Montar a bicicleta de cidade após a entrega ao domicílio
Aprende a montar corretamente a tua nova bicicleta de cidade ELOPS (Decathlon) :
REF: 8560548
2020
Esta bicicleta elétrica totalmente equipada (porta-bagagens, guarda-lamas, iluminação integrada, etc.) está concebida para as deslocações curtas em cidade.
Graças à assistência elétrica, chegas facilmente ao teu destino com toda a tranquilidade, controlando perfeitamente o teu tempo!
Aprende a montar corretamente a tua nova bicicleta de cidade ELOPS (Decathlon) :
A pressão dos pneus deve merecer uma atenção particular numa bicicleta elétrica.
As rodas são fortemente solicitadas pelo motor e pelo peso da bicicleta.
Para minimizar os riscos de furo e aumentar a autonomia da bicicleta, deves encher os pneus com uma pressão de 3,5 bar a 5 bar.
Uma bateria totalmente descarregada leva 5h a ficar totalmente carregada.
Sim, a ELOPS 120 elétrica é uma bicicleta com assistência elétrica.
Esta assistência só é acionada quando o utilizador pedalar (um sistema de auxílio a motor sem pedalada é considerado um ciclomotor, com requisitos de utilização e de segurança mais rigorosos).
Um sensor de pedalada situado junto da pedaleira transmite a informação ao computador de bordo da bicicleta, que aciona o motor.
O motor elétrico desliga instantaneamente em caso de travagem ou quando o ciclista parar de pedalar.
Bastará dar uma nova pedalada para acionar novamente o motor e beneficiar da assistência elétrica da bicicleta.
A bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser submergida ou lavada com jato de alta pressão.
O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.
Aconselhamos, no entanto, a guardar a bicicleta da forma mais abrigada possível quando não estiveres a utilizá-la.
Existe uma secção de respostas a perguntas frequentes para te ajudar a resolver eventuais dificuldades com a tua bicicleta elétrica ELOPS 120E.
Um técnico especializado está disponível para responder por e-mail a todas as tuas perguntas e dúvidas através deste formulário de assistência.
Podes igualmente dirigir-te à oficina de qualquer loja DECATHLON para deixar a tua bicicleta nas mãos dos nossos mecânicos de bicicleta.
A bicicleta desliga sozinha ao fim de alguns minutos parada.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA TRANSPORTADA: a autonomia diminui se a bicicleta for sobrecarregada;
> DO TIPO DE PERCURSO: a autonomia reduz-se em subida
> PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia é melhor com pneus com pressão entre 3,5 e 5 bar;.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: a autonomia diminui com tempo frio;
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> DA CADÊNCIA DE PEDALADA: É preciso pedalar para ir mais longe
> CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARGA E DE ARMAZENAMENTO DA BATERIA
Para a ELOPS 120E, a autonomia média é de 20 a 55 km. Se respeitares as boas práticas, garantes à tua bicicleta elétrica uma autonomia ideal.
O modo pedonal é uma assistência elétrica que te permite empurrar mais facilmente a bicicleta quando te deslocas a pé ao lado da bicicleta. É muito útil em algumas situações como, por exemplo, quando estiveres a sair de uma garagem com forte inclinação, etc.
O modo pedonal permite-te empurrar a tua bicicleta sem esforço.
Para ativar este modo, liga o ecrã de comandos, pressionando durante alguns segundos o botão "ON/OFF". Em seguida, pressiona prolongadamente o botão «MODE». Atenção, a bicicleta ficará ligada e pronta para circular a uma velocidade constante de 6 km/h.
Não utilizes este modo quando estiver sentado na bicicleta. Poderá provocar danos no motor.
Para preservarse o desempenho da bicicleta e prolongar a sua vida útil, é necessária a manutenção regular.
Descobre aqui todos os nossos conselhos de manutenção:
1. Antes de cada saída, certifica-te de que os pneus têm uma pressão entre 3,5 e 5 bar.
2. Lubrifica a corrente (elemento da transmissão) todos os meses.
3. Recarrega a bateria pelo menos a cada 3 meses
4. Em caso de imobilização prolongada, coloca a bateria no modo de hibernação
5. Guarda a bateria em local seco, fresco e ao abrigo do sol.
6. Lava a bicicleta recorrendo a um produto de limpeza para bicicleta (sem utilizar um jato de alta pressão, nem detergente para louça).
