Como utilizar a lanterna frontal?
Segue passo a passo a demonstração em vídeo abaixo.
Ajudar-te-á a compreender rapidamente como ajustar a fita para a cabeça, navegar entre os diferentes modos e bloquear e desbloquear a lanterna.
REF: 8602804, 8602805
2020
Compraste uma lanterna frontal HL500 USB V2 lm e tens uma dúvida ou um problema com o teu modelo? Não há problema, estamos aqui para te ajudar.
Esta ficha é compatível com o nosso modelo frontal HL500 USB V2.
Segue passo a passo a demonstração em vídeo abaixo.
Ajudar-te-á a compreender rapidamente como ajustar a fita para a cabeça, navegar entre os diferentes modos e bloquear e desbloquear a lanterna.
Quando a bateria atinge um nível muito baixo, a lanterna baixa automaticamente a potência para permitir ainda uma deslocação de 1h a 25 lm.
Para evitar que se acenda acidentalmente na mochila, a lanterna pode ser bloqueada carregando nos dois botões durante 3 segundos. A luz vermelha intermitente confirma que a lanterna está bloqueada. Para a desbloquear, o procedimento é o mesmo.
O indicador luminoso por baixo da caixa permite ver o nível de carga da bateria nos segundos iniciais ao acender a lanterna frontal.
> Verde = entre 50% e 100%
> Amarelo = entre 30 e 50%
> Vermelho = menos de 30%
Este modo permite caminhar ou movimentar-se com um alcance muito curto e uma cor menos ofuscante para quem se encontre nas proximidades. Esta luz permite também preservar mais a acuidade noturna (capacidade de visão em ambientes escuros).
O modo vermelho é assim utilizado no refúgio, na tenda ou em grupo e também pelos apreciadores de estrelas.
As lanternas de caminhada e trekking são concebidas para serem compactas e iluminar durante uma deslocação a velocidade baixa (caminhada).
Para tal, a lanterna HL900 foi concebida apenas num módulo usado na testa com um feixe de iluminação amplo nos primeiros modos de potência e progressivamente mais estreito nos modos mais potentes.
O primeiro modo das nossas lanternas é sempre uma luz vermelha e os restantes modos aumentam progressivamente a potência até ao modo mais forte.
O sistema de botão duplo + e - permite navegar nos modos sem ter de apagar a lanterna.
As lanternas de trail running devem poder garantir uma iluminação potente durante as deslocações rápidas em todos os tipos de terrenos
Devem igualmente proporcionar uma estabilidade perfeita na cabeça, daí o desvio da bateria para a parte de trás do crânio.
O modo vermelho raramente integra este tipo de modelos.
É importante que a lanterna fique guardada num local protegido da luz e da humidade. Se ficar guardada durante muito tempo, retira e descarrega completamente a bateria (a cada 6 meses).
A fita pode ser retirada e lavada. Podes lavá-la com água e sabão.
Também podes limpar a lanterna com um pano húmido.
Ao contrário das lâmpadas clássicas que se podiam retirar facilmente, a tecnologia dos LED não permite a sua substituição pois estão soldados à placa eletrónica. Em contrapartida, os LED que utilizamos têm uma durabilidade muito grande que garante uma utilização de vários anos sem preocupações.
As lanternas frontais estão sujeitas às normas de reciclagem dos produtos eletrónicos (REEE). Podes entregar a lanterna frontal em fim de vida e colocá-la nas caixas de recolha de resíduos à entrada das lojas DECATHLON.
Clica aqui para consultar todas as peças.
Ao passo que os watts expressam o consumo energético de um aparelho elétrico, os lúmens correspondem à quantidade de luz efetivamente emitida pela lanterna.
Esta medição é efetuada colocando a lanterna numa sala com sensores e medindo a luz emitida em todas as direções à volta da lanterna.
ATENÇÃO! Com potência igual, as lanternas não terão todas o mesmo alcance de iluminação pois depende da forma de concentrar o feixe à saída da lanterna (com uma lente ou um difusor).
Quanto mais estreito o feixe, mais longe a lanterna ilumina.
Quanto mais largo o feixe, melhor e mais homogénea será a iluminação lateral da lanterna em detrimento do alcance.
Se os lúmens correspondem à luz emitida pela lanterna em todas as direções, já os lux correspondem à luz recebida localmente num ponto iluminado pela lanterna. Esta unidade de iluminância permite assim medir a distância de iluminação de cada lanterna.
A potência máxima de uma lanterna é medida nos primeiros 2 minutos depois de a acender, com baterias novas (ou carga máxima).
Em alguns modelos com modos temporários (modos Boost), corresponde à potência deste modo.
De acordo com a norma ANSI-FL1, o conjunto dos alcances de iluminação dos produtos Decathlon corresponde à distância a que a lanterna permite iluminar a 0,25 Lux.
Este valor corresponde à iluminação recebida pela lua em condições ideais (tempo claro, lua cheia).
Para cada modo de iluminação, a autonomia corresponde ao tempo durante o qual a lanterna é capaz de fornecer 10% da potência máxima deste modo.
A tomada das nossas lanternas frontais HL500 USB V2 (refª. 8602804, 8602805) corresponde ao sistema Micro-USB. Poderás assim utilizar o teu próprio cabo para as carregar se for do tipo Micro-USB.
As lanternas frontais HL500 USB V2 são carregadas por USB. Poderás assim ligá-los a qualquer carregador (Carro, Setor, Painel Solar, Computador) desde que o carregador seja compatível com USB.
Já não usas a tua lanterna frontal e não sabes o que fazer com ela? Em vez de a deitares fora, não hesites em vendê-la utilizando a plataforma Decathlon Segunda Vida! Indica no site todas as informações sobre o teu produto. Iremos propor-te as melhores soluções de venda e poderás entregar o teu produto na loja para concluir o procedimento.
Partiste a tua lanterna frontal e não tens nenhuma possibilidade de a reparar. Não te livres dela de qualquer maneira.
A tua lanterna frontal deve ser reciclada e colocada nas caixas de recolha de REEE.