter fome. Alimenta-te a cada hora para dar energia aos teus músculos.
A bateria precisa de 6h para realizar uma carga completa (de 0% a 100%). No entanto, bastam 3h para passar de uma carga de 0% para 80%.
Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.
Nestas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência poderá fazer-se sentir.
Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24 horas.
Quando a bateria está totalmente carregada, o carregador desliga-se. Podes identificar isto graças ao LED indicador do carregador, que se desliga.
Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas em qualquer momento.
É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho (pelos menos a cada 3 meses uma carga completa).
Não, não existe efeito de "dínamo". Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível.
Quando a tua bateria atingir o seu fim de vida útil, poderás entregá-la na tua loja DECATHLON para que ela seja reciclada por um organismo especializado para tal.
A tua bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga a 100% + 1 descarga a 100% ou 2 cargas a 50% + 2 descargas a 50%).
É imperativo guardar e carregar a tua bateria num local fresco (entre +10 °C e +25°C), seco e abrigado do sol.
Não guardar a bateria descarregada (com menos de 10% de carga) para evitar uma descarga total, uma vez que isto pode provocar um mau funcionamento.
Lembra-te também de recarregar a bateria (mesmo que não a utilizes) pelo menos a cada 3 meses, para evitar um descarregamento profundo e a consequente alteração das capacidades da bateria.
Podes comprar uma nova bateria na tua oficina DECATHLON.
Contacta a loja mais próxima de ti para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
A bateria pode ser armazenada até 3 meses sem recarga, com toda a segurança e sem alterar as suas capacidades. Deverá contudo ser totalmente recarregada antes de um tal período de armazenamento prolongado.
A autonomia da tua bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA TRANSPORTADA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada.
> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas.
> DA PRÁTICA: a autonomia será maior ou menor em função do esforço humano transmitido durante a pedalada
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia será maior com pneus com pressão entre 4 e 5 bar.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia diminui com tempo frio .
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se que reduzas o modo de assistência quando o nível da bateria for baixo.
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARGA E DE ARMAZENAMENTO DA BATERIA.
Estima-se que a autonomia da Riverside 500e tenha uma duração de 80 km no modo 2, desde que respeitadas as boas práticas de utilização.
1. Assegura-te de que estás a seguir as boas práticas de utilização e de armazenamento.
A autonomia da tua bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA TRANSPORTADA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada.
> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas.
> PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia melhora com pneus enchidos até 4 bar.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia diminui com tempo frio (até - 50%).
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se que reduzas o modo de assistência quando o nível da bateria for baixo.
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARGA E DE ARMAZENAMENTO DA BATERIA.
2. Com o tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades.
A sua autonomia vai deste modo ficando mais curta. Contacta a oficina da tua loja DECATHLON para realizar um teste de desempenho da tua bateria.
> LIGA O ECRÃ ANTES DE SUBIR PARA A BICICLETA E AO PARAR.
Caso contrário, o comportamento da bicicleta pode alterar-se.
Guarda-lamas
Porta-bagagens
Atrelados
Material de transporte em bicicleta
Todos os acessórios disponíveis para bicicleta
Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirás certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem.
Isto não significa que a roda está empenada. Se estiver empenada, aproveita a revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses e dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno.
A passagem incorreta das mudanças (carretos) pode dever-se a vários fatores.
1- Verifica o posicionamento dos terminais de bicha. O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças (carretos) na traseira. Se for o caso, posiciona o terminal de bicha corretamente à mão.
2- É possível que o cabo e as bichas estejam gripados. Se a descida para as velocidades (carretos) mais pequenas não acontecer, se o desviador não se mexer mesmo após o acionamento da manete de mudanças, então significa que o cabo e as bichas estão certamente gripados. As bichas e o cabo devem ser substituídos.
3- Leva a tua Riverside a uma oficina DECATHLON para voltar a ajustar o desviador
4- Verifica igualmente se a ponteira do desviador não está torta. Se for esse o caso, consulta a secção "PARTI O DROPOUT DO DESVIADOR"
Nota: Se utilizas regularmente a tua Riverside em condições húmidas ou com lama, ou se lavas regularmente a tua Riverside com muita água, deverás substituir as bichas e os cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.
Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.
Coloca-te atrás da bicicleta e observa o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada ou partida, dirige-te a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir. Uma ponteira de desviador sobresselente é fornecida na compra da tua Riverside.
Verifica várias vezes o pneu para não ter outro furo.
O quadro, o avanço e o guiador da tua bicicleta têm garantia vitalícia.
A garantia é válida para um uso adaptado. A tua bicicleta destina-se a passeios mais ou menos desportivos. Se usares a tua bicicleta para uma prática de BTT ou DH e o quadro fissurar, a garantia não será válida.
Poderás encontrar os restantes pormenores da garantia na ligação seguinte.
1. VERIFICAR A LIGAÇÃO ENTRE BATERIA > CARREGADOR > TOMADA ELÉTRICA
Verifica se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela DECATHLON.
Liga o carregador à bateria e a uma tomada de alimentação elétrica.
LED carregador Vermelho fixo = a bateria está a carregar.
LED carregador Verde fixo = a bateria terminou o carregamento.
LED carregador com luz intermitente = a bateria ou o carregador tem um problema.
O tempo de carga de uma bateria totalmente descarregada é de 6h.
2. CERTIFICA-TE DE QUE NENHUM RESÍDUO ESTÁ A CRIAR OBSTÁCULOS À CARGA
Os conetores do carregador e da bateria devem estar limpos. Nenhum resíduo deve impedir o contacto entre o carregador e a bateria.
3. É POSSÍVEL QUE APENAS OS LED INDICADORES SOBRE A BATERIA ESTEJAM COM DEFEITO
Dirige-te a uma das oficinas DECATHLON para reparação.
O ÚLTIMO LED ESTÁ A PISCAR (o mais afastado do botão da bateria).
A bateria está quase descarregada e deve ser recarregada. Liga a tua bateria ao carregador.
O 4.º LED ESTÁ A PISCAR
A tua bateria está sob tensão e já não é carregada há algum tempo. Liga-a o mais depressa possível ao carregador e a uma tomada elétrica, para evitar uma descarga profunda que poderá comprometer o funcionamento da mesma.
OUTRO LED ESTÁ A PISCAR
A bateria deparou-se com uma anomalia que está a causar um mau funcionamento. A anomalia pode ser provisória ou permanente. Dirige-te a uma oficina Decathlon para realizar o diagnóstico da bateria e da bicicleta.
1: Bateria sob tensão
1- Desligue a bicicleta e ligue-a novamente
2- Carregue a bateria.
2: Sobreaquecimento do motor
1- Deixe o motor descansar enquanto diminui o modo de assistência.
2- Desligue a bicicleta, deixe descansar um pouco antes de ligá-la novamente.
3: Corrente ou tensão anormal
1- Desligue a bicicleta e ligue-a novamente.
2- Verifique se os conectores estão bem ligados e se os cabos não estão danificados.
3- Carregue a bateria.
4: Sobretensão da bateria
1- Desligue a bicicleta e ligue-a novamente.
2- Consulte a sua loja Decathlon para realizar um diagnóstico da bateria.
5: Erro do sensor de frequência
1- Desligue a bicicleta e ligue-a novamente.
2- Faça uma atualização de software.
3- Verifique os conectores do sensor de frequência.
6: Erro de programa no controlador
1-Desligue a bicicleta e ligue-a novamente.
2-Faça uma atualização de software.
7/8: Tensão do motor acima do normal
1- Deixe o motor descansar enquanto diminui o modo de assistência.
2- Desligue a bicicleta, deixe descansar um pouco antes de ligá-la novamente.
9: Erro do motor
1- Desligue a bicicleta e ligue-a novamente.
2- Verifique se os conectores do motor estão bem ligados e se a roda
rola livremente.
10: Erro do motor ou curto-circuito
1- Desligue a bicicleta e ligue-a novamente.
2- Verifique se o conector do motor está bem ligado.
