COMO TERMOFORMAR AS BOTAS DE SKI?

COMO TERMOFORMAR AS BOTAS DE SKI?

Acabaram-se as botas que fazem doer os pés! A termoformagem permite um conforto ótimo ao adaptar os botins interiores à morfologia dos teus pés para uma melhor compatibilidade pé-botim-estrutura.

A termoformagem é a prática de moldar o botim interior da bota de ski para se adaptar à forma do pé. 
Esta técnica foi desenvolvida para te proporcionar um  conforto ótimo evitando pontos de pressão incómodos. Termoformagem profissional ou caseira, é mesmo necessário, ...
Dizemos-te tudo o que precisas de saber sobre esta prática.

COMO TERMOFORMAR AS BOTAS DE SKI?

As botas termoformadas são mais confortáveis?

Termoformadas, termomoldadas, bootfitting, ... podes ficar confuso! Com a evolução da tecnologia, as botas de ski estão a tornar-se cada vez mais eficientes e, acima de tudo mais confortáveis. A revolução que apareceu há alguns anos no mercado: a termoformagem dos botins interiores de ski.

A termoformagem consiste em aquecer o botim interior num forno de forma a amolecer o material antes de o calçar. Com este método, o botim encaixa perfeitamente no teu pé e as fibras esticam onde é necessário.

Esta técnica não deve ser confundida com termo-moldagem que consiste em deformar o botim com o calor natural do pé para que se adapte às tuas características particulares.

Obviamente, a termoformagem torna a tua bota de ski mais confortável.

Encontrar a bota certa nem sempre é fácil, algumas pessoas vão ainda mais longe com o "bootfitting". Esta última técnica consiste em moldar não só o botim, mas também a estrutura rija da bota de ski.As pessoas com pés muito sensíveis ou deformados podem finalmente esquiar com tranquilidade graças a este método.

Botim interior termoformado: quando deve ser efetuada a moldagem?

Se no momento da compra estiver especificado que as botas de ski são termoformáveis, então é essencial que o faças.A compatibilidade pé-botim-estrutura só será ótima depois de o botim ter sido aquecido e adaptado à forma do teu pé.

No entanto, existem duas teorias:

- aqueles que te aconselharão a fazer 2 ou 3 saídas antes do "bootfitting" para que este seja mais eficaz;
- aqueles que te dirão para o fazer no momento da compra das botas de ski.

Não decidimos sobre esta questão, ambas as teorias se mantêm!

No entanto, se tiveres pontos de pressão (joanetes, fricção, etc.) que normalmente te incomodam nas botas, deves termoformar logo os botins. Não te sujeites a dias de ski com dores, a termoformagem dar-te-á o espaço de que precisas no botins para que não tenhas dores com as tuas novas botas de ski.

Onde fazer a termoformagem dos botins?

Após a compra das tuas botas de ski, a termoformagem do botim pode ser feita em vários locais se não for possível fazê-lo na loja.

Na tua loja local de venda ou aluguer de material de ski ou em algumas das lojas mais conhecidas de desporto, poderás fazer a termoformagem em muitos sítios. Para mais informações, e se tiveres algum problema específico não hesites em recorrer a um bootfitter
Este último é especializado na moldagem de botins e de botas de ski para poderes obter um conforto ótimo.

O preço de uma termoformagem por medida

O preço varia necessariamente de uma loja para outra e de acordo com as necessidades que tens (termoformagem do botim, deformação da estrutura, etc.).  

Se comprares as tuas botas numa loja, o preço da termoformagem  poderá estar incluído na venda.

Termoformagem em casa: como proceder?

