Reparação de uma trotinete elétrica: como substituir a bateria?

A bateria é um dos componentes mais frágeis de uma trotinete elétrica. Vamos explicar-te como fazer a sua manutenção de forma a preservá-la, e como substituí-la muito facilmente.

Como reparar a bateria da tua trotinete elétrica?

A bateria da tua trotinete elétrica é constituída por células e componentes eletrónicos. Fornece a energia ao motor e aos componentes elétricos para que possas andar e acelerar conforme pretendes. É um componente de desgaste e acontece que fique avariada, o que impede uma boa utilização deste veículo de duas rodas. Para conhecer os sinais de alerta e saber como substituir a bateria da tua trotinete, segue o guia!

Como saber se o problema vem da bateria da trotinete que está morta?

Como reparar a bateria da tua trotinete elétrica?

A tua trotinete elétrica é constituída por vários componentes elétricos que podem, por vezes, ficar avariados e por componentes mecânicos que se desgastam e podem, por vezes, partir. Quanto mais andares, mais ela carrega e mais ela fica desgastada, isso é normal. Reparaste em abrandamentos invulgares ao andares ou em problemas de autonomia? Vários indicadores permitem-te fazer um primeiro diagnóstico do estado da bateria:

A trotinete tem falta de potência e tem dificuldades em acelerar?

A autonomia da bateria é muito reduzida quando andas, apesar de a recarregares regularmente?

A bateria já não carrega de todo (e verificaste que o problema não vem do carregador)?

A tua trotinete elétrica liga, mas não anda?

Se conseguires, usa um voltímetro (um aparelho que mede a tensão dos componentes elétricos) para verificar a tensão da bateria. Consulta o manual de utilização para saber qual a tensão normal da tua bateria: se for inferior à tensão indicada, significa que a tua bateria está morta. Carrega bem a bateria antes de a testares com o voltímetro.

O problema não vem da bateria? Talvez venha do motor, do fusível ou do controlador, que são os principais componentes responsáveis por avarias em trotinetes elétricas. Vamos explicar-te tudo neste tutorial.

Como substituir uma bateria de trotinete elétrica?

Como reparar a bateria da tua trotinete elétrica?

O diagnóstico está confirmado, a bateria da tua trotinete elétrica está estragada e é preciso substituí-la. Existem vários tipos de bateria de trotinete no mercado, com variados níveis de desempenho. Vamos explicar-te como escolhê-la e substituí-la.

1. Escolher uma nova bateria: chumbo, níquel ou lítio?

Vais encontrar três tipos de baterias de trotinete: de chumbo, de níquel e de lítio (Li-ion e LifePo4).

As baterias de chumbo são cada vez mais raras e são as mais antigas do mercado.

As baterias de níquel são menos pesadas e mais duradouras que as anteriores.

As baterias de lítio são as mais leves, ocupam menos espaço e suportam melhor as sobrecargas. São as encontramos mais frequentemente nas trotinetes elétricas atuais. Se a tua bateria estiver avariada e tiveres de a substituir, recomendamos que escolhas uma bateria de lítio. O preço dela vai ser mais alto do que os outros tipos de bateria, mas vai durar mais tempo e ter um desempenho maior.

Encomenda uma nova bateria com a ajuda do Serviço Pós-Venda da tua loja Decathlon.

2. Substituir uma bateria avariada

Agora que escolheste a tua nova bateria, vais poder substituir a antiga. Vamos lá então!

Para substituir a bateria, vira a tua trotinete ao contrário e pousa-a em cima de uma superfície plana.

Desenrosca as cavilhas da placa que contém a bateria (debaixo da plataforma da trotinete).

Desconecta os cabos que ligam a bateria ao motor. Podes depois tirar uma fotografia para os voltares a ligar corretamente a seguir.

Desenrosca os parafusos que fixam a bateria.

Retira a bateria desgastada para pôr a bateria nova no lugar dela.

Volta a apertar os parafusos e a ligar os cabos.

Posiciona a placa por cima do bloco da bateria e volta a apertar as cavilhas para a fixar.

Preferes acompanhar as etapas em vídeo? Carrega em play!

Como fazer uma boa manutenção da bateria da tua trotinete elétrica?

Como reparar a bateria da tua trotinete elétrica?

Há alguns truques para cuidares da bateria da tua trotinete elétrica a longo prazo: evitar a água e a chuva, limitar os choques e as estradas danificadas, limpar o pó e evitar as temperaturas extremas. Descobre todos os nossos conselhos para cuidar bem da tua trotinete elétrica.

Qual é a vida útil de uma trotinete elétrica?

Como reparar a bateria da tua trotinete elétrica?

Não há regras, tudo depende da utilização que lhe dás! Se seguires as recomendações de utilização indicadas no manual e se cuidares bem dela, pode durar anos a fio. Mas se costumares andar com ela debaixo de chuva ou guardá-la num local húmido, por exemplo, é possível que ela só dure um ou dois anos.


Claro que quanto mais a usares, mais ela se vai desgastar. Se andares com ela todos os dias e em longas distâncias, irá provavelmente durar menos tempo do que se a utilizares de forma pouco frequente. Faz a manutenção e limpa regularmente os componentes de desgaste da tua trotinete para aumentar a vida útil dela. E para evitar avarias, segue o nosso tutorial:
➡️ Os nossos conselhos para evitar as avarias de trotinetes. 

Quem pode reparar e fazer a revisão de uma trotinete elétrica oxelo, xiaomi, wispeed ou outra?

Como reparar a bateria da tua trotinete elétrica?

Podes pedir a um serviço profissional que substitua um componente da tua trotinete. Em princípio, qualquer loja especializada ou oficina de reparação de trotinete elétrica pode encarregar-se da reparação e revisão do teu veículo de duas rodas. Após uma primeira fase de diagnóstico, o(a)s profissionais vão reparar as peças danificadas e mudar os componentes desgastados, seja qual for a marca da trotinete.