Primeira utilização
Para entenderes corretamente a tua nova bicicleta, eis alguns conselhos para a primeira utilização da E-EDR:
REF: 8788538, 8788564
2023
Bem-vindo à ficha do Serviço Pós-Venda da tua bicicleta E-EDR AF APEX AXS 12V. Esta bicicleta é a primeira bicicleta elétrica de estrada da VAN RYSEL e vem-se juntar à gama Endurance.
Esta bicicleta destina-se a todos os praticantes que pretendem prolongar o prazer de pedalar, indo mais longe com menos esforço.
Encontras nesta ficha todos os nossos melhores conselhos para utilizar, manter e reparar corretamente a tua E-EDR AF APEX AXS 12V.
INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO
INSTRUÇÕES DE TRAVAGEM
CERTIFICADO DE CONFORMIDADE
Para entenderes corretamente a tua nova bicicleta, eis alguns conselhos para a primeira utilização da E-EDR:
LIGAR A BICICLETA
Premindo o botão situado no tubo horizontal, ligas a bicicleta.
Não é possível ligar a bicicleta com os botões do ecrã de visualização.
RODAGEM DAS PASTILHAS DE TRAVÃO
A rodagem das pastilhas de travão é um ponto essencial na primeira utilização de uma bicicleta. E ainda mais importante numa bicicleta elétrica.
Para uma rodagem ideal, aconselhamos fazer 20 a 30 travagens sem bloquear a roda, a partir de 25 km/h.
CONECTAR A BICICLETA
O interface dispõe de uma conexão ANT+ que te permite ligar a tua E-EDR a diversos elementos:
- O conta-km de bicicleta GPS,
- A aplicação Mahle que te vai permitir personalizar os diferentes modos de utilização da assistência e obter mais informações sobre a tua bateria através de Bluetooth.
Premindo durante 3 segundos o botão situado no tubo horizontal, desligas a bicicleta. A luz do botão no tubo horizontal apaga-se.
A bicicleta está equipada com um conta-km GPS que funciona independentemente da bicicleta. Comunica sem fios com a bicicleta e apresenta os dados transmitidos pela bicicleta, como o modo de assistência escolhido, o nível da bateria da bicicleta, a autonomia restante em km, etc.
Consulta a secção "CONTA-KM BC900" abaixo para descobrir como funciona e para tirar o máximo partido de todas as suas possibilidades.
Com o botão no tubo horizontal:
- o botão exibe em permanência o nível da bateria através de um código de cores; para exibir o nível de assistência utilizado, prime o botão 1 vez e acende-se a cor correspondente
- em seguida, podes alterar o nível de assistência premindo o botão
- cada vez que premires o botão, o nível de assistência aumenta
- não é possível reduzir o nível de assistência, é necessário fazer "ciclos" (0->1->2->3->0->1->2->3->...)
Sim, a assistência liga-se apenas se o utilizador pedalar.
A bicicleta está equipada com um sensor de binário. Transmite a informação da velocidade de pedalada ao computador da bicicleta, o qual aciona o motor.
O nível de assistência fornecido poderá então ser modulado consoante o modo de assistência selecionado (1, 2, 3). Assim, no modo 1, é necessário imprimir uma força de pedalada maior do que no modo 3 para atingir a mesma velocidade.
O nível de assistência utilizado (0, 1, 2 ou 3) é exibido em 2 locais:
- o ecrã mostra o número do nível selecionado (0, 1, 2 ou 3)
- o botão no tubo horizontal mostra a cor que corresponde ao nível selecionado
A pressão ideal recomendada de 3,5 - 5,5 bar.
Se desejares maior conforto e aderência, podes reduzir a pressão dos teus pneus a 2,5 bar.
A pressão mínima é de 1,5 bar e a máxima 3,5 bar.
Quando a tua bicicleta sai da loja, o desempenho dos travões é reduzido porque as pastilhas e os discos estão novos. Uma travagem a frio intensa e contínua na primeira utilização (por exemplo numa descida), pode levar ao sobreaquecimento e à "vidragem" das pastilhas.
