3 perguntas para se fazer ao guardares a bicicleta
Ao comprares a tua bicicleta ou guardares a atual, tem em conta os 3 critérios seguintes para escolher uma solução de arrumação adequada.
Onde guardar a bicicleta? Como armazená-la? E se tiveres que deixar a bicicleta no exterior? Respondemos a todas essas perguntas para armazenar e preservar pelo maior tempo possível.
Guardar a bicicleta às vezes pode se tornar uma dor de cabeça, principalmente se tiveres várias ou tiveres pouco espaço. Vamos fazer um balanço de todas as soluções ao teu dispor para otimizar a arrumação da tua bicicleta, começando pela escolha desta.
Ao comprares a tua bicicleta ou guardares a atual, tem em conta os 3 critérios seguintes para escolher uma solução de arrumação adequada.
O espaço que tens para guardares a bicicleta é um fator determinante na definição do suporte mais adequado. Em geral, a escolha do armazenamento é num porão, garagem ou quarto, ao ar livre ou residência. Dependendo do espaço que tens, a escolha do teu suporte não será a mesma.
💡 O nosso conselho: não hesites em posicionar a bicicleta (mesmo sem o suporte) na divisão que lhe será dedicada de forma a teres noção do espaço necessário. Visualizarás rapidamente qual é a solução de armazenamento mais adequada como resultado.
Nem todos os suportes são adequados para todas as bicicletas. A forma do quadro, a presença de travões de disco, a largura do guiador e muitos outros critérios devem ser levados em consideração para o armazenamento. A melhor maneira de guardares a bicicleta depende em parte das suas especificidades.
💡 O nosso conselho: ao comprares a tua bicicleta, pensa nas opções que podes ter para a guardar em casa. As opções de armazenamento disponíveis serão um importante critério de seleção para a tua futura bicicleta, especialmente se tiveres espaço limitado.
O peso da tua bicicleta pode parecer um fator anedótico. Porém, é um fator que deve influenciar na tua decisão na hora de adquirir uma bicicleta nova e guardá-la. Se precisas de a levantar diariamente para pendurá-la ou se precisas subir e descer escadas, uma bicicleta pesada não é a ideal. Também ficas limitado na escolha do suporte: um suporte em altura e a parede não suportarão o peso de uma bicicleta muito pesada (bicicleta elétrica, por exemplo).
💡 O nosso conselho: pensa imediatamente no sistema de arrumação que pretendes ao adquirires a bicicleta, este é um critério que irá facilitar a tua escolha. Depois, lembra-te de verificar o peso máximo suportado pelo dispositivo de armazenamento que estás a considerar.
Esta é de longe a opção de armazenamento mais adequada e confortável para guardar uma bicicleta. Na garagem, se tiverse a sorte de ter uma, a bicicleta estará protegida das intempéries: as bicicletas, seja qual for a sua composição, não gostam de humidade, calor, chuva, etc.
Guardar a bicicleta numa garagem é a melhor forma de a manter em bom estado. Descobre os diferentes suportes adequados para arrumação na garagem.
➡️ Suportes de chão
O rack
Esta opção de armazenamento no chão é ainda mais prática se tiveres várias bicicletas, pois todas podem ser armazenadas facilmente no mesmo local. O rack pode ser movido, se necessário, ou montado na parede para economizar espaço na garagem. Por outro lado, lembra-te de verificar no momento da compra, e dependendo do sistema de travões da tua bicicleta, se o rack aceita travões de disco. Mesma pergunta para as rodas, dependendo do modelo, os bagageiros são mais ou menos largos para aceitar diferentes tipos de pneus.
O suporte
Se for mais pesado que um rack e só puder levar uma bicicleta, o suporte ainda é uma vantagem para guardar e manter a bicicleta. Este suporte vertical mantém a roda traseira ligeiramente acima do solo e dá-te a possibilidade de manter a montagem num piscar de olhos. De facto, para ajustar as velocidades e lubrificar a corrente, o melhor método é girar o mecanismo com a roda traseira no ar.
