O nosso guia de reparação de fechos de correr: abrigo, tenda, roupa
Quando um dos fechos do teu abrigo de campismo, tenda ou roupa de desporto encrava, rapidamente se torna num problema. Para o desencravares ou reparares facilmente, segue o guia!

Quando um dos fechos do teu abrigo de campismo, tenda ou roupa de desporto encrava, rapidamente se torna num problema. Para o desencravares ou reparares facilmente, segue o guia!
A boa notícia é que, quando um fecho fica encravado ou se parte, é geralmente possível e fácil de reparar! Assim, antes de guardares os teus calções de desporto, a mochila ou o equipamento de campismo, prolonga a sua durabilidade, seguindo o nosso guia de reparação de fechos.
Para reparar um fecho de correr, em primeiro lugar é necessário identificar quais as peças danificadas.
O fecho é composto por vários elementos:
- a cremalheira: é a parte dentada, constituída pelos "dentes" que encaixam uns nos outros ao fechar o fecho de correr
- a fita: a cremalheira é cosida por cima e a própria fita é cosida no tecido da roupa ou do equipamento de desporto
- o cursor: situado na cremalheira, permite encaixar ou desencaixar os dentes
- o puxador: situado no cursor, é o elemento que seguras com os dedos para abrir ou fechar o fecho
- o terminal: esta peça em metal ou plástico está situada numa das pontas da cremalheira e é utilizada para impedir que o cursor não saia da cremalheira. Alguns fechos de correr só têm um terminal (mais frequente em roupas), enquanto outros têm dois terminais (nas portas das tendas, por exemplo).
Estas ferramentas vão permitir-te realizar todas as reparações de um fecho de correr danificado:
- um alicate plano,
- um alicate de corte,
- uma chave de fendas plana.
Por vezes, o cursor fica preso na cremalheira e não consegues puxá-lo para baixo nem para cima. É um dos problemas mais fáceis de resolver! Não é necessário material específico, tens na tua casa tudo de que precisas para desencravar o fecho: uma vela, um sabonete ou um lápis.
Esfrega a cera ou o sabonete nos dois lados do fecho, no ponto de encravamento do cursor. Se utilizares um lápis, passa a mina nas ranhuras da cremalheira, como se as quisesses colorir. Quando terminares, utiliza o puxador para subir ou descer delicadamente o fecho. Se não funcionar de imediato, repete a operação.
Mesmo se o cursor estiver bem posicionado na cremalheira, por vezes continua a abrir-se em cima e em baixo. O cursor também pode "sair" de um dos lados da cremalheira.
Nestes dois casos, o fecho já não tem grande utilidade pois já não é possível fechá-lo, requerendo reparações.
Para resolveres estes problemas, segue as etapas do nosso tutorial em vídeo!
Quando sobes o fecho de correr, o cursor desliza e as duas partes da cremalheira separam-se novamente, deixando a tua tenda ou abrigo aberto. Provavelmente, o problema deve-se ao cursor, que alargou devido ao desgaste.
Como solução, utiliza o alicate plano e aperta delicadamente a cremalheira de cada lado.
Antes de substituíres o cursor, certifica-se de que não está apenas largo, apertando-o delicadamente com um alicate plano. Se não vires nenhuma diferença e os dentes continuarem a fechar mal, é necessário substituir o cursor.
Podes encontrar cursores e terminais novos numa retrosaria. Escolhe o tamanho correto para evitares surpresas desagradáveis no momento da reparação. Vamos começar!
● Inserir uma chave de fendas plana entre os dentes da cremalheira e o terminal para o retirar.
● Retirar o cursor danificado, deslizando-o ao longo da cremalheira.
● Inserir o cursor novo na cremalheira.
● Substituir o terminal com a ajuda do alicate.
Se um dos terminais estiver partido, podes substituí-lo por um novo, em metal ou plástico, seguindo o primeiro e o último ponto acima referidos.
Um puxador danificado ou perdido é um problema frequente e fácil de reparar. Quando já não conseguires segurá-lo para deslizar o cursor, sê criativo/a e usa o que tiveres à mão para o substituíres:
- um clip
- uma argola de porta-chaves
- um fio, um cordão fino ou uma fita, fazendo um laço nas pontas
- um puxador novo (disponível numa retrosaria ou online).
Para retirares o puxador partido, utiliza uma chave de fendas plana para abrir a fivela e puxa o puxador.
Se o fecho estiver realmente gasto e a reparação das peças individuais já não for suficiente para prolongar a sua vida útil, deve ser completamente substituído. Garantimos-te que não tens de ser especialista em costura! Se o fecho for grande e não tiveres máquina de costura, vai demorar algum tempo.
Vais precisar de:
- uma bobina de linha
- uma agulha
- tesoura
- dois alfinetes
- um novo fecho, com o tamanho do anterior.
Vamos começar!
● Descose o fecho gasto com a ajuda da tesoura.
● Posiciona o fecho novo no sítio do anterior, rente ao tecido.
● Prende-o com os alfinetes para que não saia do lugar quando o estiveres a coser. Tem em atenção que a cremalheira deve estar fechada quando colocares os alfinetes, para evitar que os dentes fiquem desfasados.
● Cose primeiro um lado da fita no tecido da tenda ou da peça de roupa de desporto, e depois o outro lado. Se coseres à mão, recomendamos a utilização de linha dupla.
Já está, concluíste a reparação, mudaste o teu primeiro fecho de correr!
O fecho já está reparado, mas o tecido da tua tenda ou abrigo tem um buraco? Uma reparação simples e rápida, que podes fazer em casa, vai prolongar a vida útil do equipamento e evitar a substituição do tecido. Utiliza um remendo autocolante ou fita adesiva adequada e aplica-o no rasgão para fechá-lo. Recomendamos que o coles na parte interior do tecido rasgado para que adira melhor.
Os remendos e as fitas adesivas também podem ser utilizados para reparação de sacos-cama, mochilas, casacos acolchoados, etc. Por isso, é sempre útil ter um à mão! Também podes confiar esta tarefa aos especialistas, dirigindo-te à tua loja DECATHLON.
Se tiveres alguma dúvida ou se preferires confiar as reparações do teu equipamento de desporto a um profissional, dirige-te à oficina da tua loja DECATHLON.