Se viveres perto do mar, aconselha-se que a limpes uma vez por mês.
Problemas relacionados com o ecrã/display:
1. Certifica-te de que a bateria está carregada
> Prime o botão da bateria
> Certifica-te de que, pelo menos, um LED se acende
> Se um LED piscar, recarrega a bateria ligando-a ao carregador e a uma tomada elétrica
2. Certifica-te de que a bateria está limpa, bem encaixada e fechada
> Certifica-te de que os conetores da bateria e do seu compartimento estão limpos e em bom estado.
> A bateria deve ser encaixada até ao fim no seu compartimento
Quando a bateria é inserida no seu compartimento, deves ouvir um estalido, confirmando o encaixe correto da bateria.
Fecha a bateria à chave e retira a chave do canhão.
3. Verifica as ligações do cabo que ligam a consola de comando ao controlador (unidade central da bicicleta situada no porta-bagagens logo por trás da bateria)
> Abre as bainhas de proteção de cabo localizadas entre o porta-bagagens e o selim.
> Localiza a ligação do cabo acessório (a ligação com as rodas metálicas).
> Para verificar se as ligações estão limpas, em bom estado e corretamente conectadas, desaperta as duas rodas de cada lado da junta preta.
> Verifica o estado e a limpeza de cada conetor
> Volta a colocar os conetores no devido lugar.
Para o efeito, coloca cada conector macho e fêmea face a face, alinhando bem as setas de orientação antes de os conectar.
Atenção para não esqueceres a junta situada entre as duas rodas!
> Aperta as rodas ao máximo para manter as ligações seguras.
4. Verifica a conexão da consola de comandos
> Na parte da frente da bicicleta, desliza a capa de neoprene do lado da consola de comandos para fazer aparecer o par de conectores correspondente à consola (cor preta).
> Procede da mesma forma para verificar as ligações da consola.
5. Ligar o ecrã premindo o botão ON/OFF
Se o problema persistir, contacta-nos através do pedido de assistência ou dirige-te à oficina de uma loja Decathlon.
1. OS 3 LEDS DO MODO DE ASSISTÊNCIA ESTÃO A PISCAR
> Verificar a inserção da bateria e o estado do conetor de bateria
> Verificar se o ecrã de comando está corretamente ligado ao feixe que o liga ao controlador
2. O LED DO MODO ECO "ESTÁ A PISCAR
> Substituir a bateria
3. OS LEDS DOS MODOS "ECO" E "NORMAL" ESTÃO A PISCAR
> Verificar se o cabo do motor está bem ligado ao motor e ao controlador (ligação atrás do selim)
4. O LED MODO "SPORT" ESTÁ A PISCAR
> Verificar que o cabo do motor está bem ligado ao motor e ao controlador (conexão atrás do selim)
> O motor está com problemas, dirige-te à oficina!
5. OS LEDS DOS MODOS "ECO" E "SPORT" ESTÃO A PISCAR
> Verificar a ligação das manete de travões
> Desligar a manete de travão direita. Ligar o ecrã de comando. Se o código de erro tiver desaparecido, a manete de travão direita está defeituosa e deve ser substituída na oficina de uma loja Decathlon
> Se o erro persistir, voltar a ligar a manete de travão direita e desligar agora a alavanca de travão esquerda. Se o código de erro tiver desaparecido, a manete de travão esquerda está defeituosa e deve ser substituída na oficina de uma loja Decathlon.
6. O LED "LIGHT" ESTÁ A PISCAR
> Verificar a inserção da bateria e o estado do conector da bateria
Se os problemas persistirem, contacta a oficina de uma loja Decathlon.
Durante a utilização, o nível de carga da bateria indicado no ecrã de comando pode variar (porque se baseia no consumo instantâneo da energia da bateria).
