REGULAÇÕES E AJUSTE DA CAIXA DE DIREÇÃO DA TUA BICICLETA DE ESTRADA

Tudo sobre as regulações e o ajuste da caixa de direção de bicicleta de estrada

Regular a caixa de direção é uma manipulação relativamente simples de efetuar e necessária para o bom funcionamento da bicicleta. Explicamos-te neste artigo como o fazer.

Sensível aos impactos e às vibrações, a direção da tua bicicleta deve ser controlada regularmente, para confirmar que não possui folga. 
Com boa razão, tal pode tornar a rotação do guiador pouco fluída e causar, além de uma condução desagradável, uma condução perigosa para ti e para os outros utilizadores da estrada. Adicionalmente, uma caixa de direção mal regulada pode, a termo, danificar o quadro da bicicleta e exigir a sua substituição. 
Assim, indicamos-te o procedimento a efetuar para cuidares da tua  caixa de direção e, por extensão, da tua montada preferida!

Em vídeo :  como ajustar a direção

Aprende a ajustar a direção da bicicleta com o nosso técnico especialista.

O que é exatamente a caixa de direção?

A caixa de direção de uma bicicleta designa a junção entre o tubo da suspensão dianteira e a testa de direção do quadro. Esta última permite guiar a rotação da suspensão dianteira relativamente à testa de direção do quadro, logo, orientar a bicicleta na direção que desejas tomar. 
Como compreendes, este elemento, cuja existência talvez desconhecesses, tem uma importância capital. Tens agora seguramente (muita) vontade de a mimar, certo?

Porque razão não regular a caixa de direção da bicicleta pode ser um problema?

Como o dissemos anteriormente, e porque não o podemos repetir vezes suficientes, negligenciar a tua caixa de direção expõe-te a uma condução desagradável e, sobretudo, perigosa, para ti e para os outros utilizadores da estrada e dos caminhos. Adicionalmente, não regular a caixa de direção leva irremediavelmente ao seu desgaste, mas também uma deterioração prematura e potencialmente definitiva do teu quadro, que precisará então de ser substituído… 
Seguramente concordas que é mais sensato evitar esta compra cara sendo, simplesmente, consciencioso. Não?

Por que caixa de direção optar? 
Roscada, aheadset, semi-integrada ou integrada?

Para escolher a caixa de direção que nos corresponde e que combina perfeitamente com a nossa montada, é importante basearmo-nos nas caraterísticas de cada uma: roscada, Aheadset, semi-integrada ou integrada.

Naturalmente, uma vez que a caixa de direção é o elemento que permite efetuar a junção entre o tubo da suspensão dianteira e a testa de direção do quadro, esta última deve obrigatoriamente ser compatível com as duas peças com as quais se articula. Assim, para medires o diâmetro interno superior e o diâmetro interno inferior do tubo de direção, bem como o diâmetro do pivô e o diâmetro do cone da suspensão dianteira, recomendamos que uses um paquímetro. Conhecendo estes dados, podes então optar pela caixa de direção apropriada.

A mais antiga: a caixa de direção  roscada

A caixa de direção roscada (ou aparafusada) é o padrão mais antigo, pelo que é muito raro que te depares com esta. Neste modelo, os rolamentos localizam-se no exterior do tubo de direção, e são constituídos por um rolamento inferior que emparelha com uma caixa, um rolamento superior acompanhado por uma caixa roscada, uma anilha de bloqueio e uma contraporca roscada.

A mais popular: a caixa de direção aheadset

A caixa de direção Aheadset, também denominada caixa de direção tradicional, ou External Cup (ou EC), foi inicialmente concebida para fazer face às problemáticas da prática de BTT, a saber, entre outras, grandes vibrações que levam ao desaperto prematuro da caixa de direção. Sem filetagem, o pivô da suspensão dianteira fica assim liso, e os rolamentos localizam-se no exterior do tubo de direção, enquanto o avanço contribui para a regulação da caixa de direção.

