PORQUÊ E QUANDO DEVO SUBSTITUIR O GUIADOR DA MINHA BICICLETA (DE ESTRADA, TODO O TERRENO, ENDURO, XC, ETC.)?
Ligado à suspensão dianteira através do avanço, de acordo com diferentes ajustes, o guiador permite-te encontrar e adotar a postura ideal na tua bicicleta. Quando sentes dor durante ou após uma saída de treino, é muito provável que o culpado seja um mau ajuste do guiador, levando a uma postura inconfortável que tentaste, consciente ou inconscientemente, remediar através de diferentes músculos, pontos de pressão, etc. Assim, um incómodo na pedalagem constitui a primeira razão que te pode levar a substituir o guiador.
Se desejas ganhar potência, aerodinamismo e. ser ainda mais eficaz, podes também trocar o guiador por um com o qual te sintas mais à vontade e confiante.
Adicionalmente, recomendamos que substituas sistematicamente o guiador após uma queda, particularmente se apresentar uma sequela aparente. Efetivamente, uma fissura ou uma deformação podem rapidamente fragilizar-se, e não seria razoável continuares as tuas saídas numa bicicleta na qual não estás mais seguro.
Em seguida, uma substituição de guiador pode justificar-se por... simplesmente uma necessidade de mudar!
Por fim, a frequência de substituição de um guiador depende de todos os critérios indicados anteriormente, mas também das recomendações do teu fornecedor. Alguns recomendam substituir o guiador anualmente, em função da tua frequência de utilização, da tua prática e do teu peso.