11: Velocidade da bicicleta não reconhecida
1- Desligue a bicicleta e ligue-a novamente.
TODOS PISCAM (LEDs de 1 a 11): Erro complexo
1- Desligue a bicicleta e ligue-a novamente.
2- Visite a sua loja Decathlon para um diagnóstico completo.
ERRO 16 / 17 = SENSOR NÃO DETETA
Volta a ligar a bicicleta. Se a mensagem de erro não desaparecer, dirige-te a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.
ERRO 32 / 33 = ERRO MOTOR
O motor está com certeza desligado. Verificar os conetores do motor e voltar a ligar, tendo atenção ao sentido de ligação para não danificar os pinos.
ERRO 48 = ERRO SENSOR DE VELOCIDADE
O motor poderá estar desligado.
Verificar os conetores do motor e voltar a ligar, tendo atenção ao sentido de ligação para não danificar os pinos.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirige-te a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.
ERRO 49 = ERRO SENSOR DE CADÊNCIA
Volta a ligar a bicicleta. Se a mensagem de erro não desaparecer, dirige-te a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.
ERRO 64 = ERRO SENSOR DE CADÊNCIA
Volta a ligar a bicicleta. Se a mensagem de erro não desaparecer, dirige-te a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.
ERRO 65/66/67 = BATERIA SOB TENSÃO
Volta a carregar a bateria . Se a mensagem de erro não desaparecer, dirige-te a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.
ERRO 80 = TEMPERATURA DO CONTROLADOR DEMASIADO ELEVADA
Aguarda até que a bicicleta arrefeça. Volta a ligar a bicicleta. Se a mensagem de erro não desaparecer, dirige-te a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.
ERRO 81 = ERRO DE COMUNICAÇÃO BATERIA/DISPLAY
Este erro ocorre, por vezes, quando a bateria é retirada e colocada na bicicleta sem que o ecrã seja desligado.
Desliga corretamente o ecrã com o botão ON/OFF antes de retirar a bateria da bicicleta.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirige-te a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.
ERRO 83 = SOBRECARGA DO MOTOR
O motor é protegido e a assistência é cortada devido a uma sobrecarga.
Volta a ligar a bicicleta.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirige-te a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.
ERRO 84 = ERRO DE COMUNICAÇÃO CONTROLADOR
Verificar se o ecrã está corretamente ligado e se existe algum pino de conetor danificado.
Se a mensagem de erro não desaparecer, dirige-te a uma oficina Decathlon para efetuar um diagnóstico e reparação.
1- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ CARREGADA
Uma bateria quase descarregada associada a um modo de assistência demasiado elevado pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.
> Retira a bateria da bicicleta.
> Carrega no botão da bateria.
> Verifica se há, pelo menos, uma luz LED acesa.
> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarrega a bateria.
2- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ LIMPA, BEM ENCAIXADA E FECHADA
> Verifica se a cablagem da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve estar corretamente inserida no respetivo compartimento. (Tem o cuidado de colocar o cadeado na posição de aberto)
3- VERIFICA AS LIGAÇÕES DO MOTOR
> É possível que o cabo de ligação do motor situado ao nível do tubo traseiro esquerdo do quadro esteja mal encaixado.
Neste caso, basta encaixá-lo corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conetor macho) para suprimir o ruído e a vibração do motor.
Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON.
1- VERIFICAR SE O ECRÃ DE COMANDO ESTÁ BEM LIGADO
> Localiza o conetor do ecrã situado à frente do guiador.
> Desenrosca as duas roscas e puxa de um lado e outro para desligar o ecrã e o cabo de ligação.
> Verifica se nenhuma ficha elétrica está dobrada.
> Volta a ligar as conexões, assegurando-se de que não te enganas no sentido e dobras uma ficha! Podes usar, como auxílio, as duas setas de posicionamento gravadas de cada lado dos conectores. Estas duas setas devem ser idênticas e ficar frente a frente antes de encaixarem
2- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ CARREGADA
Uma bateria quase descarregada associada a um modo de assistência demasiado elevado pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.
