Como transformar uma bicicleta de estrada numa bicicleta de gravel?

Como transformar uma bicicleta de estrada numa bicicleta de gravel?

Queres deixar de lado as estradas asfaltadas e passar a uma prática mais lenta e isolada sem mudar de bicicleta? Eis os nossos conselhos para transformar uma bicicleta de estrada numa bicicleta de gravel.

O que é o ciclismo de gravel?

Na fronteira entre ciclismo de estrada, BTT, ciclocross e bicicleta híbrida, contamos-te tudo sobre o gravel e porque começar, seja para desfrutar de passeios de fim-de-semana, ir trabalhar, descobrir novos trilhos perto de ti ou fazer uma viagem, todos os motivos são bons!

Uma bicicleta versátil em todos os terrenos, entre estrada e trilho

Uma bicicleta versátil em todos os terrenos, entre estrada e trilho

Tecnicamente, a bicicleta de gravel retoma os códigos da bicicleta de estrada e btt para dar mais liberdade aos ciclistas. Entre estradas e trilhos já não é preciso escolher: o gravel procura a otimização técnica para ambas as práticas:

• um quadro rígido, mas leve como nas bicicletas de estrada;
• pedaleira simples e cassete mais largo como nas bicicletas btt;
• pneus dentados e largos a meio caminho entre pneus de estrada e btt.

Btt, ciclocross ou gravel, como escolher?

Qual bicicleta escolher para os passeios de bicicleta? Dependendo da tau prática, aqui está o que deves lembrar sobre cada bicicleta:

As bicicletas de gravel são tão boas na estrada quanto nos trilhos. Leve e resistente, também é uma boa escolha para viajar.
As bicicletas de btt são concebidas especificamente para caminhos e trilhos técnicos. Se são inigualáveis ​​nestes quesitos, são também mais pesados ​​e menos eficientes nos caminhas da estrada.
Finalmente, as bicicletas de ciclocross são específicas para corridas. Muito leve, mas também mais frágil do que uma bicicleta de gravel, é uma bicicleta projetada para desempenho e não para conforto.

Bicicletas de gravel são acima de tudo uma prática livre e divertida de andar de bicicleta, à qual cada um dá a sua própria definição, de acordo com o seu gosto pela velocidade, tecnicidade ou aventura.

Transformação: os passos para converter a bicicleta de estrada em gravel

Às vezes, basta trocar os pneus para rodar nas estradas da floresta e desfrutar de um passeio longe do trânsito. Para evitar qualquer avaria na tua futura bicicleta de "gravel" ou qualquer impossibilidade de montagem, verifica sempre previamente a compatibilidade das peças que te interessam com a tua bicicleta de estrada. Aqui estão algumas dicas para tu mesmo converteres a bicicleta de estrada em uma bicicleta de gravel.

⚠️ Nota: Verifica bem antes de utilizar os nossos conselhos para transformares a tua bicicleta que as alterações não põem em causa a concretização da garantia!

Comment transformer un vélo route en vélo gravel ?

Etapa 1: troca os pneus ou as rodas

O primeiro passo para converter a bicicleta de estrada em gravel é trocar os pneus. De facto, os pneus de bicicleta de estrada são lisos e têm uma secção entre 23 a 30 mm, enquanto os pneus de gravel são entalhados e têm uma secção entre 35 a 45 mm.

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Troque os pneus de estrada por pneus de gravel

Enquanto nas bicicletas de estrada, a largura do piso é minimizada para limitar o atrito no solo, no gravel, os pneus mais largos são preferidos para terrenos acidentados e para maior aderência em condições molhadas. O primeiro passo para transformar a bicicleta é montar rodas adequadas para montanha, trocando os pneus.

Algumas bicicletas de estrada têm aros e garfos que aceitam secções de pneus de até 35 mm, o que é um bom começo para pedalar em caminhos não muito técnicos. Os novos pneus serão entalhados e largos, o que permite rodar com baixa pressão para aderir melhor a diferentes superfícies.

Ao transformares a bicicleta de estrada em uma bicicleta de gravel, certifica-te de que todos os elementos sejam compatíveis:

• Os novos pneus de gravel devem caber nos aros de estrada;
• Certifica-te de que o pneu não toca no quadro ou na forqueta e que a folga (evacuação da lama) é suficiente sem danificar o quadro.

Como trocar os aros por mais tecnicidade no gravel?

