A bateria é um dos componentes mais frágeis de uma trotinete elétrica. Vamos explicar-te como fazer a sua manutenção de forma a preservá-la, e como substituí-la muito facilmente.
A bateria da tua trotinete elétrica é constituída por células e componentes eletrónicos. Fornece a energia ao motor e aos componentes elétricos para que possas andar e acelerar conforme pretendes. É um componente de desgaste e acontece que fique avariada, o que impede uma boa utilização deste veículo de duas rodas. Para conhecer os sinais de alerta e saber como substituir a bateria da tua trotinete, segue o guia!
A tua trotinete elétrica é constituída por vários componentes elétricos que podem, por vezes, ficar avariados e por componentes mecânicos que se desgastam e podem, por vezes, partir. Quanto mais andares, mais ela carrega e mais ela fica desgastada, isso é normal. Reparaste em abrandamentos invulgares ao andares ou em problemas de autonomia? Vários indicadores permitem-te fazer um primeiro diagnóstico do estado da bateria:
► A trotinete tem falta de potência e tem dificuldades em acelerar?
► A autonomia da bateria é muito reduzida quando andas, apesar de a recarregares regularmente?
► A bateria já não carrega de todo (e verificaste que o problema não vem do carregador)?
► A tua trotinete elétrica liga, mas não anda?
Se conseguires, usa um voltímetro (um aparelho que mede a tensão dos componentes elétricos) para verificar a tensão da bateria. Consulta o manual de utilização para saber qual a tensão normal da tua bateria: se for inferior à tensão indicada, significa que a tua bateria está morta. Carrega bem a bateria antes de a testares com o voltímetro.
O problema não vem da bateria? Talvez venha do motor, do fusível ou do controlador, que são os principais componentes responsáveis por avarias em trotinetes elétricas. Vamos explicar-te tudo neste tutorial.
O diagnóstico está confirmado, a bateria da tua trotinete elétrica está estragada e é preciso substituí-la. Existem vários tipos de bateria de trotinete no mercado, com variados níveis de desempenho. Vamos explicar-te como escolhê-la e substituí-la.
Vais encontrar três tipos de baterias de trotinete: de chumbo, de níquel e de lítio (Li-ion e LifePo4).
As baterias de chumbo são cada vez mais raras e são as mais antigas do mercado.
As baterias de níquel são menos pesadas e mais duradouras que as anteriores.
As baterias de lítio são as mais leves, ocupam menos espaço e suportam melhor as sobrecargas. São as encontramos mais frequentemente nas trotinetes elétricas atuais. Se a tua bateria estiver avariada e tiveres de a substituir, recomendamos que escolhas uma bateria de lítio. O preço dela vai ser mais alto do que os outros tipos de bateria, mas vai durar mais tempo e ter um desempenho maior.
Encomenda uma nova bateria com a ajuda do Serviço Pós-Venda da tua loja Decathlon.
Agora que escolheste a tua nova bateria, vais poder substituir a antiga. Vamos lá então!
Para substituir a bateria, vira a tua trotinete ao contrário e pousa-a em cima de uma superfície plana.
Desenrosca as cavilhas da placa que contém a bateria (debaixo da plataforma da trotinete).
Desconecta os cabos que ligam a bateria ao motor. Podes depois tirar uma fotografia para os voltares a ligar corretamente a seguir.
Desenrosca os parafusos que fixam a bateria.
Retira a bateria desgastada para pôr a bateria nova no lugar dela.
Volta a apertar os parafusos e a ligar os cabos.
Posiciona a placa por cima do bloco da bateria e volta a apertar as cavilhas para a fixar.
Preferes acompanhar as etapas em vídeo? Carrega em play!
Há alguns truques para cuidares da bateria da tua trotinete elétrica a longo prazo: evitar a água e a chuva, limitar os choques e as estradas danificadas, limpar o pó e evitar as temperaturas extremas. Descobre todos os nossos conselhos para cuidar bem da tua trotinete elétrica.
Não há regras, tudo depende da utilização que lhe dás! Se seguires as recomendações de utilização indicadas no manual e se cuidares bem dela, pode durar anos a fio. Mas se costumares andar com ela debaixo de chuva ou guardá-la num local húmido, por exemplo, é possível que ela só dure um ou dois anos.
Claro que quanto mais a usares, mais ela se vai desgastar. Se andares com ela todos os dias e em longas distâncias, irá provavelmente durar menos tempo do que se a utilizares de forma pouco frequente. Faz a manutenção e limpa regularmente os componentes de desgaste da tua trotinete para aumentar a vida útil dela. E para evitar avarias, segue o nosso tutorial:
➡️ Os nossos conselhos para evitar as avarias de trotinetes.
Podes pedir a um serviço profissional que substitua um componente da tua trotinete. Em princípio, qualquer loja especializada ou oficina de reparação de trotinete elétrica pode encarregar-se da reparação e revisão do teu veículo de duas rodas. Após uma primeira fase de diagnóstico, o(a)s profissionais vão reparar as peças danificadas e mudar os componentes desgastados, seja qual for a marca da trotinete.