> Retira a bateria da bicicleta.
> Carrega no botão da bateria.
> Verifica se há, pelo menos, uma luz LED acesa.
> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarrega a bateria.
3- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ LIMPA, BEM ENCAIXADA E FECHADA
> Verifica se a cablagem da bateria e do seu compartimento estão limpos.
> A bateria deve ser corretamente introduzida no capô inferior e a pega deve ficar totalmente rebatida (deverá ouvir um estalido, confirmando que ficou bem encaixada).
4- DEIXAR O SISTEMA ARREFECER
Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixa a bicicleta arrefecer sem a usar durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.
Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON.
1- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ CARREGADA
Uma bateria quase descarregada associada a um modo de assistência demasiado elevado pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.
> Retira a bateria da bicicleta.
> Carrega no botão da bateria.
> Verifica se há, pelo menos, uma luz LED acesa.
> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarrega a bateria.
2- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ LIMPA, BEM ENCAIXADA E FECHADA
> Verifica se a cablagem da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve estar corretamente inserida no respetivo compartimento. (Tem o cuidado de colocar o cadeado na posição de aberto)
3- DEIXAR O SISTEMA ARREFECER
Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixa a bicicleta arrefecer sem a usar durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.
Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON.
1- SELECIONAR UM MODO DE ASSISTÊNCIA QUE NÃO O VALOR ZERO
Se o modo indicado no ecrã for o modo 0, é normal não haver assistência elétrica.
Selecionar um dos modos de assistência 1, 2 ou 3.
Quando um dos modos estiver selecionado, pedala carregando bem sobre os pedais. Aumenta o modo de assistência (3 corresponde ao mais potente) se o esforço de pedalada que tiver de imprimir para acionar a assistência elétrica for demasiado elevado para ti.
2- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ CARREGADA
Uma bateria quase descarregada associada a um modo de assistência demasiado elevado pode resultar num funcionamento irregular antes do descarregamento completo da bateria.
> Retira a bateria da bicicleta.
> Carrega no botão da bateria.
> Verifica se há, pelo menos, uma luz LED acesa.
> Se todas as luzes LED estiverem desligadas ou se a última luz LED estiver a piscar, recarrega a bateria.
3- VERIFICAR SE A BATERIA ESTÁ LIMPA, BEM ENCAIXADA E FECHADA
> Verifica se a cablagem da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser corretamente introduzida no capô inferior e a pega deve ficar totalmente rebatida (deverás ouvir um estalido, confirmando que ficou bem encaixada).
4- DEIXAR O SISTEMA ARREFECER
Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixar a bicicleta arrefecer sem a usar durante alguns minutos antes de voltar a acionar a assistência elétrica.
5- VERIFICAR AS LIGAÇÕES DO MOTOR
É possível que o cabo de ligação do motor situado ao nível do tubo traseiro esquerdo do quadro esteja mal encaixado.
Neste caso, basta encaixá-lo corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conetor macho) para suprimir o ruído e a vibração do motor.
Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON.
1- VERIFICAR A PRESSÃO DOS PNEUS
> A pressão dos pneus é determinante para a eficácia da assistência elétrica. Antes de cada saída, certifica-te de que os pneus têm uma pressão entre 3 e 4,5 bar.
2- VERIFICAR A CARGA DA BATERIA
Em caso de bateria com pouca carga, o motor não receberá corrente suficiente para fornecer o nível de assistência pedido. Terás então de diminuir o modo de assistência selecionado.
3- VERIFICAR A CABLAGEM DA BATERIA
Se o motor parecer estar aos soluços, verifica se a cablagem do motor está bem encaixada.
A ligação do motor situada ao nível da escora traseira esquerda do quadro pode estar ligeiramente desconectada.
Basta engatá-la corretamente (não deve estar saliente nenhuma ranhura do conetor macho) para eliminar o ruído e os soluços do motor.
4- NÃO SOBRECARREGAR A BICICLETA
Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON.
