BTT ROCKRIDER XC 900 S

Ref: 8545706

BTT ROCKRIDER XC 900 S

2019

Esta BTT foi concebida para te treinares e participar em provas de BTT Cross Country Marathon. Dá tudo por tudo e mede forças com os outros.

Eleva o teu desempenho com o seu novo quadro suspenso em carbono/alumínio de 29"". Chega mais depressa à meta nas provas de maratona e de longa distância, graças às suspensões de 120 mm.

Apresentação da ROCKRIDER XC 900 S

BTT ROCKRIDER XC 900 S

Primeira utilização

Fazer a rodagem aos travões

Quando a bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos são novos e portanto a performance de travagem é muito fraca.Uma forte travagem a frio e contínua (por exemplo em descida), pode desencadear um sobreaquecimento e uma "vidragem" das pastilhas.A fim de evitar este fenómeno (deixando os travões completamente inutilizáveis), recomendamos uma rodagem dos travões.A rodagem será conseguida depois de 10 travagens por travão. Em cada uma dessas travagens, deverás passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

Determinar a pressão dos pneus em montagem tubetype

As pressões mínimas e máximas do pneu na sua montagem de origem em câmara de ar (Tubetype) estão indicadas no flanco do pneu.

Contudo, tem presente que o enchimento dos pneus é personalizável e que a pressão vai depender do teu peso, do terreno no qual conduzes e da tua experiência.
É preciso que encontres o compromisso certo entre rendimento da pedalada (pressão alta) e conforto/aderência (pressão baixa).

Para isso, podes proceder do seguinte modo:
Encontra um circuito fechado curto (5-10 minutos) que passe pelo máximo de terrenos possíveis (lamas, terrenos frágeis, raízes, empedrados...). Enche os pneus com a pressão recomendada máxima e dá uma volta. Se o pneu estiver demasiado rígido e não sentires conforto ou aderência suficiente nas curvas, diminui a pressão. Recomeça até encontrares a pressão ideal para os teus pneus.

Tem atenção, não desças abaixo da pressão mínima recomendada, caso contrário estarás sujeito a um maior número de situações de convergência e furos.
Um pneu bem cheio é um elemento essencial na prática do desporto. Pensa então em controlar regularmente a pressão dos pneus.

Determinar a pressão dos pneus em montagem tubeless

O TUBELESS é uma boa forma de aproveitar plenamente o trabalho do pneu. A pressão é mais fraca (na ordem do meio bar) do que num pneu Tubetype. Menos cheia, a "carcaça" do pneu vai poder entrar em contacto com o solo. Tudo isto, sem ser parado pela câmara de ar.

Numa montagem Tubeless, o objetivo é diminuir a pressão para aproveitar todo o trabalho do pneu sem que por isso a jante toque no solo aquando da transposição de um obstáculo.

Tem cuidado para não ultrapassar os 2,5 bar numa montagem TUBELESS, as jantes em carbono poderiam deformar-se.

Um pneu bem cheio é um elemento essencial na prática do desporto. Pensa então em controlar regularmente a pressão dos pneus.

Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, podes passar as rodas BTT para TUBELESS.

Para isso, terás de adquirir:

- Líquido preventivo (antifuros):

DECATHLON: LÍQUIDO PREVENTIVO PARA MONTAGEM DE PNEUS E JANTES TUBELESS READY (8550735)

ETAPAS :
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante
3. Aplicar o fundo de jante
4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante
5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)
6. Montar o novo pneu específico TUBELESS
7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante

Se a operação te parecer demasiado complicada, dirige-te à oficina DECATHLON mais próxima para solicitar esse serviço.

BTT-ROCKRIDER-PASSAGEM-TUBELESS

Regular o sag da suspensão

Depois de ter efetuado a regulação da suspensão, terás de te fazer acompanhar de uma pessoa e de te equipar com uma bomba de alta pressão para suspensão e com uma régua, régua graduada ou fita métrica.

Primeiro, enche a suspensão de acordo com os valores recomendados na bainha da suspensão. Pede ao teu acompanhante para estabilizar a BTT, de modo a que possas montar nela. Mede o comprimento da parte superior das pernas de suspensão quando estiveres estável em cima da bicicleta. Se medir 90 cm, é porque as pernas entram 30 cm na respetiva bainha da suspensão. Por outras palavras, tem um SAG de 25% (120x25%=30). Para afinar o SAG, baixa a pressão da suspensão para o aumentar e, para o reduzir, enche um pouco mais a suspensão.

ATENÇÃO: A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!

Regular o sag do amortecedor

Para ter uma BTT homogénea no seu comportamento, recomendamos que concilies o SAG da suspensão ao do seu amortecedor. A manipulação é quase a mesma que para a suspensão:

Depois de ter efetuado a regulação da suspensão, terás de te fazer acompanhar de uma pessoa e de te equipar com uma bomba de alta pressão para suspensão e de uma régua graduada, régua ou fita métrica.

Em primeiro lugar, enche a suspensão seguindo os parâmetros recomendados no estojo do amortecedor. Pede ao teu acompanhante para estabilizar a BTT, de modo a que possas montar nela. Mede a compressão uma vez que estiveres estável em cima da bicicleta. Para afinar o SAG, baixa a pressão da suspensão para o aumentar e, para o reduzir, enche um pouco mais a suspensão.

ATENÇÃO: A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!

AJUSTAR A SUSPENSÃO TRASEIRA

Como montar o espigão do selim telescópico 

A tua BTT é compatível com espigões telescópicos de 31,6 mm de diâmetro.

A passagem da bicha e do cabo é feita pelo interior a partir do alto do tubo diagonal e é facilitada pelo Internal Routing Access ao nível da pedaleira (lado esquerdo).

Este vídeo vai ajudar montar o novo espigão do selim telescópico. Não te esqueças de que podes também levar a tua BTT a uma oficina DECATHLON para que um dos nossos técnicos proceda à montagem.

Cuido da minha BTT

Limpar a BTT

Para limpar bem a bicicleta, precisas de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

Limpa a bicicleta com água antes de aplicar os detergentes.
Depois, utiliza a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.
É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
O enxaguamento tem de ser feito a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.

Finalmente, seca a bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a transmissão, utiliza um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.

A primeira etapa consiste em proteger o disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo. Depois, aplica desengordurante em toda a transmissão, esfrega a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.

Deixa atuar alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada.
Aguarda até a transmissão secar, antes de iniciares a fase de lubrificação.

Agita o lubrificante e aplica-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia.

Substituir o cabo da transmissão

O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória?

Neste caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, deves dispôr de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.

Em primeiro lugar, deves remover o cabo da bicha. Começa por retirar a tampa do manípulo e coloca o cursor na última mudança e, em seguida, corta o cabo de modo a retirar a totalidade do cabo e depois da bicha.

De seguida, define o comprimento da bicha em função da BTT, corta-a e coloca os terminais nas extremidades. Podes agora instalar a bicha.

Instala o cabo no manípulo e passa-o pela bicha. Uma vez a operação realizada, volta a colocar a tampa no manípulo e monta o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumenta a tensão do cabo se tiveres problemas a aumentar as velocidades e diminui-a se tiveres dificuldade em reduzi-las.

Uma vez terminado, corta o cabo e monta o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.

Reparar um furo

Para reparar um furo, precisas de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloca um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passa a câmara de ar por água. Após ter localizado o furo, seca a câmara de ar com um pano e passa à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto. Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.

Aplica a cola generosamente à volta do furo e espera 3 a 5 min.
Por fim, coloca o remendo no furo e pressiona-o alguns minutos.

Já podes voltar a colocar a câmara de ar no pneu!

Substituir as pastilhas dos travões de disco hidráulicos

Para efetuar esta substituição, precisas de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm.

Em primeiro lugar, deves retirar a roda. Utiliza depois uma chave de fendas grande, de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.

Depois, retira a cavilha que mantém as pastilhas e remove-as do seu compartimento. Prepara as novas colocando a mola de retorno entre elas.

Insere as novas pastilhas na pinça de travão e conclui a operação colocando de novo a cavilha.

Podes voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.

Ajustar a pinça do disco hidráulico

Para esta operação, irás precisar de uma chave Allen de 5 mm.

Desaparafusa a pinça de travão, gira a roda e aciona a manete do travão. É importante manter a manete do travão acionada antes de voltar a aparafusar a pinça. 

Depois, procede a um controlo visual para verificar se as pastilhas e o disco ainda se tocam. 

Substituir a ponteira do desviador

Para realizar esta operação, vais precisar de uma nova ponteira do desviador adequada para a tua bicicleta (consulta a parte "PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO") e de uma chave sextavada de 5 mm.

Desmonta a roda da bicicleta bem como a ponteira do desviador danificada com as ferramentas adequadas.

Posiciona a nova ponteira no quadro.

Retira a parte da antiga ponteira antes de montar a nova com a chave sextavada de 5 mm.

Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.

Substituir a corrente

Para efetuar esta substituição, precisas de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.