Pendurar a bicicleta na parede ou no teto é uma economia de espaço inegável. Assim, na garagem, podes optar por guardar a bicicleta na vertical ou na parede. Nesse caso, é aconselhável estudar as melhores opções de acordo com o peso do quadro e o peso que a empunhadura pode suportar.
O gancho de parede ou teto
Este gancho compacto, leve e fácil de prender é uma das melhores maneiras de guardar a bicicleta num espaço mínimo. No teto ou na parede, o gancho adapta-se facilmente para uma arrumação adaptada ao teu quarto. É também a possibilidade de alinhar várias bicicletas variando as alturas (na parede) ou o espaçamento (no teto) para que os guiadores não colidam, otimizando o espaço de que dispões.
O suporte de parede lateral
Para deslizares a bicicleta facilmente graças aos dois ganchos que passam sob o quadro, o suporte lateral é ideal. O nosso modelo Decathlon dá-te a possibilidade de colocar duas bicicletas, para poupar espaço e otimizar o espaço de arrumação. Se optares por um suporte de parede, verifica a presença de proteção de borracha para não riscar a moldura.
Nem sempre é fácil encontrar espaço suficiente e um bom lugar no apartamento para guardar a bicicleta! Não só o espaço disponível definirá o sistema de armazenamento, mas também o tipo de bicicleta que será adequado escolher.
Escolhe sistemas de suspensão no teto ou na parede para armazenar a bicicleta no alto ou na vertical. Os modelos de ganchos e cabides são perfeitos para economizar espaço na tua sala.
Se tens falta de espaço ou não queres alojar a tua bicicleta dentro de casa, a tua varanda é uma alternativa. Nesse caso, lembra-te de a proteger das intempéries e da humidade, que o danificarão com o tempo. Os dois elementos essenciais para uma protecção óptima são: uma cobertura à prova de água e lubrificação regular da transmissão. Se seguires essas duas dicas, os componentes sofrerão menos com a ferrugem.
Se a ferrugem aparecer, vê como te livrar dela:
Se todas as soluções de armazenamento mencionadas acima não forem possíveis para ti e tiveres que deixar a bicicleta do lado de fora, aqui estão nossas dicas para preservá-la o máximo possível e limitar o risco de roubo.
Como vimos para o armazenamento na varanda, é essencial uma capa de bicicleta que proteja todos os elementos: quadro, transmissão, pedais, guiador, pneus. Assim como a manutenção regular da transmissão.
Por fim, um último parâmetro: o calor e a exposição ao sol na tua varanda. A tua bicicleta pode sofrer com uma exposição prolongada a estes dois fatores.
A ação conjunta de uma lona e do sol pode adicionalmente originar humidade sob a lona, anulando o seu efeito protetor.
O nosso conselho: se possível, evita esta solução! Se não tiveres outra escolha, cuida muito bem da tua bicicleta. Examina regularmente a corrente, os pratos, os carretos e outros parafusos, procurando pontos de ferrugem, e encurta as revisões e substituições de cabos e bichas.
E tu, como guardas a tua bicicleta? Partilha as tuas ideias originais e beneficia a comunidade B’TWIN com as tuas soluções para conciliar espaço disponível, segurança e armazenagem da bicicleta…
E a tua bicicleta elétrica que tem que dormir lá fora? Para protegê-la e prendê-la, os nossos conselhos são os mesmos de qualquer outra bicicleta: uma capa para protegê-la das intempéries, um sólido sistema antifurto, um ponto de fixação digno desse nome. O pequeno extra: leva a bateria contigo quando deixares a bicicleta no exterior.
Guardar a tua bicicleta não tem segredos, basta escolheres a solução mais adequada ao teu tipo de bicicleta e de acordo com o espaço que tens. E para conservar o teu quadro o maior tempo possível, descobre todos os nossos conselhos de manutenção.