Para evitar esse fenómeno, que inutiliza completamente os travões, recomendamos que faças a rodagem aos travões. A rodagem será alcançada depois de cerca de 10 travagens por cada travão. Uma travagem representa uma desaceleração forte para passar de 25 para 5 km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.
Se surgir uma fina camada com aspeto liso e brilhante nas tuas pastilhas, significa que estão, sem dúvida, vidradas. Para solucionar o problema e evitar eliminá-las, poderás retirar-lhes a vidragem lixando-as ligeiramente com uma lixa relativamente fina (p120). Lembra-te de colocar luvas e uma máscara durante o polimento das tuas pastilhas. Por fim, volta a colocar as tuas pastilhas e volta a sujeitá-las a uma nova rodagem.
Sim, a bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser imersa ou lavada com jato de alta pressão.
O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.
Aconselhamos-te, no entanto, a guardares a tua bicicleta da forma mais abrigada possível quando não estiveres a utilizá-la.
A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos, se não for utilizada.
Se tiveres um furo durante a saída, ou se pretenderes desmontar a roda traseira, por qualquer outro motivo. Estes são os passos a seguir:
DESLIGAR O CABO DE ALIMENTAÇÃO
Quando o cabo estiver completamente livre, podes desapertar a roda com uma chave de 14 mm ou uma chave hexagonal de 8.
Assegura-te de que tens este material no teu conjunto de reparação, para que possas remover a roda em qualquer circunstância.
DESAPERTAR A RODA
Quando o cabo estiver completamente livre, podes desapertar a roda com uma chave de 14 mm ou uma chave hexagonal de 8.
Assegura-te de que tens este material no teu conjunto de reparação, para que possas remover a roda em qualquer circunstância.
Para tirar o máximo partido da bateria e, assim, otimizar a sua autonomia, eis as nossas recomendações :
ASSISTÊNCIA ELÉTRICA
Recordamos que esta é uma bicicleta com assistência elétrica, não é totalmente motorizada. Assim, deves pedalar para que a assistência elétrica inicie.
Assistência eficaz até 25 km/h.
GESTÃO DA RELAÇÃO DA TRANSMISSÃO
Frequência de pedalada entre 80 e 95 rpm e adaptar a relação de transmissão em conformidade.
Quanto mais solicitares o motor, mais a tua autonomia será reduzida ao longo da tua saída.
PRESSÃO DOS PNEUS
Um outro fator importante para uma autonomia reduzida pode ser a pressão dos pneus.
Lembra-te de a verificares regularmente e de ajustar a pressão, se necessário.
A bateria não é amovível, carrega-se na bicicleta. Importante: liga primeiro a ficha de alimentação ao carregador antes de ligar a ficha à bicicleta.
O conector do carregador está equipado com uma guia. Deve estar corretamente orientada para ser inserida. Não forces, poderias danificá-la.
Não, a bateria não é amovível. Apenas pode ser retirada da bicicleta pelo serviço pós-venda de uma loja Decathlon.
O carregador permite uma recarga completa em 5h.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: A autonomia reduz-se se a bicicleta estiver sujeita a uma carga excessiva.
> DO TIPO DE PERCURSO: A autonomia diminui em subidas ou terreno acidentado
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia é melhor com pneus com pressão entre 3 e 3,5 bar.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia é reduzida com tempo frio.
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: Recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARGA E DE ARMAZENAMENTO DA BATERIA.
A autonomia da bateria é, em média:
100 km no modo 1
70 km no modo 2
40 km no modo 3
Se quiseres aumentar a autonomia da bicicleta, podes adicionar uma bateria de 216 Wh ao nível do porta-bidon no quadro (extensor de autonomia).
Tens 2 possibilidades para conhecer o nível de carga da bateria:
1. O conta-km mostra o nível da bateria em % e a autonomia restante em km (em função do nível de assistência selecionado).
Atenção para não confundir este valor com o nível da bateria do próprio conta-km!
