Montar a bicicleta de cidade após a entrega ao domicílio
Neste vídeo, iremos mostrar-te como montar corretamente a tua nova bicicleta de cidade DECATHLON ELOPS.
REF: 8526892, 8526895, 8664453, 8664454
2021
Concebida para dar impulso aos teus trajetos diários em cidade e estrada, esta bicicleta é ideal para deslocações compridas e em terrenos com relevos.
Uma bicicleta para o dia a dia, com elevada autonomia.
Neste vídeo, iremos mostrar-te como montar corretamente a tua nova bicicleta de cidade DECATHLON ELOPS.
Questões práticas:
Sim, a ELD 500 é uma bicicleta com assistência elétrica.
Esta assistência só é acionada quando o utilizador pedalar (um sistema de auxílio motorizado sem pedalada é considerado um ciclomotor, com requisitos de utilização e de segurança mais rigorosos).
Um sensor de binário situado na unidade motorizada transmite a informação de potência de pedalada ao computador de bordo da bicicleta, o qual aciona o motor.
Este sensor mede a potência de pedalada exercida e permite fornecer uma assistência proporcional à força aplicada nos pedais. Assim, quanto mais força imprimirmos nos pedais, mais assistência obtemos, beneficiando deste modo de uma pedalada fluida e sem movimentos bruscos.
O nível de assistência fornecido poderá então ser modulado consoante o modo de assistência selecionado (1, 2, 3).
Assim, no modo 1, é necessário imprimir uma força de pedalada maior do que no modo 3 para atingir a mesma velocidade de assistência.
É aconselhável utilizar o modo 3 nas subidas, uma vez que a potência de pedalada é menos elevada nas subidas.
A pressão ideal recomendada de 5 bars.
Se desejares maior conforto, podes reduzir a pressão dos teus pneus a 4,5 bars.
Pretendes um maior rendimento? Podes aumentar a pressão para 5,5 bars.
Se as mudanças não engatam corretamente, tal pode dever-se a diversos fatores:
1 - Já pensaste em efetuar a primeira revisão gratuita na loja? De facto, na compra do teu produto, a Decathlon oferece uma revisão gratuita até 6 meses após a compra do produto, a fim de verificar os ajustes, incluindo a passagem das mudanças. Pensa nisso!
2- O teu cabo e/ou bicha de transmissão estão desgastados ou velhos. Deves substituir o cabo e/ou a bicha se estiverem danificados.
3- O desviador precisa de ser ajustado. Utiliza os parafusos do curso superior (L) e inferior (H) para afinar a passagem das mudanças, sobretudo se a corrente tiver tendência a saltar nos carretos atrás.
Se esta afinação se revelar ineficaz, dirige-te à Oficina da loja Decathlon mais próxima para realizar um diagnóstico mais aprofundado.
Quando a tua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e a performance dos travões é reduzida. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas.
Para evitar esse fenómeno, que inutiliza completamente os travões, recomendamos que faças a rodagem aos teus travões. A rodagem será alcançada depois de umas dez travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverás passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.
Se surgir uma fina camada com aspeto liso e brilhante nas pastilhas, significa que estão, sem dúvida, vidradas. Para solucionar o problema e evitar eliminá-las, poderás retirar-lhes a vidragem lixando-as ligeiramente com uma lixa relativamente fina (p120). Lembra-te de colocar luvas e uma máscara durante o lixamento das tuas pastilhas. Por fim, volta a colocar as tuas pastilhas e volta a sujeitá-las a uma nova rodagem.
O modo de assistência pedonal é uma assistência elétrica que te permite empurrar a bicicleta sem esforço enquanto caminhas ao lado da mesma.
É muito útil em certas situações como, por exemplo, à saída de uma garagem de piso inclinado.
Vai para o modo de assistência 1, 2, 3 e prime continuamente o botão " + " para ativar e utilizar o modo pedonal.
Solta o botão para desligar o modo PEDONAL.
Não utilizes o modo Pedonal quando estiveres montado na bicicleta, pois isso poderá danificar o motor.
Para alterar para uma unidade diferente (km/h ou milhas/h), prime demoradamente o botão "ILUMINAÇÃO".
Conseguirás então aceder ao menu de "Parâmetros" (SET).