Obviamente, a termoformagem caseira não irá substituir a competência de um profissional. No entanto, aqui estão as nossas dicas, se quiseres tentar:

1. Ajusta o teu forno para uma temperatura  entre 80 e 100°C com ventilação.
2. Enquanto o forno está a aquecer, retira o botim da estrutura rija  e prepara esta última abrindo bem todas as presilhas.
3. Retira todos os acessórios que possa haver nos botins: reforços, atacadores, palmilha, etc.
4. Calça umas meias finas  para efetuar a termoformagem.
5. Coloca os botins no forno durante alguns minutos.A indicação será dada pelo fornecedor e corresponde à espessura do botim, ou seja 1 minuto / milímetro.
6. Uma vez terminado o tempo, retira os botins do forno antes de  os calçares e de os voltar a pôr na estrutura. Se costumas usar palmilhas nas tuas botas de ski, substitui-as antes de calçar o botim.
7. Fecha as fivelas  das botas sem as forçar e fecha também a alavanca no caso de serem botas de ski de caminhada.
8. Deixa arrefecer  durante 15 minutos mantendo um ângulo pé-tornozelo de 90°.

As tuas botas estão prontas, a próxima etapa é testá-las na neve!

Como fazer a manutenção dos botins termoformados?

Os botins de ski termoformados são sensíveis ao calor, por isso não utilizes a máquina de lavar ou a máquina de secar roupa.

Se as botas ficarem com um odor desagradável basta utilizares um spray anti-odor é normalmente suficiente para te livrares dele. No entanto, se desejares limpar os botins interiores e as botas de ski, opta por uma lavagem manual.

O bootfitting: para quem?

O bootfitting vai ainda mais longe, é uma análise completa do teu pé de modo a adaptar a tua bota e otimizar o teu conforto. O bootfitter é capaz de modificar a estrutura da bota, adaptando os botins interiores e colocando umas palmilhas de acordo com a morfologia dos teus pés.

Frequentemente utilizado para esquiadores que procuram um melhor desempenho, o bootfitting tornou-se mais popular. Tal como a Decathlon, muitas marcas procuram inovações para tornar as suas botas mais maleáveis e confortáveis. Atualmente, não há necessidade de sofrer, as botas de ski podem ser adaptadas às especificidades (hallux valgus, lesões, etc.) dos teus pés e tornozelos.

O primeiro passo é tirar medidas dos pés e dos apoios a fim de propor a solução certa. Para a maioria das pessoas, uma sola, espumas injetadas no botim ou a termoformagem serão suficientes. Noutros casos, o bootfitter irá ao ponto de modificar a estrutura rija em plástico, aquecendo o plástico para o adaptar.

Encontrar um bootfiter profissional

Naturalmente, encontrarás a maior parte dos técnicos nos Alpes e Pirenéus ou em algumas das maiores cidades.  Aproveita as tuas férias na neve para te dirigires a um deles e beneficia dos conselhos de um profissional.

A termoformagem dá-te agora a possibilidade de ter botas de ski compatíveis com a morfologia do teu pé. Esta procura de conforto é a prioridade no desenvolvimento de equipamento de ski: sabe mais sobre como são desenvolvidos os produtos DECATHLON.

COMO TERMOFORMAR AS BOTAS DE SKI?

Anaïs

Editora Desporto

Se não estou a fazer caminhadas nos meus Pirenéus, provavelmente estou a surfar no País Basco, que me adotou. Apaixonada por desporto desde sempre, adoro experimentar tudo: ski, alpinismo, escalada, bicicleta de estrada, BTT, trail, surf… e partilho com vocês tudo o que aprendi ao longo dos anos.

Estes conselhos podem interessar-te

O nosso guia de reparação de skis de pista

O nosso guia de reparação de skis de pista

Durante uma saída de ski, danificas os teus aliados de descidas: uma lâmina desgastada, um topsheet ou uma base com buraco... Para saberes como reparar os teus skis, segue-nos aqui!

Reparação de skis: como proceder?

Reparação de skis: como proceder?

Lâminas soltas, buracos na parte inferior, todos os anos o teu material está sujeito a um conjunto de estragos. Para compreender melhor como os evitar e repará-los corretamente, os nossos técnicos de ski do serviço pós-venda dão-te os seus melhores conselhos!

Como impermeabilizar a minha roupa de ski?

Como impermeabilizar a minha roupa de ski?

O teu equipamento de ski é cada vez menos impermeável? É natural, com o tempo, as propriedades impermeáveis e resistentes à água da tua membrana vão-se desgastando. Explicamos como resolver este problema em alguns passos simples e rápidos para que as tuas peças de ski durem mais tempo!