VAN RYSEL EDR CF DISCO SHIMANO 105

REF: 8788538, 8788564

BICICLETA VAN RYSEL E-EDR AF APEX AXS 12V

2023

Bem-vindo à ficha do Serviço Pós-Venda da tua bicicleta E-EDR AF APEX AXS 12V. Esta bicicleta é a primeira bicicleta elétrica de estrada da VAN RYSEL e vem-se juntar à gama Endurance.

Esta bicicleta destina-se a todos os praticantes que pretendem prolongar o prazer de pedalar, indo mais longe com menos esforço.

Encontras nesta ficha todos os nossos melhores conselhos para utilizar, manter e reparar corretamente a tua E-EDR AF APEX AXS 12V.

Instruções e certificado CE

Desembalar

Primeira utilização 

Para entenderes corretamente a tua nova bicicleta, eis alguns conselhos para a primeira utilização da E-EDR:

  • VAN RYSEL E-EDR AF: instruções, reparação

    LIGAR A BICICLETA

    Premindo o botão situado no tubo horizontal, ligas a bicicleta.
     
    Não é possível ligar a bicicleta com os botões do ecrã de visualização.

  • 2 / PRIMEIRA UTILIZAÇÃO

    RODAGEM DAS PASTILHAS DE TRAVÃO

    A rodagem das pastilhas de travão é um ponto essencial na primeira utilização de uma bicicleta. E ainda mais importante numa bicicleta elétrica.

    Para uma rodagem ideal, aconselhamos fazer 20 a 30 travagens sem bloquear a roda, a partir de 25 km/h.

  • 2 / PRIMEIRA UTILIZAÇÃO

    CONECTAR A BICICLETA

    O interface dispõe de uma conexão ANT+ que te permite ligar a tua E-EDR a diversos elementos:
    - O conta-km de bicicleta GPS,
    - A aplicação Mahle que te vai permitir personalizar os diferentes modos de utilização da assistência e obter mais informações sobre a tua bateria através de Bluetooth.

Como desligar a bicicleta?

Premindo durante 3 segundos o botão situado no tubo horizontal, desligas a bicicleta. A luz do botão no tubo horizontal apaga-se.

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Como ligar o conta-km BC900 e fazer os primeiros ajustes?

A bicicleta está equipada com um conta-km GPS que funciona independentemente da bicicleta. Comunica sem fios com a bicicleta e apresenta os dados transmitidos pela bicicleta, como o modo de assistência escolhido, o nível da bateria da bicicleta, a autonomia restante em km, etc.
Consulta a secção "CONTA-KM BC900" abaixo para descobrir como funciona e para tirar o máximo partido de todas as suas possibilidades.

Como alterar o nível de assistência?

Com o botão no tubo horizontal:

- o botão exibe em permanência o nível da bateria através de um código de cores; para exibir o nível de assistência utilizado, prime o botão 1 vez e acende-se a cor correspondente
- em seguida, podes alterar o nível de assistência premindo o botão
- cada vez que premires o botão, o nível de assistência aumenta
- não é possível reduzir o nível de assistência, é necessário fazer "ciclos" (0->1->2->3->0->1->2->3->...)

É necessário pedalar para iniciar a assistência elétrica?

Sim, a assistência liga-se apenas se o utilizador pedalar.
A bicicleta está equipada com um sensor de binário. Transmite a informação da velocidade de pedalada ao computador da bicicleta, o qual aciona o motor.
O nível de assistência fornecido poderá então ser modulado consoante o modo de assistência selecionado (1, 2, 3). Assim, no modo 1, é necessário imprimir uma força de pedalada maior do que no modo 3 para atingir a mesma velocidade.

Como conhecer o nível de assistência utilizado?

O nível de assistência utilizado (0, 1, 2 ou 3) é exibido em 2 locais:
- o ecrã mostra o número do nível selecionado (0, 1, 2 ou 3)
- o botão no tubo horizontal mostra a cor que corresponde ao nível selecionado

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Com que pressão devo encher os pneus da minha bicicleta?

A pressão ideal recomendada de 3,5 - 5,5 bar.
Se desejares maior conforto e aderência, podes reduzir a pressão dos teus pneus a 2,5 bar.
A pressão mínima é de 1,5 bar e a máxima 3,5 bar.

Fazer a rodagem aos travões

Quando a tua bicicleta sai da loja, o desempenho dos travões é reduzido porque as pastilhas e os discos estão novos. Uma travagem a frio intensa e contínua na primeira utilização (por exemplo numa descida), pode levar ao sobreaquecimento e à "vidragem" das pastilhas.

Para evitar esse fenómeno, que inutiliza completamente os travões, recomendamos que faças a rodagem aos travões. A rodagem será alcançada depois de cerca de 10 travagens por cada travão. Uma travagem representa uma desaceleração forte para passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

Se surgir uma fina camada com aspeto liso e brilhante nas tuas pastilhas, significa que estão, sem dúvida, vidradas. Para solucionar o problema e evitar eliminá-las, poderás retirar-lhes a vidragem lixando-as ligeiramente com uma lixa relativamente fina (p120). Lembra-te de colocar luvas e uma máscara durante o polimento das tuas pastilhas. Por fim, volta a colocar as tuas pastilhas e volta a sujeitá-las a uma nova rodagem.

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Posso pedalar à chuva? Os componentes são estanques?

Sim, a bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser imersa ou lavada com jato de alta pressão.

O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.

Aconselhamos-te, no entanto, a guardares a tua bicicleta da forma mais abrigada possível quando não estiveres a utilizá-la.

O que acontece se me esquecer de desligar a minha bicicleta?

A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos, se não for utilizada.

Se tiveres um furo durante a saída, ou se pretenderes desmontar a roda traseira, por qualquer outro motivo. Estes são os passos a seguir:

  • VAN RYSEL E-EDR AF: instruções, reparação

    DESLIGAR O CABO DE ALIMENTAÇÃO

    Quando o cabo estiver completamente livre, podes desapertar a roda com uma chave de 14 mm ou uma chave hexagonal de 8.

    Assegura-te de que tens este material no teu conjunto de reparação, para que possas remover a roda em qualquer circunstância.

  • 2 / PRIMEIRA UTILIZAÇÃO

    DESAPERTAR A RODA

    Quando o cabo estiver completamente livre, podes desapertar a roda com uma chave de 14 mm ou uma chave hexagonal de 8.

    Assegura-te de que tens este material no teu conjunto de reparação, para que possas remover a roda em qualquer circunstância.

Utilização da bateria

Para tirar o máximo partido da bateria e, assim, otimizar a sua autonomia, eis as nossas recomendações :

VAN RYSEL E-EDR AF: instruções, reparação
VAN RYSEL E-EDR AF: instruções, reparação

ASSISTÊNCIA ELÉTRICA

Recordamos que esta é uma bicicleta com assistência elétrica, não é totalmente motorizada. Assim, deves pedalar para que a assistência elétrica inicie.

Assistência eficaz até 25 km/h.

3 / UTILIZAÇÃO DA BATERIA

GESTÃO DA RELAÇÃO DA TRANSMISSÃO

Frequência de pedalada entre 80 e 95 rpm e adaptar a relação de transmissão em conformidade.

Quanto mais solicitares o motor, mais a tua autonomia será reduzida ao longo da tua saída.

3 / UTILIZAÇÃO DA BATERIA

PRESSÃO DOS PNEUS

Um outro fator importante para uma autonomia reduzida pode ser a pressão dos pneus.

Lembra-te de a verificares regularmente e de ajustar a pressão, se necessário.

3 / UTILIZAÇÃO DA BATERIA

EXTENSOR DE BATERIA

Tens a possibilidade de adicionar um extensor de bateria que te vai permitir prolongar a tua autonomia. Recomendamos vivamente que te equipes com um extensor, vai-te proporcionar maior conforto e segurança.

Produto não incluído na compra da E-EDR AF.

Como carregar a bateria da bicicleta?

A bateria não é amovível, carrega-se na bicicleta. Importante: liga primeiro a ficha de alimentação ao carregador antes de ligar a ficha à bicicleta.
O conector do carregador está equipado com uma guia. Deve estar corretamente orientada para ser inserida. Não forces, poderias danificá-la.

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A bateria pode ser retirada da bicicleta?

Não, a bateria não é amovível. Apenas pode ser retirada da bicicleta pelo serviço pós-venda de uma loja Decathlon.

Quanto tempo é necessário para recarregar a minha bateria?

O carregador permite uma recarga completa em 5h.

Qual é a autonomia da bateria?

A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:

> DA CARGA DA BICICLETA: A autonomia reduz-se se a bicicleta estiver sujeita a uma carga excessiva.
> DO TIPO DE PERCURSO: A autonomia diminui em subidas ou terreno acidentado
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia é melhor com pneus com pressão entre 3 e 3,5 bar.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia é reduzida com tempo frio.
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: Recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARGA E DE ARMAZENAMENTO DA BATERIA.

A autonomia da bateria é, em média:
100 km no modo 1
70 km no modo 2
40 km no modo 3

Se quiseres aumentar a autonomia da bicicleta, podes adicionar uma bateria de 216 Wh ao nível do porta-bidon no quadro (extensor de autonomia).

Como conhecer o nível de carga da bateria?

Tens 2 possibilidades para conhecer o nível de carga da bateria:

1. O conta-km mostra o nível da bateria em % e a autonomia restante em km (em função do nível de assistência selecionado).
Atenção para não confundir este valor com o nível da bateria do próprio conta-km!

2. O botão no tubo horizontal indica, através de um código de cores, o nível de carga da bateria:
- branco: >75 %
- verde: 50 %-75 %
- laranja: 25 %-50 %
- vermelho: 15 %-25 %
- vermelho a piscar: <15 %

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Como substituir a minha bateria?

Não podes substituir a bateria desta bicicleta sozinho.
Podes comprar uma nova bateria no serviço pós-venda Decathlon.

Contacta a tua loja para saberes a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.

Como armazenar a bateria?

É imprescindível guardar/carregar a bateria num local fresco (entre +10 °C e +25 °C), seco e protegido do sol.

Carrega a bateria (mesmo se não for utilizada), pelo menos a cada 3 meses, para evitar a descarga profunda e a alteração das capacidades da bateria.

Qual é a duração da minha bateria?

A bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga a 100 % + 1 descarga a 100 %).

Devo esperar que a minha bateria esteja totalmente descarregada para a pôr a carregar?

Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas em qualquer momento.

É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.

Posso deixar o carregador ligado à bateria mesmo se esta já estiver totalmente carregada?

É fortemente desaconselhado deixar a bateria ligada uma noite inteira sem vigilância.

Para informação: Quando a bateria estiver totalmente carregada, o carregador desliga-se (o indicador LED do carregador apaga-se).

A bateria vai carregando enquanto pedalo?

Não, não existe efeito de "dínamo".
Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível: é necessário percorrer várias dezenas de quilómetros para obter 1 km de assistência adicional.

Posso utilizar a bicicleta se a bateria estiver descarregada?

Trata-se de uma bicicleta de assistência elétrica, por isso é perfeitamente possível circular sem essa assistência. Além disso, graças a uma roda livre interna no motor, podes rolar com a bicicleta sem estar travado.

O que devo fazer com a minha bateria quando ela estiver gasta?

Quando a tua bateria atingir o fim de vida útil, poderás entregá-la na tua loja DECATHLON para que ela seja reciclada por um organismo especializado para tal.

Quanto tempo posso guardar a bateria sem a recarregar?

A bateria pode ser armazenada até 6 meses sem recarga, com toda a segurança e sem alterar as suas capacidades. Deverá contudo ser totalmente recarregada antes de um tal período de armazenamento prolongado.

Conta-km GPS BC 900

Como ligar o conta-km BC 900 ?

O conta-km não liga automaticamente quando ligas a bicicleta. Para o ligar, prime o botão que liga o conta-km durante 2 segundos.

VAN RYSEL E-EDR AF APEX AXS 12V
Como fazer as primeiras regulações no conta-km?

IMPORTANTE! Quando ligares o ecrã do BC900 pela primeira vez, deves fazer as regulações iniciais e conectar o conta-km ao sistema da bicicleta elétrica. Segue estes passos:

- Descarrega a aplicação "Decathlon Connect" para o teu smartphone

- Vai para o menu "Dispositivos" e prime "Adicionar"

- Seleciona a "BC900 Series" na categoria de "Conta-km bicicleta" entre os dispositivos oferecidos

- Liga o conta-km BC900 premindo o botão de alimentação durante 2 segundos. Quando aparecer o ecrã "conectar", prime novamente o botão OK para confirmar e iniciar a conexão com o smartphone.

- Uma vez efetuadas estas primeiras regulações, o conta-km inicia o processo de emparelhamento com a bicicleta elétrica.

Durante este processo, certifica-te de que a bicicleta está ligada. Se o emparelhamento não for bem sucedido, o processo será reiniciado cada vez que a atividade for iniciada.

Conta-km GPS BC 900
Como parar uma sessão no conta-km?

Podes terminar a sessão no conta-km com o botão OK. Prime o botão com a seta para a direita para passar ao pictograma "stop", e confirma premindo o botão OK. Confirma de novo para registar a saída.

Se quiseres guardar a saída na aplicação Decathlon Connect, abre a aplicação no smartphone e inicia a sincronização mantendo o conta-km ligado e próximo do smartphone.

Conta-km GPS BC 900
Como ligar a minha bicicleta a outros conta-km/GPS (Garmin, Hammerhead, Wahoo...) ?

A E-GRVL AF X35 está dotada de uma conectividade "ANT + LEV" que permite a ligação com conta-km/GPS de outras marcas (Garmin, Hammerhead, Wahoo etc). Todos os aparelhos equipados com a tecnologia ANT + LEV são compatíveis com esta bicicleta.

Como conectar sensores externos (banda cardio, sensor de binário, etc) com o conta-km?

Podes ligar sensores externos, tais como cintos de frequência cardíaca, sensores de binário ou sensores de potência no menu parâmetros > sensores.

Todos os sensores ANT+ ou Bluetooth® Smart são compatíveis, independentemente da marca do sensor.

Conta-km GPS BC 900
Como personalizar os ecrãs de atividade do conta-km?

Podes personalizar cada ecrã de atividade (as páginas do conta-km que vês quando rolas). Para cada página podes escolher:

- o número de campos (valores) : entre 1 e 5 (o tamanho ajusta-se automaticamente, por isso, se quiseres números maiores, não escolhas demasiados valores por página)
- o tipo de valor para cada campo
- o número de páginas (até 9 páginas)

Estes parâmetros podem ser ajustados no conta-km ou ainda mais facilmente na aplicação Decathlon Connect.

Para parametrizar os ecrãs com a aplicação Decathlon Connect:
- Liga o computador de bicicleta BC900
- Vai para o menu Dispositivos na aplicação Decathlon Connect, seleciona o BC900 e depois Configuração.
- Espera que apareça a configuração atual no ecrã.
- Podes agora adicionar, ou eliminar, ecrãs, escolher o número de funções a exibir em cada ecrã e selecionar as informações a apresentar em cada campo.
- Prime Guardar para enviar a nova configuração para o computador de bicicleta (o computador de bicicleta tem de estar ligado).
- Aguarda que a configuração produza efeito.

Como emparelhar o conta-km GPS BC900 com o smartphone?

É normal que já tenhas emparelhado o conta-km com o teu smartphone na primeira utilização. Se não o tiveres feito, procede da seguinte forma:

- Descarrega para o smartphone a aplicação «Decathlon Connect»

- No menu Dispositivos prime «+»

- Seleciona "BC900 Series" na categoria "Conta-km bicicleta" entre os dispositivos propostos

- No conta-km GPS BC900, vai ao menu Regulações > Conectar

- Segue as instruções no smartphone para iniciar a procura e introduzir o código de conexão (não te esqueças de ativar o Bluetooth do smartphone!)

Conta-km GPS BC 900

A minha bicicleta conectada - Aplicação Mahle my smartbike

O que é a aplicação MAHLE MY SMARTBIKE ?

A bicicleta está equipada com um conjunto de eletrificação da marca MAHLE (bateria, motor e controlador).
A MAHLE desenvolveu a sua própria aplicação que permite conectar a bicicleta ao telefone através de bluetooth.
Esta aplicação, que não é indispensável para utilizar a bicicleta, oferece interessantes funcionalidades, permitindo enriquecer a experiência:
- autonomia da bateria
- histórico das saídas
- personalização do comportamento do motor (perfil da prática ou personalização manual)
- informação e estado da bicicleta
- alertas e notificações
- tutoriais

Como ligar-se à aplicação MAHLE ?

Para descarregar a aplicação MAHLE, premir em MAHLE MY SMART BIKE no app store do telemóvel.

Após ter descarregado a aplicação, é necessário criar um perfil de conexão e emparelhar a bicicleta através de bluetooth, seguindo as instruções.

Manutenção

Efetuar a manutenção da bicicleta é fundamental para prolongar a sua vida útil. E tal começa com uma bicicleta regularmente limpa, quadro e transmissão.

  • VAN RYSEL E-EDR AF: instruções, reparação

    ETAPA 1

    Aplica um produto desengordurante na transmissão. Coloca um pano por baixo dos discos de travão para não espalhar o desengordurante em baixo.

  • 4 / MANUTENÇÃO

    ETAPA 2

    Limpa a transmissão com uma escova. Aplica um produto de limpeza adaptado no quadro.

    Atenção, evita molhar os pontos eletrónicos sensíveis, tais como : a tomada de ligação da bateria, o botão de ativação, o interface do conta-km BC900.

  • 4 / MANUTENÇÃO

    ETAPA 3

    Seca a bicicleta e lubrifica a transmissão.

As ferramentas indispensáveis na tua oficina

Para poder efetuar uma manutenção eficaz da tua E-EDR, convém dispor das ferramentas adequadas.

As ferramentas indispensáveis na tua oficina
Escolher o tipo de pneu para a E-EDR

O pneu é o único elemento em contacto com o solo pelo que é importante minimizar os riscos de perda de aderência; para tal, é essencial saber escolher o tipo de pneu e adaptar a pressão em função dessa escolha.

Numa bicicleta elétrica, influenciará também a longevidade da autonomia, pelo que essa escolha é fundamental.

Encontra os nossos conselhos na ligação seguinte:

Ajustar e apertar o espigão de selim

Para manter um ajuste ideal do selim, é necessário apertá-lo corretamente. Um espigão de selim mal apertado arrisca-se a descer durante a utilização.
Por outro lado, se o apertares demasiado, arriscas-te a esmagar o espigão de selim e a danificar a bicicleta.


A melhor forma de apertar um espigão de selim é com uma chave dinamométrica. O aperto recomendado é de 6 a 7 Nm.


Atenção, não deverá ser ultrapassada a altura máxima indicada no espigão de selim.

Como apertar bem o espigão de selim?
Substituir a corrente da bicicleta

A corrente é um elemento-chave da transmissão da bicicleta. Diversos sinais permitem saber quando é tempo de a substituir :
- A corrente salta,
- A corrente tem mais de 5000 quilómetros,
- As passagens das mudanças são trabalhosas.

Para saber mais, lê o nosso artigo:

Substituir as pastilhas de travão

Diversos sinais podem indicar a necessidade de substituir as pastilhas de travão :

- A tua E-EDR está menos reativa do que quando a compraste e tem falta de mordente,
- Há um ruído anormal quando travas bruscamente,
- A espessura da guarnição é inferior a 0,5 mm.

Quando substituir as pastilhas de travão? 
Substituir os discos de travão

Embora os travões de disco sejam concebidos para que se usem as pastilhas dos travões e não o disco, este último acaba sempre por ser utilizado devido a estar sujeito a solicitações.

Pode ser perigoso circular com um disco demasiado gasto; este poderia ceder aquando de uma travagem brusca e intensa.

O valor do desgaste máximo da espessura do disco corresponde sensivelmente a 10% do seu valor original. Recomendamos vivamente a sua substituição uma vez alcançado este valor.

Quando substituir os discos? 
Lubrificar os rolamentos da bicicleta

Para uma maior durabilidade do quadro, não te esqueças de lubrificar regularmente os rolamentos e os pontos sujeitos a abrasão da E-EDR; eis os componentes que devem estar sujeitos a vigilância :

- Caixa da pedaleira,
- Pivot da suspensão,
- Rolamentos das rodas,
- Espigão de selim.

VAN RYSEL E-EDR AF: instruções, reparação

Características

Descobre mais pormenores sobre a E-EDR. 

VAN RYSEL E-EDR AF: instruções, reparação

As diferenças com uma bicicleta não elétrica

As bicicletas com assistência elétrica diferem em vários aspetos das bicicletas convencionais. Eis os pontos que deves ter em conta.

VAN RYSEL E-EDR AF: instruções, reparação
VAN RYSEL E-EDR AF: instruções, reparação

CONDUÇÃO

A adição da bateria ao quadro altera o comportamento da bicicleta face a uma bicicleta convencional.

Para os praticantes ocasionais com este tipo de bicicleta, recomendamos que tenham cuidado nas primeiras saídas, especialmente nas descidas.

5 / BICICLETA CONVENCIONAL VS BICICLETA COM ASSISTÊNCIA ELÉTRICA

ACELERAÇÃO

A aceleração com assistência pode surpreender quando te inicias com a E-EDR.

Recomendamos que comeces sempre no modo mais baixo de assistência. Podes personalizar cada um dos modos através da aplicação Mahle.

5 / BICICLETA CONVENCIONAL VS BICICLETA COM ASSISTÊNCIA ELÉTRICA

DESMONTAGEM DA RODA TRASEIRA

A roda traseira é a roda propulsionada pela assistência, a sua desmontagem é diferente de uma roda convencional.

Deves, em primeiro lugar, desligar o cabo de alimentação situado na base esquerda do quadro para conseguir retirar a roda.

Tenho um problema

  • Verificar as ligações

    Para garantir a alimentação e permitir a desmontagem da roda, a E-EDR tem um cabo de alimentação localizado atrás da base direita.

  • Certifica-te de que a bateria está carregada

    Isto pode parecer óbvio, mas certifica-te de que tens uma percentagem de carga da bateria suficientemente elevada para poder ligar a assistência. Não te esqueças de recarregar com frequência.

  • Contacta o serviço pós-venda mais perto de ti

    Se estas duas iniciativas não te permitiram encontrar uma solução, recomendamos que te dirijas ao serviço pós-venda mais perto de ti.

A bicicleta é nova e a bateria não liga

As baterias novas são guardadas em modo de hibernação para não se gastarem.

Antes da primeira utilização, deverás ligar a bateria ao carregador e a uma tomada de corrente para sair do modo de hibernação, caso a loja ainda não o tenha feito.

Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas oficinas Decathlon.

A minha bateria não carrega

1. Certifica-te de que não existem resíduos a dificultar o carregamento
Os conectores do carregador e da bateria devem estar limpos e não deve haver nenhum resíduo que impeça o contacto entre o carregador e a bateria.

2. Verifica a ligação Bateria > Carregador > Tomada elétrica
> Verifica se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela Decathlon
> Liga o carregador à bateria e a uma tomada de eletricidade.

O tempo de carga de uma bateria totalmente descarregada é de 5h.

Se o problema persistir, contacta-nos através do pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON.

A autonomia é fraca ou diminuiu

1. Certifica-te de que estás a aplicar corretamente as boas práticas de utilização e armazenamento

A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:

> DA CARGA DA BICICLETA: a autonomia reduz-se se a bicicleta estiver sujeita a uma carga excessiva.

> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas.

> DA PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia é melhor com pneus com pressão entre 1,5 e 3,5 bar.

> DA TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia é reduzida com tempo frio (até -50%).

> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.

> DA POTÊNCIA DE PEDALADA: É preciso pedalar para ir mais longe.
Uma bicicleta elétrica é, antes de mais, uma bicicleta, por isso é necessário adaptar a velocidade mecânica de acordo com a utilização.

2. Com o passar do tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades
A autonomia vai, desse modo, ficando mais curta. Contacta a tua oficina Decathlon para realizar um teste de desempenho da bateria.

A assistência elétrica não funciona/funciona com cortes intermitentes/desliga-se

Atenção, a E-GRVL AFX 35  é uma bicicleta de assistência elétrica com sensor de binário.

Se deixares de carregar nos pedais, a assistência é interrompida.

Se achares que o esforço é muito elevado, aumenta o modo de assistência.

De igual modo, é normal que a assistência se desligue ao superar 25 km/h, não se trata de um defeito.

Se ainda assim a assistência elétrica não funcionar, funcionar de forma intermitente ou se desligar, segue estas instruções:

1. Verifica a carga da bateria

2. Deixa o sistema arrefecer
Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixa a bicicleta arrefecer, não a utilizando durante alguns minutos antes de voltares a acionar a assistência elétrica.

3. Seleciona um modo de assistência que não o valor zero
Se o modo indicado no ecrã for o modo 0, é normal não haver assistência elétrica.
Seleciona um dos modos de assistência 1, 2 ou 3.
Quando um dos modos estiver selecionado, pedala exercendo claramente pressão sobre os pedais.
Aumenta o modo de assistência (3 corresponde ao mais potente) se o esforço de pedalada que tiveres de imprimir para acionares a assistência elétrica for demasiado intenso para ti.

Se, ainda assim, a assistência elétrica continuar a não funcionar, contacta-nos ou dirige-te a uma das lojas Decathlon.

O conta-km exibe um código de erro e o botão no quadro pisca com um luz violeta

Para saber de que erro se trata, consulta a lista de códigos de erro nas instruções.

Substituir os pedais

Os pedais estão estragados? Desejas substituir os pedais por encaixes automáticos? Segue o nosso conselho.

Atenção, é necessário ter em consideração que a rosca do pedal esquerdo está invertida, o pedal está virado, portanto, no sentido contrário ao dos ponteiros de um relógio. A rosca do pedal direito é normal.

Utiliza a ferramenta correta para desmontar os pedais, pois terás de forçar para os desaparafusar.

Substituir os pedais
Como substituir o pneu?

Se tiveres um furo, segue o nosso tutorial para substituíres o pneu clássico ou tubeless :

Como substituir a fita do guiador?

Com o tempo a fita do guiador degrada-se, sendo assim necessário ponderar a sua substituição quando a mesma está gasta.

A bicicleta já não trava tão bem

Se reparas que a tua travagem está menos eficaz, existem várias soluções:

- Limpa o disco com um desengordurante de travões.

- Verifica o desgaste das pastilhas de travão.

- Verifica se a tensão do cabo está boa.

Se as pastilhas de travão estão gastas, deves substituí-las. Podes seguir o nosso tutorial abaixo.

Disco ruidoso 

Se o teu disco faz ruído:

- Verifica se a roda está bem centrada. Para tal, desaperta-a, depois volta a apertá-la.

- Verifica se a pinça de travão está bem afinada.

- Verifica o desgaste das pastilhas de travão.

- Verifica a tensão dos cabos dos travões.

Disco ruidoso 
O desviador já não passa as mudanças

Se o desviador já não responde às passagens de mudanças, deve ser porque é necessário substituir os cabos e as bichas do desviador.

Como tens desviadores elétricos nesta E-EDR, certifica-te de que as baterias da bicicleta não estão descarregadas.

Para tal, podes seguir o nosso tutorial:

As mudanças saltam

Se as mudanças saltam, deves de imediato verificar:

- O desgaste da transmissão.

- A tensão dos cabos.

Se o problema não provém de um destes pontos, deves ajustar o desviador.

Torci ou parti a ponteira do desviador

Se a transmissão já não funciona normalmente e a ponteira do desviador está torcida

Podes substituí-la com o auxílio do tutorial seguinte.

Como substituir a corrente?

Podes encontrar abaixo o método para substituir eficazmente a corrente da bicicleta.

Como substituir a corrente?
Como substituir a cassete da bicicleta?

Podes saber rapidamente se a cassete está gasta controlando os dentes desta. Se a corrente salta ou a cassete tem mais de 10 000 quilómetros, é tempo de a substituir :

Segue o nosso tutorial para saber como a substituir:

Quero desmontar a bateria

Se a bateria estiver a falhar, podes substituí-la. No entanto, para esta ação necessitas de seguir vários passos para aceder à bateria:

- Desmontar a forqueta,
- Retirar a pedaleira e a respetiva caixa.

Para qualquer intervenção na bateria, aconselhamos que te dirijas ao serviço pós-venda mais perto de ti.

VAN RYSEL E-EDR AF: instruções, reparação
VAN RYSEL E-EDR AF APEX AXS 12V
VAN RYSEL EDR CF DB SHIMANO 105 (2021)

Precisas de ajuda? 

Não encontras a solução para o teu problema? Contacta o nosso técnico de bicicletas para te assistir.

VAN RYSEL E-EDR AF: instruções, reparação

O NOSSO COMPROMISSO

A VAN RYSEL garante o quadro E-EDR AF durante 5 anos. Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.

Além disso, com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. É por isso que oferecemos uma revisão gratuita da tua E-EDR nos 6 meses a seguir à compra da bicicleta.

Atenção: a garantia não será assegurada se a bicicleta for alterada e, logo, deixar de estar em conformidade com a legislação em vigor..