Passo 3: O nosso conselho para trocar a transmissão da tua bicicleta
Enquanto as passagens rodoviárias são muitas vezes lineares, regulares e com percentagens relativamente aceitáveis, em gravel pode-se rapidamente encontrar-se perante um talude muito acentuado, com, além disso, um piso pouco aderente. Para ter todas as chances de "ir a qualquer lugar", pode ser sensato trocar o cassete, escolhendo a maior roda dentada possível. As bicicletas de gravel no mercado geralmente são equipadas com um único prato. A tua bicicleta de estrada é provavelmente de prato duplo.
Pode ser sensato ficar em um prato duplo, dando assim mais liberdade nas passagens íngremes que as rotas montanha às vezes oferecem.
Caso troques de transmissão, o ideal é levar a mesma marca para todos os elementos. Terás menos problemas na manutenção da tua bicicleta e na compatibilidade dos componentes.
A diferença entre uma transmissão de estrada e uma transmissão de gravel:
A tua bicicleta de estrada tem prato duplo com 39 a 42 dentes para a pequena e 52 ou 53 dentes para a grande. Na parte traseira, as cassetes padrão variam de 11-28 a 11-32.
➡️ No gravel, há uma arbitragem entre único e duplo prato. O que equilibra conforto de subida e praticidade. O prato duplo vai dar-te mais facilidade nas subidas mas não deves descurar os riscos de descarrilamento que são maiores devido à queda da corrente.
➡️ Em geral, as configurações de gravel são as seguintes:
• prato simples: prato de 40 ou 42 dentes acoplada com cassetes 11-42 ou 11-40;
• prato duplo: prato de 48 e 31 dentes combinadas com uma cassete 11-34.
Se a bicicleta de estrada que estás a pensar em converter já possui prato duplo com espaçamento mínimo, pode ser uma boa ideia manter essa configuração. Em termos de orçamento e montagem, adicionar mudanças traseiras é a solução mais fácil.