Como reparar uma tenda rasgada?

Ao longo das utilizações a tua tenda etá danificada? Descobre todos os nossos conselhos para poderes prolongar ao máximo o tempo de vida da tua tenda!

Como reparar uma tenda rasgada?

A tua tenda acompanhou-te em muitas aventuras e agora apresenta alguns problemas: impermeabilidade, rasgões ou buracos na tela ou no colchão, varetas fragilizadas ou partidas? Damos-te todas as nossas dicas para poderes prolongar a vida da tua tenda. E se uma reparação parecer demasiado complicada, não hesites em visitar o serviço pós-venda na tua loja Decathlon!

Como reparar uma tenda rasgada?

Como reparar a tela da tenda, ou de uma pérgula rasgada? 

A tua tenda tem um rasgão que queres reparar para poderes continuar a usá-la? 

► que cola utilizar para reparar a tela de uma tenda?

A cola utilizada pra reparar a tela da tenda é importante uma vez que deve ser adaptada ao material da tela.Uma cola não apropriada poderia tornar a reparação inútil.O mais fácil é utilizar o kit de reparação para tenda caso a tua tenda seja em poliéster. Os kits são compostos geralmente por autocolantes adesivos fáceis de colocar. Caso o rasgão seja muito grande mas estreito, podes comprar um rolo de fita adesiva. Basta depois cortar o tamanho certo e aplicar sobre o rasgão.Dito isto, vais precisar de um amigo para te ajudar a colocar o adesivo para que não fiquem bolhas de ar ou dobras. As dobras devem mesmo ser evitadas uma vez que podem provocar a entrada de água e tornar a reparação inútil, nomeadamente se esta se localizar no teto-duplo (a tela que abriga o quarto da tenda).

✂️ Em qualquer caso, corta o remendo para que se ajuste à forma do rasgão, deixando pelo menos 1 cm de margem  em todo o lado de modo a cobrir completamente o buraco. Podes colar o adesivo no interior como indicado no tutorial em vídeo que se encontra em baixo.Ou optar por uma reparação dupla, colando tanto no interior como no exterior  do rasgão, tornando-o mais eficaz em caso de chuva se estiver no duplo-teto e ao longo do tempo, onde quer que se encontre.

Se a tua tenda for de algodão podes usar um remendo que se cola com o fero ou se o rasgão for relativamente pequeno podes cosê-lo tu próprio!
Reparar o duplo-teto da tenda com fita adesiva em menos de um minuto com a ajuda do nosso vídeo:

COMO REPARAR UM BURACO NA TELA DA TENDA?

A tua tenda precisa de reparações complementares?

Como reparar uma tenda rasgada?

Como reparar um fecho de correr de uma tenda?

Um fecho de correr que fecha mal ou que se abre sozinho deve ser reparado antes da tua próxima noite no acampamento. Normalmente é quando te vais deitar que te apercebes que o fecho está estragado. Procura um sistema para poderes fechar a tenda antes dormir, ficarás mais tranquilo/a.

Qualquer costureira irá dizer-te: a reparação de um fecho de correr é geralmente complicado. Se não queres perder tempo, visita o serviço pós-venda da tua loja Decathlon para poderes saber o valor desta reparação.

A reparação do fecho de correr não é igual caso seja a lingueta (ou o cursor) que já não funciona ou se forem os dentes do fecho que estão estragados.
Uma substituição do cursor será relativamente simples, graças, nomeadamente a algumas marcas que propõem cursores de substituição que se trocam facilmente, após retirar o cursor defeituoso.
Pelo contrário, a substituição completa do fecho de correr deve ser feita apenas por profissionais da costura.
Dito isto, por vezes são as pequenas ações simples que permitem voltar às belas noites na tenda.Se o fecho desliza mal, podes passar uma escova de dentes sobre o fecho para retirar eventuais grãos de areia. Colocar algumas gotas de óleo de silicone ou óleo para máquina de costura permitirá manter o bom deslize do fecho de correr.

Precisas de mais informações sobre a substituição de um fecho de correr? Temos um artigo completo dedicado a esse efeito! ⤵️

Como reparar uma tenda rasgada?

Que outras reparações se podem fazer numa tenda para além da tela: varetas, cordas etc... 

A tela não é a única parte da tenda que pode ficar estragada, sobretudo se a utilizas regularmente. 

Parti uma vareta, como repará-la?

A fita adesiva pode ser útil para uma reparação de urgência. Em função, obviamente, da gravidade do dano, podes colar com a fita as 2 partes da vareta.Quando regressares à civilização, poderás encontrar na loja online decathlon.pt uma vareta de substituição, que te permitirá prolongar a duração de vida da tua tenda.
Também temos um vídeo para te ajudar a realizar a substituição da vareta:

Se tens uma tenda 2 seconds ⤵

Como substituir uma vareta de uma tenda 2seconds?

Se tens uma tenda de acampamento ou de campismo:

VARETA DE TENDA PARTIDA: COMO SUBSTITUIR UMA VARETA?

Precisas de substituir o elástico de uma vareta em fibra de vidro?

Também temos um vídeo para isso ⤵️

COMO SUBSTITUIR O ELÁSTICO DE UMA VARETA DE TENDA?

A tua tenda insuflável tem uma vareta furada?

Se és o feliz proprietário de uma tenda insuflável, as varetas não são como as dos modelos clássicos em fibra de vidro.Podes no entanto reparar as varetas furadas, em caso de urgência, graças aos remendos como os que são utilizados nas câmaras de ar das bicicletas. Mas também podes substituir a câmara de ar da vareta insuflável, é mais demorado, mas permite que a tenda se mantenha operacional por muitos mais anos..

TENDA INSUFLÁVEL: COMO SUBSTITUIR UMA VARETA INSUFLÁVEL DEPOIS DE UMA FUGA?

O chão da tua tenda está furado?

O chão da tenda protege da humidade que pode subir do chão durante a noite. Mas após vários anos de utilização da tenda em acampamento, o chão pode ficar furado.Para o poderes reparar tens de o limpar, com uma esponja por exemplo, para retirar todas as sujidades e grãos de areia.O melhor é efetuar logo a reparação assim que te apercebas que existe um buraco, para evitar que aumente de dimensão.
A fita adesiva que te permitiu reparar o duplo-teto da tenda pode ser utilizado para reparar um rasgão no chão da tenda. Aplicar dos dois lados da lona é a melhor solução para uma reparação duradoura. Também podes investir num chão de tenda impermeável para instalar por baixo do existente o que permite limitar a abrasão e proteger das infiltrações de água em caso de chuva.

💡 sabias que?

As tendas Decathlon são, atualmente, reparáveis a 100%. As equipas têm realizado um grande trabalho para permitir a reparação de todos os elementos da tenda, quer em casa quer no serviço pós-venda. A disponibilidade de peças de substituição foi melhorada para que todos os clientes possam ter acesso fácil às mesmas. E se não conseguires encontrar o que precisas, o serviço pós-venda da Decathlon na loja está disponível para te ajudar com todas as tuas necessidades de reparação.

Espero ter respondido a todas as tuas perguntas sobre a reparação da tua tenda, mas se ainda tiveres alguma dúvida ou necessidade, o serviço pós-venda nas tuas lojas Decathlon está lá para te responder. Não hesites em dar uma volta pelo site dos serviços pós-venda:https://support.decathlon.pt/ poderás encontrar todos os serviços existentes, fazer uma marcação diretamente online ou ver os tutoriais que te permitem realizar tu mesmo a reparação pretendida!

+ conselhos: