Como reparar a prancha de surf?

O que você temia aconteceu: sua prancha de surf foi danificada durante uma sessão. Não entre em pânico, você mesmo pode realizar alguns reparos. Siga o Mestre!

reparar uma prancha de surf em resina

"A minha prancha levou uma pancada"

Uma pancada com as quilhas, uma queda na onda, nas rochas, o choque com outra prancha ou outro surfista: ninguém está livre de estragar a prancha de surf durante uma sessão. Acima de tudo, não voltes a surfar com uma prancha de surf fragilizada sob pena de agravar o seu estad, seja ela rígida, de espuma ou insuflável. 
Afasta-te do pico, verifica a extensão dos danos e regressa imediatamente à praia para evitar que a prancha de surf apanhe água através de uma eventual fissura.

Como reparar uma placa de surf rígida, de espuma ou insuflável?

A tua sessão de surf é interrompida, tudo o que precisas de fazer é ver a extensão do dano da tua prancha. Alguns danos são facilmente reparáveis ​​em casa. 
É o caso de quebras no nariz (parte frontal da prancha), na cauda (parte traseira) ou nos trilhos (partes laterais). Quanto mais longe estão do nariz, mais a prancha fica enfraquecida. 
Não demores a reparar a prancha danificada para evitar que a água penetre no interior e a prancha fique mais pesada ao longo das sessões.

1/ Prancha rígida: kit de reparação de epóxi (pe) ou poliéster (pu)

A tua prancha de surf rígida pode ser feita de resina epóxi ou resina de poliéster. Estamos a falar de placas "PE" e "PU":

► PE: bloco de espuma de poliuretano com resina epóxi
► PU: bloco de espuma de poliuretano com resina de poliéster.

🛠 Para reparar a placa de resina epóxi ou poliéster, precisas:
- um kit de reparação: uma resina epóxi ou uma resina de poliéster dependendo do material da tua prancha
- uma lixa
- gasolina F (disponível em supermercados ou lojas de bricolage)
- um bloco de lixar (disponível em lojas de bricolage).

COMMENT RÉPARER SA PLANCHE DE SURF ?

⚠️ Antes de reparares os danos na tua prancha, verifica a composição para escolher uma resina de reparação adequada. A resina epóxi é adequada para todos os tipos de pranchas de surf rígidas, mas a resina de poliéster é adequada apenas para pranchas de resina de poliéster
Se não conseguires encontrar as informações de composição da tua prancha, entra em contato com um shaper (fabricante da prancha) ou uma loja Decathlon.

Como restaurar um furo ou fixação no nariz, cauda ou trilhos de uma prancha de resina?

Antes de reparares a prancha de resina rígida, deixa-a secar ao sol para que a água infiltrada evapore completamente. Depois, durante as reparações, coloca-a à sombra porque a resina reparadora seca em poucos minutos sob o efeito do calor e dos raios do sol. Aproveita o tempo para desparafinar a área a ser reparada na prancha, caso contrário a cola (ou resina) não conseguirá aderir. Quando tudo estiver pronto, segue o nosso tutorial em vídeo para reparares a prancha. ⤵️

Estás numa viagem de surf e não tens um kit de reparação de surf à mão? Se não puderes evitar voltar para a água, coloca uma fita pesada sobre a área onde a prancha está danificada. Esta solução alternativa não substituirá uma repação correta. Acima de tudo, não tentes preencher a rachadela com cera!

2/ Reparar uma prancha de surf de espuma

As pranchas de espuma podem sofrer vários tipos de degradação: espuma que descasca ou envelhece mal, um buraco ou rachadela devido à exposição muito longa ao sol (fora da sessão) ou mesmo a cauda que se deforma. Para reparar essas deteriorações que enfraquecem a prancha e atrapalham o uso, precisas:

- um selante de silicone
- varas de madeira (ou agitadores)
- fita adesiva
- um cortador.

