Como limpar o interior do calçado de desporto?

Uma vez encontrado o calçado desportivo adequado, queremos aproveitá-lo e mantê-lo em bom estado. Segue os nossos conselhos para limpar o interior do teu calçado, eliminando a sujidade e os odores!

Como limpar o interior do calçado de desporto?

Em princípio, o teu calçado desportivo está concebido para um mínimo de arejamento interno, mas pode por vezes acontecer que se transpire. Resultado, vais ter calçado que está sujo no interior e até mesmo com mau odor. Vamos orientar-te para o lavares e resolver o problema!

Como lavar o interior do calçado e eliminar as marcas dos pés?

Quando tiraste o calçado desportivo, notaste uma mau odor, marcas dos pés ou nódoas na palmilha interior. Podem ter sido provocados por infiltração de água (poças ou chuva) no calçado ou pela transpiração dos pés. Para além do aspeto estético, aconselhamos que limpes o interior dos sapatos para evitar a proliferação de bactérias.

Como limpar o interior do calçado de desporto?
Como limpar o interior do calçado de desporto?

1. Desinfetar através da limpeza das palmilhas

Para refrescar e desinfetar o interior do calçado de desporto ou de caminhada, há uma única solução: lavar as palmilhas interiores, as chamadas palmilhas de acabamento. Não deves, sobretudo, esfregar o interior em tecido do calçado, podias estragá-lo e reduzir a sua duração.
Antes de te lançares na limpeza das palmilhas, é importante saber se são em espuma ou em couro. O método de lavagem é diferente em função da matéria. 

Em ambos os casos, vais precisar de:
- uma bacia
- sabão de Marselha (ou outro sabão suave)
- uma escova de fibras suaves, se as palmilhas são em espuma (pode ser uma escova de dentes)
- um pano limpo.

Então vamos lá!

● Retira as palmilhas do interior dos sapatos.
● Coloca água fria e sabão na bacia.

Como limpar o interior do calçado de desporto?

Quando terminares, se restarem resíduos de sabão nas palmilhas, limpa-as com um pano seco e limpo

.E já estão limpas e desinfetadas as palmilhas! Mas antes de as colocares no calçado, devem secar.

2. Secar as palmilhas

Voltar a colocar palmilhas molhadas ou húmidas no calçado desportivo ou de caminhada é uma má ideia! Poderias danificá-las, pelo que é importante secá-las bem. Temos umas dicas:

Deixa-as secar ao ar livre, num local à temperatura ambiente;
Não as ponhas junto de uma fonte de calor (lareira, radiador, etc) ou sob a luz direta do sol, poderia deformá-las;
Esquece a máquina de secar roupa, é demasiado agressiva para as palmilhas.

Uma vez lavadas e secas, volta a colocar as palmilhas (bem higienizadas) no calçado.

Como dissipar a transpiração após o esforço?

Para evitar limpar as palmilhas com demasiada frequência, quando tiveres transpirado no calçado ou regressares de uma sessão desportiva intensa, não o arrumes de imediato. Desaperta os atacadores, abre as linguetas, retira as palmilhas e pões tudo a secar ao ar livre, permitindo que a transpiração se dissipe

E quando acampares, aconselhamos que deixes secar o calçado todas as noites para o arejar e limitar o risco de bolhas.

Como limpar o interior do calçado de desporto?

Se quiseres secar o calçado após se ter molhado, coloca papel de jornal no interior para que não se deforme. Podes também utilizar um secador de calçado para absorver a humidade e eliminar os odores.

Como eliminar o odor a pés das palmilhas: produto desodorizante e bicarbonato de sódio

Pode acontecer que, apesar de todos os esforços para limpar as palmilhas, os maus odores persistam. Tens duas soluções: utilizar um produto desodorizante adaptado ou aplicar bicarbonato de sódio.

Se escolheres um desodorizante em spray, basta pulverizá-lo dentro do calçado e esperar que surta efeito. Não hesites em o utilizar após cada saída para evitar o desenvolvimento de novos odores.

Como limpar o interior do calçado de desporto?

Se preferes utilizar bicarbonato de sódio, os resultados são semelhantes. 
Espalha um pouco de bicarbonato de sódio sobre as palmilhas interiores do calçado, e deixa agir durante várias horas (se for toda uma noite, ainda melhor!). Em seguida, retira o bicarbonato de sódio e limpa com um pano limpo e seco.

Para limitar o aparecimento de odores, veste meias limpas antes de colocares o calçado desportivo. Não vistas as que tens usado todo o dia. E, naturalmente, evita usar o calçado de caminhada ou desportivo sem meias (além do mais, o nível de conforto é médio!)!

Como saber quando devemos substituir as palmilhas interiores em espuma ou em couro?

Mesmo cuidando delas regularmente, as palmilhas vão acabar por mostrar sinais de uso. Aconselhamos que as substituas logo que te apercebas disso. Deves também considerar substituí-las quando estão muito sujas e não as consegues limpar corretamente. Por fim, se tiveres dores que não tinhas antes com o calçado de desporto, tal pode dever-se a palmilhas não adequadas. Deves, então, substituí-las por palmilhas melhor adaptadas.

Sabes tudo sobre a limpeza e a secagem do interior do teu calçado! Se tens dúvidas, ou se o teu calçado preferido precisar de ser reparado (sola lisa ou descolada, membranas rasgadas, etc.), podes confiá-lo à oficina da tua loja DECATHLON.

Mais conselhos de manutenção