VTT ROCKRIDER ST 560

Ref: 8607120, 8607220, 8607119, 8615131, 8615287

ROCKRIDER EXPL 540

2021

Esta bicicleta de 29" destina-se à prática de BTT, em passeios de mais de 3h, durante todo o ano.

Conforto, estabilidade e maior motricidade: ultrapasse os obstáculos com as rodas de 29" (27,5" no tamanho S), formato BOOST, e a suspensão a AR da BTT EXPL 540!

Apresentação da rockrider expl 540

Primeira utilização

Encher os pneus

A pressão média recomendada é de 1,8 bar.

Se procura mais conforto e tração, E/OU se pesa menos de 70 Kg, pode reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo de 1,6 bar (pressão mínima recomendada), mas isso aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.

Verifique regularmente a pressão dos pneus.

ENCHER-OS-PNEUS-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar a altura do guiador

Por predefinição, o guiador está ajustado o mais alto possível (posição que permite ter as costas mais direitas e, por isso, mais confortável).

Para maior aerodinamismo e eficiência da pedalada, pode baixar o guiador para ficar um pouco mais dobrado (posição com as costas mais inclinadas e mais desportiva).

Para tal, basta deslocar os espaçadores por baixo do avanço da bicicleta, realizando as etapas descritas neste vídeo.

AJUSTAR-ALTURA-GUIADOR-BTT-ROCKRIDER-ST540

Alinhar a direção

Aprenda a alinhar a direção com ajuda deste vídeo.

ALINHAR-A-DIREÇÃO-BTT-ROCKRIDER-ST540

Orientar os manípulos dos travões

Aprenda a orientar os manípulos dos travões com ajuda deste vídeo.

ORIENTAR-OS-MANÍPULOS-DOS-TRAVÕES-BTT-ROCKRIDER-ST540

Montar o meu gps

Pode montar diretamente o seu GPS ou ciclómetro no avanço da sua BTT.

Primeira utilização

Ajustar a altura do selim

O quadro da BTT EXPL 540 está equipado com um aperto rápido.

Coloque-se em pé ao lado do selim. Solte o aperto rápido, abrindo a sua alavanca. Suba ou desça o selim para que fique ao nível da bacia.

Prenda o aperto rápido, fechando a sua alavanca.

Para uma maior precisão, consulte o nosso vídeo tutorial.

AJUSTAR-ALTURA-SELIM-BTT-ROCKRIDER-ST540

Ajustar o recuo do selim

Aprenda a ajustar o recuo do selim com ajuda deste vídeo.

AJUSTAR-RECUO-SELIM-BTT-ROCKRIDER-ST520

Ajustar a dureza da suspensão

O ajuste da suspensão a ar precisa de ser personalizado em função do seu estilo de condução, do terreno e do seu gosto pessoal, mas também, e sobretudo, em função do seu peso.

São possíveis dois ajustes para a suspensão: a pressão e o ressalto:

A pressão permite definir a dureza da suspensão. Quanto mais pressão existir na suspensão, mais rígida esta será. Para a regular, irá precisar de uma bomba de alta pressão para suspensão ou amortecedor. Para ter acesso à válvula e insuflar a câmara da sua suspensão, desaparafuse a tampa no T da suspensão (lado esquerdo). A pressão permite definir aquilo a que chamamos o SAG, ou seja, a percentagem de afundamento da suspensão quando o ciclista monta na bicicleta. Para uma prática mais suave ou para maior conforto, será adequado um SAG elevado (entre 20% e 30%). A roda dentada no lado direito serve para bloquear a suspensão. Bloquear a suspensão pode ser útil para impulsionar a BTT em secções mais instáveis.

A descompressão (ou o ressalto) determina a velocidade à qual a suspensão regressa à posição inicial depois de amortecer um choque. O botão de regulação encontra-se sob a bainha direita da sua suspensão.

Primeira utilização
Substituir os pedais

Aprenda a substituir os pedais com a ajuda deste vídeo.

SUBSTITUIR-OS-PEDAIS-BTT-ROCKRIDER

Fazer a rodagem aos travões

Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear, não oferecendo ainda uma travagem totalmente eficaz nesta fase. Uma intensa e contínua travagem a frio (por exemplo numa descida) pode levar ao sobreaquecimento e "vidragem" das pastilhas.

Para evitar esse fenómeno (que inutiliza completamente os travões), recomendamos que faça a rodagem aos seus travões. A rodagem será alcançada depois de 10 travagens por cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 a 5km/h, mas sem bloquear a roda, e utilizando um travão de cada vez.

FAZER A RODAGEM AOS TRAVÕES
Passar para rodas tubeless

Para limitar os riscos de furo ou trilhamento da câmara de ar, dispõe de jantes e pneus TUBELESS Ready.

Para passar definitivamente as suas rodas para TUBELESS, tem apenas de juntar:
- Um par de válvulas TUBELESS cónicas
https://www.decathlon.pt/p/valvulas-tubeless-conjunto-de-2/_/R-p-307658?mc=8551979
- Líquido preventivo (antifuros):
https://www.decathlon.pt/p/liquido-preventivo-para-montagem-de-pneus-e-jantes-tubeless-ready/_/R-p-309241?mc=8550735

Procedimento:
1. Desmontar a roda
2. Retirar o pneu e a câmara de ar da jante
3. Inserir uma válvula TUBELESS pelo interior, no orifício da jante
4. Acrescentar líquido preventivo (antifuros)
5. Montar o pneu específico TUBELESS
6. Encher bem a roda para encaixar perfeitamente o pneu na jante

Se a operação lhe parecer demasiado complicada, dirija-se à oficina DECATHLON mais próxima para solicitar esse serviço."

BTT ROCKRIDER ST 560 AZUL

Equipamento necessário para resolver contratempos

Para reparar um furo, uma quebra de corrente ou qualquer outro problema grave, não hesite em equipar-se adequadamente antes de uma saída em BTT.
Eis uma seleção de produtos que poderão ajudá-lo numa série de contratempos técnicos.

Cuido da minha btt

Limpar a btt

Para limpar a sua bicicleta, precisa de um detergente para bicicleta, uma esponja e uma escova.

Passe a bicicleta por água antes de aplicar os detergentes.

Depois, utilize a esponja e a escova para aplicar os produtos de forma eficiente.

É importante deixar atuar o produto antes de enxaguar a bicicleta.

Essa operação deve ser feita a uma distância razoável para não danificar os elementos mecânicos.

Finalmente, seque a sua bicicleta com um pano seco, limpo e suave.

LIMPAR A BTT

Limpar e lubrificar a transmissão

Para limpar e lubrificar a sua transmissão, utilize um spray desengordurante, uma escova adaptada e um lubrificante.

A primeira etapa consiste em proteger o seu disco com um pano limpo, de modo a evitar qualquer projeção de gordura sobre o mesmo.

Depois aplique desengordurante em toda a transmissão, esfregue a cassete, a corrente e as roldanas do desviador com uma escova.

Deixe atuar alguns minutos antes de enxaguar a uma distância moderada.

Aguarde até a transmissão secar, antes de iniciar a fase de lubrificação.

Agite o lubrificante e aplique-o no lado interno da corrente para uma maior eficácia. 

LIMPAR E LUBRIFICAR A TRANSMISSÃO

Substituir o cabo da transmissão

O cabo de transmissão está sujo, enferrujado, danificado ou a passagem das velocidades está difícil, dura ou aleatória? 

Nesse caso, o cabo de transmissão deve ser substituído! Para tal, disponha de um alicate, uma chave de fendas, um alicate corta-cabos, uma chave Allen e um novo conjunto de cabos e bichas de desviador.

Em primeiro lugar, deve remover o cabo da bicha. Comece por retirar a tampa do manípulo e coloque o cursor na última mudança e, em seguida, corte o cabo de modo a retirar a totalidade do cabo e depois da bicha.

De seguida, defina o comprimento da bicha mediante a BTT, corte-a e coloque as tampas nas extremidades. Pode agora instalar a bicha.

Instale o cabo no manípulo e passe-o pela bicha. Uma vez a operação realizada, volte a colocar a tampa no manípulo e monte o cabo no desviador. Para regular a transmissão, aumente a tensão do cabo se tiver problemas a aumentar as velocidades e diminua-a se tiver dificuldade em reduzi-las.

Uma vez terminado, corte o cabo e monte o terminal na sua extremidade com a ajuda do alicate.

SUBSTITUIR O CABO DA TRANSMISSÃO

Desmontar a roda traseira

Veja este vídeo para aprender a desmontar a sua roda traseira.

DESMONTAR A RODA TRASEIRA ST 900

Reparar um furo

Para reparar um furo, precisa de: uma bomba, uma bacia com água, um pano e um conjunto de câmara de ar.

Coloque um pouco de pressão na câmara de ar. Para descobrir onde está o furo, passe a câmara de ar pela água.

Após ter localizado o furo, seque a câmara de ar com um pano e passe à fase de raspagem com um papel de vidro fornecido no conjunto.

Este último permite preparar a câmara de ar para a parte de colagem e assim garantir uma aderência máxima da cola.

Coloque a cola generosamente à volta do furo e espere 3 a 5 min.

Por fim, coloque o remendo no furo e pressione-o alguns minutos.

Já pode recolocar a câmara de ar no pneu! 

REPARAR UM FURO

Substituir as pastilhas dos travões de disco hidráulicos

Para efetuar esta substituição, precisa de: pastilhas de travão, chave de fendas plana e uma chave Allen de 3 mm.

Em primeiro lugar, retire a roda. Utilize depois uma chave de fendas grande, de modo a afastar as pastilhas e voltar a colocar os pistões na sua posição inicial.

Depois, retire a cavilha que mantém as pastilhas e remova-as do seu compartimento. Prepare as novas colocando a mola de retorno entre elas.

Insira as novas pastilhas no estribo de travão e conclua a operação colocando de novo a cavilha.

Pode voltar a montar a roda e efetuar um controlo visual de modo a verificar se as pastilhas estão bem colocadas e se não tocam no disco.

SUBSTITUIR-AS-PASTILHAS-DOS-TRAVÕES-DE-DISCO-HIDRÁULICOS

Ajustar o travão de disco hidráulico

Para essa operação, irá precisar de uma chave Allen de 5 mm.

Desaparafuse o estribo de travão, gire a roda e acione a alavanca do travão. É importante manter a alavanca de travão acionada antes de voltar a aparafusar o estribo. 

Depois, proceda a um controlo visual para verificar se as pastilhas e o disco ainda se tocam. 

AJUSTAR O TRAVÃO DE DISCO HIDRÁULICO

Substituir o dropout do desviador

Para realizar esta operação, vai precisar de uma nova ponteira de desviador adequada para a sua bicicleta (consulte a secção "PEÇAS DE SUBSTITUIÇÃO") e uma chave sextavada de 5mm.

Desmonte a roda da bicicleta bem como a ponteira do desviador danificada com as ferramentas adequadas.

Apresente a nova ponteira no quadro.

Retire a parte da antiga ponteira antes de montar a nova com a chave sextavada de 5 mm.

Basta agora voltar a montar o desviador sobre a nova ponteira e comprovar as velocidades.

SUBSTITUIR A PONTEIRA DO DESVIADOR

Substituir a corrente

Para efetuar esta substituição, precisa de: um descravador de corrente, uma corrente nova e um elo rápido.

Coloque a corrente no último dos carretos e no prato mais pequeno. 

Em primeiro lugar, retire o elo rápido com um alicate e retire a antiga corrente da transmissão.

Posicione a corrente nova no último pinhão e no prato mais pequeno para definir o comprimento ideal mais facilmente.

A corrente deverá ficar justa, passando perto do rolete superior do rolamento superior do desviador.

Quando o comprimento estiver definido, corte a corrente no comprimento adequado com o descravador de corrente.

Por fim, instale a fixação rápida na corrente e dê uma volta ao pedaleiro, para posicionar a fixação rápida na parte superior da corrente. Assegure-se que o posicionamento é adequado com a pressão da mão.

SUBSTITUIR A CORRENTE

Estou com um problema

A minha roda empenou

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar.
É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse «ranger» resultante da torção residual decorrente da montagem.
A bicicleta está equipada com jantes de parede dupla (no interior das rodas) muito robustas. Assim, as rodas não deverão ficar empenadas.
Se contudo isso acontecer, dirija-se a qualquer oficina das nossas lojas DECATHLON para reajustar gratuitamente esse ligeiro empeno:

1- No âmbito da revisão gratuita oferecida nos primeiros 12 meses após a data de compra da bicicleta


Mensagem para os pais: Alguns movimentos técnicos apreciados pelos mais novos (cavalinho com a roda traseira, derrapagens, saltos de bordas, …), se forem repetidos com muita frequência, podem provocar uma folga no cubo da roda traseira e o empeno das jantes. Se observar uma prática frequente desses movimentos, é importante sensibilizar a criança para esse problema.

cavalinho e empeno das rodas BTT ROCKRIDER ST 100
Tenho um furo

Infelizmente, qualquer pessoa pode ter um furo.

- O terremo (espinhos, silvas, vidro, pregos, ...)

- Ou a utilização da bicicleta (obstáculos salientes: pedras, degraus, bordas, buracos...) estão, na maioria das vezes, na origem de furos por perfuração (pequenos furos) ou furos por trilhamentos (pequenas fissuras juntas). Em contrapartida, se os furos forem frequentes, o motivo poderá dever-se a:

- Uma montagem deficiente da roda nas nossas fábricas, que poderá ter um raio a perfurar a câmara de ar

- Um pneu ou câmara de ar não conforme (poroso)

- Um primeiro furo mal reparado, que deixou um corpo estranho (espinho, vidro, apara metálica) na jante ou no pneu.

É portanto importante diagnosticar a origem do furo e retirar qualquer corpo estranho antes de efetuar a reparação.

Não sabe como desmontar/voltar a montar um pneu, como reparar ou substituir uma câmara de ar?

1 - O mais fácil é não tocar na roda e enchê-la provisoriamente com uma bomba de reparação antifuro:

Enrosque a ponta do tubo na válvula do pneu furado (válvula direcionada para baixo) e pressione sem soltar para injetar a espuma. O pneu recupera a forma e a dureza, para que possa continuar a andar, sem qualquer problema

2 - Para reparar ou substituir a câmara de ar com toda a autonomia, veja os vídeos explicativos mais abaixo.

Furo BTT ROCKRIDER ST 100
A suspensão está demasiado dura

Ações para «amolecer» a suspensão:

1- Verifique o ajuste da dureza: consulte o capítulo «AJUSTAR A DUREZA DA SUSPENSÃO»

2 - Proceda a uma manutenção básica: a suspensão deve ser lubrificada regularmente com óleo. Para o efeito, aplique algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão e pressione a mesma para que o óleo penetre nas bainhas.

3- Realize uma manutenção completa na oficina.

AJUSTAR-DUREZA-SUSPENSÃO-BTT-ROCKRIDER-ST540

As velocidades não mudam corretamente atrás

Ações para recuperar a correta passagem das mudanças:

1/ Verifique os cabos e as bichas:
1a. O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.

1b. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será, neste caso, necessário substituir o cabo e as bichas.

Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon ou substituir pessoalmente essas peças com a ajuda deste vídeo.


2/ Verifique se a ponteira de desviador (dropout) não está empenada:
Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função. Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador.
Se a ponteira estiver empenada ou quebrada, dirija-se a uma oficina DECATHLON para a substituir, ou substitua-a autonomamente com a ajuda deste vídeo"PARTI A PONTEIRA DO DESVIADOR"
NOTA : uma revisão completa e gratuita de todas as afinações da bicicleta é oferecida durante os primeiros 12 meses após a data de compra.
NB : Se utiliza regularmente a sua BTT em condições húmidas ou com lama, ou se lava regularmente a sua bicicleta com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos mais frequentemente. Desaconselha-se vivamente a lavagem da bicicleta a alta pressão, pois empurra a sujidade para o interior das bichas.

MUDAR-CABO-TRANSMISSÃO

A manete de travão encosta demasiado ao guiador antes de travar

A manete está solta e/ou toca no guiador antes de travar: Proceda a uma purga do seu sistema de travagem.

Dirija-se a uma das oficinas DECATHLON para que a purga seja realizada por um dos nossos técnicos.

Parti o dropout do desviador

Uma ponteira empenada provoca o desalinhamento do desviador, que passa a não desempenhar corretamente a sua função.

Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento do desviador. Se a ponteira estiver empenada ou quebrada, dirija-se a uma oficina DECATHLON para substituir a ponteira do desviador, ou substitua-a autonomamente com a ajuda deste vídeo.

DROPOUT-DESVIADOR-BTT-ROCKRIDER

Parti a corrente

Partiu a corrente? Tem duas opções disponíveis:

1 - Efetue a reparação com a ajuda deste vídeo. Para tal, use um descravador de corrente e um elo rápido. 

2 - Dirija-se a uma oficina DECATHLON para que a reparação seja realizada por um dos nossos técnicos.

REPARAR-UMA-CORRENTE

Peças de substituição

Precisa trocar alguns componentes? Encontre todas as nossas peças de substituição para a mountain bike EXPL 540.

ROCKRIDER EXPL 540
Expl 540 homem Ver as Peças
PIÈCES DÉTACHÉES
Expl 540 mulher Ver as Peças

Acessórios compatíveis

ACESSÓRIOS COMPATÍVEIS
Conjunto garda-lamas btt

Instale o CONJUNTO GUARDA-LAMAS BTT na sua BTT EXPL 540.

conjunto guarda-lamas btt
Descanso 500 base

Instale o DESCANSO 500 BASE na sua BTT EXPL 540.

DESCANSO 500 BASE
Porta-bidon bicicleta 500 preto

Instale o PORTA-BIDON BICICLETA 500 PRETO na sua BTT EXPL 540.

PORTA-BIDON BICICLETA 500 PRETO
Porta-criança para quadro 100

Instale o PORTA-CRIANÇA PARA QUADRO na sua BTT EXPL 540.

BTT ROCKRIDER ST 560 AZUL
BTT ROCKRIDER ST 900 CINZA LARANJA

Precisa de assistência? 

Manual de utilizador

BTT ROCKRIDER ST 900 CINZA LARANJA
Manual de garantia

Precisa das instruções da sua BTT EXPL 540?

Travagem

Precisa das instruções dos travões?

Instruções

Precisa das instruções da suspensão? 

Instruções

Precisa do manual da sua transmissão?

BTT ROCKRIDER ST 900 CINZA LARANJA

Os nossos compromissos

A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).

Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. É por isso que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.