Coloca a corrente no último dos carretos. Em primeiro lugar, retira o elo rápido com um alicate para elo rápido e retira a antiga corrente da transmissão.

Coloque a corrente nova no último dos carretos e no prato mais pequeno, de modo a definir mais facilmente o seu comprimento ideal. A corrente deve estar bem esticada, passando perto do rolete superior da roldana superior do desviador. Depois de definir o comprimento, corta a corrente à medida com o descravador de corrente.

Por fim, instala o elo rápido na corrente e dá uma volta à pedaleira, para posicionar o elo rápido na parte superior da corrente. Assegura-te de que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

Tenho um problema

A minha roda não está centrada

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.

É o caso dos raios que ouvirás certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção residual decorrente da montagem.

Se a roda não estiver centrada, contacta uma das nossas oficinas DECATHLON para que essa pequena deformação seja reajustada. Aproveita a revisão gratuita dos primeiros 12 meses após a data de compra da bicicleta para o fazer!

Tenho um furo

Várias causas podem ser identificadas aquando de um furo:
- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, etc.)
- A utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos, etc.) estão, na maioria das vezes, na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).

Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:
- Uma má montagem da roda nas nossas fábricas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)
- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.

É, assim, importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação. Não sabes como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou substituir uma câmara de ar?

1- O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la novamente com uma bomba de reparação antifuro:
Enrosca a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressiona sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possas continuar a andar, sem qualquer problema!

2- Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, ver os vídeos explicativos mais abaixo.

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Vários níveis de medidas para «amolecer» a suspensão:

1- Verificar o ajuste da dureza: consultar o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA SUSPENSÃO»

2 - Proceder a uma manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplicar algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressionar a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.

3- Realizar uma manutenção completa na oficina.

As velocidades não mudam corretamente atrás

Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:

1/ Verifica os cabos e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posiciona o terminal de bicha corretamente à mão.

1b. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente gripados. Será, neste caso, necessário substituir o cabo e as bichas.

Pode escolher substituí-las autonomamente, seguindo o vídeo na rubrica "MUDAR UM CABO DE TRANSMISSÃO" ou levar a tua BTT a uma oficina DECATHLON.


2/ Verifica se a ponteira de desviador não está empenada:
Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloca-te atrás da bicicleta e observa o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada, dirige-te a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir.

NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.
ATENÇÃO: Se utilizas regularmente a tua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lavas regularmente a tua bicicleta com água abundante, deverás substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR CABO DE TRANSMISSÃO
Substituir o cabo da transmissão interior

Para os quadros em carbono e para a passagem interior, a primeira coisa é fazer quando se pretende substituir um cabo de desviador é desmontar o desviador. Para tal, basta uma volta com uma chave sextavada. O cabo antigo servirá de orientação para passar uma guia. A guia é um género de bicha provisória interior que facilita o deslize e o direcionamento do cabo no quadro.

Quando o cabo estiver solto do desviador, a guia deve ser enfiada ao longo do cabo, até sair do quadro (ao nível da entrada do cabo). Desliza bem a guia à volta do cabo, sem que EMPURRE o cabo!

Quando a guia estiver colocada, podes então retirar o cabo de desviador. O caminho do cabo manter-se-á assim bem definido no interior do quadro. A inserção e, sobretudo, a recuperação do cabo ao nível da saída do cabo serão facilitadas.

Por último, quando o cabo tiver passado no interior da guia, pode retirar a guia.

A manete do travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:

Chegou a altura de purgar o sistema de travagem! Podes deslocar-te até uma oficina DECATHLON para que um dos nossos técnicos faça a manutenção do sistema de travagem hidráulico

De uma forma geral, recomendamos purgar o sistema de travagem uma vez por ano.

Parti a ponteira do desviador

Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.

Coloca-te atrás da bicicleta e observa o alinhamento do desviador.

Se a ponteira estiver empenada ou partida, dirige-te a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir, ou substitui-a autonomamente recorrendo a este vídeo.

Parti a corrente

Partiste a corrente? Tens duas opções disponíveis:

1- Efetuar a reparação autonomamente com a ajuda deste vídeo. Para isso, terás de te equipar com um descravador de corrente e um elo rápido.

2- Dirige-te a uma das oficinas DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

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Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesites em equipar-te antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudar-te numa série de contratempos técnicos. 

SRAM-CASSETE-10V

Peças de substituição 

Precisas de mudar alguns componentes? Encontra aqui todas as nossas peças de substituição para a BTT.

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Manual de utilizador

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