Btt criança: que tipo de manutenção fazer à btt após uma saída?

BTT rima com evasão, natureza e aventura. Entre florestas e montanhas, terra e pedras, é colocada rudemente à prova! Como cuidares dela depois de chegar a casa? Como fazeres uma boa manutenção da corrente de BTT? Como limpares adequadamente a BTT e a de criança?

BTT criança: como fazer uma boa manutenção da BTT após uma saída?

Para os amadores de BTT, não há nada melhor do que uma saída para descontrair e recarregar baterias! Depois de regressar a casa após uma pausa no meio da natureza, o que deve fazer para cuidar bem da sua bicicleta e prolongar a sua vida útil? Thomas, praticante de bicicleta há 21 anos e chefe de produto júnior na B’TWIN há 3 anos na secção de BTT para crianças, dá-nos as suas melhores recomendações!

Corrente, cassete...como limpar adequadamente a bicicleta?

"A limpeza da BTT é uma etapa que não deve ser subestimada na manutenção da bicicleta. Permite remover um máximo de sujidade ou lama que, a longo prazo, pode danificá-la. Para fazer isso bem, há algumas regras a seguir. Para começar, evita o jato de alta pressão! A potência do jato pode danificar a pintura e os componentes da sua bicicleta. Privilegia a mangueira de água, simples e eficaz :). Depois, recomendo que continues com um balde de água quente, detergente de lavar loiça e uma esponja. Para os mais minuciosos, existem inclusivamente detergentes específicos. Por fim, lembra-te de limpar bem a corrente da bicicleta (a transmissão) e a cassete com o desviador na parte traseira. São peças cruciais de que se deve cuidar para aumentar a vida útil da tua bicicleta. Para chegar aos mais pequenos recantos durante a lavagem da BTT, existem também kits de limpeza com escovas muito específicas. Isto vai permitir uma limpeza profunda."

A este respeito, preparamos-te uma pequena ficha de recomendação para ficar a saber como limpar adequadamente a tua bicicleta:

BTT criança: que manutenção para a BTT após uma saída?

A importância de secares adequadamente a tua bicicleta

"É importante! Recomendo não saltar esta etapa. Se, por exemplo, não limpares o que está ao nível da transmissão, a água vai acumular-se e levar a pontos de ferrugem, nomeadamente se a corrente não estiver bem limpa. Em termos de utensílios, um pano serve perfeitamente. Se houver puristas por aí, podem também acabar a limpeza com uma pistola com jato de ar de alta pressão. Desta forma, ficas com uma bicicleta a reluzir depois da tua saída, o que é bastante agradável, há que admitir!

A nossa dica: verifica bem que a secagem foi corretamente efetuada. Se ficar água nos componentes, o uso de desengordurante e de lubrificante será menos eficaz...

BTT criança: que manutenção para a BTT após uma saída?

Limpeza btt: em que momento é necessário cuidar da transmissão e como lubrificar adequadamente a btt?

A transmissão é um pouco como o motor de um carro: é nela que se encontra o funcionamento crucial da tua bicicleta. Como lubrificar adequadamente a BTT? O Thomas explica-nos:

"Lembra-te que, na bicicleta, a parte mais importante é a transmissão: a caixa de pedaleira, os pedais, a corrente, o(s) pinhão(ões), etc. Para a manter em bom estado, recomendo que a desengordures após cada saída com um produto desengordurante adaptado para retirar as poeiras e as sujidades que se acumulam e podem prejudicar um bom funcionamento. Depois de usar desengordurante, lembra-te que é preciso voltar a lubrificá-la para facilitar a mudança de velocidades."

A nossa dica: depois de lubrificares a transmissão, pedala e altera as mudanças para utilizar todos os carretos e pratos, repartindo adequadamente o produto em todas as partes. Isto vai garantir que a tua transmissão funciona melhor.

Concretamente, onde limpares a tua btt?

Se tiveres algum espaço livre no teu jardim, no teu pátio ou na tua rua, recomendamos que faças isso em casa: uma bacia, uma esponja, um pano e alguns produtos de manutenção servem perfeitamente ;-).

ATENÇÃO: Evita as estações de lavagem de automóveis onde a utilização de um jato de alta pressão pode danificar os componentes da bicicleta!

E se não tiveres em casa os produtos necessários, encontra aqui tudo o que é preciso para a manutenção da tua bicicleta:

A manutenção da bicicleta passa primeiro por verificar os travões!

"Diria que é também importante vigiar o estado dos travões da tua bicicleta, tenham eles calços ou pastilhas de disco. Para os travões com calços, verifica que não estão demasiado gastos com a lama. Para isso, basta olhar para a marca de desgaste. Podes também verificar carregando na manete do travão. Se, ao longo das saídas, a tua distância de travagem aumentar, significa que os calços começam a estar gastos. São verificações e reflexos fáceis de adotar que podem evitar-te surpresas desagradáveis a meio de uma saída de bicicleta!"

BTT criança: que manutenção para a BTT após uma saída?
BTT criança: que manutenção para a BTT após uma saída?

É preciso voltar a encher os pneus após uma saída?

"Tudo depende da tua próxima saída. Se tiveres andado durante muito tempo e quiseres voltar a usar a tua bicicleta no dia seguinte, a resposta é Sim. Pelo contrário, se a tua próxima saída está prevista para uma ou duas semanas depois, não faz sentido. A câmara de ar é naturalmente porosa. Se não usares a bicicleta nos dias seguintes, os pneus vão desencher. A melhor opção é voltar a encher os pneus antes de sair. Podes aproveitar para verificar que não há qualquer corpo estranho ou furo num pneu. Última dica no que toca a pneus: recomendo que verifiques o desgaste dos relevos. Uma faixa de rolamento desgastada fica lisa e reduz a sua aderência. Se estiveres a pensar fazer uma grande distância, podes verificar a fixação do avanço (o elemento que segura o guiador) e do guiador"

Eis um pequeno resumo:

BTT criança: que manutenção para a BTT após uma saída?

Como não danificar a tua bicicleta?

"Por exemplo, nas BTT com travões de disco, quando desengorduras a corrente da bicicleta, não deves atirar lubrificante para os discos ou os calços dos travões. Corres o risco de os teus travões já não... travarem! Ou ainda, já vi praticantes que pretendiam apertar a direção tocando no parafuso do avanço com demasiada força. Cuidado porque, também neste caso, apertar em demasia este parafuso em estrela pode partir o sistema. Por isso, em caso de dúvida, recomendo que não o faças sozinho e que vás a uma das nossas oficinas, que te garantirão o bom funcionamento de todos os componentes. "

Que ferramentas usar para a manutenção da tua btt criança?

Graças à perícia de Thomas, tens agora todos os elementos em mão para cuidar bem da tua bicicleta e guardá-la o máximo de tempo possível! Para todos os outros assuntos, visita uma oficina. Os nossos técnicos estarão presentes para te dar conselhos e ajudar a cuidar adequadamente da tua BTT.