Como lavar a roupa de ciclismo em lã merino?

Não sabes como lavar a tua roupa de ciclismo em lã merino? Apesar de não exigir muita manutenção, é importante cuidar bem dela. Vamos explicar tudo nesta ficha!

Como lavar a roupa de ciclismo em lã merino?

A vantagem da roupa em lã merino é ela exigir pouca manutenção e ser possível usá-la vários dias seguidos! A fibra de lã, além de ser isolante e respirável, neutraliza os odores graças às suas propriedades antibacterianas. Deixa de ser preciso lavar a roupa na máquina depois de cada passeio de bicicleta! No entanto, é sempre possível uma pequena nódoa ou bocados de lama acabarem na camisola ou no casaco. E, neste caso, convém saber como cuidar da tua roupa em lã merino.

1/ Como lavar a roupa em lã merino

Depois de várias horas em cima do selim, basta arejares a roupa em lã merino para poderes voltar a vesti-la no dia a seguir. Podes, por exemplo, deixá-la algum tempo à frente de uma janela aberta para ela recuperar a frescura.
Se a atividade for mais intensa e/ou começarem a surgir nódoas, chegou a altura de lavar a peça de roupa.
Antes de mais, lembra-te de olhar bem para as instruções de limpeza da etiqueta de manutenção, nomeadamente para ver se a lavagem na máquina é recomendada ou não.

Há duas possibilidades: a lavagem à mão ou a lavagem na máquina. Eis as várias etapas de cada tipo de limpeza:

Lavagem à mão
1. Mergulhar a peça de lã em água fria ou morna, com detergente especial para lãs.
2. Deixar de molho durante uns minutos e lavar a peça.
3. Enxaguar com água limpa.
4. Envolver numa toalha, evitando torcer a peça de roupa.

Lavagem na máquina
1. Fechar todos os fechos éclair e virar a peça de roupa de lã do avesso. O ideal é colocá-la num pequeno saco para evitar a formação de borboto ou buracos durante a lavagem na máquina.
2. Colocar a máquina num programa de lã com centrifugação suave. O ideal é usar um detergente especial para lãs ou sabão de Marselha. 
3. O uso de detergente e de cloro deve ser evitado a todo o custo dado que estes produtos podem alterar o desempenho da fibra de lã.
Não limpar a seco.

Secagem
1. Estender a roupa em plano, ao ar livre, num local bem ventilado, longe de uma fonte de calor.
2. Não colocar na máquina de secar roupa.
3. Evitar passar a ferro. Os vincos vão desaparecer naturalmente e a peça de roupa vai voltar à sua forma inicial.

Como lavar a roupa de ciclismo em lã merino?

2/ O que acontece quando viajamos de bicicleta?

Maximilian, o nosso embaixador Triban e viajante de bicicleta, explica-nos como lavar a roupa de ciclismo durante uma road trip:

"Quando faço viagens longas, a lavagem é como a eletricidade. São dois fatores que limitam a autonomia do ciclista. Graças à lã merino, o odor tornou-se menos incomodativo, mas apesar disso, é tão bom vestir roupa limpa de vez em quando!

Nunca perco uma oportunidade de usar uma máquina: em lavandarias ou quando estou em casa de pessoas.

Em bivaque, é mais complicado, mas continua a ser exequível. Um rio ou uma fonte são dois locais clássicos para lavar roupa quando estamos em bikepacking. Tenho sempre comigo sabonetes sólidos biodegradáveis, que me permitem lavar-me a mim e à minha roupa no meio da natureza, sem me preocupar com as consequências para a água.

Em águas vivas agitadas, mergulho toda a minha roupa na água, na corrente, enquanto me lavo a mim primeiro. Depois de eu estar limpo, esfrego o sabonete na roupa até formar espuma, sem esfregar demasiado dado que a lã merino é frágil. Depois, enxaguo e torço, sem usar muita força. Se estiver bom tempo, volto a vestir a roupa molhada para me fazer à estrada. O calor que produz o meu corpo e o vento vão secar muito depressa o tecido, enquanto se colocar a roupa estendida em cima dos alforges, vai demorar imenso tempo a secar.

Se for água parada, ou uma fonte, deixar previamente a roupa de molho é inútil. Uso diretamente o sabonete.

Evito sempre lavar ao final do dia. A roupa não vai secar porque está menos calor, o sol é menos forte e a humidade aumenta. Tento normalmente lavar quando sei que ainda tenho pela frente 1 a 2 horas de bicicleta durante o dia. Isto é suficiente para secar a roupa, sem transpirar em demasia".

3/ Como reparar a minha roupa em lã merino?

Uma boa manutenção é essencial para aumentar a durabilidade da roupa em lã merino. Se, apesar disso, ela se estragar com o tempo e quiseres repará-la, eis algumas dicas:

- Arranjo da roupa: usar um fio de lã de cor semelhante para recriar as malhas em falta.
- Coser um adesivo para tapar o buraco. Vais assim dar um toque de originalidade à tua roupa de ciclismo!

Sabes agora como cuidar bem da tua roupa de ciclismo em lã merino e como repará-la para aumentar a sua durabilidade e usá-la o mais tempo possível!

Estes conselhos poderão interessar-te