Como fazer a manutenção diária da bicicleta de cidade?

A nossa equipa de bicicletas de cidade elaborou uma pequena lista de verificações a ter em mente para cuidares da tua bicicleta de cidade e/ou bicicleta de cidade elétrica da forma que merece! Mima-a durante todo o ano, ela irá retribuir :)

Como fazer a manutenção diária da sua bicicleta de cidade?

Se andas na bicicleta de cidade e/ou bicicleta de cidade elétrica todos os dias (ou quase todos os dias), uma manutenção regular permitir-te-á desfrutar dela durante mais tempo. O cuidado diário da tua bicicleta também evitará que tenhas de a levar para reparações com mais frequência do que o necessário e, acima de tudo, permitir-te-á andar mais confortavelmente.

Como fazer a manutenção diária da sua bicicleta de cidade?

ASSISTÊNCIa ONLINE: A DECATHLON DÁ-tE UMA AJUDA

Vê todos os conselhos de manutenção e de reparação do teu produto na página de Serviço Pós-Venda. Encontrarás também conselhos para a primeira utilização, os manuais e até as peças de substituição compatíveis com o teu produto!

Todos os dias: faço-me à estrada com a minha bicicleta de cidade!

A melhor manutenção é andar com a bicicleta de cidade todos os dias: é bom para a bicicleta e para ti! Então porque não aproveitar?

Todos os trimestres: verifico os travões

Os calços de travão são peças de desgaste. Consoante a tua utilização, o teu peso e o local da prática, o desgaste poderá ser mais ou menos rápido. Por conseguinte, é importante verificá-los regularmente e, se necessário, substituí-los.

Estão bem apertados? Se tiveres alguma dúvida, é aconselhável dirigires-te à oficina de uma loja Decathlon: um técnico irá ajustar com precisão, o sistema de travagem da tua bicicleta de cidade.

Como lavar a bicicleta de cidade?

A cada dois meses, faz uma limpeza profunda: com um detergente para bicicleta e um balde de água quente, passa uma esponja grossa no quadro, no guiador, no selim, no guarda-lamas, no porta-bagagem, etc. Evita lavar a bicicleta com jato de água: alguns componentes poderão ficar danificados! Quando terminares, enxugua a bicicleta de cidade com um pano seco para evitar que enferruje.

Aproveita para verificar o estado dos parafusos: estão bem apertados? Por vezes, nas estradas empedradas, a tua bicicleta de cidade Elops é sujeita a trepidações que, pouco a pouco, poderão provocar o desaperto dos parafusos.

Depois de lavar a bicicleta, deverás lubrificar a corrente.


Se tiveres uma bicicleta com assistência elétrica (BAE), desligua a assistência e a bateria da tua bicicleta.

Como limpar bem a corrente da bicicleta? Devo usar óleo ou lubrificante na corrente da bicicleta?

O nosso conselho: faz rodar a corrente dando aos pedais e aplica um pouco de "spray" lubrificante em toda a sua extensão.

Uma vez por mês: encho os pneus

Se utilizares a bicicleta de cidade todos os dias, deverás verificar o estado dos pneus todas as semanas e enchê-los todos os meses, se necessário.

Para a tua bicicleta de cidade, o enchimento ideal é entre 3,5 e 4,5 bars. Se tiveres uma bomba de pé equipada com um manómetro, poderás controlar o enchimento muito facilmente. Caso contrário, basta verificar pressionando o pneu com os dedos: deve estar firme, sem estar demasiado duro de modo a que ainda o consiga pressionar ligeiramente com os dedos. Quanto mais duro estiver o pneu, maior será o rendimento, mas sentirá ainda mais as irregularidades da estrada. Por outro lado, um pneu com pouca pressão poderá danificar a jante da bicicleta e furar com mais facilidade.

Como fazer a manutenção diária da sua bicicleta de cidade?

Como reparar uma bicicleta?

"Eu faço", no modo Do It Yourself (DIY): podes encontrar os nossos conselhos para a manutenção e reparação da tua bicicleta nos nossos tutoriais em vídeo no canal Youtube Decathlon Cycle.