Para uma prática de gravel mais comprometida, é aconselhável trocar também os aros. Os aros de gravel de alumínio geralmente são mais capazes de suportar choques que serão permanentes fora da estrada. Também permitem percorrer caminhos mais técnicos ao aceitar pneus de secção mais larga, até 40 e 45 mm, desde que a forqueta da bicicleta o aceite. De facto, antes de fazeres essa alteração, é importante verificares se a tua bicicleta é adequada para esse tipo de aro!

O sistema de travagem dos teus novos aros também devem adaptar-se ao existente na tua bicicleta em transformação, se não quiseres ter de fazer grandes modificações. É preferível ter um sistema de travão a disco instalado, que é mais adequado para andar no gravel do que travões a calço.

Outra vantagem de mudar para rodas de gravel trocando os aros e pneus, podes andar sem câmara. Estas rodas sem câmara permitem que andes com uma pressão muito menor no pneu e, assim, aumente a aderência e o conforto. Ao escolheres os aros e o pneu, é necessário definir a tua prática e fazeres uma escolha para te equipares de acordo.

Etapa 2: Modificações no guiador para absorver as vibrações e encontrar o equilíbrio

Descidas em estradas costumam ser um momento de relaxamento, recuperação. No gravel, o downhill é uma habilidade por si só. 
Como acontece com qualquer habilidade, os materiais podem ser adaptados para facilitar a tarefa. O guiador de gravel assume a forma de guiador de bicicleta de estrada, sendo mais largo para máximo equilíbrio em declives. Para começares a transformar a tua bicicleta, podes trocar a fita do guiador para melhorar o teu conforto.

Troca a fita do guiador

Modificada de forma simples e rápida, sem grandes gastos, a fita de guiador é a primeira coisa que podes trocar no teu guidor de estrada. Escolhe uma fita de guiador grossa, macia e espumosa para absorver as vibrações. Às vezes, é até interessante dobrar a fita do guidão, para te beneficiares de um colchão ainda mais confortável para as palmas das mãos e os pulsos. Outra opção é usar fita de gel para o máximo conforto.

Mudar o guiador

Se planeias aventurar-te numa prática de gravel mais avançada, com gravel ou areia mais instável, pode valer a pena equipares-te com um guaidor de gravel. O guiador das bicicletas de gravel é caracterizado por um gancho largo. Muitos perguntam-se sobre a função dessa forma atípica: é um desejo de encontrar mais estabilidade e equilíbrio.

O equilíbrio do ciclista depende principalmente de dois fatores: o centro de gravidade (quanto mais baixo, mais estável ficas) e o espaçamento dos braços (quanto maior o espaçamento, mais estável ficas). Um guiador alargado permite que tenhas uma posição com centro de gravidade mais baixo e braços mais afastados, maximizando assim o equilíbrio na bicicleta.

A troca do guiador é, portanto, uma etapa simples, mas não insignificante, pois determinará a tua posição na bicicleta. Reserva um tempo para centralizar adequadamente o teu novo guiador de gravel e testa a posição assim que estiver no lugar.

Tecnicamente, verifica a compatibilidade do teu novo guidor de gravel com o avanço da tua bicicleta de estrada no momento da compra. Se este último não for compatível, terás que trocar o avanço antes de encaixar o guiador.

Passo 3: O nosso conselho para trocar a transmissão da tua bicicleta

Enquanto as passagens rodoviárias são muitas vezes lineares, regulares e com percentagens relativamente aceitáveis, em gravel pode-se rapidamente encontrar-se perante um talude muito acentuado, com, além disso, um piso pouco aderente. Para ter todas as chances de "ir a qualquer lugar", pode ser sensato trocar o cassete, escolhendo a maior roda dentada possível. As bicicletas de gravel no mercado geralmente são equipadas com um único prato. A tua bicicleta de estrada é provavelmente de prato duplo. 
Pode ser sensato ficar em um prato duplo, dando assim mais liberdade nas passagens íngremes que as rotas montanha às vezes oferecem.

Caso troques de transmissão, o ideal é levar a mesma marca para todos os elementos. Terás menos problemas na manutenção da tua bicicleta e na compatibilidade dos componentes.

A diferença entre uma transmissão de estrada e uma transmissão de gravel:

A tua bicicleta de estrada tem prato duplo com 39 a 42 dentes para a pequena e 52 ou 53 dentes para a grande. Na parte traseira, as cassetes padrão variam de 11-28 a 11-32.

➡️ No gravel, há uma arbitragem entre único e duplo prato. O que equilibra conforto de subida e praticidade. O prato duplo vai dar-te mais facilidade nas subidas mas não deves descurar os riscos de descarrilamento que são maiores devido à queda da corrente.

➡️ Em geral, as configurações de gravel são as seguintes:

• prato simples: prato de 40 ou 42 dentes acoplada com cassetes 11-42 ou 11-40;
• prato duplo: prato de 48 e 31 dentes combinadas com uma cassete 11-34.

Se a bicicleta de estrada que estás a pensar em converter já possui prato duplo com espaçamento mínimo, pode ser uma boa ideia manter essa configuração. Em termos de orçamento e montagem, adicionar mudanças traseiras é a solução mais fácil.

Passo 4: trocar os pedais

Finalmente, o gravel é relativamente novo, os planejadores de rotas ainda não são tão sofisticados para ciclismo de gravel quanto para btt e ciclismo de estrada. É particularmente comum encontrar trilhos difíceis de passar com uma bicicleta de gravel. É por isso que um dos primeiros reflexos ao trocar a velha bicicleta de estrada para gravel é trocar os pedais por um modelo SPD. Este sistema permite que soltes mais rapidamente se necessário e te possas mover corretamente quando tiveres que colocar o pé no chão.

Ao contrário dos pedais de bicicleta de estrada, os pedais SPD (usados ​​em btt) são mais práticos para off-road. Menores, desprendem-se com mais facilidade e evitam o acúmulo de lama sob os pés. Por outro lado, a cunha sob os sapatos é minimalista para facilitar as peças a pé em terrenos irregulares.

Alguns fabricantes de bicicletas oferecem pedais SPD com uma plataforma que te dará mais estabilidade se não estiveres acostumado a pedais sem encaixe. É também a possibilidade de usar a tua nova bicicleta de gravel todos os dias, sem necessariamente calçar as sapatilhas de ciclismo.

Bónus: qual equipamento escolher para gravel?

A tua roupa de bicicleta de estrada é adequada para andar em gravel? É claro! Essa é a vantagem da bicicleta: podes percorrer as estradas ou trilhos com substancialmente o mesmo equipamento. Além dos sapatos, se pedalares com pedais de encaixe, não precisas de comprar o resto da roupa.

Se ainda não estás equipado para andar de bicicleta, aqui está a nossa lista (não exaustiva) para compores a tua roupa:

calções de ciclismo curtos ou longos, dependendo da estação
• uma camisola de manga curta ou uma de manga comprida
• um casaco impermeável quente ou compacto de acordo com as tuas necessidades
• um capacete de bicicleta aprovado
óculos de ciclismo para proteger-te do sol
luvas para o conforto das tuas mãos

O gravel é sinónimo de liberdade: cada um saberá o que lhe convém melhor em função da sua experiência!

Não te preocupe com o teu orçamento, o teu jeito para mecânica ou ainda com a tua disponibilidade. O gravel é, antes de mais, uma prática lúdica e livre de bicicleta, à qual cada um confere uma definição própria em função do seu gosto pela velocidade, pela tecnicidade ou pela aventura. Por vezes, basta uma mudança de pneu para pedalar em trilhos florestais e aproveitar um passeio longe do trânsito. Outros preferem elevar a prática do gravel ao seu expoente máximo. Cada um com as suas preferências e, consequentemente, cada um com as suas escolhas de equipamento!

ATENÇÃO: Antes de fazeres qualquer alteração na tua bicicleta, vê os nossos conselhos para que as mudanças não resultem numa anulação da tua garantia!

Como transformar uma bicicleta de estrada numa bicicleta de gravel?

Maximilian

Franco-alemão, filho de expatriados, sinto-me mais cidadão do mundo. A sede de descobrir novas paisagens, novas culturas e novas línguas, aliada à minha paixão pelo endurance e pela superação das nossas limitações levaram-me a desembaraçar-me do meu telhado. Sou portanto um nómada de bicicleta, em eterna demanda de novos desafios. A bicicleta: a minha liberdade, que gostaria de partilhar com todas as pessoas que não ousam sair da sua zona de conforto.

Porquê praticar gravel?

Porquê praticar gravel?

Nova tendência, o gravel é uma prática de que se fala cada vez mais. Mas porquê? Quais são as vantagens desta modalidade?

O que é o gravel?

O que é o gravel?

Situado entre o ciclismo de estrada e o BTT, o gravel permite percorrer caminhos rurais, de gravilha, de terra batida ou trilhos. É um desporto lúdico e variado que te oferece diversão, independentemente do teu nível de prática.