BTT ROCKRIDER

REF: 8393787, 8405437, 8518382, 8518387, 8518388

ROCKRIDER XC 100 S VERMELHO/CINZENTO

2017

Precisa de ajuda para a preparação, manutenção ou reparação da sua bicicleta?

Aqui encontrará todos os nossos conselhos, peças de substituição e manual da sua BTT!

Primeira utilização

Fazer a rodagem aos travões

Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo, numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas. Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

Determinar a pressão dos pneus tubetype

As pressões mínimas e máximas do pneu, na sua montagem original em câmara de ar (Tubetype), estão indicadas no flanco do pneu.

Contudo, tenha em mente que o enchimento dos pneus é personalizável e a sua pressão irá depender do seu peso, do terreno onde vai pedalar e da sua forma de sentir.
Terá, assim, de encontrar um equilíbrio entre eficiência na pedalagem (pressão alta) e conforto/aderência (pressão baixa).

Para tal, deverá proceder da seguinte forma:
Pedale por um pequeno circuito (5-10 minutos) que atravesse a maior diversidade de terrenos possível (lama, terrenos acidentados, raízes, empedrado, etc.). Encha os pneus até à pressão máxima recomendada e, em seguida, dê uma volta. Se o pneu estiver demasiado rígido e não sentir conforto ou aderência suficiente ao curvar, baixe a pressão. Recomece até encontrar a pressão adequada aos seus pneus.

Não utilize pressão inferior à pressão mínima recomendada ou estará sujeito a maior risco de trilhar a câmara de ar e de furos.
Encher corretamente o pneu é essencial para a prática do seu desporto. Por essa razão, verifique regularmente a pressão dos seus pneus.

Determinar a pressão dos pneus tubeless

O TUBELESS é um excelente meio para aproveitar ao máximo o trabalho do pneu. A pressão é mais baixa (na ordem de 0,5 bar) do que num pneu Tubetype. Menos cheio, a "carcaça" do pneu pode entrar em contacto com o solo. Tudo isso, sem que seja impedido pela câmara de ar.

Numa montagem Tubeless, o objetivo é baixar a pressão para tirar partido de todo o trabalho do pneu sem que a jante toque no chão aquando da transposição de um obstáculo.

Numa montagem TUBELESS, a pressão não deverá ultrapassar 2,5 bar, sob risco de as jantes em carbono se deformarem.

Encher corretamente o pneu é essencial para a prática do seu desporto. Por essa razão, verifique regularmente a pressão dos seus pneus.

Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, pode passar as rodas da sua BTT para TUBELESS.

Para isso, terá de adquirir:

- Líquido preventivo (antifuros):

ETAPAS:
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante
3. Aplicar o fundo de jante
4. Inserir uma válvula TUBELESS Schrader pelo interior, no orifício da jante
5. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)
6. Montar o novo pneu específico TUBELESS
7. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante

Se a operação lhe parecer demasiado complicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para solicitar esse serviço.

BTT-ROCKRIDER-PASSAGEM-TUBELESS

Regular o sag da suspensão

Depois de determinar os ajustes da sua suspensão, terá de se fazer acompanhar por uma pessoa e de ter à mão uma bomba de alta pressão para suspensão e uma régua ou fita métrica.

Primeiro, encha a suspensão de acordo com os valores recomendados na bainha da suspensão. Para afinar o SAG, baixe a pressão da suspensão para o aumentar; para o reduzir; encha um pouco mais a suspensão.

ATENÇÃO: A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!

Regular o sag do meu amortecedor

Para ter uma BTT homogénea no seu comportamento, recomendamos que concilie o SAG da suspensão ao do amortecedor. O processo é muito idêntico ao efetuado para a suspensão:

Terá de se fazer acompanhar por uma pessoa e de ter à mão uma bomba de alta pressão para suspensão e uma régua ou fita métrica.

Primeiro, encha a suspensão de acordo com os valores recomendados do amortecedor. Peça à pessoa acompanhante para estabilizar a BTT, de modo a que você possa montar nela. Uma vez estabilizado na bicicleta, meça o afundamento. Para aumentar o SAG, baixe a pressão da suspensão; para o reduzir, encha um pouco mais a suspensão.

NOTA: A tampa da válvula serve para protegê-la de poeiras e não retém, em caso algum, a pressão da suspensão. Portanto, de nada serve apertá-la com força!

AJUSTAR A SUSPENSÃO TRASEIRA

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Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se antes de uma saída em BTT. Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos. 

Cuido da minha btt

Limpar a btt

Para limpar a sua bicicleta, precisa de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

Passe a bicicleta por água antes de aplicar o detergente.
Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.
É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.
Essa operação deve ser feita a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.

Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a transmissão, utilize um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.

A primeira etapa consiste em proteger o disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo. Depois aplique desengordurante em toda a transmissão e esfregue a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.

Deixe atuar durante alguns minutos antes de enxaguar a uma distância razoável.
Aguarde até a transmissão secar antes de iniciar a fase de lubrificação.

Agite o lubrificante e aplique-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia. 

Substituir o cabo da transmissão

O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória?

Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, disponha de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.

Em primeiro lugar, deve remover o cabo da bicha. Comece por remover a tampa do manípulo e coloque o cursor na última velocidade. Depois corte o cabo, de forma a remover a totalidade do cabo e da bicha.