"Eu peço para fazerem" na Oficina Decathlon: os nossos técnicos garantem a manutenção e reparação do teu equipamento desportivo. Oferecemos uma vasta gama de serviços de oficina para satisfazer todas as tuas necessidades, independentemente do teu desporto.

Como lubrificar o cadeado?

Segura-o bem e aplique um pouco de "spray" no interior da fechadura, insere novamente a chave e roda-a várias vezes. Limpa o excesso com um papel.

UMA VEZ POR MÊS: LUBRIFICO A CORRENTE E O CADEADO

Com que produto devo limpar a corrente da bicicleta?
Desenvolvemos este spray para soltar, limpar, lubrificar e remover a humidade da transmissão. Torna a tua vida mais fácil com apenas um produto para a manutenção da bicicleta. 
O nosso químico concebeu este desengordurante orgânico para desengordurar eficazmente as peças das transmissões de bicicletas (corrente, desviadores, roletes). Um produto multiusos é o ideal!

Se tiveres uma bicicleta com assistência elétrica (BAE), desliga a assistência antes de limpar a corrente.

Como fazer a manutenção diária da sua bicicleta de cidade?


DE 6 EM 6 MESES OU UMA VEZ POR ANO: FAÇO A REVISÃO DA BICICLETA

Em que consiste a revisão da bicicleta?
Queres fazer a revisão da sua bicicleta, mas não sabes como? É muito simples! Dirije-te à oficina Decathlon mais próxima. Os nossos técnicos farão uma avaliação do estado da bicicleta e do teu pedido. Deste modo, vão propor-te uma tarifa de acordo com os serviços a serem efetuados para a reparação da bicicleta.

Como fazer a manutenção diária da sua bicicleta de cidade?
Como fazer a manutenção diária da sua bicicleta de cidade?

A NOSSA lista COMPLETA PARA MANUTENÇÃO DA BICICLETA

Quanto mais cuidares da tua bicicleta, mais tempo a vais manter. Sim, mas... como limpar corretamente a bicicleta? Como ajustar os travões ou o desviador? Da simples limpeza de rotina à reparação: descobre todas as nossas sugestões para a manutenção das bicicletas de toda a família: bicicleta de cidade, BTT, bicicletas de criança e bicicletas dobráveis.

COMO OTIMIZAR A BATERIA DA BICICLETA ELÉTRICA? 

A bateria é o "coração" da tua bicicleta com assistência elétrica. Sem ela, não há o precioso auxílio à pedalada! Isso diz tudo sobre a sua importância. Quais são os truques para melhorar a sua autonomia e prolongar a sua vida útil? Vejamos aqui os conselhos que farão toda a diferença.

Como fazer a manutenção diária da sua bicicleta de cidade?

A cada dois meses: lavo a minha bicicleta de cidade (elétrica)

Na cidade, exceto quando chove, a tua bicicleta não se suja tanto quanto uma BTT que anda no mato. Por isso, é desnecessário lavar a bicicleta frequentemente.

Como fazer a manutenção diária da sua bicicleta de cidade?

Como limpares a tua bicicleta?

A nossa equipa desenvolveu este spray para limpar e lavar a bicicleta. Vai respeitar os componentes e a pintura. Também é económico em termos de água. Muitas pessoas usam detergente líquido para lavar a bicicleta. Sabias que contêm sais que são prejudiciais para o quadro? O nosso spray vai respeitar a tua bicicleta ao longo do tempo.

E se tiver um furo, como é que reparo a roda?

Um furo nunca aparece na altura certa!

O mais simples é ter uma bomba de reparação-antifuros no alforge da tua bicicleta de cidade ou na mochila. Vai resolver o problema de imediato, permitindo-te percorrer os últimos quilómetros e evitando que te sujes. Uma vez em casa, podes levar um pouco mais de tempo a reparar a tua câmara-de-ar com um conjunto de reparação e desmonta-pneus.

Se tiveres uma bicicleta com assistência elétrica (BAE), desliga o cabo do motor antes de remover a roda.