A manutenção da tua Riverside 500E é primordial para prolongar a vida útil dos seus componentes e assim conferir mais prazer ao teu desporto. A manutenção negligenciada pode causar alguns problemas: cabos arrepanhados, ferrugem, fugas, desgaste prematuro...
O prolongamento da vida útil da bicicleta e dos seus componentes permite um impacto ecológico menor.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si.
É por isso que te propomos uma revisão gratuita da tua bicicleta nos 6 meses após a compra.
De vez em quando, deves dar à tua bicicleta uma limpeza completa. Aqui está um guia passo-a-passo sobre como limpar completamente a tua bicicleta. Quanto mais regular for a tua prática, mais recomendamos este tipo de limpeza.
Para lavar a tua Riverside 100 elétrica, DEIXA a bateria NA bicicleta. Esta protegerá o controlador de eventuais infiltrações.
Ao longo da vida útil da tua bicicleta, os quilómetros vão aumentar e será preciso mudar algumas peças por motivos de segurança e de funcionamento adequado.
A cada 100 km: Limpa a corrente e lubrifica a transmissão
A cada 2000 km: Manda substituir as pastilhas de travão na oficina Decathlon mais próxima e faz a substituição sozinho/a graças ao nosso tutorial.
Manda trocar os pneus ou troca-os sozinho/a graças ao nosso tutorial.
A cada 5000 km: Manda substituir a corrente e os carretos traseiros na oficina Decathlon mais próxima
Como desengordurar a corrente da bicicleta?
Para desengordurar corretamente a tua corrente, é conveniente pulverizar um produto desengordurante na corrente e em todos os elementos da transmissão. Com um pano limpo, deverás em seguida remover a sujidade da corrente e da cassete. Em função do estado geral da corrente, não hesites em insistir nas zonas mais sujas!
Por fim, enxagua abundantemente para que não fiquem resíduos. Com efeito, é possível que, mesmo após a aplicação do produto, haja alguns depósitos de sujidade.
Para terminar, deixa atuar alguns minutos antes de limpar a corrente com um pano seco para retirar totalmente os resíduos e os depósitos restantes.
Para uma maior eficácia, rapidez e limpeza, poderás também utilizar o nosso acessório de limpeza de correntes.
Após a substituição de pastilhas, recomendamos uma rodagem rápida para não "vidrar" as pastilhas (travagem menos eficaz).
O pneu pode ficar rígido com o passar dos anos, não hesites em fazer força!
Basta desapertar a cassete com o extrator de cassetes e o chicote de corrente, e apertar a nova cassete.
Poderás encontrar o extrator de cassetes e o chicote de corrente na ligação seguinte e, se precisares de uma cassete, ela encontra-se na secção "Peças sobresselentes".
Para efetuar esta substituição, precisas de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.
Coloca a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno.
Em primeiro lugar, retira o elo rápido com um alicate e remove a antiga corrente da transmissão.
Posiciona a nova corrente no último pinhão e no prato mais pequeno, para definir o seu comprimento ótimo mais facilmente.
ATENÇÃO: determinadas correntes têm um sentido, lê bem as instruções.
A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador.
Quando o comprimento estiver definido, corta a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.
Por fim, instala a fixação rápida na corrente e dá uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegura que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.
Precisas de material para realizar as tuas manipulações? Apresentamos aqui os produtos essenciais para a manutenção e reparação da tua bicicleta.
Produtos
de manutenção
Ferramentas
de bicicleta
Suporte de pé
para oficina
Ferramentas
multifunções
NECESSITAS DE PEÇAS PARA A TUA RIVERSIDE 100 E ?
Preencha o formulário em baixo para que um dos nossos técnicos entre em contacto consiga e o ajude a resolver o seu problema.
Repara a tua bicicleta na loja ou diretamente em casa! Os nossos mecânicos qualificados terão todo o prazer em trabalhar na tua máquina.
A Riverside compromete-se a reduzir ao máximo as emissões de gases causadas pelo fabrico das bicicletas.
Cada componente é estudado para ter o impacto carbono mais reduzido possível.
Garantia vitalícia para o quadro, o avanço e o guiador.