Ref: 8600059, 8615537
2021
A BTT Rockrider 500 26 polegadas acompanha as aventuras da criança (entre 9 e 12 anos) em todos os tipos de terreno. Vê aqui os nossos conselhos para montar, manter e reparar a BTT de criança.
Acabas-te de receber a tua BTT e precisas de montar o guiador e os pedais? Como ajustar a altura do selim em função da altura da criança? Modelo laranja ou azul. Descobre todas as nossas soluções para ajustar a BTT com todo o cuidado.
Encomendas-te através da Internet? Para entregarmos o mais rápido possível, a bicicleta é enviada pré-montada. Falta concluir duas etapas antes de poderes começar! Apenas serão necessários alguns minutos para montar corretamente a BTT, segue as instruções:
Montar o guiador da BTT
- Insere o tubo do avanço no tubo da direção do quadro da bicicleta.
- Com uma chave sextavada de 6 mm, aperta bem o parafuso de aperto do avanço (não deve haver folga).
- Assegura-te de que o guiador está bem apertado e alinhado com o eixo da roda, segurando firmemente a roda entre os joelhos e tentando mover o guiador.
Montar os pedais da BTT
Os pedais esquerdo ("Left") e direito ("Right) apresentam uma inscrição que os distingue. Para que os pedais não desenrosquem durante a utilização, toma atenção ao sentido do aperto, que é diferente entre a esquerda e a direita.
- Insere o pedal na haste metálica da pedaleira (a manivela)
- Com a chave sextavada, aparafusa o pedal à manivela pelo interior da manivela (o lado oposto ao pedal)
- Para que o pedal fique bem aparafusado, aperta a porca do pedal (entre a manivela e o pedal) com uma chave plana de porcas de 15 mm.
Há duas porcas de afinação para cada travão, situadas nas manetes de travão. Servem para ajustar a tensão do cabo de travão. Certifica-te de encontrar a melhor afinação girando essa porca. (Quanto mais apertada estiver a porca, mais tenso ficará a cabo).
Esta porca de afinação situa-se na parte traseira do desviador.
Serve para esticar mais ou menos o cabo do desviador. Se a corrente tiver dificuldades ao subir, significa que o cabo não está suficientemente esticado, pelo que será necessário esticá-lo mais, desapertando a porca.
Se a corrente tiver dificuldades ao descer, o cabo está demasiado esticado, pelo que será necessário apertar a porca.
O nosso conselho: a afinação correta está, por vezes, num quarto de volta a mais ou a menos.
O cotovelo terminal de bicha de travão é uma peça em inox que permite guiar o cabo de travão no corpo do travão V-brake.
O ângulo deste cotovelo terminal de bicha de travão foi definido para assegurar a melhor passagem do cabo para uma travagem eficiente.
Se esta peça se danifica com a utilização, é possível substituí-la.
Os dois parafusos permitem apertar o avanço no tubo de direção da forqueta da sua BTT. Para os apertar ou desapertar, utiliza uma chave sextavada tamanho 5.
A postura na BTT tem influência sobre o prazer de pedalar pelo que é importante ajustar a altura do espigão do selim em função da altura da criança. A marca de inserção mínima do espigão de selim nunca deve estar visível. Certifica-te de que não ultrapassas marca de inserção mínima .
Ajustar a altura do selim em 4 etapas:
1. Sentar a criança no selim com o calcanhar no pedal (na posição mais baixa) e o outro pé no chão.
2. Desaperta o elo rápido de aperto de espigão do selim.
3. Sobe e desce a altura do selim até que a perna fique estendida na posição mais baixa. As pontas dos pés devem tocar no chão.
4. Aperta o elo rápido. Se não estiver suficientemente apertado, gira-o no sentido dos ponteiros do relógio antes de o fechar.
Para testar a eficácia dos teus travões, empurra a BTT de criança segurando-a pelo guiador. Aciona a manete direita para o travão de trás ou a manete esquerda para o travão da frente. A roda testada deverá bloquear quando pressionas a manete. Os calços de travão não devem roçar nos flancos da jante.
A travagem não é eficaz ou a roda roça nos travões? Podes fazer o seguinte:
- Existe um seletor na alavanca dos travões.
Se rodares o seletor no sentido dos ponteiros do relógio, isso vai apertar mais o travão (= travagem mais intensa).
Se rodares o seletor no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, isso vai desapertar mais o travão (= travagem menos intensa).
Os travões são sujeitos a uma rude prova nas saídas de BTT: verifica regularmente a sua correta afinação.
Precisas de mais informação sobre a manutenção dos travões? Explicamos-te tudo nos nossos conselhos 👇
A pressão recomendada varia em função do tipo de pneu utilizado: esta está inscrita no flanco de cada pneu da bicicleta.
Para este tipo de BTT de criança, a pressão recomendada situa-se entre os 2 e os 3,5 bar.
É normal que o pneu esvazie por si só quando a bicicleta está guardada e em períodos de inatividade. E é por esta razão que, antes de cada saída, aconselhamos que verifiques bem a pressão dos pneus. A criança pode então divertir-se com uma BTT com os pneus corretamente cheios!
PODEMOS COMEÇAR!
Monta os guarda-lamas em apenas 5 minutos! Para montar os guarda-lamas adaptados ao tamanho da tua bicicleta, vais precisar de uma chave sextavada tamanho 4 (ou da tua "multiferramentas"). As restantes peças são fornecidas com o guarda-lamas.
MONTAR O GUARDA-LAMAS DIANTEIRO
1. Coloca o guarda-lamas entre o pneu e a forqueta, com os dois furos alinhados. Assegura-te de que a fixação do guarda-lamas se encontra à frente da forqueta 😉.
2. Insere no parafuso a anilha mais pequena e, em seguida, a anilha maior
3. Insere o parafuso na forqueta.
4. Aperta a porca pela parte traseira da forqueta, segurando o parafuso com a chave sextavada.
MONTAR O GUARDA-LAMAS TRASEIRO
1. Solta o anel de fixação do guarda-lamas com a ajuda a chave sextavada tamanho 4
2. Ajusta a altura do guarda-lamas por forma a que fique a pelo menos 5 cm do pneu
3. Fixa o anel de fixação do guarda-lamas ao espigão do selim
Nota: em função das tuas preferências, podes afastar mais ou menos o guarda-lamas do pneu.
E estás pronto para pedalar sem se sujar!
Podes montar o descanso com, à escolha, uma chave sextavada de 5 mm ou uma chave plana de porcas de 11 mm.
MONTAR O DESCANSO:
1. Posiciona a parte superior do descanso sobre o furo previsto para o efeito, logo atrás do cubo e à frente da roda traseira .
2. Posiciona a porca retangular sobre o quadro.
3. Insere o parafuso na porca, o quadro e o descanso e aparafusa com a chave.
Podes utilizar um produto de tipo "All in One" para limpar, lubrificar e proteger a bicicleta de criança (produto disponível em qualquer loja Decathlon). É um produto "tudo em um" muito prático.
Para lubrificar a corrente da bicicleta BTT de criança, roda dando aos pedais e aplica o "spray" em toda a extensão.
Deixa-a secar em seguida durante alguns minutos. Se a corrente tiver muita sujidade, passa uma escova e/ou um pano em toda a extensão e aplica novamente o "All In One".
Os nossos conselhos: evita o contacto do lubrificante com os calços, as pastilhas de travão e a superfície de travagem da jante: O produto tem um efeito lubrificante que pode reduzir o atrito necessário para uma boa travagem😉.
Proteje a bicicleta através de uma aplicação regular, evitando o risco de aparecimento de corrosão.
Os passeios na lama, o pó ou a chuva podem sujar a BTT de criança. Não hesites em a limpar regularmente (a cada 2 ou 3 saídas).
Há pó na parte inferior? Limpa utilizando apenas um pano seco.
Se tiver lama ou outro tipo de sujidade mais persistente, podes limpar as partes sujas da bicicleta (quadro, forqueta, guiador, rodas) com um balde de água quente, sabão (ou um champô próprio para bicicletas) e uma esponja (ou um pano molhado). Não aconselhamos que utilizes um jato de água de alta pressão (tipo Karcher) que pode danificar alguns componentes da bicicleta.
Terminas-te? Para evitar a ferrugem, seca a bicicleta com um pano seco.
Antes de cada saída, aconselhamos que verifiques o estado dos pneus da bicicleta.
Se tiveres um pneu vazio, verifica se não está furado. Para o efeito, enche-o ao máximo.
1. Se o pneu esvaziar rapidamente, será necessário desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar.
2. Se esvaziar lentamente, será necessário inspecionar a superfície do pneu para verificar a presença de pregos ou pedaços de vidro. Em seguida, deves desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar, não esquecendo de retirar o prego ou pedaço de vidro.
3. Se o pneu não estiver vazio, aconselhamos-te a verificar a sua pressão (ver rubrica anterior).
SABIAS QUE?
A borracha tem uma determinada durabilidade que depende também das condições de utilização e de armazenamento. Se ao inspecionares o pneu, detetares fissuras na sua superfície, aconselhamos-te a substituí-lo por um novo.
A durabilidade da bicicleta de criança depende da forma e condições em que for utilizada, mantida e guardada.
Aconselhamos a guardar a BTT de criança num local seco. É importante evitar que fique exposta à humidade. Quando mais húmidas e salinas forem as condições (ar marinho), mais sujeita estará a bicicleta à corrosão e mais limitada será a sua vida útil.
SABIAS QUE?
Pendurar pela roda dianteira uma bicicleta com suspensão pode forçar a suspensão. Para a preservar durante mais tempo, pendura-a pela roda traseira e a suspensão terá uma vida mais longa.
Descobre os gestos a ensinar à criança para que ela tome conta da BTT
O APRENDIZ DE MECÂNICO CHECK-UP DA BICICLETA [BLABLAKIDS]
BTT: como mudar os calços dos travões da bicicleta de criança?
Se tiveres um furo, pára imediatamente num local seguro para evitar danificar a jante.
1. Vira a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim.
2. Para desmontar a roda, deves libertar o travão. Para o efeito, aperta com a mão a parte de cima do travão V-brake e retira o tubo curvado no encaixe.
3. No caso da roda da frente, basta retirá-la da forqueta ou suspensão e mudar a câmara de ar (ver vídeo explicativo). No caso da roda de trás, deves posicionar o desviador no carreto mais pequeno. Desaperta a roda e muda a câmara de ar (ver vídeo explicativo).
Em último recurso, tens sempre a possibilidade de usar a bomba antifuros, que permite reparar sem ferramentas câmaras de ar furadas (não adequada para câmaras de ar rasgadas).
Se as velocidades da tua BTT passam com dificuldade, tal se deve a um posicionamento deficiente do desviador traseiro nos carretos.
Verifica os cabos e as bichas:
- O mau posicionamento dos terminais das bichas pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta passagem das mudanças. Se for o caso, posiciona o terminal de bicha corretamente à mão.
Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente presos. Será, neste caso, necessário substituir o cabo e as bichas.
É também possível que a ponteira de desviador esteja empenada, nomeadamente se tiver sofrido um impacto. Neste caso, não consegues afinar o desviador como deve ser e aconselhamos-te a se dirigir à oficina de uma loja Decathlon mais próxima para endireitar a ponteira de desviador.
- É também possível que o desviador esteja desafinado. Neste caso:
1. Vira a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim para poderes dar ao pedal livremente (ou, melhor ainda, fixa-a num suporte de bicicleta).
2. Roda o punho rotativo das velocidades para posicionar a corrente no carreto mais pequeno.
3. A porca de ajuste está situada na parte de trás do desviador. Permite esticar (fazer subir o desviador) ou folgar o cabo de desviador (fazer descer o desviador).
4. Roda a porca até que as velocidades mudem corretamente.
Precisas de ver o gesto em vídeo? Segue o guia um pouco mais abaixo 👇!
Se a manete do travão estiver demasiado frouxa ou esponjosa, poderá tocar no guiador muito facilmente. Aconselhamos que ajustes a tensão do cabo dos travões com a ajuda da porca situada na manete do travão .
Desaperta a porca e a contraporca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura.
Melhor? Uma vez obtida a tensão desejada, aperta ao máximo a contraporca na manete para bloquear este ajuste.
BTT: Como ajustar o desviador traseiro da bicicleta de criança?
Entre em contacto com um técnico através do formulário em baixo.
A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. É por isso que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos 12 meses a seguir à compra da bicicleta.