Reparar motor trotinete elétrica: como substituir o motor?

O motor da tua trotinete elétrica parece já não funcionar? Descobre os nossos conselhos para o substituíres. Sem quebra-cabeças ;)

Reparar motor trotinete elétrica

O motor da tua trotinete é um elemento central: permite oferecer às rodas a força necessária para que elas rolem levando-te onde queres ir! O motor funciona graças à bateria, que fornece a energia necessária. Na maior parte do tempo, encontra-se colocado numa das rodas da tua trotinete elétrica e pode também estar colocado sob a plataforma.

Reparar motor trotinete elétrica

Por que razão o motor da tua trotinete elétrica deixou de funcionar?

Independentemente de onde está colocado o motor da tua trotinete ele está normalmente bem protegido das agressões exteriores. Se ele deixou de funcionar é provável que tenha estado sujeito a uma situação de sobreaquecimento ou que alguma água se tenha infiltrado no interior.

1. O motor sofreu um sobreaquecimento

Quando aceleras com a tua trotinete elétrica tens por vezes a impressão de que o motor não reage normalmente ou que abranda? Não hesites em resolver o assunto auxiliando com mais impulso com o teu pé. Se ele é muito solicitado em comparação com uma utilização convencional e se lhe exiges regularmente demasiado esforço, arriscas-te a deteriorá-lo fazendo-o sobreaquecer.

Este fenómeno ocorre também quando várias pessoas andam numa trotinete elétrica ou quando colocas sobre ela uma carga superior à indicada nas instruções. Se sentires um cheiro a queimado este pode vir dos cabos ligados ao motor e é também um sinal de sobreaquecimento.

A pressão dos pneus pode igualmente ter repercussões sobre o motor. Se eles não estão suficientemente cheios ou se estão demasiado cheios, o motor acaba por entrar em esforço para compensar. Controla regularmente a pressão de ar dos teus pneus com a ajuda de um manómetro para evitares surpresas indesejáveis.

Em caso de sobreaquecimento a maioria das trotinetes elétricas são equipadas com um sistema de segurança que corta o motor para evitar o agravamento do problema. Pode igualmente surgir um aviso no ecrã de controlo da trotinete. Se este for o caso, a primeira etapa será verificar o significado do código de erro utilizando o manual de utilização fornecido com a tua duas rodas.

Depois de um sobreaquecimento, verifica o estado do fusível e dos cabos ligados ao motor para te assegurares de que tudo está em bom estado. Os sobreaquecimentos frequentes têm consequências sobre o tempo de vida útil do motor.

Reparar motor trotinete elétrica

2. Houve uma infiltração de água nos componentes

Uma avaria de motor da trotinete elétrica pode ocorrer provocada por uma infiltração de água devido à chuva ou à lavagem com água. A água deteriora os circuitos eletrónicos e pode queimar o fusível do motor, é assim necessário evitar utilizá-la o mais possível optando por outro meio de transporte, se possível, e limpando a tua trotinete exclusivamente com um pano seco. Quando o teu motor avaria, é necessário substituí-lo para que possas utilizar novamente a tua duas rodas. 

Como substituir o motor de uma trotinete elétrica?

Reparar motor trotinete elétrica

Quem pode substituir um motor de trotinete avariado?

Gostas de desafios? Podes ser tu mesmo a substituir o motor da tua trotinete elétrica seguindo algumas etapas. Vai custar-te menos do que passar numa oficina de reparação porque a mão de obra és tu próprio! Consulta o nosso tutorial em vídeo para substituição do teu motor situado numa das rodas da trotinete.

Tens algumas dúvidas ou preferes ir ter com um profissional?
► Primeira etapa: verifica a duração da garantia da tua duas rodas e o que a mesma inclui. Em função da garantia, poderás devolver a trotinete no mesmo local onde a compraste para que seja realizada a substituição do motor. 
Se a tua garantia já não está válida, existem obviamente técnicos aptos a repararem a tua trotinete próximo da tua morada.