Poderás escolher entre Km ou Milhas
Para sair do menu de "Parâmetros", prime outra vez e demoradamente o botão "ILUMINAÇÃO".
As informações de percurso podem ser selecionadas e visualizadas carregando no botão "ON / OFF".
Poderás então escolher visualizar:
- TRIP = contador parcial de distância (reposição a zero premindo prolongadamente o botão "-")
- ODO = contador de distância total
- TRIP to GO = distância restante estimada segundo a capacidade da bateria e o modo utilizado.
A bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser submergida ou lavada com jato de alta pressão.
O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.
Aconselhamos, no entanto, a guardares a tua bicicleta da forma mais abrigada possível quando não estiveres a utilizá-la.
A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos parada.
Existe uma secção de respostas a perguntas frequentes no separador "RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" para ajudar a resolver eventuais dificuldades com a bicicleta elétrica ELD 500.
Um técnico especializado estará disponível para responder por e-mail a todas as tuas perguntas e dúvidas através deste formulário de assistência.
Poderás igualmente dirigir-te a uma das nossas lojas Decathlon para deixares a tua bicicleta nas mãos dos nossos mecânicos de bicicleta.
O carregador de 2A permite uma recarga completa em 7h.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: A autonomia reduz-se se a bicicleta estiver sujeita a uma carga excessiva.
> DO TIPO DE PERCURSO: A autonomia diminui nas subidas.
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia é melhor com pneus com pressão entre 3,5 e 5,5 bar.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia é reduzida com tempo frio.
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: Recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> DA CADÊNCIA DE PEDALADA: É preciso pedalar para ir mais longe.
Uma bicicleta elétrica é, antes de mais, uma bicicleta, por isso é necessário adaptar a velocidade mecânica de acordo com a utilização (por ex: velocidade 1 em caso de forte inclinação, velocidade 7 em superfícies planas).
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA: Na ELD 500, a autonomia média situa-se entre 60 e 115 km.
Ao respeitares as boas práticas, estarás a garantir à tua bicicleta elétrica uma autonomia excelente.
Podes comprar uma nova bateria na tua loja Decathlon.
Contacta a tua loja para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
Quando a tua bateria atingir o fim de vida útil, poderás entregá-la na tua loja Decathlon, a fim de ser reciclada por um organismo aprovado.
É imprescindível guardar/carregar a bateria num local fresco (entre +10 °C e +25 °C), seco e protegido do sol.
Não guardar a bateria descarregada (1 LED intermitente), para evitar uma descarga profunda, uma vez que isso pode provocar uma avaria.
Carregar a bateria (mesmo se não for utilizada), pelo menos a cada 3 meses, para evitar a descarga profunda e a alteração das capacidades da bateria.
Se não puderes carregar a bateria regularmente, coloca-a no modo de hibernação.
A bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga a 100% + 1 descarga a 100%).
Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas em qualquer momento.
É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.
É fortemente desaconselhado deixar a bateria ligada uma noite inteira sem vigilância.
Para informação: Quando a bateria estiver totalmente carregada, o carregador desliga-se (o indicador LED do carregador apaga-se).
Não, não existe efeito de "dínamo".
Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível: é necessário percorrer várias dezenas de quilómetros para obter 1 km de assistência adicional.
Trata-se de uma bicicleta de assistência elétrica, por isso é perfeitamente possível circular sem essa assistência.
Nessas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência far-se-á naturalmente sentir.
Estás a ter dificuldades com a tua bicicleta? Vê aqui todas as Perguntas Frequentes.
As baterias novas são guardadas em modo de hibernação para não se gastarem.
Antes da primeira utilização, deverás ligar a bateria ao carregador e a uma tomada de corrente para sair do modo de hibernação, caso a loja ainda não o tenha feito.
Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas lojas Decathlon.
Poderás mandar fazer uma nova chave num serralheiro comum.
Se perderes as duas chaves, dirige-te a uma loja Decathlon para mandares trocar o canhão.
Ser-te-á fornecido um par de chaves do novo canhão.
1. Certifica-te de que não existem resíduos a dificultar o carregamento
Os conectores do carregador e da bateria devem estar limpos e não deve haver nenhum objeto ou corpo estranho que impeça o contacto entre o carregador e a bateria.
