O nosso guia de reparação de skis de pista

O nosso guia de reparação de skis de pista

Durante uma saída de ski, danificas os teus aliados de descidas: uma lâmina desgastada, um topsheet ou uma base com buraco... Para saberes como reparar os teus skis, segue-nos aqui!

Mesmo que tenhas o cuidado de não deslizar em terrenos que possam danificar os teus skis, não estás imune a deslizar sobre um pequeno ramo ou rocha que esteja na pista.Antes de pensares em substituir os teus skis de pista danificados, o que seria mais caro para a tua carteira e para o planeta, descobre como repará-los ou mandá-los reparar.

O nosso guia de reparação de skis de pista

Que elementos se podem reparar nos skis alpinos?

Antes de iniciar o processo de reparação, vejamos o vocabulário para compreender que peças são frequentemente danificadas nos skis de pista.

1. As lâminas: são as bordas em metal afiado que se situam de cada lado do ski.Graças às lâminas os skis ganham aderência na neve nas viragens.Com o passar do tempo, tornam-se menos eficazes e diz-se que ficam "desgastadas".

2. O Topsheet:corresponde à camada superior do ski. É este parte que é decorada com elementos gráficos e muitas vezes leva o nome da marca dos skis.

3. A parte inferior: é a parte que fica por baixo do ski e que está em contacto com a neve durante as tuas sessões. A parte inferior é o que permite que os skis deslizem.

Como reparar as lâminas de ski danificadas?

Quando as lâminas do ski estão desgastadas, já não são suficientemente afiadas para que o ski tenha aderência nas viragens ou quando páras na pista, o que pode tornar-se perigoso. Se verificares irregularidades no metal das lâminas e sentires que não estás a virar tão facilmente nas curvas enquanto esquias, é por que estão provavelmente desgastadas. Para resolver este problema, é necessária a afiação das lâminas. Podes fazê-lo tu próprio ou então entregares o trabalho a um técnico especializado.

Se optares pela primeira opção, vais precisar:

- um afiador de lâminas
- uma borracha de lâminas
- um pano limpo.

Vamos a isso!

O nosso guia de reparação de skis de pista
O nosso guia de reparação de skis de pista

► Limpa a parte inferior do primeiro ski com um pano.

O nosso guia de reparação de skis de pista

► Coloca o ski sobre a parte lateral de forma a que se mantenha imóvel (o ideal é com um torno).

O nosso guia de reparação de skis de pista

► Ajusta o afiador no ângulo de afiação pretendido (de 90° a 85°). Quanto mais reduzires o ângulo, mais rapidamente entrarás nas curvas com os skis e precisarás de mais força nas tuas pernas.

O nosso guia de reparação de skis de pista

► Afiar a parte lateral da lâmina (zona que se situa no meio do ski, bordos laterais) sem exercer demasiada pressão com o afiador. 

O nosso guia de reparação de skis de pista

► Afiar a parte da lâmina situada debaixo do ski.

O nosso guia de reparação de skis de pista

► Quando tiveres terminado a afiação, lembra-te de remover os fios (também chamados rebarbas) com a borracha, deslizando-a ao longo do comprimento do ski.

► Voltar o ski sobre o outro lado e repetir a operação com a segunda lâmina, antes de passar para o outro ski.

Se preferires podes recorrer a um profissional, podes dirigir-te ao serviço pós-venda da tua loja DECATHLON.

💡 Conselhos de manutenção: guardar sempre os skis num local seco entre temporadas para evitar a formação de ferrugem nas lâminas.E para uma boa manutenção, lembra-te de afiar os skis antes da temporada de ski.

Como retirar um risco no topsheet?

O topsheet do teu ski, é a sua camada protetora. Se vires um risco profundo, a água pode penetrar e danificar o interior do ski. 

Aconselhamos-te, portanto a verificares regularmente o estado dos topsheets dos teus skis e a repará-los em caso de existir um risco. 

Para isso, é necessário:
- fita-cola larga
- cola e um endurecedor Araldite
- álcool a 90°.

De seguida, segue o nosso tutorial vídeo e substitui a lâmpada UV pelo endurecedor Araldite.

💡 Dica: também podes utilizar o araldite para voltar a colar um topsheet descolado.

Também podes mandar reparar as zonas danificadas do topsheet dos teus skis nos nossos serviços pós-venda.

O nosso guia de reparação de skis de pista

Como preencher um buraco /risco na parte inferior do ski com uma vela grafite?

Não é raro ter de preencher um buraco ou um risco na parte inferior do ski danificada. Vais precisar:
- um removedor de cera
- uma vela grafite
- um isqueiro
- um raspador em metal (também podes utilizar um raspador de plástico, mas é mais difícil e não é preciso uma grande espessura de vela). Coloca o raspador em metal na vertical e raspa o excesso de vela fria da parte inferior do ski, efetuando movimentos no sentido de deslize do ski.

Vê o nosso conselho dedicado à realização desta operação ⤵️

O nosso guia de reparação de skis de pista

► Colocar o ski sobre uma superfície plana, com a parte inferior voltada para cima.O ideal é ter uma mesa de enceramento ou um torno.

► Limpar a zona danificada com o removedor de cera para eliminar os resíduos de cera e alguma sujidade e preparar a base.

► Colocar a vela por cima da zona do buraco.

► Acender o isqueiro e derreter uma extremidade da vela (esperar que pegue fogo).

► Deixar escorrer algumas gotas de vela derretida sobre o buraco e à volta deste.

► Pressionar a superfície plana do raspador em metal sobre a zona que acabaste de preencher.Esperar 10 min ou colocar um grampo para poder libertar as mãos.

► Colocar o raspador em metal na vertical e raspar o excesso de vela fria da parte inferior do ski, efetuando movimentos no sentido de deslize do ski.

► Repetir a operação com o segundo ski.

O que é a sobremoldagem do ski?

Já deves ter ouvido falar da sobremoldagem das bases dos skis.Esta técnica consistem em preencher os buracos e riscos que ocorrem na parte inferior do ski colocando cera quente.

Existem máquinas específicas nos serviços pós-vendas da DECATHLON para voltar a colocar os skis planos, colocar cera, raspar o excesso e proceder à afiação.

Qual o preço da manutenção dos skis nos serviços pós-venda da DECATHLON (afiação, enceramento...) ?

Tudo depende do tipo de manutenção necessária para os teus skis e das zonas danificadas (parte inferior, topsheet, fixações, etc.). Vê todos os serviços que efetuamos no serviço pós-venda para a reparação e manutenção de skis.

Agora já tens tudo o que precisas para poderes reparar os teus skis em função dos danos constatados. Ao concebermos os nossos produtos, o nosso sonho é que os possas utilizar o maior tempo possível.
Para prolongar a duração de vida útil dos produtos, é importante efetuares regularmente a sua manutenção e reparação quando necessário.
Bom deslize!

Mais conselhos para a manutenção dos teus skis

Reparação de skis: como proceder?

Reparação de skis: como proceder?

Lâminas soltas, buracos na parte inferior, todos os anos o teu material está sujeito a um conjunto de estragos. Para compreender melhor como os evitar e repará-los corretamente, os nossos técnicos de ski do serviço pós-venda dão-te os seus melhores conselhos!