Cuida e limpa a tua prancha após uma sessão
Sim, a wax é pegajosa... Portanto, para evitares ter metade da praia presa à prancha, comece por enxaguá-la com água.
A tua prancha de surf é o teu parceiro no oceano. Uma limpeza adequada é o segredo para garantir que tenhas a melhor experiência possível em cada onda.
Tal como tu e eu, a tua prancha merece uma boa lavagem, seja após uma sessão ou no final da época.
Uma boa limpeza também é vital se queres prolongar a vida útil do teu equipamento de surf!
Quando a wax (ou camada de base) da tua prancha ficar preta e a areia começar a instalar-se, é altura de tomar medidas.
Porquê? Por um lado é menos sujidade, e por outro, a sua remoção é a melhor maneira de verificares o estado da tua prancha.
Deves também limpar a tua prancha antes de aplicar uma nova camada de wax!
Então, como fazer?
Sim, a wax é pegajosa... Portanto, para evitares ter metade da praia presa à prancha, comece por enxaguá-la com água.
Utilizar água doce (dos banhos de praia, por exemplo) é ideal, mas a água do mar também funciona. Mergulha ambos os lados da tua prancha na água.
Embora isto funcione como uma boa solução rápida, é melhor usar água doce, pois o sol e o sal podem danificar a prancha ao longo do tempo.
E não te esqueças da leash. A areia também fica incrustada nas bandas aderentes e nas rip-tabs. O que significa que tens de a enxaguar completamente.
E a seguir? Tens de secar a tua prancha. Podes limpá-la com uma toalha, usando a sua toalha de praia, por exemplo. Também uso o meu poncho, por vezes.
Não deixes a prancha secar ao sol durante demasiado tempo para evitar a descoloração.
Assim que a tua prancha estiver toda limpa, coloca-a na sua capa.
Porque é que isto é importante? Mantém-na limpa e facilita o seu transporte, mas protege-a principalmente dos raios UV e do calor. Se for demasiado exposta, o núcleo da espuma pode ficar amarelo e empenar.
Por isso, recomendo que sacudas a cobertura antes de cada utilização para eliminar qualquer areia restante. Desta forma, não estragarás toda a limpeza que acabaste de fazer e, mais importante ainda, evitarás micro-riscos na tua prancha.
O núcleo de espuma a que também chamamos apenas espuma é o material base da tua prancha. É o que o shaper esculpe para criar a forma e as características da tua prancha.
Há aqui duas escolas de pensamento, mas o que quer que faças não te esqueças de a enxaguar também.
- Alguns preferem sempre retirá-la após uma sessão.
- Se decidires deixá-la colocada, não enroles o tubo da leash à volta do tail da prancha, pois isto pode empenar a prancha.
Se se danificar, irá envolver-se à volta do teu tornozelo enquanto estiveres a surfar e eventualmente tornar-se-á frágil ou mesmo quebradiça.
O melhor é evitar, se, como eu, não quiseres ver a tua prancha a subir na maré durante a tua sessão. Arriscas-te a perdê-la, mas mais do que isso, pode chegar demasiado perto de outros surfistas e nadadores. A tua prancha é linda e embora eu tenha a certeza de que todos querem uma oportunidade de a admirar, o melhor é deixá-los fazer isso à distância!
O melhor modo de evitar este tipo de problemas é mudar a leash a cada 2 anos.
Quer sejas ou não um surfista sazonal, é importante limpares bem a tua prancha após um período de utilização intensiva.
Como limpar a prancha de surf Primeiro passo: dewaxing (remover o wax da prancha).
1 - Derrete a wax ao sol (ou podes usar o secador de cabelo)
2 - Remove o excesso de wax com um pente de wax
3 - Esfrega a prancha com um pano e solvente de wax
4 - Enxagua a prancha com água e detergente líquido
Para raspar a wax? Utilizar um pente ou um raspador de plástico. Um cartão de crédito também funciona, mas usa o teu por tua conta e risco!
Que solventes devem ser utilizados para o dewaxing? Há muitos produtos para dewaxing por aí, incluindo o F-Petrol (usa com cuidado), mas o meu favorito é o vinagre branco!
É natural e um grande desengordurante.
E a minha wax? Uma wax para cada estação do ano, e para cada estação do ano uma wax! Existem diferentes produtos para se adaptarem a diferentes temperaturas.
Aconselho-te a não esperar um ano entre cada dewaxing. É uma boa oportunidade para verificares o estado geral da tua prancha, e para fazeres eventuais reparações necessárias. Por isso, antes de colocares outra camada, lembra-te do dewaxing!
Enquanto o surfista que há em ti vê o porta-bagagens do carro como o caminho de menor esforço quando se trata de guardar a prancha, considera a possibilidade de arranjar um rack de surf.
Até podes fazer um sozinho!
Uma última dica: quando pousares a tua prancha, certifica-te de que o fazes num pedaço de espuma (que podes encontrar numa loja de bricolage) para proteger o tail.
Limpar e retirar a wax da prancha de surf já não é nenhum mistério - por isso deixa-a brilhar e deixa-a deslizar!
Corredora convicta, estou sempre disposta a experimentar novos desportos convosco, mesmo na água!
Partilhar contigo as minhas dicas e a minha paixão pelo desporto através do meu conteúdo.