Para o resto, segue as etapas de repação no vídeo! ⤵️

TUTORIEL SURF | COMMENT RÉPARER SA PLANCHE DE SURF EN MOUSSE ?

3/ Reparar uma prancha de surf insuflável

► Aperta ou substitui a válvula:

Tens a impressão de que há um problema com a válvula da tua prancha insuflável? Se ouvires um leve chiar quando a prancha estiver insuflada, a válvula provavelmente está desaparafusada.
➡️ Pega na chave de válvula, coloca-a na válvula e gira-a no sentido horário para apertar a válvula novamente.
➡️ Fecha a válvula e enche a prancha.
➡️ Se achares que ainda está a perder ar, deves substituí-la.

Nós explicamos como fazer isso em vídeo! ⤵️

COMMENT RÉPARER LA VALVE D’UN STAND UP PADDLE GONFLABLE ?

Reparar um furo:

Mesmo que o material usado na prancha insuflável seja sólido e resistente, às vezes uma pedra afiada consegue perfurá-la. Para resolver o problema, leva o kit de reparação fornecido com a prancha. Se não tens um, precisas de:
- um pano limpo e seco
- tela laminada
- cola de PVC flexível
- tesouras.
Também pode obter um kit de reparação nas nossas lojas ou em decathlon.pt.


🤸‍♀️ Aqui vamos nós!
● Limpa e seca bem o orifício da prancha com o pano.
● Corta um pedaço de tecido laminado maior do que o furo na placa e arredonda os cantos.
● Coloca uma camada de cola na tela e pressiona-a firmemente por 30 segundos na placa, na altura do furo.
● Deixa a prancha por 24 horas para garantir que a cola seque.

Comment réparer une fuite sur son Stand Up Paddle ?

Como reparar uma quilha ou uma prancha de surf partida?

En cas de problème sur un aileron ou un boîtier d'aileron, nous vous conseillons de vous adresser à un·e spécialiste qui saura évaluer si des réparations sont possibles. N'hésitez pas à vous rapprocher de l'Atelier de votre magasin DECATHLON pour prendre rendez-vous et confier votre board à nos technicien·ne·s.

Pire qu'une cassure sur la planche, votre planche rigide ou en mousse se plie ou est carrément cassée en deux ? Deux cas de figure, une seule solution de secours : apportez votre planche à un·e shaper, qui fera un diagnostic de l'état de la planche et s'occupera des éventuelles réparations.

💡 Notre conseil : en fonction des dégâts constatés sur votre planche, il est parfois plus raisonnable de renoncer à la réparer. Mais plutôt que de la jeter, mettez un peu d'air marin chez vous en lui donnant une deuxième vie : décoration murale, chaise, étagère, etc. À vos idées !

No caso de um problema com uma quilha ou caixa de quilha, aconselhamos que entre em contacto com um especialista que poderá avaliar se a repação é possível. Não hesites em dirigir-te a uma loja DECATHLON.

Pior do que uma quebra na prancha, a tua prancha rígida ou de espuma dobra-se ou está completamente partida em duas? Dois cenários, apenas uma solução de emergência: leva a prancha a um shaper, que diagnosticará a condição da prancha e tratará de qualquer reparação.

💡 O nosso conselho: dependendo do dano encontrado, às vezes é mais razoável desistir de repará-la. Mas, em vez de jogá-la fora, traz um pouco de ar marinho para casa, dando-lhe uma segunda vida: decoração de parede, cadeira, prateleira, etc. Às tuas ideias!

Depois da tua prancha ser reparada, lembra-te de que a manutenção adequada é a chave para uma vida útil mais longa. Lembra-te de verificar regularmente se há rachadelas na prancha para obter uma vantagem inicial na reparação. Encontra todas as nossas dicas para a manutenção da tua prancha e fato de surf. Tenha uma boa sessão!

Mais conselhos de manutenção e reparação