Ref: 8576293, 8576591, 8575966, 8556632, 8556634
2020
Tens um dos nossos sacos-cama MT 500 e tens uma pergunta sobre a sua manutenção ou reparação?
Damos-te toda a informação necessária para manteres o teu produto em bom estado.
É possível acoplar sacos-cama MT500 entre si graças aos fechos nas laterais. Segue as etapas no vídeo aqui ao lado.
Para uma arrumação ótima que preserva o teu saco-cama e para poupar tempo, o ideal é "enfiá-lo" na sua bolsa. É necessário evitar dobrar sempre o saco-cama da mesma maneira para que não fique danificado. Pois caso seja dobrado sempre da mesma maneira, o enchimento ficará compactada e irá perder mais facilmente o seu poder de isolação.
Antes de pensar em reparação, vamos falar-lhe na boa utilização do seu saco-cama. São muitos os clientes que nos contactam porque o fecho de correr do seu saco-cama está partido. No entanto, a maior parte das vezes, é simplesmente um problema de alinhamento dos cursores.
Com efeito, a maior parte dos saco-cama Forclaz são concebidos para poderem ser acoplados. Uma ideia engenhosa que permite partilhar o seu saco-cama com o seu companheiro ou companheira de trekking (com o consentimento expresso por parte um do outro, como é óbvio...). Mas, os fechos estando integralmente abertos, bem alinhados e enganchados requer alguma meticulosidade.
Leve o tempo necessário para fechar corretamente o seu saco-cama evitando que o tecido fique preso no fecho e ter de forçar.
Também acontece por vezes os fechos partirem-se: se for o caso, recomendamos que traga o seu saco-cama à loja ou mande substituir o fecho por uma costureira.
Indicamos na maioria dos nossos sacos-cama as temperaturas de conforto testadas por um laboratório independente (AITEX) em conformidade com a norma europeia ISO 23537-1 de 21-01-2017. A temperatura de conforto é o limite inferior de conforto no qual uma pessoa em postura descontraída está globalmente em equilíbrio térmico e não tem nem frio nem calor.
A temperatura de conforto é o limite inferior de conforto no qual uma pessoa em postura enrolada no seu saco-cama está globalmente em equilíbrio térmico e não tem nem frio nem calor.
Pequena dica:
Recomendamos a utilização de um colchão de isolação para otimizar o teu conforto térmico.
É possível dormir ao relento e proteger-te da humidade graças ao saco protetor. Um saco protetor, também chamado "bivy bag", é uma capa de proteção com tamanho superior ao de um saco-cama. Basta enfiares-te nele com o teu saco-cama e para os que assim o desejam, com o seu colchão, para que fiques protegido do exterior.
Serve então de proteção para o teu equipamento e contra condições meteorológicas desfavoráveis.
Permite-te dormir ao relento ou associado a um tarp.
Eis as etapas a seguir para limpar devidamente o teu saco-cama:
- Coloca o teu saco-cama no tambor da máquina de lavar roupa.
- Acrescenta duas ou três bolas de ténis (bolas novas ou então bolas previamente lavadas com lixívia). Estas bolas irão permitir bater melhor no saco-cama e assim uma lavagem melhor, sem danificá-lo.
- Inicia um programa a 30°, mas sem centrifugação.
- Deixa secar o saco-cama ao ar livre.
Este conselho é válido para todos os tipos de saco-cama: o melhor é sempre guardá-lo não comprimido na sua bolsa fornecida.
Ao guardares o teu saco-cama comprimido na sua bolsa de arrumação, este corre o risco de perder o poder insuflável do enchimento. Mesmo que os sacos-cama de chumaço sejam menos frágeis, o chumaço, tal como a penugem, não aprecia ficar comprimido durante períodos longos.
Tens duas opções:
- utilizar uma bolsa de arrumação, mais ampla que uma bolsa de compressão, para manter o teu saco-cama insuflado,
- pendurar o teu saco-cama numa cruzeta como se fossem umas calças.
Pode acontecer ter um buraco no teu saco-cama. É importante, com a ajuda de um adesivo, que o repares para evitar a alterações do desempenho térmico do teu saco-cama.
Optar pela reparação significa agir coletivamente para reduzir o nosso impacto, prolongando a vida útil dos nossos produtos.
Os serviços pós-venda das lojas Decathlon podem reparar um buraco num saco-cama, encontrarás de seguida o serviço que podes solicitar na tua loja mais próxima.
Nota: nem todas as lojas dispõem de equipamento para efetuar a reparação localmente. Nesse caso, o produto será enviado para um serviço pós-venda regional e o tempo necessário para que o produto seja reparado será maior.
> Para a colocação do remendo adesivo, os nossos serviços pós-venda realizam uma termocolagem. Isto assegura que a reparação é de qualidade, prolongando a vida útil do saco-cama e mantendo a garantia. Pelo contrário, se decidires reparar tu próprio o teu saco-cama, a garantia do produto deixará de ser válida..
No trekking, um rasgão num saco-cama é algo que pode acontecer e a boa notícia é que pode ser reparado! Poderás remendá-lo ou aplicar um adesivo de reparação para evitar que o rasgão se torne maior e que as fibras sintéticas ou as penas saiam.
- Gostavas que a reparação não fosse muito visível, ou mesmo que ficasse engraçada?
Se o tecido não for muito fino, dispõe de um tempo para voltar a coser o buraco com uma linha da mesma cor que a parte exterior do saco-cama.
Atenção: se coseres, evita furar o outro lado do saco-cama, ou corres o risco de criar uma ponte térmica, o que diminuiria o desempenho do teu saco-cama.
- Não tens muito tempo nem jeito para a costura?
O teu aliado será um adesivo de reparação: corta um retângulo com bordas arredondadas com um tamanho um a dois centímetros maior do que o do rasgão, cola o tecido limpo e bem alisado e já está, pronto a usar novamente!
Já não usas o teu saco-cama e não sabes o que fazer com ele?
Em vez de a deitares fora, não hesites em vendê-la em segunda mão, utilizando a plataforma Decathlon Segunda Vida! Indica no site todas as informações sobre o teu produto. Iremos propor-te as melhores soluções de venda e poderás entregar o teu produto na loja para concluir o procedimento.