O nosso guia de manutenção de skis de fundo skating

O nosso guia de manutenção de skis de fundo skating

Os skis de fundo skating precisam de ser encerados regularmente para se manterem em bom estado e com um bom desempenho.Segue os nossos conselhos de manutenção para os protegeres!

O ski skating é a prática de ski de fundo mais recente, a sua técnica faz lembrar os movimentos da patinagem de velocidade ou dos patins em linha. 
Ao contrário dos skis de fundo clássicos (de encerar, com arestas ou com peles), a parte inferior dos skis de skating é totalmente lisa. Quer sejas tu a fazê-lo ou não, descobre as diferentes etapas para fazeres a manutenção dos teus skis skating.

Como fazer a manutenção dos skis de fundo de skating?

A parte inferior é o elemento dos skis de fundo de skating à qual deve ser dada prioridade na manutenção para os conservar durante o maior tempo possível. Corresponde à parte lisa situada por baixo do ski que está em contacto direto com a neve.Para cuidar da parte inferior dos skis, só há uma solução:o enceramento. Esta técnica bastante simples de efetuar consiste na aplicação de cera, sobre toda a superfície da parte inferior do ski. A cera é essencial por três razões:
 
- protege a parte inferior da abrasão da neve que queima o polietileno
- mantém e melhora o deslize reduzindo as fricções
- aumenta o desempenho do deslize tornando a parte inferior do ski o mais compatível possível com as características da neve (temperatura, qualidade da neve...).

A manutenção regular da parte inferior do ski permite assim proteger e conservar os skis durante mais tempo.

O nosso guia de manutenção de skis de fundo skating

► Primeira etapa: a limpeza! Passar a escova de nylon sobre toda a parte inferior do primeiro ski começando na parte da frente do ski até à parte de trás para limpar.

► Se ainda houver muitos resíduos, aplicar um removedor de cera líquido e passar novamente a escova .

Ajustar a temperatura do ferro de encerar em função das recomendações indicadas na embalagem de cera.

► Aplicar o bloco de cera sobre o ferro de aplicação de cera quente de forma a que escorra de cada lado da ranhura do ski de forma uniforme. Para tal, recomendamos a aplicação de cera sempre em movimento, da parte da frente para a parte de trás do ski.

Deixar a cera arrefecer e endurecer à temperatura ambiente (15 a 30 minutos).

► Com o raspador lápis, retirar o excesso de cera na ranhura da parte inferior.

Raspar a parte inferior do ski com o raspador em plexiglas, efetuando movimentos no sentido do deslize (da frente para trás).

Escovar a parte inferior com a escova de bronze para retirar os resíduos de maior dimensão. Efetuar cerca de 10 passagens e finalizar com a escova de nylon que vai dar brilho à parte inferior do ski.

► Por fim passar com um pano limpo, do tipo microfibra para retirar as últimas impurezas.

Preferes entregar esta tarefa a um profissional? Não hesites em fazer uma marcação no serviço pós-venda de uma loja DECATHLON para que os nossos técnicos te possam ajudar!

Cera líquida ou sólida: que cera escolher para os skis de skating?

Nos departamentos de cera de deslize, podes escolher entre cera sólida e líquida. São bastante diferentes e não se utilizam da mesma forma.

A cera líquida aplica-se a frio, e não requer nenhum material específico. Podes encontrá-la sob a forma de aerosol ou em stick com uma esponja de aplicação.De utilização rápida e fácil, é recomendada sobretudo para um enceramento de última hora (já nas pistas, por exemplo) e não é tão eficaz e duradoura com a cera sólida.

A cera sólida é aplicada a quente com um ferro de aplicação de cera e apresenta-se sob a forma de bloco de cera. Para simplificar a escolha de cera sólida, um código de cores permite-te diferenciar cada faixa de temperatura coberta pela cera para utilizares a que melhor se adapta às condições e à tua prática de ski. A cera fluorada (HF e LF) está a desaparecer e novos produtos mais ecológicos estão a aparecer no mercado com gamas que chegam até à cera de competição. Este tipo de cera não contém flúor e os seus aditivos são mais respeitadores da saúde e do ambiente.

O nosso guia de manutenção de skis de fundo skating

Quando encerar os skis de skating?

Quanto mais encerares os teus skis de fundo, mais eles deslizam, pouco importam as condições e o tipo de neve. Recomendamos-te por isso que faças uma aplicação de cera nos skis o mais regular possível, o ideal seria entre cada saída. Em média encerar a cada 2 ou 3 saídas é o adequado. Não esperes até que a cor da parte inferior do ski fique esbranquiçada para comprares e utilizar o teu kit de enceramento, isto é sinal de que já é demasiado tarde.

Encerar skis novos

No momento da compra, os skis são normalmente encerados com cera de armazenamento para os proteger e não com cera de deslize. Por outro lado, em função das condições de armazenamento, a parte inferior dos skis pode estar oxidada. É por isso importante limpar bem a parte inferior e efetuar uma primeira manutenção com cera de deslize antes da primeira saída.

► Limpar a parte inferior com uma escova.

Encerar 2 vezes a quente com uma cera dura em primeiro lugar.

► Esperar 15 a 30 minutos e raspar a parte inferior da espátula até ao calcanhar para retirar as impurezas.

► Escovar a parte inferior.

► Encerar 2 a 3 vezes a parte inferior com uma cera mais macia para uma impregnação mais profunda. 

► Última etapa: raspar e escovar. O teu par de skis de fundo de skating está pronto para a estreia!

O nosso guia de manutenção de skis de fundo skating

Qual a estrutura de um ski de fundo?

Os skis de fundo de skating DECATHLON são compostos por uma sobreposição de camadas prensadas:

- o núcleo: é a parte central do ski, em madeira ou em compósito

- a parte inferior: que já deves conhecer, é em polietileno (PEad) alta densidade, sinterizada ou extrudida

- o topsheet : é a camada que protege a parte de cima do ski.

Como fazer a manutenção dos skis de fundo com arestas?

A prática de ski de fundo é muito variada e entre as diferentes possibilidades, podemos encontrar o ski de fundo clássico com arestas. Este tipo de skis tem uma zona de retenção, situada no centro da parte inferior, debaixo da fixação. Evita que o ski deslize para trás na subida. A manutenção dos skis com arestas difere um pouco da dos skis de skating. Contamos-te tudo!

Um último conselho antes de voltares a esquiar:no final da temporada, lembra-te de limpar bem os teus skis com um pano para eliminar a humidade, encerá-los e guardá-los num local seco que não tenha grandes variações de temperatura. Estás pronto para fazer a manutenção dos teus skis com total autonomia!

O nosso guia de manutenção de skis de fundo skating

Marion

editora

Bailarina, caminhante e ex-judoca, sou uma grande fã do Fit'Ballet, uma prática que combina fitness e dança clássica. Adoro dar-te as minhas dicas para te acompanhar nas tuas atividades desportivas!

Para + tutoriais de ski:

Como lavar um casaco de ski?

Como lavar um casaco de ski?

Assim que a época de desportos de inverno terminar, é a altura ideal para lavares o teu casaco de ski! Segue os nossos conselhos para lavares à mão ou na máquina, preservando as suas qualidades técnicas.

Como lavar um casaco de penas e penugem?

Como lavar um casaco acolchoado de penas e penugem?

Sabemos que pode ser stressante colocar um casaco de ski na máquina de lavar roupa. Não entres em pânico! Podes limpá-lo sem estragar o enchimento de penas. Tem atenção para não lavares o teu casaco demasiadas vezes, podes correr o risco de o estragar.