Como fazer a revisão da bicicleta elétrica?

Como fazer a revisão da bicicleta elétrica?

Quer a utilizes todos os dias, ocasionalmente ou por períodos de tempo, a tua bicicleta elétrica requer uma manutenção mínima.

A tua bicicleta elétrica é a tua parceira no dia-a-dia, e deve dizer-se que formam - com toda a objetividade, claro - uma equipa e tanto! Por isso, não queres deixar nada ao acaso quando se trata de cuidar dela, e isso é perfeitamente normal.

E, porque te compreendemos, hoje vamos ajudar-te a fazer o balanço da manutenção da tua bicicleta elétrica, explicando-te porque e como a deves efetuar corretamente, mas também te dizemos quando deves efetuar a revisão. Até te damos alguns conselhos muito simples para mimares a tua bicicleta elétrica como ela merece. Vá, senta-te no selim (está bem, a tentação era demasiado forte!).

Porque é aconselhável efetuar a manutenção e revisão de uma bicicleta elétrica?

Certamente concordarás connosco: cuidar da tua bicicleta é a melhor forma de a manter em bom estado de funcionamento durante o máximo tempo possível. Ao cuidares dela, poderás explorar e desfrutar dos teus passeios de bicicleta durante muitos anos, o que compensará o custo do equipamento, especialmente quando sabemos que uma boa bicicleta elétrica custa, em média, 1.500€!

Como provavelmente podes imaginar, uma bicicleta elétrica desgasta-se mais depressa do que um carro. Tal deve-se às peças que a compõem: embora sejam de excelente qualidade, são mais pequenas, mais leves e mais delicadas do que as de um carro. É o caso das pastilhas de travão, pneus e raios. Numa bicicleta, não há carroçaria para proteger as peças, pelo que cada peça fica diretamente exposta ao ambiente exterior. Por conseguinte, um impacto pode potencialmente dobrar ou riscar uma destas peças, e a chuva, a lama e as folhas podem causar corrosão e entupir a parte mecânica de uma bicicleta elétrica.

► Por todas estas razões, é importante manusear a bicicleta com muito cuidado e efetuar uma manutenção regular e atenta.

Mas fica descansado(a): a tua bicicleta elétrica foi concebida para circular ao ar livre, para resistir às intempéries; a sua robustez e, por conseguinte, a tua segurança, são e continuarão a ser as principais motivações dos fabricantes… e devem também ser as tuas a longo prazo.

Com que frequência deve ser efetuada a manutenção de uma bicicleta elétrica (corrente, motor, etc.)?

Mais uma vez, a resposta é relativamente intuitiva. Tal como tu, após um passeio de bicicleta, uma corrida, ou qualquer outro tipo de atividade física, a tua bicicleta merece um duche ou, se não for possível passá-la por água, pelo menos um "banho à gato"!

Recomendamos particularmente que a limpes após uma saída em que a bicicleta tenha sido salpicada com chuva, manchada com lama, incrustada com pó ou exposta ao ar marinho salgado ou à poluição. Ao teres o cuidado de a lavar bem após este tipo de saídas, evitarás a corrosão e o desgaste prematuro das peças que compõem a tua bicicleta (especialmente toda a transmissão, que inclui a corrente, os carretos, etc.), e terás também o prazer de encontrar uma máquina luzidia da próxima vez que a utilizares… Sim, porque quando é agradável à vista, os passeios tornam-se mais prazerosos (e, sejamos realistas, a simples visão de uma bicicleta elétrica limpa faz com que se queira andar nela muito mais do que uma bicicleta incrustada com lama seca)!

Como fazer a revisão da bicicleta elétrica?

Onde e quando pode ser efetuada a revisão?

Quanto à manutenção, uma bicicleta elétrica raramente requer mais do que uma revisão anual nas mãos de um técnico. Podes levá-la diretamente à loja onde a compraste, que geralmente tem uma oficina. Esta visita, tal como um check-up no médico, permitirá diagnosticar o sistema elétrico e restantes componetes e ajustá-los se necessário, mas também atualizar o sistema de assistência elétrica em alguns casos.

Como fazer a revisão da bicicleta elétrica?
Como fazer a revisão da bicicleta elétrica?

Como efetuar a manutenção de uma bicicleta elétrica?

Conforme explicámos anteriormente, embora a parte da revisão seja da competência dos profissionais, a parte da manutenção é da tua responsabilidade. Assim, a manutenção é composta de duas funções: a limpeza da bicicleta elétrica após cada saída que provoque sujidade e as verificações a efetuar antes da utilização da bicicleta. Vamos começar!

Como fazer a revisão da bicicleta elétrica?

Como limpar uma bicicleta ou btt elétrica, e como lubrificar a corrente?

