Ref: 8405168, 8405041, 8405169
2019
A BTT Rockrider 500 24 polegadas acompanha as aventuras do seu filho (entre 9 e 12 anos) em todos os tipos de terreno? Encontre aqui todos os nossos conselhos para a montagem, manutenção e reparação da bicicleta de montanha do seu filho.
A sua bicicleta acaba de ser entregue e você precisa encaixar o guiador e os pedais? Como ajustar a altura do selim em relação à altura do seu filho? Modelo azul, amarelo fluorescente ou preto... Encontre todas as nossas soluções para a reparação e manutenção da sua BTT!
Fez a compra online? Para entregar o mais rápido possível, a sua bicicleta foi enviada pré-montada. Tem apenas de realizar 2 passos antes de começar! Serão necessários alguns minutos para montar corretamente sua bicicleta, siga o guia:
Montar o guiador da BTT
- Deslize o tubo do avanço no tubo da cabeça do quadro da bicicleta.
- Com uma chave Allen de 6 mm, aperte bem o parafuso de fixação da sua haste (não deve haver folga).
- Verifique se o guiador está firme e alinhado com o eixo do volante segurando o volante firmemente entre os joelhos e movendo com o guiador.
Montar os pedais da BTT
Os pedais esquerdo e direito têm uma inscrição para distingui-los claramente. Para garantir que os seus pedais não desapertem enquanto pedala, observe que a direção de aperto difere entre o esquerdo e o direito.
- Insira o pedal na haste de metal do seu pedaleiro
- Com uma chave Allen, aparafuse o pedal na manivela de dentro da manivela (o lado oposto ao pedal)
- Para que o pedal fique bem aparafusado, aperte a porca do pedal (entre a manivela e o pedal) com uma chave de boca de 15 mm.
ROCKRIDER 500 24" : Como montar a Bicicleta?
Há duas porcas de afinação para cada travão, situadas nas manetes de travão. Servem para ajustar a tensão do cabo de travão. Certifique-se de encontrar a melhor afinação girando essa porca. (Quanto mais apertada estiver a porca, mais tenso ficará a cabo).
Esta porca de afinação situa-se na parte traseira do desviador. Serve para esticar mais ou menos o cabo do desviador. Se a corrente tiver dificuldades ao subir significa que o cabo não está suficientemente esticado pelo que será necessário esticá-lo mais, desapertando a porca. Se a corrente tiver dificuldades ao descer, o cabo está demasiado esticado pelo que será necessário apertar a porca. A afinação correta está, por vezes, num quarto de volta a mais ou a menos.
O cotovelo terminal de bicha de travão é uma peça em inox que permite guiar o cabo de travão no corpo do travão V-brake. O ângulo deste cotovelo terminal de bicha de travão foi definido para assegurar a melhor passagem do cabo para uma travagem eficiente. É possível substitui-lo em caso de quebra.
Um travão V-brake é composto por dois corpos (um à esquerda, um à direita). Estão unidos, na parte central, ao nível do fole.
Pode desencaixar o cotovelo terminal de bicha de travão de modo a libertar os corpos para remover a roda facilmente.
Os dois parafusos permitem apertar o avanço no tubo de direção da forqueta do seu BTT.
É importante ajustar bem a altura do selim e do guiador em função da morfologia da criança. Por razões de segurança, a marca de inserção mínima do tubo de selim e do guiador nunca deve estar visível (certifique-se de que essa marca de inserção fica inserida dentro do quadro).
Para ajustar o selim à altura correta, a criança deverá sentar-se no selim e pousar o calcanhar no pedal quando este estiver na posição mais baixa: a altura do selim estará correta se a perna ficar esticada. Verifique também, com a criança sentada no selim, se esta toca no chão com a ponta dos pés.
Para testar a eficácia dos seus travões, empurre a bicicleta BTT de criança segurando-a pelo guiador. Acione a manete direita para o travão de trás ou a manete esquerda para o travão da frente. A roda testada deverá bloquear quando pressionar a manete. Os calços de travão não devem roçar nos flancos da jante.
Se verificar que a travagem não é eficaz ou que a roda roça nos travões, poderá fazer o seguinte: Existe uma porca situada na manete de travão. Se rodar a porca no sentido dos ponteiros do relógio, o travão irá ficar mais esticado (= travagem mais potente). Se rodar a porca no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, o travão irá ficar mais frouxo (= travagem menos potente e calços mais afastados da jante).
É importante verificar regularmente se os travões estão bem afinados.
A pressão recomendada está sempre indicada no flanco do pneu da bicicleta. Aconselhamos a encher os pneus com a pressão indicada nos seus flancos. A pressão pode variar consoante o tipo de pneu.
Para verificar se o pneu tem a pressão adequada, coloque a criança sentada na bicicleta, com esta parada. O pneu deverá estar ligeiramente fletido devido ao peso da criança.
Pode utilizar um produto para limpar, lubrificar e proteger a bicicleta de criança (produto disponível em qualquer loja Decathlon).
É um produto muito prático. Para lubrificar a corrente da bicicleta BTT de criança, faça-a rodar dando aos pedais e aplique o spray em toda a extensão.
Deixe-a secar em seguida durante alguns minutos.
Se a corrente tiver muita sujidade, passe uma escova e/ou um pano em toda a extensão e aplique novamente o lubrificante.
O nosso conselho: evite o contacto do lubrificante com os calços, as pastilhas de travão e a superfície de travagem da jante.
Protege a bicicleta: Uma aplicação regular previne o risco de aparecimento de corrosão.
Se vir que a bicicleta de criança está suja depois de ter sido utilizada em muitos passeios (lama, chuva, pó...), não hesite em dar-lhe uma limpeza sempre que for necessário.
Se estiver suja de pó, pode simplesmente usar um pano seco para a limpar. Se tiver lama ou outro tipo de sujidade mais persistente, pode limpá-la com um balde de água quente e uma esponja (ou um pano molhado) usando sabão ou champô próprio para bicicletas.
Pode limpar as partes sujas da bicicleta (quadro, forqueta, guiador, rodas).
SABIA? Desaconselhamos vivamente a lavagem da bicicleta com jato de água de alta pressão: poderá danificar alguns componentes (caixa de direção, eixo pedaleiro...) e comprometer a segurança da sua criança.
Quando terminar a lavagem, enxugue a bicicleta com um pano seco para evitar a ferrugem.
Não se esqueça de lubrificar as peças móveis da bicicleta (corrente, caixa de direção, eixo pedaleiro)
Antes de cada utilização, deverá sempre verificar o estado dos pneus da bicicleta.
Se tiver um pneu vazio, verifique se não está furado. Para o efeito, encha-o ao máximo.
Se o pneu esvaziar rapidamente, será necessário desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar.
Se esvaziar lentamente, será necessário inspecionar a superfície do pneu para verificar a presença de objetos estranhos (prego ou pedaço de vidro). Em seguida, deverá desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar, não esquecendo de retirar o prego ou pedaço de vidro.
Se o pneu não estiver vazio, aconselhamos a verificar a sua pressão (ver rubrica anterior).
SABIA? A borracha tem uma determinada durabilidade que depende também das condições de utilização e de armazenamento. Se ao inspecionar o pneu, detetar fissuras na sua superfície, aconselhamos a substituí-lo por um novo.
Aconselhamos a guardar a bicicleta num local seco. É importante evitar que fique exposta à humidade.
A durabilidade da bicicleta de criança depende da forma e condições em que for utilizada, mantida e guardada.
Quando mais húmidas e salinas forem as condições (ar marinho), mais sujeita estará a bicicleta à corrosão e mais limitada será a sua vida útil. É por essa razão importante guardá-la limpa e seca num local sem humidade.
SABIA? Se a bicicleta tiver suspensão, é desaconselhado guardá-la pendurada pela roda da frente. Pendure-a pela roda de trás a fim de preservar a suspensão.
Encontre os gestos para ensinar o seu pequeno a cuidar da bicicleta!
APRENDIZ MECÂNICO CHECK UP BIKE
BTT: Como substituir os calços de travão?
BTT: Como afinar o desviador traseiro?
Se tiver um furo, pare imediatamente num local seguro para evitar danificar a jante.
Vire a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim.
Para desmontar a roda, deverá libertar o travão. Para o efeito, aperte com a mão a parte de cima do travão V-brake e retire o tubo curvado no encaixe.
No caso da roda da frente, basta retirá-la da forqueta ou suspensão e mudar a câmara de ar (ver vídeo explicativo). No caso da roda de trás, deverá posicionar o desviador no carreto mais pequeno. Desaperte a roda e mude a câmara de ar (ver vídeo explicativo).
Em último recurso, poderá sempre utilizar a bomba de spray antifuro que permite reparar câmaras de ar furadas sem ferramentas (desde que não tenham rasgos).
Se as velocidades da sua BTT passam com dificuldade, tal se deve a um posicionamento deficiente do desviador traseiro nos carretos.
Verifique o cabo e as bichas: O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta mudança de velocidades atrás. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.
É também possível que a ponteira de desviador esteja empenada, nomeadamente se tiver sofrido um impacto. Neste caso, não conseguirá afinar o desviador como deve ser e aconselhamos-lhe a se dirigir à oficina de uma loja Decathlon mais próxima para endireitar a ponteira de desviador.
É também possível que o desviador esteja desafinado. Neste caso, vire a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim para poder dar ao pedal livremente (ou, melhor ainda, fixe-a num suporte de bicicleta). Rode o punho rotativo das velocidades para posicionar a corrente no carreto mais pequeno.
A porca de ajuste está situada na parte de trás do desviador. Permite esticar (fazer subir o desviador) ou folgar o cabo de desviador (fazer descer o desviador). Rode a porca até que as velocidades mudem corretamente.
Para evitar que a manete de travão esteja demasiado frouxa ou esponjosa, ou que toque facilmente no guiador sem exercer muita força, deverá ajustar a tensão do cabo de travão rodando a porca situada na própria manete.
Desaperte a porca e a contra-porca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura. Uma vez obtida a tensão desejada, apertar ao máximo a contra-porca na manete para imobilizar esta afinação.
A ROCKRIDER oferece uma garantia vitalícia à sua BTT para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização).
Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si.
Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua BTT nos primeiros 12 meses a seguir à compra da bicicleta.