COMO DISTINGO UMA CASSETE DE UMA RODA LIVRE? 

Quando desejamos renovar a nossa bicicleta, temos tendência em perder-nos rapidamente com toda as peças a substituir, mas também com a questão da compatibilidade. Quanto à transmissão, a questão fundamental a colocar é se tem uma roda livre ou uma cassete? 

cassete

A CONFUSÃO    

É importante notar que são duas peças muito diferentes, apesar de serem frequentemente confundidas entre elas. A sua função e a sua localização são idênticas, mas é impossível montar uma cassete numa roda que é suposto ter uma roda livre, ou vice-versa.

roda livre

COMECEMOS PELA RODA LIVRE!     

- Sistema amplamente utilizado na maioria dos casos em bicicletas antigas (ou seja, anteriores aos anos 80). 

- A roda livre aparafusa-se diretamente no cubo da roda, que está equipado com um sistema de roscagem. 

- A vantagem da roda livre é que é composta por vários carretos montados entre eles e que formam um único bloco. Isto permite que a possas associar a peças de diferentes marcas sem ter problemas de compatibilidades.

DIZEMOS-tE AGORA TUDO SOBRE A CASSETE!

- Atualmente, este sistema é muito frequente nas bicicletas. 

- A diferença mais evidente é que encontramos aqui o que se denomina um cepo para cassete (peça preta muito larga). Este sistema permite que os carretos se insiram no cepo para cassete seguindo as ranhuras. 

- A vantagem da cassete é que a substituição dos carretos é muito mais simples. No entanto, como muitos fabricantes têm cada um as suas próprias ranhuras, isto complica a compatibilidade das peças. 

cassete

COMO AS DISTINGUIR SEM DESMONTAR A TRANSMISSÃO? 

Desmonta a roda, depois gira a transmissão. Se tiveres uma cassete, as ranhuras no interior de um casquilho de aperto irão girar. Se tiver uma roda livre, os carretos giram mas no interior tudo fica fixo.

pictoSPV

... E PARA REPARAR

Acede à página do SPV!

Encontrarás todos os nossos conselhos, tutoriais e peças para reparar e fazer a manutenção da tua bicicleta.

Vê TODOS OS NOSSOS CONSELHOS RELATIVOS À REPARAÇÃO OU À MANUTENÇÃO DA SUA BICICLETA