COMO REPARAR UM FATO DE MERGULHO?

Acabas-te de inspecionar o teu fato de neoprene e encontras-te um rasgo ou um rasgão? Myriam, modelista dos fatos de neopreno, explica-te como repará-lo!

dicas reparar fato mergulho subea

Ao inspecionar ou experimentar o teu fato, reparas-te num rasgo ou rasgão... Calma, não entres em pânico! 
Em certos casos, há sempre a possibilidade de o reparar fácil e rapidamente sozinho. 
Descubra o tutorial da Myriam, modelista dos fatos de neopreno da Subea, que lhe permitirá reparar o teu fato!

REPARAR UM FATO DE MERGULHO DE NEOPRENO

Como reparar um fato de mergulho?

REPARAR UM RASGO OU RASGÃO

Em caso de rasgo ou de fissura clara no teu fato, precisarás de umas molas de estender roupa, de um pincel fino e de uma cola de neoprene (podes encontrar esta cola numa loja de bricolage). 
Dobra o neoprene no local em questão e segura-o com as molas de estender roupa. Aplica a primeira camada de cola de cada lado do rasgão, aguarda uns minutos e aplica uma segunda camada. 
Quando a cola deixar de ter um aspeto pegajoso (ela não deve estar seca!), junta os 2 lados do neopreno, exercendo uma pressão ao nível da colagem. Caso o neopreno esteja furado, vira o fato e repete a operação. 
Por fim, deixe secar o fato durante aprox. 24 h antes de o voltares a usar.

subea repairing neoprene wetsuit

EM CASO DE DESGASTE OU BURACO NO NEOPRENe

Terás de substituir uma parte do neoprene.
- Pega num pedaço de neoprene (espessura equivalente à do seu fato), num pincel fino, numa cola de neoprene, numa esferográfica e num copo com diâmetro ligeiramente superior ao buraco.
- Coloca então o copo em cima do local a reparar, faz um círculo acompanhando os contornos, e recorta a forma. Repete a operação no novo pedaço de neoprene.
- Coloca o novo pedaço no buraco do fato e faz 4 marcações para ajudar a posicionar a peça. Em seguida, aplica a cola em torno da nova peça e no contorno dentro do fato.
- Deixa secar cerca de 2 minutos, e aplica a segunda camada de cola. Aguarda uns segundos antes de colocar a nova peça, com a ajuda das marcações realizadas com esferográfica, alinha uma única marcação, alinha a segunda marcação e exerce pressão entre as duas.
- Faz o mesmo com a 3.ª e a última marcação. E
- Em seguida, vinca bem a união para que a cola adira corretamente ao neoprene.
- Por fim, vira o fato de avesso e repete a operação. Tal como no primeiro caso, deixa secar o fato durante 24 h antes de o voltares a utilizar.

A manutenção do teu fato de mergulho

Uma manutenção regular depois de cada sessão de mergulho não só é essencial para evitar rasgos ou outros danos no neoprene, como te permite utilizar o fato durante o máximo de tempo possível. 
Não a subestimes! Conhece os conselhos da Nathalie, engenheira de produto de neopreno, para cuidar bem do teu fato de mergulho.

DESCUBRA OUTROS CONSELHOS DE MANUTENÇÃO!