2. Verifica a ligação Bateria > Carregador > Tomada elétrica
> Verifica se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela Decathlon
> Liga o carregador à bateria e a uma tomada de eletricidade.
O tempo de carga de uma bateria totalmente descarregada é de 7h.
3. É possível que apenas as luzes LED indicadoras situadas na bateria estejam defeituosas.
Dirige-te a uma das nossas lojas Decathlon para a reparação.
Se o problema persistir, contacta-nos através do pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas lojas DECATHLON.
1. Certifica-te de que estás a aplicar corretamente as boas práticas de utilização e armazenamento
A autonomia da tua ELD 500 depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: A autonomia reduz-se se a bicicleta estiver sujeita a uma carga excessiva.
> DO TIPO DE PERCURSO: A autonomia diminui nas subidas.
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia é melhor com pneus com pressão entre 3,5 e 4,5 bar.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia é reduzida com tempo frio (até -50%).
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: Recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> DA CADÊNCIA DE PEDALADA: É preciso pedalar para ir mais longe.
Uma bicicleta elétrica é, antes de mais, uma bicicleta, por isso é necessário adaptar a velocidade mecânica de acordo com a utilização (por ex: velocidade 1 em caso de forte inclinação, velocidade 7 em superfícies planas).
2. Com o passar do tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades
A autonomia vai, desse modo, ficando mais curta. Contacta a tua loja Decathlon para realizar um teste de desempenho da bateria.
Atenção, a ELD 500 é uma bicicleta de assistência elétrica com sensor de binário.
Se parares de carregar nos pedais e te limitares a pedalar sem fazer pressão nos mesmos, a assistência desligar-se-á.
Se achares que o esforço é demasiado, aumenta o modo de assistência e passa para uma relação de transmissão que deslize melhor.
Também é normal que a assistência se interrompa depois de ultrapassados os 25 km/h, não se tratando de nenhum defeito.
Se ainda assim a assistência elétrica não funcionar, funcionar de forma intermitente ou se desligar, segue as seguintes instruções:
1. Verifica a carga da bateria
O nível de carga da bateria pode ser verificado premindo o botão de alimentação da mesma.
Se o primeiro LED estiver intermitente e nenhum outro LED estiver aceso, é sinal que a bateria está descarregada. Liga a bateria ao carregador e a uma tomada de corrente para a carregar.
2. Certifica-te de que a bateria está limpa, bem encaixada e fechada
> Certifica-te de que os conetores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser encaixada até ao fim no seu compartimento
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deves ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria
Fecha a bateria à chave e retira a chave do canhão.
3. Deixa o sistema arrefecer
Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixa a bicicleta arrefecer, não a utilizando durante alguns minutos antes de voltares a acionar a assistência elétrica.
4. Liga o ecrã premindo o botão ON / OFF
Liga o ecrã de comando premindo o botão ON/OFF até surgir o ecrã inicial.
5. Seleciona um modo de assistência que não o valor zero
Se o modo indicado no ecrã for o modo 0, é normal não haver assistência elétrica.
Seleciona um dos modos de assistência 1, 2 ou 3.
Quando um dos modos estiver selecionado, pedala exercendo claramente pressão sobre os pedais.
Aumenta o modo de assistência (3 corresponde ao mais potente) se o esforço de pedalada que tiveres de imprimir para acionares a assistência elétrica for demasiado intenso para ti.
Se, ainda assim, a assistência elétrica continuar a não funcionar, contacta-nos ou dirige-te a uma das lojas Decathlon.
1. Certifica-te de que a bateria está bem carregada
O nível de carga da bateria pode ser verificado pressionando o botão de alimentação da bateria.
Se o primeiro LED estiver intermitente e nenhum outro LED estiver aceso, é sinal que a bateria está descarregada. Liga a bateria ao carregador e a uma tomada de corrente para a carregar.
2. Certifica-te de que a bateria está limpa, bem encaixada e fechada
> Certifica-te de que os conetores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser encaixada até ao fim no seu compartimento
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deves ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.
Em seguida, bloqueia a bateria (uma bateria não bloqueada poderá continuar a mexer-se no seu compartimento e acabar por se desconectar em caso de forte vibração)
3. Certifica-te de que o ecrã de comando está bem conectado
> Faz deslizar a pequena capa em neopreno sobre o cabo do ecrã de comando para poderes visualizar o conector.
> Desaperta as duas rodas e puxa dos dois lados para desconectar o ecrã e o cabo de ligação.
> Verifica se existe algum conector elétrico dobrado.
> Volta a efetuar as ligações, tendo o cuidado de não te enganares no sentido, sob pena de dobrares um conector.
Podes usar, como auxílio, as duas setas de posicionamento gravadas de cada lado dos conectores.
Estas duas setas devem ficar face a face antes de se encaixar os conectores.
> Depois de efetuadas as ligações, certifica-te de que tudo fica seguro, apertando as duas rodas até que a junta de ligação fique ligeiramente comprimida e deformada.
4. Deixa o sistema arrefecer
Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer.
Deixa a bicicleta arrefecer, não a utilizando durante alguns minutos antes de voltares a acionar a assistência elétrica.
5. Liga o ecrã premindo o botão ON / OFF
Liga o ecrã de comando premindo o botão ON/OFF.
Se o ecrã continuar a não se acender, contacta-nos através do pedido de assistência do site ou dirige-te a uma das nossas lojas DECATHLON para realizar a reparação.
Convém fixar bem a bateria, sobretudo quando a bicicleta está a ser utilizada!
O cadeado existe para impedir o roubo mas também para manter a bateria no lugar em caso de fortes solicitações (saltos em passeios, lombas, etc.), evitando que esta deslize e se desconecte.
Verifica se a bateria está bem encaixada no seu compartimento e, em seguida, bloqueia-a.
Verifica se a bateria está bem inserida e bloqueia bem a bateria antes de cada utilização.
Um encaixe incompleto ou um tremor durante a utilização (sem se ter fechado a bateria) podem provocar uma má conexão da bateria com o sistema eletrónico.
Isso não permitirá a transmissão completa e correta dos dados, como o estado da carga da bateria.
> 1.º LED intermitente: A bateria está quase vazia e precisa de ser recarregada. Liga a bateria ao carregador e a uma tomada de corrente para a carregar.
> 2.º LED intermitente: A bateria entrou em proteção ""sob tensão"" na sequência de uma manipulação inadequada ou de um longo período sem carga. Assim que possível, liga a bateria ao carregador e a uma tomada de corrente para a carregar e fazê-la sair do modo de segurança.
> Se uma outra ou mesmo várias outras luzes LED estiverem intermitentes, isso significa que a bateria tem uma falha. Leva a tua bateria a uma loja Decathlon a fim de proceder a um diagnóstico completo da mesma.
ERRO 10 ou 12: BATERIA EM SUBTENSÃO
Carrega a bateria.
Se o erro persistir, dirige-te a uma loja Decathlon para obteres um diagnóstico da tua bateria
ERRO 11: BATERIA EM SOBRETENSÃO
Desliga a bicicleta e deixa o sistema descansar. Volta a ligar a bicicleta.
Se o erro persistir, dirige-te a uma loja Decathlon para obter um diagnóstico da tua bateria.
ERRO 20 ou 24: DEFEITO DE CORRENTE
Desliga a bicicleta e deixa o sistema descansar. Volta a carregar a bateria se esta tiver pouca carga. Volta a ligar a bicicleta.
Se o erro persistir, dirige-te a uma loja Decathlon para obteres um diagnóstico completo.
ERRO 21 ou 23: DEFEITO DO SENSOR DE TEMPERATURA
Desliga a bicicleta e deixa o sistema descansar. Volta a ligar a bicicleta.
Se o erro persistir, dirige-te a uma loja Decathlon para obteres um diagnóstico completo.
ERRO 25: DEFEITO DE CORRENTE DO MOTOR
Desliga a bicicleta e deixa o sistema descansar. Volta a carregar a bateria se esta tiver pouca carga. Volta a ligar a bicicleta.
Se o erro persistir, dirige-te a uma loja Decathlon para obteres um diagnóstico completo.
ERRO 26 ou 30: ERRO NO ARRANQUE E NO MODO PEDONAL
Desliga a bicicleta e deixa o sistema descansar. Volta a carregar a bateria se esta tiver pouca carga. Volta a ligar a bicicleta.
