Como reparar a bicicleta durante uma viagem prolongada?

Como reparar a bicicleta durante uma viagem prolongada?

Aprende a fazer a manutenção e a reparação da tua bicicleta, mesmo que estejas do outro lado do mundo!

Partir à descoberta de novos horizontes na bicicleta durante umas semanas, ou uns meses, é uma aventura incrível! São muitas as descobertas que fazem parte da viagem, às quais se podem juntar eventuais peripécias mecânicas. Saber fazer a manutenção e reparação da bicicleta é muito útil para continuar o périplo com serenidade.

César, do coletivo Colybride, apaixonado por viagens de bicicleta, explica-nos como cuidar dela quando se está a viajar do outro lado do mundo. Indica-nos também a lista de ferramentas obrigatórias que tens de levar contigo!

1 - As reparações mais usuais

Eis uma pequena lista de problemas mecânicos que podes enfrentar durante a tua viagem...

➡️ Os furos e, por vezes, rasgões nos pneus.

Neste caso, o ideal é saber reparar o pneu, quer esteja montado com câmara de ar ou tubeless.
Treinar a mudança de uma câmara de ar é sempre útil, mesmo que, bem lá no fundo, vás sempre encontrar pessoas benevolentes que te ajudarão no local. É também essa a magia dos encontros durante uma viagem de bicicleta!  

➡️  A transmissão: a corrente que parte, a ponteira de desviador que salta, o desviador ligeiramente torto.

➡️  Uma roda empenada: fica a saber que é sempre possível continuar a andar se a tua bicicleta estiver equipada com travões de disco. O mesmo não acontece se forem calços.

➡️ Mais raramente, é possível que, devido ao desgaste, um pedal ou um olhal de porta-bagagens parta. Nestes casos, é preciso procurar uma loja de bicicletas para a reparação.

➡️ A corrente, a cassete e as placas e calços de travões são as peças que sofrem o desgaste mais rápido. Recomenda-se que sejam verificadas regularmente durante a viagem, assim como os aparafusamentos. Lembra-te de reapertar todas as semanas os parafusos do porta-bagagens, do avanço, do guiador, do espigão de selim porque, com as vibrações, eles desapertam. Isso não é agradável e estraga as peças!

➡️  A cassete.

Como reparar a bicicleta durante uma viagem prolongada?

2 - As ferramentas e peças de substituição a levar

Para evitares andar com demasiado peso, leva apenas as peças essenciais. Se uma peça partir, e uma loja de bicicletas não tiver a peça, é preferível encomendá-la e esperar alguns dias pela DHL. Isto evita, por exemplo, que andes com uma pedaleira atrás! E é uma oportunidade para passares mais algum tempo a explorar as redondezas!

As peças de substituição:
- um elo rápido
- câmaras de ar
- remendos
- um par de pastilhas de travão
- uma ponteira de desviador
- um cabo de desviador e cabo de travões
- raios
- um lote de parafusos universais

As ferramentas:
- uma multitool
- um desmonta-pneus
- uma bomba
- uma pinça de elo rápido para a corrente
- um descravador de corrente
- abraçadeiras serflex ou colson para reparações (por exemplo, se um parafuso estiver partido no porta-bagagens, a abraçadeira serflex permite fixar o porta-bagagens na forqueta enquanto aguardas uma reparação numa loja de bicicletas)
- fita-cola americana
- um extrator de cassetes
- uma pinça cortante
- uma chave inglesa
- uma chave de raios
- uma chave de fendas
- óleo para a corrente
- um pano

Como reparar a bicicleta durante uma viagem prolongada?

3 - A manutenção da bicicleta

Para estares nas melhores condições durante toda a viagem, adota alguns gestos preventivos.

Todas as semanas, recomendamos que faças o seguinte:
- Limpa a corrente com um pano e volta a lubrificá-la
- Volta a encher os pneus
- Verifica o aparafusamento

Dica: para encher os pneus, lembra-te das lojas de bicicletas de cidade que têm uma bomba de pé: é mais fácil. Se a tua bicicleta estiver equipada com válvulas Schrader, podes usar as bombas de enchimento das estações de serviço já que é a mesma válvula do que nos carros (se não tiveres válvula Schrader, existem adaptadores).

De vez em quando, é bom lavar toda a bicicleta com um jato de água.

Em viagens muito compridas, de um ano, por exemplo, lembra-te de voltar a lubrificar os elementos da direção e do eixo pedaleiro. Se viajares durante uns meses, podes fazer isso ao chegar.

Dica: podes fazer download de tutoriais youtube no teu telefone para os consultar offline em viagem.

4 - Histórias curiosas!

Como já disse, o César é um apaixonado por viagens de bicicleta e conta-nos as suas histórias de viagem: "Um dia, parti o meu desviador no meio das montanhas da Albânia. Por isso, retirei o desviador e a corrente, desci o desfiladeiro em roda livre, depois, os meus amigos tracionaram-se com correias até à cidade seguinte".

No Tajiquistão, no Pamir (uma das regiões mais isoladas do mundo), parti a minha roda. Com os meus amigos, fizemos várias centenas de quilómetros de boleia até Bishkek, a capital do Quirguistão, para encontrar uma nova jante. Foi uma oportunidade para conhecer muitos locais.

Quando encaramos problemas mecânicos com um sorriso e temos tempo, existem sempre soluções que levam, por vezes, a encontros bonitos e momentos memoráveis".

Como reparar a bicicleta durante uma viagem prolongada?

Créditos fotográficos @Colybride

Podes agora aproveitar ao máximo a tua aventura, com toda a serenidade. Desejo-te uma boa viagem!

Como reparar a bicicleta durante uma viagem prolongada?

charlotte

Entusiasta de dança e triatlo, descobri o gravel e depressa viciei-me! Mais do que um desporto, é um estado de espírito que me agrada, uma viagem em cada saída, a descoberta de novos horizontes e o prazer de partilhar com outros entusiastas.

Para mais conteúdos relativamente à bicicleta:

Fazer a manutenção e reparação da bicicleta - todos os nossos conselhos

FAZER A MANUTENÇÃO DA BICICLETA: AS NOSSAS DICAS E CONSELHOS, PASSO-A-PASSO

A manutenção da bicicleta é uma etapa indispensável. Quanto mais cuidares da bicicleta, mais tempo ela durará. Descobre como fazer a manutenção da tua bicicleta, passo-a-passo, assim como todas as nossas dicas.

LISTA DE MATERIAL PARA UMA VIAGEM DE BICICLETA

Lista de material para uma viagem de bicicleta

Graças à nossa lista de material a levar numa viagem de bicicleta, nunca mais te esqueças do essencial e não leves nada supérfluo.