BTT criança: como fazer a manutenção dos travões?

Os travões são um elemento crucial da BTT, tanto de um ponto de vista de conforto de prática como de segurança. No entanto, nem sempre sabemos como fazer uma manutenção adequada. Tentamos responder a todas as tuas perguntas neste artigo.

BTT criança: como fazer a manutenção dos travões?

Nas crianças e nos adultos, uma prática serena de bicicleta implica travões eficazes. Por isso, é importante verificá-los após o regresso das tuas saídas em família. Mas o que é preciso verificar exactamente? Quais são os truques para ter travões adaptados aos percursos das tuas crianças? Siga o guia!

O QUE É PRECISO VERIFICAR A CADA SAÍDA?

O primeiro reflexo a adotar para garantir o estado adequado dos travões de uma BTT é olhar para a marca de desgaste do calço de travão. Se ela aparece, significa que é preciso mudá-los.

Se a tua BTT não estiver equipada com este sistema de marca de desgaste, recomenda-se verificar que a largura inicial não aumenta. Por exemplo, se originalmente o calço tiver uma largura de 1 cm, se estiver agora nos 0,1 cm e o travão já não tocar na jante ao acionar a manete, significa que é preciso mudar o travão.

BTT criança: como fazer a manutenção dos travões?

COMO VERIFICAR QUE OS TRAVÕES DE UMA BTT FUNCIONAM CORRETAMENTE?

A primeira coisa a fazer para garantir que os travões da tua bicicleta funcionam bem é verificar se ela para depressa. Pode também lembrar-se que a manete dos travões não deve alcançar o batente e tocar no punho. Se for o caso, significa que os calços de travão estão desgastados e que é preciso mudá-los.

Enquanto não mudas os travões da BTT da tua criança ou não passas por uma das nossas oficinas, há um truque simples que vai permitir-te fazer mais alguns quilómetros. Consiste em enroscar a roda dentada de ajuste para voltar a esticar o cabo.

COMO MUDAR OS TRAVÕES DE BTT?

Os dois tipos de travão mais comuns nas BTT são o travão V-Brake e o travão de disco. Cada travão tem um funcionamento próprio e particularidades. Na gama 900, existem dois tipos de travões: os travões de disco hidráulico e os travões de disco mecânico. Nos dois casos, a manete vem comprimir as pastilhas de travão no disco. Num caso, a compressão faz-se com a ajuda de um cabo; no outro caso, faz-se com a ajuda de um líquido de travões.

Como substituir os calços e os discos de travões na gama 900?

Na gama 900, existem dois tipos de travões: os travões de disco e os travões de disco mecânico. Nos dois casos, tem uma manete com um quadro que vem comprimir as pastilhas de travões num estribo. Após várias saídas, o disco pode ficar empenado (bate regularmente nas pastilhas de travões). Pode também notar-se isto se, ao tocar nele, ele estiver com muitas estrias. Significa que é melhor substituir o disco.

Instruções para substituir travões de disco:
1. Retira a roda.
2. Retira o disco fixado no cubo da roda com 6 parafusos "torx"
3. Posiciona o novo disco e volte a apertar os 6 parafusos.
Atenção: é importante apertar em estrela, ou seja, apertar sempre o parafuso diametralmente oposto ao último parafuso em que tocaste (exemplo: cima/baixo, esquerda/direita, etc…). Isto permite ao disco estar bem encostado ao cubo.

Instruções para substituir travões de disco mecânico:
1. Retira a roda.
2. Retira as pastilhas do estribo que estão fixadas com um perno.
3. Volta a apertar a roda e, em caso de fricção, desaperta o estribo e volta a apertá-lo.

Precisa de ajuda para substituir os seus travões?

Os nossos técnicos, disponíveis na oficina da sua loja DECATHLON mais próxima, ajudam a substituir, reparar e fazer a manutenção dos teus travões!

BTT criança: como fazer a manutenção dos travões?

Concretamente, o que podemos fazer autonomamente quando estamos a iniciar-nos? 

Num sistema V-Brake, podes tentar manipular a roda dentada de tensão do cabo para recuperar alguma travagem. No entanto, para substituir o calço e se estiveres a iniciar, recomendamos que visites uma oficina.

Nas bicicletas da gama 900, substituir as pastilhas é mais fácil e pode ser feito por praticantes regulares de bicicleta.

Precisas de reparar os seus travões?
Visite o serviço pós-venda da tua loja DECATHLON

PRECISA DE SUBSTITUIR UMA PEÇA DA tUA BTT DE CRIANÇA?

Não é fácil orientar-se no meio de todas as peças de substituição disponíveis no mercado. Por isso, elaborámos uma pequena ferramenta para ajudar a encontrar as peças compatíveis com o modelo de bicicleta que compraste.

Tem agora todos os elementos em mão para cuidar dos travões da BTT da sua criança, e da sua! E, em caso de dúvida, visite uma oficina: os nossos especialistas estão ao seu dispor.