Em seguida, defina o comprimento da bicha colocando-a na BTT, corte-a e coloque os terminais nas extremidades. Pode agora proceder à instalação da mesma.

Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Assim que estiver concluído, coloque a tampa no manípulo e fixe o cabo no desviador. Para afinar a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas a subir as velocidades ou diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las.

Uma vez terminado, corte o cabo e monte o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.

Reparar um furo

Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, um alguidar com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para detetar o furo, coloque a câmara de ar na água. Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto. Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e, assim, garantir uma aderência máxima da cola.

Aplique a cola abundantemente à volta do furo e aguarde 3 a 5 minutos.
Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o durante alguns minutos.

Já pode recolocar a câmara de ar no pneu! 

Substituir as pastilhas dos travões de disco hidráulicos

Para efetuar esta substituição, precisa de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm.

Em primeiro lugar, retire a roda. Utilize depois uma chave de fendas grande, de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.

Depois, retire a cavilha que mantém as pastilhas e remova-as do seu compartimento. Prepare as novas colocando a mola de retorno entre elas.

Insira as novas pastilhas no estribo de travão e conclua a operação colocando de novo a cavilha.

Pode voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.

Ajustar o travão de disco hidráulico

Para essa operação, irá precisar de uma chave Allen de 5 mm.

Desaparafuse o estribo de travão, gire a roda e acione a alavanca do travão. É importante manter a alavanca de travão acionada antes de voltar a aparafusar o estribo. 

Depois, proceda a um controlo visual para verificar se as pastilhas e o disco ainda se tocam. 

Substituir o dropout do desviador

Para realizar esta operação, vai precisar de um dropout adequado à sua bicicleta (consulte a secção "PEÇAS") e de uma chave Allen de 5 mm.

Desmonte a roda da bicicleta, bem como o dropout danificado com as ferramentas adequadas.

Posicione o novo dropout no quadro.

Retire o dropout antigo antes de montar o novo com a chave Allen de 5 mm.

Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.

Substituir a corrente

Para efetuar esta substituição, precisa de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.

Coloque a corrente no último dos carretos. Em primeiro lugar, retire o elo rápido com um alicate e retire a antiga corrente da transmissão.

Coloque a corrente nova no último dos carretos e no prato mais pequeno, de modo a definir mais facilmente o seu comprimento ideal. A corrente deve estar bem esticada, passando perto do rolete superior da roldana superior do desviador. Depois de definir o comprimento, corte a corrente à medida com o descravador de corrente.

Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

Estou com um problema

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.

É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção residual decorrente da montagem.

Se a roda estiver empenada, dirija-se a uma das nossas oficinas DECATHLON para reajustar esse ligeiro empeno. Beneficie dos primeiros 12 meses de revisão gratuita a partir da data de compra da bicicleta!

Tenho um furo

Várias causas podem estar na origem de um furo:
- O terreno (espinhos, silvas, vidro, pregos, etc.)
- A utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos, etc.) estão, na maioria das vezes, na origem de pequenos furos ou trilhamentos (pequenas fissuras juntas).

Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:
- Uma má montagem da roda nas nossas fábricas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar
- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)
- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.

É, assim, importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação. Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou substituir uma câmara de ar?

1 - O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la novamente com uma bomba de reparação antifuro:
Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione, sem soltar, para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar sem qualquer problema!

2 - Se tiver subscrito o seguro contra danos de 1€, poderá mandar reparar a roda numa das oficinas DECATHLON

3 - Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Ações para «amolecer» a suspensão:

1- Verifique o ajuste da dureza: consulte o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA SUSPENSÃO»

2 - Proceda a uma manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.

3- Realize uma manutenção completa na oficina.

As velocidades não mudam corretamente atrás

Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:

1/ Verifique os cabos e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.

1b. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.

Pode optar por substituí-los você mesmo, seguindo o vídeo na rubrica "SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO" ou levar a sua BTT a uma oficina DECATHLON.


2/ Verifique se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada:
Um dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada, dirija-se a uma oficina de uma loja DECATHLON para a substituir.
NOTA: uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.

ATENÇÃO: Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente.Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR CABO DE TRANSMISSÃO
A manete de travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar:

Proceda a uma purga do seu sistema de travagem. Pode dirigir-se a uma oficina DECATHLON e solicitar a reparação do seu sistema de travagem hidráulico a um dos nossos técnicos

Em geral, recomendamos a purga do sistema de travagem uma vez por ano.

Parti o dropout do desviador

Um dropout empenado provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.

Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.

Se o dropout estiver empenado ou partido, dirija-se a uma oficina DECATHLON para o substituir ou substitua-o você mesmo com a ajuda deste vídeo.

Parti a corrente

Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis:

1 - Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido.

2 - Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

SRAM-CASSETE-10V

Peças de substituição

Precisa de mudar alguns componentes? Encontre aqui todas as nossas peças para a sua BTT.

BTT ROCKRIDER XC 900 S

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Manual de utilizador

BTT ROCKRIDER
Manual de garantia

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Instruções

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Instruções

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Instruções

Precisa das instruções da transmissão?

Instruções

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Instruções

Precisa das instruções da pedaleira?

BTT ROCKRIDER XC 900 S

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.