O modo de assistência e o desnível no momento têm grande influência nos indicadores de carga da bateria.
Assim, o nível de carga da bateria indicado no ecrã de comando e na própria bateria será sempre mais fiável quando a bicicleta estiver parada.
Problemas relacionados com a bateria:
1. Certifica-te de que não existem resíduos a dificultar o carregamento
Os conetores do carregador e da bateria devem estar limpos e não deve haver nenhum objeto ou corpo estranho que impeça o contacto entre o carregador e a bateria.
2. Verifica a ligação Bateria > Carregador > Tomada Elétrica
> Verifica se o carregador utilizado é o carregador de origem fornecido pela Decathlon
> Liga o carregador à bateria e a uma tomada de eletricidade.
LED Laranja fixo = a bateria está a carregar
LED Verde fixo = a bateria acabou de carregar
LED Intermitente = problema durante o carregamento
Uma bateria totalmente descarregada leva 5h a recarregar.
Se o problema persistir, contacta-nos ou dirige-te a uma das nossas lojas Decathlon.
1. Certifica-te de que estás a aplicar corretamente as boas práticas de utilização e armazenamento
A autonomia da tua bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> DA CARGA DA BICICLETA: A autonomia diminui se a bicicleta estiver sobrecarregada
> DO TIPO DE PERCURSO: A autonomia diminui em subidas
> DA PRESSÃO DOS PNEUS: a autonomia será maior com pneus com pressão entre 3,5 e 5 bar.
> DA TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia diminui com tempo frio (até -50%)
> DO MODO DE ASSISTÊNCIA UTILIZADO: recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo.
> DA CADÊNCIA DE PEDALADA: É necessário pedalar para andar mais
> DO RESPEITO PELAS CONDIÇÕES DE CARREGAMENTO E ARMAZENAMENTO DA BATERIA
Para a bicicleta ELOPS 120E, a autonomia média é de 20 e 55 km.
Ao respeitares as boas práticas, estarás a garantir à tua bicicleta elétrica uma autonomia excelente.
2. Com o passar do tempo, uma bateria pode perder as suas capacidades
A sua autonomia vai, desse modo, ficando mais curta. Contacta a tua oficina Decathlon para realizar um teste de desempenho da bateria.
As baterias novas são guardadas em modo de hibernação para não se gastarem.
Aquando da primeira utilização, deverás ligar a bateria ao carregador e a uma tomada de corrente para a fazer sair do modo de hibernação.
Se a bateria não ligar, envia-nos um pedido de assistência ou dirige-te a uma loja Decathlon.
Na leitura destas instruções, o LED n.º 1 está localizado à direita do botão "press" da bateria.
> 1.º LED intermitente: A bateria está quase vazia e precisa de ser recarregada. Liga-a ao respetivo carregador e a uma tomada de alimentação para a recarregar.
> 2.º LED intermitente: a bateria entrou em proteção ""sob tensão"" na sequência de uma manipulação inadequada ou de um longo período sem carga. Ligue-a logo que possível ao respetivo carregador e a uma tomada de alimentação para a recarregar e para retirá-la do modo de proteção
> Se outro LED ou vários LEDs estiver(em) a piscar, significa que a bateria está defeituosa. Leva a tua bateria a uma loja Decathlon a fim de proceder a um diagnóstico completo da mesma.
Durante a utilização, o nível de carga da bateria indicado no ecrã de comando pode variar (porque se baseia no consumo instantâneo da energia da bateria).
O modo de assistência e o desnível no momento têm grande influência nos indicadores de carga da bateria.
Assim, o nível de carga da bateria indicado no ecrã de comando e na própria bateria será sempre mais fiável quando a bicicleta estiver parada.
Uma bateria totalmente descarregada leva 5 h a ficar totalmente carregada.
É obrigatório guardar a bateria num local fresco (entre +10 °C e +25 °C), seco e abrigado do sol.
Não guardar a bateria descarregada (1 LED intermitente) para evitar uma descarga profunda, uma vez que isto pode provocar uma avaria.
Em caso de armazenamento por um período prolongado (+ de 3 meses sem utilização), lembra-te de colocar a bateria em hibernação para facilitar o armazenamento e evitar recargas regulares.
Não, as baterias com células de iões de lítio não têm efeito de memória, podendo ser carregadas em qualquer momento.
É aconselhável carregar a bateria regularmente para preservar o seu bom desempenho.
Não, não existe efeito de "dínamo". Alguns sistemas permitem carregar a bateria em andamento ou nas travagens, mas oferecem um fraco desempenho a esse nível. É necessário percorrer várias dezenas de quilómetros para obter 1 km de assistência adicional.
Trata-se de uma bicicleta com assistência elétrica. É perfeitamente possível pedalar sem esta assistência.
Nessas condições, o peso adicional relacionado com o sistema de assistência far-se-á naturalmente sentir.
Sim, o carregador e a bateria podem estar ligados 24 horas.
Quando a bateria estiver totalmente carregada, o carregador corta a corrente mas fica ligado.
Quando a bateria atingir o seu fim de vida útil, podes entregá-la na tua loja Decathlon, a fim de ser reciclada por um organismo aprovado.
A bateria tem garantia de 2 anos ou 500 ciclos (1 ciclo = 1 carga + 1 descarga completa).
Em termos concretos, para uma autonomia média de 40 km, terá percorrido até 20 000 km para que a bateria deixe de estar coberta pela garantia (desde que sejam cumpridas as condições de utilização e de armazenamento corretas).
Para lá dos 500 ciclos, a bateria começa a perder a sua capacidade inicial, mas continua a estar totalmente funcional.
A autonomia da bicicleta elétrica depende de diversos fatores:
> CARGA DA BICICLETA: A autonomia reduz-se se a bicicleta estiver demasiado carregada
> TIPO DE PERCURSO: A autonomia reduz-se em subida
> PRESSÃO DOS PNEUS: A autonomia é melhor com pneus cheios entre 3,5 e 5 bars.
> TEMPERATURA EXTERIOR: A autonomia reduz-se em caso de frio
> MODO DE ASSISTÊNCIA USADO: Recomenda-se a redução do modo de assistência quando o nível da bateria está baixo
> CADÊNCIA DE PEDALADA: É preciso pedalar para ir mais longe
> CUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES DE CARGA E DE ARMAZENAMENTO DA BATERIA
Para a ELOPS 120E, a autonomia média encontra-se entre 30 e 50 km. Se respeitares as boas práticas, ir´´a garantir à tua bicicleta elétrica uma autonomia ideal.
O modo de hibernação permite guardar a bateria durante um longo período de tempo (no máximo 1 ano) sem necessidade de a recarregar e sem afetar as suas capacidades.
Para colocar a bateria no modo de hibernação, prime durante 10 segundos o botão da bateria até que os LEDs se apaguem.
Para reativar a bateria, ligua-a ao respetivo carregador.
A bateria está equipada com um modo de hibernação que permite guardá-la sem necessidade de a recarregar regularmente.
Uma vez em modo de hibernação, a bateria pode ser guardada durante um período até 1 ano sem ser recarregada, com toda a segurança e sem alterar as suas capacidades.
Uma bateria guardada sem estar em modo de hibernação deve ser recarregada pelo menos de 3 em 3 meses, sob pena de alterar as suas capacidades.
Podes comprar uma nova bateria na tua loja Decathlon.
Contacta a loja para saber a disponibilidade e o prazo de entrega deste componente.
A bateria foi concebida para poder ser utilizada à chuva, mas não deve ser submergida ou lavada com jato de alta pressão.
O mesmo se aplica ao ecrã e aos outros componentes e fios elétricos.
Aconselhamos, no entanto, a guardar a bicicleta da forma mais abrigada possível quando não estiveres a utilizá-la.
Encontra as peças para a elops 120E em Decathlon.pt
Não consegues resolver o problema nem encontrar a resposta?
Convidamos-te a entrar em contacto com os nossos técnicos.
Garantia vitalícia para o quadro e suspensão.
Garantia de 2 anos para as peças, no âmbito de uma utilização normal da bicicleta.