A mais robusta: a caixa de direção semi-integrada

A caixa de direção semi-integrada, também denominada Zero Stack (ZS para a família), é composta por rolamentos dispostos em caixas integradas na testa de direção. Com um maior diâmetro da testa de direção, esta caixa de direção induz uma construção mais rígida e uma condução mais precisa.

A mais simple de montar: a caixa de direção integrada

A caixa de direção integrada, ou Integrated (IS em breve), é composta por rolamentos integrados na testa de direção e dispostos diretamente no quadro, tudo para uma montagem muito fácil.

Descobre a nossa ampla oferta de caixas de direção.

Como regular e reapertar a caixa de direção de uma bicicleta de estrada, de BTT, entre outras?

Já chega de suspense. Como prometido, explicamos-te como deves proceder para regular corretamente a caixa de direção da tua bicicleta.

1. Desaperta os parafusos do avanço

Para libertar o avanço, desaperta os dois parafusos que o suportam, localizados a nível do pivô da suspensão dianteira.

2. Aperta o parafuso da tampa da caixa de direção

Em quartos de volta, aperta suavemente o parafuso da tampa da caixa de direção . É fundamental que procedas progressivamente, para não danificares a mecânica da tua bicicleta. Mesmo que a folga te pareça substancial, insistimos na importância de apertares o parafuso quarto de volta por quarto de volta.

3. Controla a caixa de direção

Controla a fluidez da direção e aperta ou desaperta o parafuso da tampa da caixa de direção de acordo com o que sentires. Uma regulação ótima oferece um compromisso perfeito entre fluidez e folga mínima: É tudo uma questão de dosagem e de subtileza!

4.Volta a apertar os parafusos do avanço

Quando a caixa de direção te parecer suficientemente bem regulada, alinha o avanço no eixo da roda da bicicleta, e aperta os dois parafusos do avanço, seguindo cuidadosamente as recomendações emitidas pelo fabricante.

Chegou a hora da primeira saída após as regulações; a caixa de direção pode potencialmente ajustar-se ao longo desta, pelo que é possível que precises de a retocar uma nova vez. Por fim, no caso de instalação de um novo avanço ou de uma nova caixa de direção, tem o cuidado de lubrificar ligeiramente os locais onde se posicionam os rolamentos da caixa de direção.

Precisas de um vídeo explicativo? Explicamos-te como regular a tua caixa de direção!

Como confirmar que uma caixa de direção está bem regulada (relativamente ao tubo da suspensão dianteira e à testa de direção de quadro)?

Para saberes se a tua direção tem folga, podes pousar as rodas no chão, bloquear o travão dianteiro, colocar a mão na caixa de direção e empurrar várias vezes a bicicleta. Se houver folga, irás senti-la, e poderás também ouvir um batimento.

Para ires mais longe, vê aqui como substituir ou ajustar um guiador de bicicleta.

Regular a caixa de direção é uma manipulação relativamente simples de realizar, mas requer que tomes extrema atenção ao que sentes... o que pode ser um pouco complicado quando efetuamos esta manobra pela primeira vez ou quando não temos suficiente confiança em nós. Tal como no caso de um músico afinando pacientemente o seu instrumento, não há nada como a prática para adquirir a aprendizagem necessária para a regulação autónoma da caixa de direção da tua bicicleta. Naturalmente, não hesites em contactar um profissional se desejares um bem-vindo apoio fiável para esta operação.

Aprende a realizar por ti as regulações da tua caixa de direção graças às nossas oficinas!

REGULAÇÕES E AJUSTE DA CAIXA DE DIREÇÃO DA TUA BICICLETA DE ESTRADA

Manon

Filha, irmã e companheira de ciclistas. Praticante de bicicleta em trilhos*, criada ao ar livre, na escola do desporto. Partícula ultra* em curso de aquisição. Maratonista e campeã Júnior de França 2013 de 10 000 metros marcha atlética. Apaixonada por histórias de desportistas