2. O botão no tubo horizontal indica, através de um código de cores, o nível de carga da bateria:
- branco: >75 %
- verde: 50 %-75 %
- laranja: 25 %-50 %
- vermelho: 15 %-25 %
- vermelho a piscar: <15 %
Não podes substituir a bateria desta bicicleta sozinho.
Podes comprar uma nova bateria no serviço pós-venda Decathlon.
Contacta a tua loja para saberes a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
É imprescindível guardar/carregar a bateria num local fresco (entre +10 °C e +25 °C), seco e protegido do sol.
Carrega a bateria (mesmo se não for utilizada), pelo menos a cada 3 meses, para evitar a descarga profunda e a alteração das capacidades da bateria.
A bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga a 100 % + 1 descarga a 100 %).
Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas em qualquer momento.
É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.
É fortemente desaconselhado deixar a bateria ligada uma noite inteira sem vigilância.
Para informação: Quando a bateria estiver totalmente carregada, o carregador desliga-se (o indicador LED do carregador apaga-se).
Não, não existe efeito de "dínamo".
Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível: é necessário percorrer várias dezenas de quilómetros para obter 1 km de assistência adicional.
Trata-se de uma bicicleta de assistência elétrica, por isso é perfeitamente possível circular sem essa assistência. Além disso, graças a uma roda livre interna no motor, podes rolar com a bicicleta sem estar travado.
Quando a tua bateria atingir o fim de vida útil, poderás entregá-la na tua loja DECATHLON para que ela seja reciclada por um organismo especializado para tal.
A bateria pode ser armazenada até 6 meses sem recarga, com toda a segurança e sem alterar as suas capacidades. Deverá contudo ser totalmente recarregada antes de um tal período de armazenamento prolongado.
O conta-km não liga automaticamente quando ligas a bicicleta. Para o ligar, prime o botão que liga o conta-km durante 2 segundos.
IMPORTANTE! Quando ligares o ecrã do BC900 pela primeira vez, deves fazer as regulações iniciais e conectar o conta-km ao sistema da bicicleta elétrica. Segue estes passos:
- Descarrega a aplicação "Decathlon Connect" para o teu smartphone
- Vai para o menu "Dispositivos" e prime "Adicionar"
- Seleciona a "BC900 Series" na categoria de "Conta-km bicicleta" entre os dispositivos oferecidos
- Liga o conta-km BC900 premindo o botão de alimentação durante 2 segundos. Quando aparecer o ecrã "conectar", prime novamente o botão OK para confirmar e iniciar a conexão com o smartphone.
- Uma vez efetuadas estas primeiras regulações, o conta-km inicia o processo de emparelhamento com a bicicleta elétrica.
Durante este processo, certifica-te de que a bicicleta está ligada. Se o emparelhamento não for bem sucedido, o processo será reiniciado cada vez que a atividade for iniciada.
Podes terminar a sessão no conta-km com o botão OK. Prime o botão com a seta para a direita para passar ao pictograma "stop", e confirma premindo o botão OK. Confirma de novo para registar a saída.
Se quiseres guardar a saída na aplicação Decathlon Connect, abre a aplicação no smartphone e inicia a sincronização mantendo o conta-km ligado e próximo do smartphone.
A E-GRVL AF X35 está dotada de uma conectividade "ANT + LEV" que permite a ligação com conta-km/GPS de outras marcas (Garmin, Hammerhead, Wahoo etc). Todos os aparelhos equipados com a tecnologia ANT + LEV são compatíveis com esta bicicleta.
Podes ligar sensores externos, tais como cintos de frequência cardíaca, sensores de binário ou sensores de potência no menu parâmetros > sensores.
Todos os sensores ANT+ ou Bluetooth® Smart são compatíveis, independentemente da marca do sensor.
Podes personalizar cada ecrã de atividade (as páginas do conta-km que vês quando rolas). Para cada página podes escolher:
- o número de campos (valores) : entre 1 e 5 (o tamanho ajusta-se automaticamente, por isso, se quiseres números maiores, não escolhas demasiados valores por página)
- o tipo de valor para cada campo
- o número de páginas (até 9 páginas)
Estes parâmetros podem ser ajustados no conta-km ou ainda mais facilmente na aplicação Decathlon Connect.
Para parametrizar os ecrãs com a aplicação Decathlon Connect:
- Liga o computador de bicicleta BC900
- Vai para o menu Dispositivos na aplicação Decathlon Connect, seleciona o BC900 e depois Configuração.
- Espera que apareça a configuração atual no ecrã.
- Podes agora adicionar, ou eliminar, ecrãs, escolher o número de funções a exibir em cada ecrã e selecionar as informações a apresentar em cada campo.
- Prime Guardar para enviar a nova configuração para o computador de bicicleta (o computador de bicicleta tem de estar ligado).
- Aguarda que a configuração produza efeito.
É normal que já tenhas emparelhado o conta-km com o teu smartphone na primeira utilização. Se não o tiveres feito, procede da seguinte forma:
- Descarrega para o smartphone a aplicação «Decathlon Connect»
- No menu Dispositivos prime «+»
- Seleciona "BC900 Series" na categoria "Conta-km bicicleta" entre os dispositivos propostos
- No conta-km GPS BC900, vai ao menu Regulações > Conectar
- Segue as instruções no smartphone para iniciar a procura e introduzir o código de conexão (não te esqueças de ativar o Bluetooth do smartphone!)
A bicicleta está equipada com um conjunto de eletrificação da marca MAHLE (bateria, motor e controlador).
A MAHLE desenvolveu a sua própria aplicação que permite conectar a bicicleta ao telefone através de bluetooth.
Esta aplicação, que não é indispensável para utilizar a bicicleta, oferece interessantes funcionalidades, permitindo enriquecer a experiência:
- autonomia da bateria
- histórico das saídas
- personalização do comportamento do motor (perfil da prática ou personalização manual)
- informação e estado da bicicleta
- alertas e notificações
- tutoriais
Para descarregar a aplicação MAHLE, premir em MAHLE MY SMART BIKE no app store do telemóvel.
Após ter descarregado a aplicação, é necessário criar um perfil de conexão e emparelhar a bicicleta através de bluetooth, seguindo as instruções.
Efetuar a manutenção da bicicleta é fundamental para prolongar a sua vida útil. E tal começa com uma bicicleta regularmente limpa, quadro e transmissão.
ETAPA 1
Aplica um produto desengordurante na transmissão. Coloca um pano por baixo dos discos de travão para não espalhar o desengordurante em baixo.
ETAPA 2
Limpa a transmissão com uma escova. Aplica um produto de limpeza adaptado no quadro.
Atenção, evita molhar os pontos eletrónicos sensíveis, tais como : a tomada de ligação da bateria, o botão de ativação, o interface do conta-km BC900.
ETAPA 3
Seca a bicicleta e lubrifica a transmissão.
O pneu é o único elemento em contacto com o solo pelo que é importante minimizar os riscos de perda de aderência; para tal, é essencial saber escolher o tipo de pneu e adaptar a pressão em função dessa escolha.
Numa bicicleta elétrica, influenciará também a longevidade da autonomia, pelo que essa escolha é fundamental.
Encontra os nossos conselhos na ligação seguinte:
Para manter um ajuste ideal do selim, é necessário apertá-lo corretamente. Um espigão de selim mal apertado arrisca-se a descer durante a utilização.
Por outro lado, se o apertares demasiado, arriscas-te a esmagar o espigão de selim e a danificar a bicicleta.
A melhor forma de apertar um espigão de selim é com uma chave dinamométrica. O aperto recomendado é de 6 a 7 Nm.
Atenção, não deverá ser ultrapassada a altura máxima indicada no espigão de selim.
Diversos sinais podem indicar a necessidade de substituir as pastilhas de travão :
- A tua E-EDR está menos reativa do que quando a compraste e tem falta de mordente,
- Há um ruído anormal quando travas bruscamente,
- A espessura da guarnição é inferior a 0,5 mm.
Embora os travões de disco sejam concebidos para que se usem as pastilhas dos travões e não o disco, este último acaba sempre por ser utilizado devido a estar sujeito a solicitações.
Pode ser perigoso circular com um disco demasiado gasto; este poderia ceder aquando de uma travagem brusca e intensa.
O valor do desgaste máximo da espessura do disco corresponde sensivelmente a 10% do seu valor original. Recomendamos vivamente a sua substituição uma vez alcançado este valor.
Para uma maior durabilidade do quadro, não te esqueças de lubrificar regularmente os rolamentos e os pontos sujeitos a abrasão da E-EDR; eis os componentes que devem estar sujeitos a vigilância :
- Caixa da pedaleira,
- Pivot da suspensão,
- Rolamentos das rodas,
- Espigão de selim.
Desengordurantes, lubrificantes...
Correntes, cassete, pedais
Pastilhas, discos de travão, cabos...
Pneus, câmaras de ar, remendos...
Descobre mais pormenores sobre a E-EDR.
As bicicletas com assistência elétrica diferem em vários aspetos das bicicletas convencionais. Eis os pontos que deves ter em conta.
CONDUÇÃO
A adição da bateria ao quadro altera o comportamento da bicicleta face a uma bicicleta convencional.
Para os praticantes ocasionais com este tipo de bicicleta, recomendamos que tenham cuidado nas primeiras saídas, especialmente nas descidas.
ACELERAÇÃO
A aceleração com assistência pode surpreender quando te inicias com a E-EDR.
Recomendamos que comeces sempre no modo mais baixo de assistência. Podes personalizar cada um dos modos através da aplicação Mahle.
DESMONTAGEM DA RODA TRASEIRA
A roda traseira é a roda propulsionada pela assistência, a sua desmontagem é diferente de uma roda convencional.
Deves, em primeiro lugar, desligar o cabo de alimentação situado na base esquerda do quadro para conseguir retirar a roda.
Verificar as ligações
Para garantir a alimentação e permitir a desmontagem da roda, a E-EDR tem um cabo de alimentação localizado atrás da base direita.
Certifica-te de que a bateria está carregada
Isto pode parecer óbvio, mas certifica-te de que tens uma percentagem de carga da bateria suficientemente elevada para poder ligar a assistência. Não te esqueças de recarregar com frequência.
Contacta o serviço pós-venda mais perto de ti
Se estas duas iniciativas não te permitiram encontrar uma solução, recomendamos que te dirijas ao serviço pós-venda mais perto de ti.
As baterias novas são guardadas em modo de hibernação para não se gastarem.
Antes da primeira utilização, deverás ligar a bateria ao carregador e a uma tomada de corrente para sair do modo de hibernação, caso a loja ainda não o tenha feito.
Se o problema persistir, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas oficinas Decathlon.
1. Certifica-te de que não existem resíduos a dificultar o carregamento
Os conectores do carregador e da bateria devem estar limpos e não deve haver nenhum resíduo que impeça o contacto entre o carregador e a bateria.
2. Verifica a ligação Bateria > Carregador > Tomada elétrica
> Verifica se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela Decathlon
> Liga o carregador à bateria e a uma tomada de eletricidade.
O tempo de carga de uma bateria totalmente descarregada é de 5h.
Se o problema persistir, contacta-nos através do pedido de assistência ou dirige-te a uma das nossas oficinas DECATHLON.
1. Certifica-te de que estás a aplicar corretamente as boas práticas de utilização e armazenamento
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: a autonomia reduz-se se a bicicleta estiver sujeita a uma carga excessiva.
> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia diminui nas subidas.
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia é melhor com pneus com pressão entre 1,5 e 3,5 bar.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia é reduzida com tempo frio (até -50%).
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> DA POTÊNCIA DE PEDALADA: É preciso pedalar para ir mais longe.
Uma bicicleta elétrica é, antes de mais, uma bicicleta, por isso é necessário adaptar a velocidade mecânica de acordo com a utilização.
2. Com o passar do tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades
A autonomia vai, desse modo, ficando mais curta. Contacta a tua oficina Decathlon para realizar um teste de desempenho da bateria.
Atenção, a E-GRVL AFX 35 é uma bicicleta de assistência elétrica com sensor de binário.
Se deixares de carregar nos pedais, a assistência é interrompida.
Se achares que o esforço é muito elevado, aumenta o modo de assistência.
De igual modo, é normal que a assistência se desligue ao superar 25 km/h, não se trata de um defeito.
Se ainda assim a assistência elétrica não funcionar, funcionar de forma intermitente ou se desligar, segue estas instruções:
1. Verifica a carga da bateria
2. Deixa o sistema arrefecer
Em caso de temperatura elevada ou após uma utilização prolongada, o sistema elétrico pode sobreaquecer. Deixa a bicicleta arrefecer, não a utilizando durante alguns minutos antes de voltares a acionar a assistência elétrica.
3. Seleciona um modo de assistência que não o valor zero
Se o modo indicado no ecrã for o modo 0, é normal não haver assistência elétrica.
Seleciona um dos modos de assistência 1, 2 ou 3.
Quando um dos modos estiver selecionado, pedala exercendo claramente pressão sobre os pedais.
Aumenta o modo de assistência (3 corresponde ao mais potente) se o esforço de pedalada que tiveres de imprimir para acionares a assistência elétrica for demasiado intenso para ti.
Se, ainda assim, a assistência elétrica continuar a não funcionar, contacta-nos ou dirige-te a uma das lojas Decathlon.
Para saber de que erro se trata, consulta a lista de códigos de erro nas instruções.
Os pedais estão estragados? Desejas substituir os pedais por encaixes automáticos? Segue o nosso conselho.
Atenção, é necessário ter em consideração que a rosca do pedal esquerdo está invertida, o pedal está virado, portanto, no sentido contrário ao dos ponteiros de um relógio. A rosca do pedal direito é normal.
Utiliza a ferramenta correta para desmontar os pedais, pois terás de forçar para os desaparafusar.
Se reparas que a tua travagem está menos eficaz, existem várias soluções:
- Limpa o disco com um desengordurante de travões.
- Verifica o desgaste das pastilhas de travão.
- Verifica se a tensão do cabo está boa.
Se as pastilhas de travão estão gastas, deves substituí-las. Podes seguir o nosso tutorial abaixo.
Se o teu disco faz ruído:
- Verifica se a roda está bem centrada. Para tal, desaperta-a, depois volta a apertá-la.
- Verifica se a pinça de travão está bem afinada.
- Verifica o desgaste das pastilhas de travão.
- Verifica a tensão dos cabos dos travões.
Se o desviador já não responde às passagens de mudanças, deve ser porque é necessário substituir os cabos e as bichas do desviador.
Como tens desviadores elétricos nesta E-EDR, certifica-te de que as baterias da bicicleta não estão descarregadas.
Para tal, podes seguir o nosso tutorial:
Se as mudanças saltam, deves de imediato verificar:
- O desgaste da transmissão.
- A tensão dos cabos.
Se o problema não provém de um destes pontos, deves ajustar o desviador.
Se a transmissão já não funciona normalmente e a ponteira do desviador está torcida.
Podes substituí-la com o auxílio do tutorial seguinte.
Podes saber rapidamente se a cassete está gasta controlando os dentes desta. Se a corrente salta ou a cassete tem mais de 10 000 quilómetros, é tempo de a substituir :
Segue o nosso tutorial para saber como a substituir:
Se a bateria estiver a falhar, podes substituí-la. No entanto, para esta ação necessitas de seguir vários passos para aceder à bateria:
- Desmontar a forqueta,
- Retirar a pedaleira e a respetiva caixa.
Para qualquer intervenção na bateria, aconselhamos que te dirijas ao serviço pós-venda mais perto de ti.
Descobre todas as peças de substituição da E-EDR.
Não encontras a solução para o teu problema? Contacta o nosso técnico de bicicletas para te assistir.
A VAN RYSEL garante o quadro E-EDR AF durante 5 anos. Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos.
Além disso, com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. É por isso que oferecemos uma revisão gratuita da tua E-EDR nos 6 meses a seguir à compra da bicicleta.
Atenção: a garantia não será assegurada se a bicicleta for alterada e, logo, deixar de estar em conformidade com a legislação em vigor..