Antes de limpares a bicicleta elétrica, retira a bateria e protege os ecrãs.
Está feito?
► Podes agora borrifar a bicicleta com uma mangueira de baixa pressão, ou apenas com uma esponja grande.

⚠️ Nota, contudo, que os jatos de alta pressão devem ser evitados. De facto, a sua potência é suscetível de danificar a parte eletrónica da bicicleta ou a parte mecânica ao entrar, por exemplo, nos rolamentos.

► De seguida, usa uma esponja e um balde de água com detergente ou líquido de lavar loiça (para os mais exigentes, existem champôs específicos para bicicletas), e começa a esfregar tudo: o quadro, o selim, o guiador, as rodas, os pedais, etc.

► Com uma escova de dentes (mas não a tua, de preferência), limpa delicadamente a transmissão: discos, cranques, desviadores e carretos. De seguida, lava a corrente com um produto desengordurante.

► Já podes enxaguar e secar a bicicleta!

► Para terminar, não te esqueças de lubrificar a corrente com a ajuda de uma escova de dentes enquanto rodas os pedais para trás, e depois limpa o excesso de lubrificante com uma toalha de papel.

Que verificações devem ser efetuadas antes de cada saída?

• Lubrificação da corrente.

• Garantir que os travões estão operacionais e que as pastilhas de travão não estão demasiado gastas.

• - Verificar a pressão e o estado geral dos pneus..

• Verificar o aperto das rodas, do guiador e do avanço.

• Por último, se a mecânica não for a tua área favorita e notares que as mudanças não funcionam corretamente, que o aspeto de um cabo parece suspeito, ou qualquer outra questão, não hesites: leva a tua bicicleta a uma oficina para ser vista por um técnico.

Quanto ao resto, não hesites em ver o nosso vídeo!

Como fazer a revisão da bicicleta elétrica?
Como fazer a revisão da bicicleta elétrica?

Como reinicializar uma bicicleta elétrica?

Se pretendes reinicializar a bateria da tua bicicleta elétrica, recomendamos a leitura do respetivo manual de utilização. No entanto, os procedimentos prováveis serão os seguintes:

• Carregar a bateria a 100%.

• Colocar a bateria na bicicleta elétrica e ligar o dispositivo instalado no guiador.

• Premir o modo ou ligar/desligar continuamente durante vários segundos até veres um sinal luminoso/ouvires um sinal sonoro.

Feito, acabaste de reinicializar a tua bicicleta elétrica!

Como fazer a revisão da bicicleta elétrica?

Alguns conselhos de manutenção da bateria de uma bicicleta elétrica

Tencionas deixar a bicicleta guardada durante algum tempo? Nesse caso, retirar a bateria é uma boa ideia. Recomendamos que guardes a bateria ao abrigo da luz e à temperatura ambiente (ou seja, cerca de 20 graus). De facto, uma bateria sujeita a temperaturas extremas pode tornar-se potencialmente insegura e, nesse caso, perder parte da sua autonomia ao regular a sua temperatura.

Além disso, recomendamos deixar a bateria descarregar completamente algumas vezes por ano.
Por último, não será com certeza novidade se te dissermos que os impactos e as quedas devem ser evitados… Mas como nem sempre é possível evitar danos, se a tua bateria parar de funcionar, contacta a loja onde compraste a tua bicicleta ou o fabricante.

Qual é o custo de manutenção de uma bicicleta elétrica?

Algumas das nossas lojas disponibilizam a revisão geral das tuas bicicletas elétricas diretamente nas nossas oficinas a partir de 35€. Basta acederes aqui para encontrares a loja mais próxima de ti que disponibilize este serviço.

A manutenção e reparação da tua bicicleta elétrica já não tem segredos: cabe-te a ti cuidar dela para que possas desfrutar das tuas viagens de bicicleta durante muito tempo!

Os nossos conselhos de manutenção da bicicleta elétrica:

WEB_dsk,mob,tab_sadvi_int_TCI_2018_URBAN CYCLING[8405261]conselho otimizar bateria bae

Como otimizar a bateria da bicicleta elétrica (BAE)?

A bateria é o "coração" da sua bicicleta com assistência elétrica. Sem ela, não há o precioso auxílio à pedalada! Isso diz tudo sobre a sua importância. Quais são os truques para melhorar a sua autonomia e prolongar a sua vida útil? Vejamos aqui os 10 conselhos que farão toda a diferença.
COMMENT BIEN NETTOYER SON VÉLO ?

Como limpares corretamente a tua bicicleta?

Seja qual for a tua prática (bicicleta de estrada, BTT, gravel, bicicleta híbrida, etc.), damos-te as melhores dicas para limpares a tua bicicleta corretamente e conservá-la o mais tempo possível.