Reparar motor trotinete elétrica

Encontra um reparador ou um oficnia especializada para fazer a reparação de uma trotinete

Deverás encontrar facilmente próximo de tua casa um atelier de reparação para trotinetes elétricas, uma loja especializada ou profissionais que possam arranjar a tua duas rodas. Inúmeros reparadores e reparadoras têm os serviços à disposição e podem apresentar-te um orçamento que englobe o custo das peças a substituir e a mão de obra.

Os técnicos da DECATHLON são formados para realizar a reparação de diferentes modelos de trotinetes elétricas . Podes visitar uma loja Decathlon, numa primeira etapa farão o diagnóstico e passarão depois à etapa da reparação da tua trotinete: motor, pneus, ligações de fios, travões, coluna de direção, etc.

Como proceder quando a tua trotinete não se acende?

Reparar motor trotinete elétrica

1. O problema está no fusível?

O fusível situa-se no bloco da bateria da tua trotinete, por baixo da plataforma (onde colocas os teus pés para rolar). Está ligado ao motor, à bateria, bem como ao carregador e salta quando a tensão é muito forte para os componentes elétricos. O fusível é uma peça de segurança existente na tua trotinete elétrica. Tem a função de corta-circuito e queima para proteger os diferentes aparelhos do circuito elétrico quando a tensão é demasiado elevada ou quando há um problema de temperatura.

► Etapa 1: verifica o estado do fusível abrindo o compartimento que contém a bateria da tua trotinete elétrica.

► Etapa 2: se o filamento no centro do fusível está cortado ou se identificas um ponto preto nos números, o fusível está queimado e é necessário substituí-lo. Se o fusível não está danificado, é necessário verificar noutros pontos.

► Etapa 3 : se o problema for efetivamente do fusível, retira-o e substitui-o por um novo fusível. Certifica-te da intensidade que pode suportar o novo fusível quando fizeres a escolha, é necessário que seja suficientemente potente, caso contrário corre o risco de ficar queimado.

Reparar motor trotinete elétrica

2. Os cabos encontram-se em bom estado?

Verifica o conjunto dos cabos e as ligações de fios para te assegurares de que não existem sinais de queimadura. Se encontrares cabos derretidos, é obrigatório substituí-los por novos cabos. Mexe um pouco nos fios para verificares que se encontram fixos e que nenhum elemento se encontra desligado. Caso necessário, aperta novamente ou volta a ligar os cabos e as ligações de fios e tenta em seguida ligar a tua trotinete.

Reparar motor trotinete elétrica

3. Como saber quando a bateria está desgastada?

Apesar das duas etapas anteriores, a tua trotinete continua a não querer ligar-se? O problema pode estar talvez na bateria. É ela que fornece energia suficiente ao motor para que a trotinete funcione. Quando está usada, não tem potência suficiente para alimentar a energia do motor, a trotinete deixa assim de poder avançar (ou fá-lo muito lentamente).

Para verificares o estado da bateria, podes usar um multímetro de modo a testar a voltagem das células que a compõem. A voltagem da tua trotinete é mais baixa do que a indiada nas instruções? É necessário substituir a bateria, ela está gasta.

Manutenção e revisão: as chaves para evitar avarias com trotinetes elétricas

Reparar motor trotinete elétrica

Cinco elementos estão particularmente sujeitos a este problema: o motor, o controlador, a bateria, o ecrã de comando (ou display) e o acelerador. Quando uma trotinete elétrica para de repente ou quando não quer arrancar quando pretendes utilizá-la, estamos perante uma avaria. É possível evitar avarias com a trotinete fazendo uma manutenção regular. Descobre os nossos conselhos para limitar as avarias e evitares que a tua trotinete pare por completo.

Aconselhamos-te igualmente a realizar uma limpeza regular da tua trotinete para retirares as camadas de poeira e a sujidade favorecendo assim uma utilização a longo prazo. Atenção,quando falamos em limpeza não estamos a falar sobre limpares a tua trotinete com uma mangueira de água, isto vai provocar mais danos do que benefícios! Descobre no nosso guia como deves limpar e manter a tua trotinete.