Como desmontar corretamente a tenda?
O primeiro aspeto a considerar para manter a tenda em boas condições é não a dobrar quando está húmida. Em caso de chuva, terás de a secar assim que tiveres regressado a casa.
Para começar a desmontar, desaperta as correias dos quatro cantos e, depois, retira todas as estacas e as cordas. A pares, se possível, retira as varetas das respetivas capas e deita-as no chão. Com cuidado, retira as varetas suavemente.
Depois, retira as varetas das suas bainhas, empurrando em vez de puxar. Idealmente, uma pessoa empurrará a vareta e a outra recebê-la-á.
De seguida, retira as quatro estacas situadas nos quatro cantos da tenda.
Guarda todas as varetas e as estacas na bolsa para o efeito.
Finalmente, resta dobrar a tela, alisando bem.
Para dobrar, segura no lado da frente e dobra-o ao meio, como se estivesses a dobrar um lençol. Repete este passo com o lado de trás da tenda. Vais ficar com duas partes, uma dobrada em cima da outra. Dobra novamente em dois e, de seguida, dobra uma última vez.
Antes de enrolar a tenda, coloca as varetas e as estacas na extremidade da tenda para que fiquem no interior. Além de garantires que preservas todos os elementos do equipamento, o peso destas varetas permite amassar e comprimir a tenda. Desta forma, torna-se mais fácil introduzi-la na sua capa de transporte.
Verifica que o tamanho quando dobrada é inferior ou igual ao da capa. O tamanho da bolsa das varetas é um bom indicador. Se for o caso, como último passo, será apenas necessário introduzir a tenda na capa, garantindo que ela não sai de fora. Por último, fecha a capa com o fecho de correr.