Se o erro persistir, dirige-te a uma loja Decathlon para obteres um diagnóstico completo.
ERRO 31: PRESSÃO DEMASIADO LONGA NO BOTÃO "ON" NO ARRANQUE
Solta o botão "ON" mal o ecrã arranca.
ERRO 40 ou 41: MOTOR EM SOBRETENSÃO
O motor é demasiado solicitado.
Deixa o motor repousar, desligando a bicicleta ou ativando menos a assistência (pedalada menos potente e seleção de um modo de assistência menos elevado) e carrega a bateria.
Se o erro persistir, dirige-te a uma loja Decathlon para obteres um diagnóstico completo.
ERRO 42 ou 43: ERRO FUNCIONAMENTO MOTOR
Volta a ligar a bicicleta ao verificar a conexão do motor ao nível da base traseira.
Se o erro persistir, dirige-te a uma loja Decathlon para obteres um diagnóstico completo.
ERRO 44: SOBREAQUECIMENTO DO MOTOR
O motor é demasiado solicitado.
Deixa arrefecer o motor, desligando a bicicleta e ativando menos a assistência (pedalada menos potente e seleção de um modo de assistência menos elevado).
Se o erro persistir, dirige-te a uma loja Decathlon para obteres um diagnóstico completo.
ERRO 45: CÓDIGO DE ERRO CORRIGIDO DURANTE A UTILIZAÇÃO
Desliga e volta a ligar a bicicleta.
Se o erro persistir, dirige-te a uma loja Decathlon para obteres um diagnóstico completo.
ERRO 46: O MOTOR NÃO FUNCIONA APESAR DE ESTAR A SER EXERCIDA PRESSÃO NOS PEDAIS
Desliga a bicicleta e verifica o posicionamento da bateria. Volta a ligar a bicicleta.
Se o erro persistir, dirige-te a uma loja Decathlon para obteres um diagnóstico completo.
ERRO 60: ERRO DE COMUNICAÇÃO ENTRE BATERIA E MOTOR
Desliga a bicicleta. Verifica a inserção da bateria e a conexão do ecrã ao nível do guiador. Volta a ligar a bicicleta.
Se o erro persistir, dirige-te a uma loja Decathlon para obteres um diagnóstico completo.
ERRO 70 ou 71 ou 72 ou 73: DEFEITO NO SENSOR DE BINÁRIO
Desliga e volta a ligar a bicicleta, procurando não colocar um pé num dos pedais durante a iluminação do ecrã.
Se o erro persistir, dirige-te a uma loja Decathlon para obteres um diagnóstico completo.
ERRO 80 ou 82 ou 83: ERRO DE PROGRAMA OU PARÂMETROS DO MOTOR
Desliga e volta a ligar a bicicleta.
Se o erro persistir, dirige-te a uma loja Decathlon para obteres um diagnóstico completo.
ERRO 81: INFORMAÇÃO DE VELOCIDADE NÃO RECONHECIDA
Verifica o posicionamento do íman do sensor de velocidade instalado num dos raios da roda traseira. Este deve estar alinhado como indicado na foto.
ERRO 200 ou 201 ou 202: SOBRETENSÃO SENSOR DE BINÁRIO OU ERRO DO SENSOR DE CADÊNCIA
Desliga e volta a ligar a bicicleta.
Se o erro persistir, dirige-te a uma loja Decathlon para obteres um diagnóstico completo.
ERRO 204: ERRO MOTOR
Volta a ligar a bicicleta, verificando a conexão do motor ao nível da base traseira.
Se o erro persistir, dirige-te a uma loja Decathlon para obteres um diagnóstico completo.
Para preservar o desempenho da bicicleta e prolongar a sua vida útil, é necessária a sua manutenção regular. Descobre aqui todos os nossos conselhos de manutenção.
1. Antes de cada saída, certifica-te de que os pneus têm uma pressão entre 3,5 e 5 bar.
2. Limpa e lubrifica a transmissão da bicicleta.
3. Verifica regularmente o desgaste das pastilhas de travão e dos pneus.
4. Lava-a regularmente de acordo com as instruções de limpeza
Encontra as peças para a tua LD 500 E - QUADRO ALTO E BAIXO na Oficina e em Decathlon.pt
Estamos aqui para ajudar e dar uma solução para as tuas necessidades.